Fiocruz e Saúde negociam entrega de 180 mi de doses de vacina anti-Covid para 2022

  • Bahia Notícias
  • 18 Out 2021
  • 14:22h

Foto: Myke Sena / MS

A Fiocruz, após provocação da CPI da Pandemia, que enviou um ofício ao laboratório, informou que firmou acordo com o Ministério da Saúde para a entrega de 120 milhões de doses da vacina contra a Covid-19, com previsão de distribuição ao longo do primeiro semestre de 2022.

A fundação informou ainda que, para o segundo semestre do ano que vem, “a depender da evolução da situação sanitária do país”, a entidade já está negociando com o Ministério da Saúde a opção de fornecimento de mais 60 milhões de doses. As informações são de reportagem da CNN Brasil.

A Fiocruz informou também que a negociação está em fase final de formalização. De acordo com a matéria, o ofício direcionado à Fundação partiu de um questionamento apresentado pelo senador Randolfe Rodrigues, solicitando “esclarecimentos sobre tratativas mantidas com o Governo Federal brasileiro para fornecimento, no ano de 2022, de vacinas/imunizantes contra a Covid-19, incluindo a situação em que se encontram os eventuais acordos firmados”.

Doses de vacinas contra a Covid-19 ainda serão entregues pela Fiocruz neste ano. Estão previstas cerca de 70 milhões de doses que já foram contratadas e seguem pendentes de entrega para esse ano. À CNN, a Fiocruz informou que a previsão é de que essas doses sejam entregues até o final de 2021.

O Ministério da Saúde sinalizou além das doses, há uma negociação em andamento com a Pfizer para um novo contrato de aquisição de 100 milhões de vacinas e opção de compra de mais 50 milhões de doses para serem entregues no ano que vem.