Incerteza sobre volta às aulas derruba vendas de materiais escolares e afeta contratação temporária

  • Sudoeste Digital
  • 25 Jan 2021
  • 17:21h

(Foto: Reprodução)

A pandemia do coronavírus e a incerteza sobre a volta às aulas presenciais em Vitória da Conquista fizeram com que as vendas de materiais escolares nas papelarias da cidade, no fim do ano passado e nesse início de 2021, caíssem até 70%.

Um comerciante do setor, que prefere não se identificar, sustenta que as vendas em livrarias e papelarias sofreram uma queda de mais de 70% em dezembro do ano passado e em janeiro deste, se comparadas ao mesmo período de anos anteriores. A queda, segundo o comerciante, atingiu, principalmente, materiais como mochilas, estojos e cadernos.

Entre dezembro de um ano e fevereiro do seguinte é que começa as vendas da volta às aulas. Sem a definição sobre data e modelo da volta às aulas, além da possibilidade dos pais reaproveitarem os materiais escolares, a procura por esses produtos diminuiu muito. 

"Nossas vendas giravam em torno de 20 a 30 listas de materiais de escolas particulares por dia nessa época do ano e, dessa vez, estamos vendendo apenas 1 a 3 listas por dia”, disse.

Por causa disso as papelarias e livrarias de Conquista retraíram as compras e não fizeram as aquisições de reposição de materiais escolares para esse ano. A grande maioria está trabalhando com o estoque que já havia.

“A queda maior tem sido nas vendas de materiais de uso coletivo, então eu acredito que só teremos uma reviravolta positiva no segundo semestre deste ano, assim que as aulas presenciais forem voltando”, frisou.

Também segundo o comerciante, além da queda nas vendas a contratação de funcionários extras para esse período também foi afetada. Algumas papelarias reduziram o quadro efetivo e quase não houve contratação temporária.