Brumado: Chuva de 108mm causa estragos incalculáveis em toda a cidade

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 18 Dez 2014
  • 10:25h

Em alguns locais a força da enxurrada foi tão forte que abriu crateras prejudicando a estrutura de residências como no Bairro Novo Brumado (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

O ditado “água mole em pedra dura tanto bate que até fura” nunca foi tão real em Brumado, que, nas últimas três noites recebeu um volume pluviométrico de cerca de 250mm, que é um índice dos mais altos dos últimos tempos. O Brumado Urgente fez um “tour” pela cidade na manhã desta quinta-feira (18) e se deparou com cenas de alta destruição, semelhantes a um terremoto, já que as imagens eram de ruas e avenidas destruídas, pontes e escadarias derrubadas, casas caídas e à beira de cair, além das que foram invadidas pela água, muros de escolas derrubados e um rastro de destruição que gerou prejuízos incalculáveis. O prefeito Aguiberto Lima Dias visitou vários locais e relatou ao Brumado Urgente que irá decretar ainda hoje Estado de Emergência e que irá, nesta sexta-feira (19), ao município de Lagoa Real ter um encontro com o governador Jaques Wagner para solicitar recursos emergenciais para iniciar as ações de reestruturação da cidade. Equipes da empresa Lig-Lixo se espalharam pela cidade, buscando fazer os primeiros serviços de limpeza e recolhimento dos paralelepípedos. A previsão é que as chuvas continuarão nos próximos dias o que poderá dar uma dimensão ainda maior aos estragos que já são incalculáveis. Segundo empreiteiros que foram ouvidos pelo Brumado Urgente no mínimo seriam necessários R$ 10 milhões de reais para reestruturar a cidade. O Brumado Urgente está editando um álbum de fotos com as cenas fortes dos estragos causados pelo temporal desta madrugada, o qual será publicado em seguida. 

O prefeito Aguiberto acompanhado do secretário Fred Neves e de alguns assessores visitou logo cedo os locais mais atingidos pela chuva (Foto: Daniel Simurro | Brumaddo Urgente)