Brumado: Professor Manuel Castrillon garante estar totalmente preparado para dirigir o Campus XX
- Daniel Simurro | Brumado Urgente
- 15 Mai 2014
- 13:02h

O professor Manuel Castrillon promete dar continuidade à sua luta em prol da melhoria sistemática da Uneb de Brumado (Foto: Laércio de Morais | Brumado Urgente)
Nomeado há nove anos para exercer a docência na Uneb em Brumado, o professor José Manuel Castrillon, que, atualmente, está exercendo a direção interina da entidade, parte, agora, para uma nova etapa, já que é candidato nas eleições para a nova direção do Campus XX, as quais acontecerão no próximo dia 21. O Brumado Urgente foi recebido carinhosamente pelo professor, que respondeu de forma muito convicta aos questionamentos. Primeiramente ele fez questão de esclarecer que “estamos atuando à frente do campus já há 1 ano e 2 meses de forma interina, o que nos deu uma bagagem ainda maior para galgar o cargo de diretor, já que a história da Uneb em Brumado está amalgamada à minha, já que estou aqui há nove anos, então criei uma identidade muito grande com a cidade, com os alunos e com toda a complexidade deste campus, que ainda tem muitos desafios”. Ele ainda destacou que “o desenvolvimento no Brasil e na Bahia acontece de uma forma heterogênea, então diante desse quadro, podemos dizer que Brumado é a bola da vez, já que tem se desenvolvido de forma muito acentuada, pois o município possui uma localização estratégica, que facilita o acesso a diversas regiões do país, então, diante dessa projeção tão positiva, queremos dar a nossa parcela de contribuição para que o campus XX venha a se tornar um dos maiores polos de educação superior de toda a região. Ainda diante disso devemos destacar a boa vontade extrema do magnífico reitor, o professor José Bits de Carvalho, que vem acenando muito positivamente para que os nossos pleitos sejam alcançados”.

As eleições no Campus XX da Uneb de Brumado acontecerão no próximo dia 21 (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)
Questionado sobre os grandes desafios para que essa projeção se estabeleça, Castrillon respondeu que “podemos dizer que a construção da sede própria é o maior, já que o campus ainda funciona em um espaço alugado. Com a sede própria teremos mais cursos, ofereceremos mais empregos e fundamentaremos ainda mais a qualidade educacional no município, que teve grandes avanços, concomitantemente, após a implantação do Curso de Letras, que formou grandes profissionais. Ele ainda pontou outros pontos de sua plataforma relatando que “vamos buscar com muito empenho fixar o Curso de Direito em Brumado, já que a autorização atual de funcionamento ainda está ligada à Uneb de Camaçari, mas precisamos consolidar esse curso por aqui; precisamos criar base de pesquisa para crescermos na Pós-graduação “stricto sensu”, essa será outra bandeira importantíssima de nossa gestão; conceder acesso aos nossos alunos ao programa federal “Brasil sem Fronteiras” e, dentro disso, ampliar também os cursos de idiomas como inglês, espanhol e francês; melhorar a qualidade de nossa residência universitária; ampliar a democracia interna, formando uma plenária departamental; a capacitação constante dos técnicos também ocupará um espaço importante; melhorar a logística de nosso departamento; trazer novos projetos e, enfim, buscar uma otimização constante do Campus XX de Brumado, já que o cargo de diretor é uma espécie de síndico”.

Castrillon empenhou a sua palavra que irá fazer o máximo para que a Uneb de Brumado atinja o seu ideal de grandeza (Foto: Laércio de Morais | Brumado Urgente)
