Aprenda a preparar um delicioso ovo de páscoa com recheio

  • 25 Mar 2016
  • 10:02h

Ovo de páscoa pode ser feito em casa (Foto: Reprodução/G1)

No próximo domingo (27) é comemorada a Páscoa e, como manda a tradição, muitas pessoas gostam de presentear amigos e familiares com ovos de chocolate. Para os que preferem dar um presente mais pessoal, o G1 ensina a preparar uma receita de ovo de chocolate recheado, para comer de colher. Quem ensina o preparo é Adriana Kelle Fernandes da Silva, professora do curso de Gastronomia de uma instituição de ensino particular de Salvador.A receita leva poucos ingredientes, é rápida (leva em média uma hora e meia para ficar pronta) e simples de fazer. Em tempos de crise, é uma boa oportunidade para quem quer economizar, já que o custo é menor do que comprar um ovo no mercado. Além disso, ela sugere que as crianças façam os próprios ovos de Páscoa, desde que sejam acompanhadas por um adulto, para evitar possíveis acidentes domésticos.

"A Semana Santa é uma época para a gente se reunir com as pessoas importantes de nossas vidas, então essa é uma alternativa não só para quem não quer gastar muito dinheiro com chocolates, mas também para juntar a família no preparo do ovo e até no consumo, pois é bem grande e recheado", destaca Adriana. Veja abaixo como fazer o ovo:

Ingredientes:
400 gramas de chocolate ao leite
Raspas de Chocolate
200 gramas de avelãs picados
Uma xícara de café de açúcar a gosto
Ganache com avelã (500 gramas de chocolate, 350 gramas de creme de leite e creme de avelã)
Fôrma para ovo de páscoa de 500 gramas
Folhas de papel toalha

Modo de preparo:
Para começar, corte o chocolate em pedaços de 50 gramas. Adriana explica que isso importante para evitar que ele queime durante o processo de derretimento, especialmente no forno microondas. Se utilizar o equipamento, o ideal é monitorar a cada 30 segundos, também para evitar queimar o chocolate.

Após derretê-lo, despeje na fôrma uma quantidade de chocolate que seja suficiente para espalhar por toda a superfície, sem deixar excessos. Em seguida, coloque uma folha de papel toalha sobre a fôrma, vire-a com o ovo para cima, para retirar o excesso, e leve-a ao refrigerador por no máximo 15 minutos.

Depois passe mais uma camada de chocolate por cima da anterior, para o ovo ganhar mais resistência e facilitar a retirada da fôrma. Deixe por mais 15 minutos, no máximo, no refrigerador, e então é hora do recheio. "A pessoa pode rechear com o que quiser. Um brigadeiro mole, um beijinho, doce de leite. Nós vamos rechear com ganache de avelã", afirma a professora.

Para fazer o ganache, pique o chocolate em pequenos pedaços. Aqueça o creme de leite, sem deixá-lo ferver, e despeje sobre o chocolate picado, misturando delicadamente e juntando com o creme de avelã. "Como a receita é básica, pode ser acrescida de ingredientes diversos para ganhar outras nuances. Nesse caso, é o creme de avelã".

Coloque o ganache dentro da fôrma. Em seguida, passe por cima outra camada de chocolate, com cuidado para cobrir totalmente o ovo. Raspe chocolate e cubra o ovo. Em seguida deixe-o no refrigerador por mais 15 minutos. Para verificar se está no ponto de tirar da refrigeração, observe se a fôrma está totalmente fosca, para sair com facilidade.

Para decorar, joque os avelãs picados por cima. "Amasse os avelãs a lâmina da faca e depois corte-os", ensina Adriana. Também como opção para decorar, ela sugere fios de caramelo, feito com açúcar derretido. "É só deixar o açúcar derreter completamente, em fogo baixo e sempre mexendo", orienta. Quando estiver quase frio, jogue a calda por cima do ovo, com pequenos fios. Depois disso é só comer ou embalar para presentear alguém.