Formação de ciclone no litoral pode causar tempestades no estado e em mais oito regiões

  • 26 Out 2020
  • 08:49h

Ventos poderão chegar a até 65 km/h, com rajadas, além de ondas em alto-mar com altura de até 4 metros | Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Um ciclone de características subtropicais começou a ser formado na noite de domingo (25) no Oceano Atlântico e pode provocar tempestades fortes nos litorais da Bahia, Rio de Janeiro e Espírito Santo até a terça-feira (27). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta informando que os ventos poderão chegar a até 65 km/h, com rajadas, além de ondas em alto-mar com altura de até 4 metros.

Segundo a nota do Inmet, na segunda e na terça-feira, o nível de chuva pode variar entre 80 e 100 milímetros e atingir também a região centro-leste de Minas Gerais, incluíndo a capital Belo Horizonte.

De acordo com o UOL, no sábado (24), a Agência Nacional de Mineração (ANM) alertou o estado de Minas para a possibilidade de deslizamentos e precipitações em três barragens com nível de emergência 3, que é o mais alto, nos municípios de Ouro Preto, Nova Lima e Barão de Cocais.

“As condições de tempo severo estão sendo previstas, preliminarmente, por modelos numéricos globais”, diz a nota, emitida pelo Inmet em parceria com a Marinha do Brasil, o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/Inpe) e o Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica da Força Aérea Brasileira (Cimaer/FAB). Os órgãos alertam ainda que os navegantes devem checar as condições antes de saírem ao mar.