Mergulho em cavernas e grutas atrai turistas e aventureiros para a Chapada Diamantina

  • 06 Set 2015
  • 10:02h

A procura pelo Poço Azul é grande, pois tem o diferencial de permitir o mergulho | FOTO: Chico Ferreira |

Que a Chapada Diamantina reúne variados atrativos naturais e culturais todo mundo já sabe, mas a diversidades de roteiros surpreende até mesmo quem vive na região. Dessa vez, o destaque são mergulhos em cavernas e grutas que ficam em diferentes pontos do Parque Nacional da Chapada Diamantina (Parna), situado no coração da Bahia. O Parna ainda revela locais inexplorados. Criado na década de 80, é administrado pelo Instituto Chico Mendes (ICMBio), que atua como órgão protetor de toda essa exuberância. Os visuais paradisíacos são atrativos a parte para quem busca paz e tranquilidade ou para quem está atrás de história e aventura, como os mergulhadores. Abrangendo 152 mil hectares de terras dos municípios de Andaraí, Ibicoara, Itaetê, Lençóis, Mucugê e Palmeiras, o Parque Nacional é também um local perigoso e que precisa de orientação profissional para os mergulhos em cavernas e grutas. O Jornal da Chapada apenas aponta os roteiros para dar mais alternativas de aventura, mas é preciso lembrar de sempre respeitar as normas e de contratar um guia profissional para conduzir os trilheiros até os pontos próprios para mergulho.

Voltando às belezas naturais, a área que compreende a Chapada Diamantina possui um dos complexos geológicos mais ricos da América do Sul. O município de Iraquara, por exemplo, é um local no centro da região, e apresenta atrativos de aventura na Fazenda Pratinha, rapel, tirolesa e tem em algumas grutas e cavernas o ambiente propício para a prática do mergulho. A famosa Gruta Azul, é um desses pontos, tem piscinas profundas em seu interior, formadas por rios subterrâneos, sendo um dos locais mais procurados para esse tipo de esporte. Já no Poço Encantado, pertencente ao município de Itaetê, só é permitido o mergulho científico com autorização prévia do Ibama. Em Nova Redenção, o Poço Azul já permite mergulho e é bastante procurado por turistas que querem esse tipo de atividade. O mergulho em cavernas exige alguns cuidados importantes, para que fatores como o nível da água, a visibilidade e o sistema de oxigênio estejam em perfeita ordem. O mergulho em cavernas é especializado e só é permitido a mergulhadores com experiência comprovada. Na Gruta da Pratinha, por exemplo, o espeleomergulho só é autorizado para dive master, graduação conferida após cursos rigorosos.

Conheça algumas grutas e cavernas famosas da Chapada Diamantina:
Gruta da Pratinha
Formada pelo rio de mesmo nome, quando este emerge à superfície apresenta um dos mais belos cenários da Chapada Diamantina. Mais rasa das grutas de Iraquara, a Pratinha apresenta profundidades que oscilam entre 1,5 e 2,5 metros, sendo ideal para os iniciantes fazerem flutuação, com acompanhamento de guia local.

Gruta Azul
Com profundidade de aproximadamente 15 metros, essa gruta fica situada no complexo da Pratinha. Durante quase todo o dia, o sol penetra por fendas, revelando um belíssimo azul-turquesa. É um local de fácil acesso e basta atravessar a via em frente à Fazenda Pratinha.

Poço Encantado
Considerada uma das mais belas atrações de toda a Chapada, o famoso poço hoje está vedado a essas aventuras. Temendo danos à natureza, o Ibama vetou o mergulho, permitindo apenas a visita para contemplação. Fica a 23km do centro de Itaetê e a 4,5 km da BA-145, que liga o município a Andaraí e Mucugê. No seu interior um poço de água cristalina e azulada, com um nível estável, formando um espelho com 110 metros de comprimento e 70 metros de largura, a profundidade variada entre 30 e 60 metros.

Poço Azul
O Poço Azul fica dentro de uma fazenda no município de Nova Redenção. A procura pelo poço é grande, visto que ele tem esse diferencial de permitir o mergulho. Apesar de a profundidade variar de 20 a 60 metros, a transparência da água impressiona. Quem está mergulhando consegue enxergar até o fundo. 

Fonte: Jornal da Chapada