Nota Explicativa da SEMEC sobre o retorno às aulas em Brumado

  • Ascom | PMB
  • 30 Jul 2020
  • 07:29h

(Foto: Divulgação)

A Administração Educar para Libertar, através da Secretaria Municipal de Educação, tem buscado soluções para enfrentar a pandemia da COVID-19, sem que cause maiores prejuízos na vida escolar do aluno. Recentemente, foi lançada uma nova plataforma no sistema já utilizado pela comunidade escolar – Sistema Bravo – disponibilizando aulas online com atividades e avaliações para todas as etapas e/ou modalidades de ensino.

Sabedores da nossa realidade e os problemas econômicos acarretados pela pandemia, é notório que em muitos lares não há possibilidades adequadas de dar continuidade a essa rotina diária de estudo, dada a necessidade de os pais trabalharem para garantir o sustento de sua família. Percebe-se também, que em muitas famílias carecem de uma alimentação balanceada, e que tem a escola como fonte segura para adquirir uma alimentação nutritiva e saudável.

Pensando nisso, o Gestor Municipal, junto a Secretaria Municipal de Educação, decidiu averiguar a opinião da comunidade escolar em relação ao retorno das aulas. Para isso foi realizada uma pesquisa no sistema BRAVO – ambiente de estudo virtual, em que os alunos, acompanhados dos pais ou responsáveis, opinassem sobre a possibilidade de um possível retorno às aulas presenciais no município de Brumado.

Após análise dos resultados da pesquisa, onde, até o momento, teve participação de 3.344 dos 9.382 alunos matriculados, foi observado que 510 alunos optaram por RETORNAR às aulas presenciais e 2.834 optaram por NÃO RETORNAR.

Diante desse resultado, em que apenas 15,25% aceitam o retorno das aulas e, levando em consideração uma recomendação recebida do Ministério Público Estadual, em nome do promotor de Justiça, Dr. Millen Castro Medeiros Moura, em 09 de junho de 2020, a Administração Educar para Libertar informa a população brumadense que as aulas presenciais não serão retomadas no dia 03 de agosto do corrente ano e que, novas orientações serão posteriormente divulgadas para o desempenho do trabalho durante esse período.