Incertezas e esperanças rondam o Futebol de Brumado

  • Brumado Urgente
  • 15 Out 2014
  • 10:43h

O campo de futebol da Magnesita, que foi um dos palcos mais notáveis do Futebol de Brumado, está desativado, servindo de depósito de materiais (Foto: Leitor Brumado Urgente)

A desclassificação melancólica da Seleção de Brumado no Intermunicipal 2014, onde, na primeira partida perdeu pelo placar elástico de 5X0 para o time de Guanambi, e, na segunda, a derrota foi por W.O, ou seja, o time nem compareceu ao campo, acabou colocando um manto de incertezas sobre o futebol da Capital do Minério, que, pode, inclusive, receber uma punição da Federação Baiana, podendo até não ser inscrito na competição no ano que vem, o que seria um desastre, já que o Estádio Gilbertão já estaria pronto. Sob o comando da Liga Brumadense, o Futebol de Brumado se encontra na marca do pênalti, podendo ainda receber o “cartão vermelho” e ir para os “vestiários do abandono”. A princípio uma expectativa positiva estava rondando o ano de 2015, já que com um estádio bem melhor, o Futebol de Brumado poderia voltar aos velhos tempos e reconquistar a credibilidade de outrora, mas, caso haja mesmo uma punição por parte da FBF, Brumado terá estádio, mas não terá time para competir. Outra situação preocupante é falta de participação das empresas que atuam no município, como aconteceu com a Magnesita, que outrora era referência esportiva de Brumado, que tinha um time reconhecido em todo o estado da Bahia, inclusive com um campo muito bem equipado, o qual, agora, está desativado, assim como todas as contribuições para este setor esportivo que está perdendo de goleada para o “time da negligência”. Mas, meio a estas incertezas, ainda existem exemplos como do time do Feirense, que é um exemplo de bravura e resistência do setor, que se mantém com apoio de parceiros como o produtor Bizunga Ramos, que não mede esforços para que a equipe continue na ativa. No último final de semana, o Feirense fez a sua estreia no Campeonato de Malhada de Pedra, mostrando que o Futebol de Brumado ainda sobrevive. Com uma boa atuação, a equipe brumadense enfrentou a Seleção de Jânio Quadros, perdendo o jogo pelo placar de 2X1. Iniciativas como essa do Feirense, ainda dão esperanças para o Futebol de Brumado se reerguer e voltar a brilhar nos campos do sucesso. 

A equipe do Feirense, que recebe o apoio do produtor Bizunga Ramos (à direita), é um exemplo positivo do Futebol em Brumado (Foto: Divulgação)