E tem algum maluco pensando que a China ainda é comunista?

  • Por Levi Vasconcelos
  • 11 Mai 2020
  • 08:50h

(Foto: Reprodução)

Certa vez, João Falcão, empresário top, dono de banco e do Jornal da Bahia, reuniu os seus editores, alguns deles ex-presos políticos, e, sem meias palavras, exclamou:

— Eu queria saber se entre os senhores tem algum maluco pensando que eu ainda sou comunista!

Na juventude, ele militou no Partido Comunista Brasileiro, o Partidão, foi aliado e amigo de Luis Carlos Prestes, mas depois retomou a vida e tornou-se empresário puro e simples, sem delongas.

O episódio aí é perfeito para ilustrar uma situação atualíssima: por acaso ainda tem algum maluco pensando que a China ainda é comunista?

Tem, sim. Ernesto Araújo, ministro das Relações Exteriores do Brasil, é um. Ele chamou o corona de ‘comunavírus’.

Roteiro próprio

Rui Costa diz abertamente que o governo baiano fez compras na China em mãos de vários fornecedores para evitar ficar refém de algum que ceda às tentações da procura pagando um preço mais alto.

— Os governos brasileiros não têm essa flexibilização de contratar por um preço e depois pagar outro, como outros países. Aí, temos que agir assim.

Veja outra: a Federação das Indústrias da Bahia (Fieb) doou aos hospitais públicos estaduais 50 respiradores. 20 deles já estão a caminho da China para cá, mas por um roteiro todo particular, a fim de evitar que no caminho haja atropelos. Amigos, na China e na pandemia, o que nós temos é capitalismo selvagem.

Lá, todas as empresas são estatais. Mas competem entre si no estilo clássico. Lucro vira mérito também. A era de Moa Tsé Tung era no tempo de João Falcão.