Convenção do prefeito de Paramirim (BA) gera aglomeração com multidão em clima de festa

  • Redação
  • 17 Set 2020
  • 15:19h

Evento que oficializou a candidatura de Gilberto Brito (PSB) à reeleição ocorreu na tarde de quarta-feira (16) | Foto: Reprodução Youtube

A convenção partidária da chapa do prefeito de Paramirim, Gilberto Brito (PSB), levou uma multidão a se aglomerar em uma praça do município, localizado no sudoeste da Bahia. O evento ocorreu na tarde de quarta-feira (16).

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra que, embora a maioria das pessoas faça o uso de máscaras, há desrespeito ao distanciamento recomendado contra a propagação da Covid-19. Atualmente, a cidade de pouco mais de 21 mil habitantes contabiliza 31 casos confirmados da doença.

Mesmo em meio a uma crise sanitária que já deixou mais de 134 mil mortos no Brasil —6.085 em território baiano— é possível ver um clima de festa. Embalados pelo ritmo do piseiro e agitando balões, os apoiadores do chefe do Executivo municipal pulavam e cantavam como se não houvesse pandemia.

A assessoria do prefeito Gilberto Brito foi procurada e a reportagem aguarda um posicionamento.

Ex-deputado estadual entre 2003 e 2011, ele disputará a reeleição ao comando do Executivo municipal, posto para que o qual foi eleito pela primeira vez em 1993.

Governador fez alerta sobre ‘carnaval’ em convenções 

Na manhã do mesmo dia do ato político em Paramirim, o governador Rui Costa (PT) se disse surpreso com o ambiente de "carnaval" em convenções partidárias da última semana. .

Em entrevista à Rádio Bandeirantes, o governador afirmou ter feito um alerta para a situação ao Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), que propôs para esta quinta (17) uma reunião com a União dos Municípios da Bahia (UPB) e o Ministério Público. O objetivo do encontro é definir protocolos sanitários para a realização dos eventos.

“Nós temos 417 cidades. Graças a Deus, noventa e tantos por cento agiram conforme as medidas de proteção. Mas tiveram algumas em que as pessoas desobedeceram e virou um verdadeiro carnaval as convenções. Muita gente sem máscaras. Nós chamamos a atenção da Justiça Eleitoral, e o presidente do TRE chamou para conversar com a União dos Prefeitos, com o Ministério Público, sobre uma uniformização, uma regulamentação para padronizar sob o ponto de vida da saúde”, afirmou Rui Costa.