Bahia tem maior nota de corte em Medicina

  • 12 Jan 2016
  • 15:41h

(Foto: Reprodução)

As notas de corte para candidatos que buscam vaga em cursos de medicina oscilaram entre 888,35 e 727,44 pontos na primeira parcial do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2016. Os dados foram liberados para consulta no portal http://sisualuno.mec.gov.br/. As notas de corte representam a menor pontuação para o candidato ficar entre os potencialmente selecionados para uma das 228 mil vagas. Ao todo, 83 cursos de medicina em instituições públicas de ensino superior oferecem vagas através do Sisu nesta edição do primeiro semestre. Segundo a primeira parcial das notas de corte divulgada pelo MEC, a pontuação mais alta foi verificada na Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob), no Campus Barreiras. A nota de corte mais baixa foi na Universidade Federal Rural do Semi-árido (Ufersa).

 

As notas apontades neste levantamento consideram somente vagas oferecidas por meio da "ampla concorrência", às quais concorrem estudantes que não se encaixam em critérios da Lei de Cotas ou em ações afirmativas próprias de cada universidade. As notas para cotas sociais e raciais são menores. Na média, a nota de corte em "ampla concorrência" nesses 83 cursos ficou em 780 pontos. E considerando somente a categoria "ampla concorrência", estão em disputa 2.255 vagas no país.

Inscritos
O Sisu registrou até as 13h o número de 1.698.652 inscritos para a primeira edição de 2016, de acordo com o Ministério da Educação (MEC). De acordo com o Ministério da Educação (MEC), nos dias 13 e 14 de janeiro, também às 9h, as notas de corte serão atualizadas. Aqueles que buscam uma vaga devem se inscrever até as 23h59 (horário de Brasília) de quinta-feira (14). Monitorar o sistema pode ajudar o estudante a aumentar suas chances de aprovação. Como o Sisu funciona de forma dinâmica, é possível mudar a inscrição quantas vezes for necessário até o prazo final. Se a nota de corte estiver muito acima da pontuação obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a melhor saída é escolher outro curso e/ou instituição com nota mínima mais baixa. Para participar do processo seletivo, o candidato deve ter feito o Enem em 2015. As notas foram divulgadas na última sexta (8).