'Afirmar que as denúncias são vazias mostra preocupação ou desespero', declara vereador Zé Ribeiro

  • Brumado Urgente
  • 17 Nov 2014
  • 18:17h

O vereador Zé Ribeiro falou que está muito seguro de suas ações (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

A última sessão da Câmara de Vereadores de Brumado teve no episódio das denúncias apresentadas pelo vereador Zé Ribeiro (PT) de um suposto esquema de desvio de combustíveis na Casa Legislativa o seu ponto alto, tanto que os desdobramentos na mídia local foram o assunto principal da semana. Como nessa segunda-feira (17) haverá uma nova sessão o clima ainda continua com a temperatura alta e novos fatos poderão acontecer. Então, em virtude disso, o vereador Zé Ribeiro procurou o Brumado Urgente para fazer esclarecimentos sobre a questão, já que, segundo ele, alguns pontos importantes foram suprimidos, além de algumas colocações serem totalmente descabidas. Confira a entrevista na íntegra (Clique). 

 

 

A última sessão da Câmara de Vereadores de Brumado teve no episódio das denúncias apresentadas pelo vereador Zé Ribeiro (PT) de um suposto esquema de desvio de combustíveis na Casa Legislativa o seu ponto alto, tanto que os desdobramentos na mídia local foram o assunto principal da semana.

Como nessa segunda-feira (17) haverá uma nova sessão o clima ainda continua com a temperatura alta e novos fatos poderão acontecer. Então, em virtude disso, o vereador Zé Ribeiro procurou o Brumado Urgente para fazer esclarecimentos sobre a questão, já que, segundo ele, alguns pontos importantes foram suprimidos, além de algumas colocações serem totalmente descabidas.

Questionado sobre isso, ele respondeu que “a denúncia foi amplamente embasada em dados fornecidos pelo Tribunal de Contas dos Municípios. Não se trata de uma denuncia pura e simples, mas a apresentação concatenada de documentos e dados, ou seja, apenas organizamos os fatos, documentos e dados. Diferente do que estão tentando fazer parecer, a denúncia foi acompanhada de relatórios fornecidos pelo TCM, os quais são corroborados por indicações de fatos. Assim, somente pelo rol de documentos acostado a denúncia é substancial, então, falar que ela é vazia demonstra desconhecimento de causa, quiçá, preocupação e desespero”.

Já sobre a afirmação de que os números eram discrepantes, Ribeiro declarou que “são números constantes do registro do TCM e fornecidos pela Câmara Municipal, ou seja, se não são corretos o erro esta na informação prestada pela própria entidade. Observe que estão questionando os números fornecidos por eles mesmos. Se isto proceder este será outro ponto a ser apurado, pois o TCM esta sendo logrado. Eu não fiz conta, apenas transferi os números constantes dos relatórios do TCM. Como disse anteriormente apenas organizei os fatos e os documentos, e criei um paralelo com a frota da prefeitura, a qual tem um volume muito superior. A desproporcionalidade é clara, não precisa de conta para perceber que existe algo errado”. Ele ainda fez questão de relatar que “considero 03 pontos relevantes. Independentemente do grau de importância temos a desproporcionalidade da frota, ou seja, enquanto a Câmara tem apenas 3 carros e 1 moto, a Prefeitura possui uma média mensal de 37 veículos e mesmo assim os gastos estão próximos. Outro ponto estranho é o fato de que um veículo Gol 1.0, adquirido em 18 de fevereiro de 2014,  após 10 dias ter consumido mais de 500 litros de combustível, ou seja, uma média de mais de um tanque por dia. E por último o fato mais gritante em meu julgo que foi a questão do veículo que estava sendo abastecido enquanto aguardava reparos após acidente sofrido”.

Já na questão de outro vereador do PT de Guanambi ter também sido acusado de apresentar também denúncias vazias, ele foi taxativo ao afirmar que “todas as denuncias apresentadas tem como base informações buscadas por mim junto ao TCM, onde todos os meses acompanho os gastos feitos tanto pela Prefeitura quanto pela Câmara dos recursos públicos, prerrogativas estas do vereador, que é de fiscalizar a aplicação de tais recursos, o que tenho feito ao longo dos meus mandatos e é o que me credencia a apresentar as denúncias sobre a existência de supostas irregularidades. Todos têm conhecimento desta obrigação, do papel outorgado pela comunidade a seus representantes. Não se trata de uma conduta vinculada ao partido, mas sim a minha postura de retidão para com aqueles que me elegeram. A denúncia oferecida pelo colega é mera coincidência, apesar de se tratar de caso distinto em todos os sentidos”.

Sobre o rótulo de paladino da justiça, que alguns o colocaram, o parlamentar esclareceu que “de forma nenhuma posso ser considerado um paladino dos tempos modernos, faço apenas a minha parte na expectativa que meus pares façam cada um a sua, pois fomos outorgados pelos cidadãos para representá-los perante o poder público municipal, defender seus interesses e garantir retidão na administração e transparência da coisa pública. Pelos princípios que nos regem não deveríamos rebater uma denúncia, mas apurá-la para que a verdade venha à tona e se possa separar o joio do trigo, ou seja, os erros a serem corrigidos das condutas desvirtuadas”.

Ribeiro também comentou a questão de ter procurado o Ministério Público, alegando que “primeiramente saliento que não é a primeira denúncia que levo ao Ministério Público e algumas culminaram em Ações Civis, ou seja, as denúncias apresentaram razões de ser. Outras por sua vez estão em fase de apuração pelo MP. Quanto ao fato de procurar o MP é por considerar este o caminho correto, tendo em vista que os fatos a serem apurados afetaram a comunidade, o cidadão e ser este órgão responsável para as devidas providências. Concordo que poderia simplesmente trazer os fatos para serem debatidos pela Câmara, mas diante da postura de rebater as denúncias e não promover o devido esclarecimento entendi que este, como outros casos, terminariam sem a devida apuração. O cidadão tem que saber e ter uma resposta, por isso fui ao MP”.

E finalizou comentando a possibilidade da abertura de uma CEI e sobre as eleições da Casa Legislativa brumadense, descrevendo que “vejo como mais um mecanismo de averiguação dos fatos. Pois tudo o que puder ser usado para mostrar a transparência da coisa pública é viável, ainda mais quando se trata de recursos públicos administrados de forma incorreta. Espero que esta proposta de CEI se concretize e os membros da Câmara de Vereadores de Brumado se posicionem pela transparência, legalidade e moralidade e que ao final a verdade dos fatos venha à tona. Alias esta proposta vem demonstrar que não estou tão solitário assim. Já sobre um possível interesse na presidência, realmente disseram que eu estava interessado na presidência da Câmara, mas em momento algum manifestei interesse em entrar na disputa de tal cargo. Com certeza trata-se de mais uma fumaça lançada para ofuscar as denúncias”.