Estudo diz que ingerir uma taça de vinho à noite ajuda a emagrecer

  • Com informações do R7.
  • 28 Nov 2013
  • 16:01h

Em uma pesquisa realizada em 1991, o professor rejeita firmemente a ideia de que o álcool tem algum efeito significativo no sobrepeso | FOTO: Reprodução

Segundo o novo livro do escritor Tony Edwards, baseado em uma série de evidências médicas, o álcool faz bem não só para a saúde, mas também para o emagrecimento. As informações são do jornal britânico Daily Mail. Tony, que é ex-produtor da BBC Ciência, e estudioso da área, desmonta o mito de que bebidas alcoólicas tem relação com o aumento de gordura corporal. O autor destaca que, as calorias de um copo de vinho, por exemplo, são equivalentes a uma fatia de bolo e que, então, é preciso saber fazer escolhas. Em um artigo especial para o Daily Mail, Tony cita o professor Charles S. Lieber, da Universidade Harvard, morto em 2009, que foi grande estudioso dos efeitos do álcool no organismo. Em uma pesquisa realizada em 1991, o professor rejeita firmemente a ideia de que o álcool tem algum efeito significativo no sobrepeso. Para chegar a esta conclusão, ele contou com resultados de estudos relacionados ao efeito do álcool. Nesta mesma década, pesquisadores de Harvard, inspirados nos estudos de Lieber, monitoraram os hábitos de consumo e peso de 20 mulheres de meia-idade por quase 13 anos.

Ao final da pesquisa, algumas mulheres tinham emagrecido ao seguir uma dieta balanceada (com bebida alcoólica no cardápio), e outras tinham engordado, com o mesmo método alimentar. O resultado foi igualitário. As mulheres que bebiam 5 gramas de álcool por dia reduziram o risco de excesso de peso em 4%. Aqueles que bebiam 15 gramas (cerca de um vidro médio de vinho) por dia reduziram seu risco de acumulando quilos em 14%. Os números foram ainda mais impressionantes quando se trata de obesidade. Beber 30 gramas (dois copos médios de vinho) por dia ou mais deu às mulheres um incrível 70% de redução no peso. O estudo, então, concluiu que bebidas alcoólicas como o vinho não só não engorda, mas também, ajuda a evitar o ganho de peso. Os pesquisadores fizeram subsídios totais para as diferenças de estilo de vida que podem ter influenciado os resultados, tais como o exercício, dieta saudável e hábitos diários como fumar, etc. Para eles, a ingestão de álcool não aumentou o risco de obesidade.