Salvador já soma 20 mortes após chuvas; tempo instável persiste

  • 19 Mai 2015
  • 14:00h

Maior número de mortes foi registrado na San Martin: 11 vítimas (Foto: Romildo de Jesus/Futura Press/Estadão Conteúdo)

A morte do marinheiro Oberdan dos Santos Barbosa, de 31 anos, após desabamento de o casarão na Ladeira da Preguiça, Centro Histórico de Salvador, elevou para 20 o número de pessoas que morreram após desastres ocorridos em decorrência das chuvas em Salvador, em menos de um mês. A previsão do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) é de que a capital baiana persista com tempo chuvoso até o final de semana.

Quatro regiões de Salvador concentram as 20 mortes registradas: Barro Branco, no bairro de San Martin; Marotinho, em Bom Juá;  região da Nilo Peçanha, na Liberdade; e Ladeira da Preguiça, ligação entre o Comércio e a Cidade Alta.

No dia 28 de abril, 11 vítimas morreram soterradas na região de Barro Branco, no bairro de San Martin. No mesmo dia, outrasquatro pessoas também foram resgatadas sem vida debaixo da terra que deslizou na região do Marotinho, no bairro de Bom Juá.

Quase duas semanas depois, no dia 10 de maio, uma nova tragédia causou quatro mortes na região da Rua Nilo Peçanha, no bairro da Liberdade. Um deslizamento de terra provocou as mortes de um idoso de 64 anos e outras três pessoas da mesma família: mulher, irmão e filho.

Sem dar tréguas, com as chuvas, um casarão desabou na Ladeira da Preguiça, ligação entre as Cidades Baixa e Alta, na manhã de segunda (11). Uma das paredes do imóvel caiu sobre duas casas. Em uma delas, dois irmãos dormiam - um deles sofreu ferimentos leves e sobreviveu; outro ficou debaixo dos escombros e morreu após parada cardiorrespiratória.