Inovare: Conheça os perigos da Gengivite e Periodontite

  • Brumado Urgente Publicidade
  • 11 Set 2019
  • 08:17h

(Divulgação)

Gengivite

O termo gengivite refere-se à inflamação limitada aos tecidos moles que circundam o dente. A maioria dos casos ocorrem devido à falta de higiene bucal adequada, favorecendo o acúmulo de placa dental e cálculo (tártaro), porém, muitos outros fatores podem influenciar a vulnerabilidade da gengiva.

Os sinais clínicos da gengivite, geralmente, são: vermelhidão do tecido gengival, bem como alterações no seu contorno, sangramento a um estímulo e presença de cálculo ou placa bacteriana sem evidências radiográficas de perca óssea. 
Entretanto, se a gengivite não for tratada, ela pode evoluir para uma periodontite e causar danos permanentes aos dentes.

Periodontite

A periodontite refere-se a uma inflamação dos tecidos gengivais, que já não está limitada à gengiva, como na gengivite, mas também afeta os tecidos de suporte dental, como ligamento periodontal e do suporte ósseo.

A perda deste suporte faz com que os dentes fiquem “soltos”, sendo a principal causa de perda precoce de dentes em adultos. Fatores locais também podem predispor os pacientes a defeitos periodontais isolados; esses incluem forma e alinhamento do dente, presença e qualidade das restaurações, contatos
interdentais deficientes, formação de cálculo, cáries subgengivais, oclusão traumática e anatomia anormal do osso alveolar ou da gengiva. Além disso, fatores como predisposição genética, diabetes e tabagismo podem determinar a progressão e a gravidade do quadro.

Se suas gengivas estão inchadas, vermelhas, sangram com facilidade ou mostram outros sinais e sintomas de periodontite, consulte um dentista o quanto antes.

Quanto mais cedo você procurar ajuda, melhores as chances de reverter danos permanentes causados por tal doença.