A grande lição das ruas

  • Por Dr. Cleio Diniz
  • 18 Mar 2015
  • 08:01h

Foto: Laércio de Morais I Brumado Urgente

Acabamos de ver uma lição de democracia por todo o país, uma demonstração de cidadania. Temos que a manifestação popular é uma das formas de nos comunicarmos com o governo, de nos fazer ouvir.

Contudo, os atos de indignação exteriorizado nas manifestações e por aqueles que de alguma maneira a apoiaram, neste exato momento, a menos de três meses da posse do novo mandato e reeleição, daquele que por quatro anos irá ocupar a cadeira da presidência de nosso País e tomar decisões que afetarão diretamente nossas vidas, se tornou um reflexo muito maior que o próprio exercício da democracia, mostra também a imaturidade política vivida em nosso País.


As manifestações são válidas e pertinentes, mas vamos aproveitar e refletir nas razões de sermos impulsionados a sair às ruas e manifestarmos contra um governo que acabamos de eleger. Certo que para isto será preciso uma dose grande de coragem. Coragem para assumir o erro recente, pois a poucos meses atrás fomos as urnas, e apesar de todos os escândalos conhecidos, como o tão falado mensalão e o atual escândalo da Petrobrás elegemos o governo que estamos pedindo para ser demitido.


Comodismo ou imaturidade. Independe, o certo é que esse mesmo governo contra quem se dirigiu as manifestações, e que era velho conhecido conseguiu convencer a maioria que nada do que está acontecendo existiria, que os prelúdios eram fantasias e que tudo continuaria como antes e seria um sonho dourado.


Que as manifestações, mais que um aviso de insatisfação nos traga o conhecimento da lição dada tão raramente, que desta vez, em excepcional ocasião mostrou em pouco tempo o resultado de um erro inconsequente. A vida, através das ruas esta nos dando a lição que não conseguimos buscar.

https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif