Vacina contra coronavírus não será para toda população, diz Ministério da Saúde

  • Redação
  • 28 Nov 2020
  • 11:43h

Um plano nacional de imunização que deve ser compartilhado com especialistas na próxima terça-feira (1) | Foto: Reprodução

As primeiras doses da vacina contra a Covid-19 não irá atingir toda população, afirma o Ministério da Saúde.

De acordo com um informe dado na última sexta-feira (27) pela pasta, em seu primeiro ano de aplicação, ela será direcionada apenas para grupos de maior risco de exposição e complicações pela doença.

Segundo o jornal Folha de S.Paulo, o Ministério está trabalhando na construção de um plano nacional de imunização que deve ser compartilhado com especialistas na próxima terça-feira (1).

“Definimos objetivos para a vacinação, porque não temos uma vacina para vacinar toda a população brasileira. Além disso, os estudos não preveem trabalhar com todas as faixas etárias inicialmente, então não teremos mesmo como vacinar toda a população brasileira”, disse a coordenadora do Programa Nacional de Imunizações, Francieli Fantinato nas últimas semanas.

Apesar de ter um grupo especifico para a aplicação, o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Élcio Franco, disse que a oferta para esses públicos não significa que as outras pessoas não estarão protegidas.

Élcio Franco afirma que é possível que a vacinação contra a Covid-19 siga os moldes das campanhas contra a gripe, que também são voltadas a grupos de maior risco e exposição.