SEEB/VCR comemora 58 anos de luta em defesa da categoria bancária

  • ASCOM - BANCÁRIOS/VCR
  • 30 Jan 2020
  • 08:06h

(Divulgação)

Em comemoração aos 58 anos de fundação do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região, será realizada uma programação especial na sede da entidade nesta quinta-feira, dia 30. A partir das 19h, acontecerá uma palestra seguida de coquetel com música ao vivo.O advogado conveniado ao SEEB/VCR Paulo de Tarso abordará “O aprofundamento da reforma trabalhista: demissão, precarização e adoecimento” em uma explanação voltada para o esclarecimento de bancários e trabalhadores sobre os ataques que vem sendo proferidos pelo governo, com retirada de direitos e reestruturações nos bancos que têm impactado diretamente a categoria. Após o debate, os convidados terão um momento de integração em um coquetel com a música ao vivo da banda SambOdara."Convidamos a categoria para discutir os rumos da classe bancária a partir das reformas trabalhistas aprovadas recentemente e celebrar mais um ano de atuação do nosso Sindicato. Este momento de comemoração é mais uma ótima oportunidade para debater e interagir com os colegas", afirma o presidente do SEEB/VCR, Leonardo Viana.

 História Fundado em 27 de janeiro de 1962, o SEEB/VCR inicialmente foi criado, em assembleia, como Associação Profissional dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Vitória da Conquista, em maio de 1961. O primeiro presidente da entidade foi o bancário Álvaro Reis e, apesar da carta sindical expedida pelo Ministério do Trabalho em junho de 1964, o Sindicato só passou ser reconhecido enquanto ativo no ano de 1966. Ao longo da sua história, a cada três anos ocorreram novas eleições, sempre fortalecendo a representatividade da categoria. Em 2019, foi realizada a eleição sindical para o triênio 2020-2022, com a presidência do SEEB/VCR assumida por Leonardo Viana e a vice-presidência por Larissa Couto, ambos funcionários do Banco do Brasil. 

Hoje, o Sindicato conta com 920 filiados nas 45 cidades que compõem sua base territorial. Por meio da unidade dos seus associados, o SEEB/VCR tem demonstrado resistência diante de um cenário desfavorável à classe trabalhadora.