Brumado: Prefeito visita várias escolas municipais e reafirma o compromisso com o projeto Escola em Tempo Integral
- Brumado Urgente
- 08 Jun 2018
- 12:00h

Foto: Brumado Urgente
O Projeto Escola em tempo Integral vem sendo a base para as mudanças realizadas no governo do Prefeito Municipal de Brumado, Eduardo Vasconcelos, que tem como slogan “Educar para Libertar”, assim sendo, várias escolas já contam com o projeto e, atividades são realizadas durante todo o dia. Na manhã desta quinta-feira (7), o prefeito municipal de Brumado e a Secretaria de Educação, Ednéia Ataíde e o ex-vereador Márcio Moreira fizeram um “tour” por algumas escolas do município a fim de averiguar a situação em que as mesmas se encontram em obras. Uma das ações que serão realizadas, com o respaldo de uma verba liberada pela justiça, em cerca de R$41 milhões, será o projeto ‘caminho da escola’ que tem o objetivo de facilitar o acesso às escolas, principalmente no meio rural e bairro mais periféricos que contam com várias dificuldades para o estudante chegar ao seu colégio. As visitas começaram pela Escola Municipal Professor Américo Zizico Nascimento, que fica localizada no Povoado de Umburanas, onde uma grande obra está sendo realizada no sentido de ampliar a escola para que, já no próximo semestre, possa ser implantada a Escola em Tempo Integral na unidade que conta com mais de 200 alunos.

Foto: Brumado Urgente
Depois, escolas como Maria Iranildes Lobo (Caic), Roberto Santos, Clarice Morais, Sheila Barreto, Élcio José Trigueiro e CMEAS também foram visitadas para constatar as melhorias realizadas em cada uma delas, como também todo o processo de produção da merenda escolar realizada na escola Maria Iranildes Lobo (Caic) e distribuída em várias outras escolas. Lá foi possível acompanhar todo o processo de higienização dos alimentos e a produção de refeições balanceadas e nutritivas para os alunos. Um avanço significativo foi percebido durante a visita, na questão da limpeza das escolas e na responsabilidade com os objetos da escola e isso se deve a uma nova forma de administrar esses bens, com empresas terceirizadas que cuidam e se responsabilizam pelos bens públicos, tirando a burocracia e perca de objetos por falta de manutenção e sucateamento. Hoje a administração entra apenas com os profissionais da educação, os professores, diretores e etc. As demais responsabilidades ficam a cargo dessas empresas terceirizadas que prestam os serviços à administração.

Foto: Brumado Urgente
Ao final das visitas o prefeito Eduardo Vasconcelos comentou os avanços apresentados na área da educação no município “Hoje nós temos escolas bem preparadas em Brumado, e escolas em andamento para se tornar também uma referência. E nossa administração acredita no poder da educação, temos três áreas essenciais, que é a saúde, a infraestrutura e a educação. Mas sem essa última, como teremos as outras duas? Então é preciso tomar a educação como base para uma sociedade, tratar a educação com a importância que lhe é devida”, comentou o gestor. A secretaria de Educação, Ednéia Ataíde, destacou ainda os projetos que estão sendo desenvolvidos “Hoje vocês puderam acompanhar um pouco dessa nova realidade que temos em Brumado, já são mais de 10 escolas com o tempo integral e esse número vai aumentar e, com ele a qualidade do ensino no município”, pontuou.
