Apagão: Laudo descarta que raio tenha iniciado incêndio em transformadores no Amapá

  • Bahia Notícias
  • 12 Nov 2020
  • 07:54h

Foto: Divulgação / Ministério de Minas e Energia

Dados de um laudo preliminar da Polícia Civil do Amapá descartou a possibilidade de que o incêndio que atingiu três transformadores e provocou interrupção do fornecimento de energia elétrica naquele estado tenha sido causado por um raio. 

De acordo com o G1, a investigação conduzida pela Delegacia de Crimes Contra o Consumidor (Deccon) também pediu bloqueio de R$ 500 milhões das contas da concessionária que opera a subestação que pegou fogo para reparação de danos ao consumidores. A Justiça estadual concedeu o pedido em parte e bloqueou R$ 50 milhões.

Para levantar as informações, Polícia Civil cumpriu mandados de busca e apreensão na subestação que pegou fogo no dia 3 de novembro, em Macapá, o que deixou 90% do Amapá num apagão energético desde então. Houve oitivas, mas ninguém foi preso.

A hipótese de o transformador ter sido atingido por uma descarga elétrica foi em função de no momento do fogo, o local, e toda Macapá, estar sendo atingida por uma forte chuva, com alta incidência de raios e trovões. O laudo preliminar constatou que os sistemas de para-raios dos transformadores estavam intactos.