Literatura: Confira 20 livros para atualizar a sua leitura em 2015

  • 14 Dez 2014
  • 08:30h

(Divulgação)

Entre as resoluções do ano novo sempre aparecem itens como ler mais e terminar aquela leitura em atraso. Para conseguir dar conta desta missão cultural, algumas dicas podem ser seguidas, como: fazer uma lista das obras que deseja conhecer e tentar seguir sua ordem; alternar os gêneros literários; estabelecer um horário para a leitura e ao pegar o livro, esquecer os gadgets para não desviar a atenção. Se ainda não sabe o que incluir na sua seleção, aqui estão algumas sugestões que o iBahia preparou para ajudar a escolher o que ler em 2015. Tem opções para diferentes idades e interesses, lançamentos e obras atemporais. Divirta-se e embarque nesta viagem literária!  Confira as indicações.

 

1) Mary Poppins - Edição Especial (TRAVERS, P.L. - Cosac Naify)

Histórias admirada por crianças e adultos, 'Mary Poppins' conta, nesta edição, com ilustrações do estilista Ronaldo Fraga.Os desenhos foram criados como cróquis e depois bordados a mão em tecido e fotografados em estúdio.A tradução é do escritor Joca Reiners Terron e o posfácio da professora de literatura inglesa da USP Sandra Vasconcellos. O texto é um clássico da literatura e apresenta a babá mágica, que chega para tomar conta dos pequenos Banks, mas vai além de lhes mostra os mistérios da vida e as maravilhas diárias. 
 


2) O Livro do Bem - Coisas para você fazer e deixar seu dia mais feliz ( FREITAS, ARIANE / GRECCO, JESSICA - Gutenberg)

Uma leitura sobre felicidade, amor e deixar a vida mais leve e alegre. Essa é a proposta deste livro, que traz sugestões de pequenas e grandes atitudes para jogar o baixo astral de lado e assumir o compromisso de viverdias melhores. O mais divertido é que o leitor é convidado a fotografar e publicar nas redes sociais o que fizer no Livro do Bem com a tag #livrodobem.


3) Não se Apega, Não (FREITAS, ISABELA - Intrínseca)


Entre continuar com o namorado dos sonhos de qualquer garota e ficar sozinha para resgatar seu amor-próprio e a autoconfiança, Isabela precisa tomar uma série decisão. As amigas vão dizer que se ela terminar a relação, está louca, mas nem tudo é como mostram as aparências. A garota é infeliz, mas antes de sar um rumo ao namoro enfrenta algumas provas como as tentações da balada e a ideia de que príncipe encantado é artigo em extinção.

4) A Arte da Felicidade (DALAI LAMA XI - Martins Editora)

Dalai Lama orienta como controlar sentimentos como ansiedade, insegurança, contrariedade e desânimo. Junto com o Dr. Cutler, aborda questões como relacionamentos, perdas e a busca pela riqueza. Uma leitura que se propõe a resgatar a paz interior do seu leitor. 

 

5) Bela Cozinha - As Receitas (GIL, BELA - Globo Estilo)

Quem disse que comida saudável não é gostosa? A apresentadora Bela Gil mostra o contrário e ensina a usar ingredientes natuarais para preparar 50 receitas incríveis e já apresentadas em seu programa no canal GNT. Masatenção, além das receitas, a publicação traz dicas preciosas sobre hábitos alimentares e dicas para promover mudanças que vão garantir uma vida mais equilibrada. 

 

6) O Tempo (LISPECTOR, CLARICE - Rocco)

Com curadoria de Roberto Corrêa, o livro reaviva a presença de Clarice Lispector através de uma seleção cuidadosa de frases, sensações, enunciados e pensamentos. São ideias da autora que aparecem coletadas em 'Minhas queridas', 'Cartas perto do coração/Fernando Sabino', 'Clarice Lispector', 'Laços de família', 'Felicidade clandestina', 'O Lustre', 'A cidade sitiada' e 'A maçã no escuro'. O conteúdo revela ao leitor quem era Clarice, seu humor refinado, suas franquezas e suas verdades. O leitor não precisa seguir uma ordem de leitura e as frases estão apresentadas em capítulos nomeados pelos títulos dos livros dos quais foram retiradas.   



7) Memórias Póstumas de Noel Rosa (SANDRONI, LUCIANA;  BARBOSA, MARIA CLARA - CIA das Letrinhas)

O livro apresenta para as crianças um dos nomes mais importantes da música popular brasileira: Noel Rosa, também conhecido como o 'Poeta da Vila'. Na biografia ficcionalizada, Noel se encontra no céu e por sugestãode São Pedro, ele decide contar a história da sua vida. O livro traz, ainda, um glossário com tópicos sobre música da época e partituras de doze músicas com sugestões de arranjo para três vozes.



8) A PÍlula Falante (LOBATO, MONTEIRO - Globinho)

Com texto original de Monteiro Lobato, este é o décimo volume da coleção Pirlimpimpim e mostra como Emília começou a falar. Em homenagem à Narizinho, acontece um baile no Reino das Águas Claras, com buquês de raios de sol, pérolas soltas no chão, flores, rubis e esmeraldas para enfeitar o salão. Todos dançam a valsa, quando chega a notícia: Emília foi encontrada desmaiada. Ela é apenas uma boneca sem vida, mas precisa falar para contar o que aconteceu. É ai que entra em ação o Doutor Caramujo, que vai curá-la com as suas pílulas falantes. As ilustrações são de Alexandre Rampazo.


9) OS 33 Porquinhos (TORERO, JOSE ROBERTO; PIMENTA, MARCUS AURELIUS - Alfaguara Brasil)

A leitura promete ser divertida: as aventuras dos Três Porquinhos são contadas forma diferente e muitas outras histórias podem ser misturadas ao enredo, aumentando a turma. No final, serão 33 porquinhos para combater o lobo.   


10) Sete Anos (TORRES, FERNANDA - Companhia das Letras)

A atriz e escritora reúne crônicas escritas ao longo de sete anos e contam a história do meu noviciado. "Desenvolver uma ideia dentro de um espaço determinado de linhas, falar de temas de interesse comum sem abrir mão do tom pessoal e dar valor à concisão são algumas lições que tomei do jornalismo", comenta Fernanda Torres.

 

11) A Festa da Insignificância (KUNDERA, MILAN - Companhia das Letras)

Kundera transita com naturalidade entre a Paris de hoje e a União Soviética de ontem, em um paralelo entre as duas épocas. O romance aborda o pior da civilização e os problemas mais sérios com humor e ironia, ao mesmo tempo em que coloca em questão a insignificância da existência humana.


12) O Irmão Alemão (BUARQUE, CHICO - Companhia das Letras)

Depois da publicação de Estorvo, Benjamim, Budapeste e Leite Derramado, um milhão de exemplares vendidos e três prêmios Jabuti, Chico Buarque apresenta seu novo romance. A obra é uma história sobre a busca da verdade,do amor e do afeto.  


13) O Teorema Katherine (GREEN, JOHN - Intrínseca)

Um dos autores mais lidos e queridos da literatura juvenil, Green, autor também de 'A Culpa é das Estrelas', mostra a história sobre relacionamentos vivida por Colin Singleton, que se interessa consecutivamente por meninas chamadas Katherine. Após levar vários foras, decide viajar com seu melhor amigo e levando na bagagem um caderninho de anotações. No meio de suas andanças, descobre que sua missão é elaborar "Teorema Fundamental da Previsibilidade das Katherines", através do qual poderá prever o desfecho que qualquer relacionamento, mesmo antes do encontro entre duas pessoas.  



14) Papa Francisco - Reflexões Diárias (ALMEIDA, LIZANDRA MAGON DE - Editora Figurati)

Para quem deseja fortalecer a fé e a espiritualidade, o livro apresenta mensagens do Papa, que conquista a atenção e o carinho de pessoas de diferentes religiões a cada dia. Com 365 meditações curtas, o leitor pode escolher uma mensagem por dia e ler de forma aleatória. 



15) O Diário de Demi Lovato - Staying Strong (LOVATO, DEMI - Best Seller)

Com tradução de Patricia Azeredo, o livro, um registro biográfico, traz citações da artista sobre felicidade, tristeza e tudo o que existe entre esses dois sentimentos. O ponto principal do livro é mostrar ao leitor a importância de expressar diariamente como maneira de se tornar mais forte. 


16) Desafios do Design Sustentável Brasileiro (BUENO, GRAÇA - Versal Editores)

Em um só livro estão reunidos trabalhos de 40 profissionais brasileiros. São projetos e produtos sustentáveis, que com criatividade e belas imagens, revelam as tendências de arquitetura, mobiliário e moda. A publicação também oferece ao leitor uma experiência tátil especial, pois é impresso com o tecnológico Vitopaper, um papel sintético feito com plásticos reciclados.


17) O Quarto do Sonho (DIAS, RENATA - Novo Século)

Este é o primeiro volume de uma trilogia da DJ e escritora baiana. O texto apresenta Gabe, um estudante de psicologia, que tinha uma vida sem grandes expectativas, principalmente no campo sentimental. A partir de uma provocação da irmã, ele deixa-se experimentar aventuras inusitadas, como seu primeiro namoro e a relação com uma mulher que é o oposto dele, bem como o despertar para fantasias e desejos.  
 

18) Star Wars - Herdeiro do Império (ZAHN, TIMOTHY - Editora Aleph)

Mesmo depois de cinco anos da destruição da Estrela da Morte, a república ainda está em situação delicada e luta para reaver o controle político. O Império parece não ter morrido com Darth Vader e o imperador. Habitando os confins da galáxia, Thrawn, que está por trás de diversas ações imperiais, luta para reconquistar o poder. A bordo dodestroier estelar Quimera, descobre segredos que lhe darão a chance de destruir o que restou da Aliança Rebelde e controlar os Jedis.
 


19) Cartas Extraordinárias (FEIST, HILDEGARD/ Tradutor; USHER, SHAUN / Organizador - Companhia das Letras) 

Em tempos de mensagens eletrônicas, nada como relembrar o poder da carta escrita. Este livro traz uma coletânea de escritos históricos, a exemplo do bilhete suicida de Virginia Woolf, a receita enviada pela rainha Elizabeth II ao presidente americano Eisenhower.Tem ainda as cartas enviadas por Fidel Castro a Franklin D. Roosevelt, a de Gandhi para Hitler, na qual pede calma. E ainda: os conselhos escritos por Iggy Pop para uma fã e o pedido de emprego de Leonardo da Vinci. São mais de 125 cartas, que revelam situações e olhares inéditos sobre grandes personalidades. 

 

20) Imagens Cintilantes - Uma viagem através da arte desde o Egito a Star Wars (PAGLIA, CAMILLE, FERREIRA, ROBERTO LEAL/Tradutor - Apicuri)

Autora discute arte na cultura ocidental e suas associações com temas como política, sexo, religião e sociedade. Na edição com capa dura, Paglia nos mostra uma teoria da estética através de um verdadeiro passeio artístico por meio de belas ilustrações. Pinturas, esculturas, estilos arquitetônicos, performances e artes digitais revelam novos contornos da realidade visual. Além da informação, a publicação abre ao leitor a chance de reflexão sobre a forma como observa a profusão de imagens existente na vida contemporânea.