Estudantes de Caetité ganham concurso sobre saúde na escola

  • ASCOM/Educação
  • 05 Dez 2016
  • 20:02h

(Foto: Divulgação)

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia divulga, nesta segunda-feira (5), o resultado do concurso de vídeo educativo Saúde na Escola, destinado a estudantes da Rede Estadual. Os estudantes selecionados receberão notebooks de premiação. O concurso tem o objetivo de promover a reflexão sobre a temática entre os estudantes e professores, além de estimular ações de prevenção e promoção à saúde na escola. Ian David Oliveira Santos, estudante do 2º ano do Ensino Médio, do Colégio Estadual Mimoso do Oeste, no Município de Luís Eduardo Magalhães, foi um dos premiados com o vídeo sobre a prevenção e Controle das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti: Dengue, Chicungunya e Zica Vírus. Para ele, o trabalho ultrapassa os muros da escola e chama a sociedade para uma ação mais eficaz no combate ao mosquito.  “Com esse trabalho voltado para os jovens, esperamos que eles levem para a sociedade a importância do combate ao mosquito transmissor dessas doenças. O importante é prevenir e evitar a disseminação dessas doenças”. 

Ele comemora a premiação. “Com um notebook eu posso me preparar melhor para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e me concentrar na produção de outros vídeos que irão ajudar a minha comunidade”, afirma. A premiação também é festejada por Luana Oliveira de Carvalho, professora de filosofia e orientadora do projeto. “Recebemos a notícia com muita alegria. O mais bonito de ver foi a mudança de atitude dos estudantes. Quando souberam que estavam entre os finalistas, passaram a se dedicar mais aos estudos e conseguiram resultados melhores não só em Filosofia, mas nas outras disciplinas também. Eles passaram a ser exemplos para toda a escola”, avalia.   Ao todo, foram selecionados seis vídeos em curta-metragem, com até cinco minutos de duração, sobre temas como: prevenção à DST/AIDS, prevenção e controle da Dengue, Chikungunya e Zica Vírus, prevenção ao uso abusivo de álcool, tabaco e outras drogas, promoção à cultura da paz, promoção à alimentação saudável e promoção à saúde ambiental e ao desenvolvimento sustentável.

Prove - A sétima arte também faz parte do processo de ensino e de aprendizagem nas escolas da rede estadual, por meio do projeto Produção de Vídeos Estudantis (Prove). Os curtas tratam de questões que transitam entre a realidade cotidiana e a ficção.

Confira a lista dos vídeos premiados:

 

Prevenção DST/AIDS

Estudantes: Dâmaris Santos Vieira, Evelly Canguçu Rocha, Hebert Nogueira dos Santos

Professor: Leandro Ferraz da Mota

Colégio Estadual Edvaldo Flores

Maetinga  - NRE 20

 

Prevenção e controle da Dengue/ Chicungunya e Zika

Estudantes: Ian David Oliveira Santos, Mateus Santos dos Anjos, Kaique Lime da Silva

Professora: Luana Oliveira de Carvalho

Colégio Estadual Mimoso do Oeste

Mimoso do Oeste – NRE 11

 

Prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas

Estudantes: Daiana Teixeira de Souza, Erica Pereira de Oliveira, Michele Fernando da Silva Fraga

Professora: Amélia Brito Gondim

CETEP Sertão Produtivo

Caetité – NRE 13


Promoção à cultura de paz

Estudantes: Maiara Coutinho de Oliveira, David Amorin Azevedo, Mirelle Evangelista de Jesus Silva

Professora: Ana Rita de Jesus

Colégio Estadual Daniel Comboni

Salvador – NRE 26

 

Promoção à alimentação saudável

Estudantes: Carlos Henrique Silva de Aragão, Matheus Vieira de Souza, Tainá de Jesus Santos Fraga

Professora: Íris Maria Oliveira Ávila

Escola de 1º Grau Jesus Cristo

Salvador – NRE 26

 

Promoção à Saúde Ambiental e o Desenvolvimento Sustentável

Estudantes: Clara Damasceno Santos, Solange Bonfim de Jesus, Tainah Carvalho dos Santos

Professor: Ednaldo Santos de Jesus

Cetep Rio de Contas

Ipiaú – NRE 22

 

Foto: Divulgação