Enquanto RHI Magnesita doa robô de última geração para colégio dos Estados Unidos, escola de Brumado terá que ser desativada por falta de apoio da empresa

  • Brumado Urgente
  • 10 Set 2019
  • 11:23h

A doação do robô à escola americana foi divulgada nas redes sociais da empresa (Foto: Reprodução: Facebook)

Todos os brumadenses reconhecem o valor da empresa RHI Magnesita para Brumado, que, ao longo de sua história empregou gerações de famílias, o que foi uma das principais vertentes para o crescimento da cidade nos idos nos anos 70 e 80, tanto que era apelidada de “mãezita”. Só que com as mudanças substanciais que foram ocorrendo no mercado internacional após a Quarta Revolução Industrial (Indústria 4.0), a empresa foi vendida e adquirida por grandes grupos de acionistas internacionais, o que mudou o conceito e fez vingar o modelo altamente capitalista. Atualmente a RHI Magnesita contribui com o município com o pagamento dos impostos e royalties da mineração, além de ajudar em algumas causas sociais e médicas, mas, para a grande maioria dos brumadenses, isso ainda é muito pouco, já que a extração mineral que é proporcionado pelo solo brumadense rendeu e rende milhões ou quem sabe até bilhões de lucros à empresa. Mesmo estando consciente do escopo legal, os brumadenses sempre esperavam mais da empresa, chegando alguns a citar que “seria tão bom se a Magnesita pudesse asfaltar pelo menos vários bairros de Brumado para que a cidade tivesse um aspecto mais progressista”. Outros chegam a declarar que “a empresa deveria manter uma escola de alto nível para a nossa juventude”. As reivindicações só não são mais contundentes, pois o povo de Brumado tem em seu DNA o comportamento pacato, mas, esse paradigma foi quebrado por uma postagem nas redes sociais da própria empresa que comunicou a doação de um robô de última geração ao Centro de Carreira e Tecnologia da New Oxford High School, no distrito escolar de Conewago Valley, nos Estados Unidos. 

(Reprodução Facebook)

A postagem (acima) viralizou e gerou muitos comentários do tipo “poxa, infelizmente, a Magnesita não tem o mesmo olhar futurista para Brumado, onde ela tem a sua maior mina de magnesita e talco. Não importa o valor do robô, mas acredito que eles não fariam isso aqui”. A questão acabou se dimensionando porque, segundo informações colhidas pela nossa equipe, a escola Suzana Maria Guimarães, a qual fica localizada na Vila de Catiboaba e seria a última a passar para o modelo integral, mas, infelizmente, irá ter que ser desativada no final do ano letivo porque a empresa que é proprietária do local teria se negado a fazer a reforma e ampliação da estrutura. Com isso os alunos terão que ser transferidos para outras escolas do município que se adequarão estruturalmente para recebê-los. A leitura que está se fazendo é que a RHI estaria sendo incongruente ao doar um robô de última geração para uma escola dos Estados Unidos que é um país de primeiro mundo e muito desenvolvido e negar uma reforma e ampliação para uma escola de um município do sertão baiano que necessitaria muito mais de apoio. Então fica a pergunta no ar: será que a RHI Magnesita não poderia contribuir muito mais para o futuro de Brumado, pelo menos na área educacional?