Candidatos se apressam para realizar inaugurações antes que a Lei Eleitoral entre em vigor

  • Da Redação
  • 03 Jul 2014
  • 07:35h

A presidente Dilma inaugurando um complexo do Minha Casa, Minha Vida em Vitória da Conquista (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

Candidatos à reeleição no pleito deste ano intensificaram as inaugurações de obras ou a participação em eventos públicos às vésperas do início das restrições impostas pela Lei Eleitoral. De acordo com as regras, a partir do próximo sábado (05 de julho), gestores não poderão mais inaugurar obras, fazer contratos públicos ou contratar servidores.A presidente Dilma Rousseff (PT), por exemplo, já realizou cerca de 50 viagens desde o início do ano. Somente em junho, foram dez viagens para inaugurações de obras (várias delas inacabadas) em Estados como Amapá, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Minas Gerais. 

Apenas no mês passado, foram entregues 3,7 mil unidades do programa Minha Casa, Minha Vida, beneficiando aproximadamente 20 mil famílias. No caso do Minha Casa, Minha Vida, dos onze atos de entregas de moradias realizados pela presidente durante o ano de 2014, três ocorreram em junho.Nesta última semana em que a lei permite atos de inauguração de obras, a presidente participou, no Rio de Janeiro, de assinatura de contratos de financiamento de água na Baixada Fluminense, da entrega de 496 unidades habitacionais em Vila Velha (ES). Nesta quinta, a presidente pretende entregar outras 224 casas no Distrito Federal. Ainda hoje, estão previstas mais solenidades do programa habitacional do governo em Curitiba (PR). Na sexta, a presidenta deve ir ao Rio Grande do Sul para inaugurar um hospital. Várias dessas obras, entretanto, estão inacabadas. Somente no Rio de Janeiro, desde 1º de junho, a presidente inaugurou duas obras ainda em fase de conclusão: o BRT Transcarioca, corredor exclusivo de ônibus entre o aeroporto a Ilha do Governador e a Barra da Tijuca (das 47 estações previstas, apenas 17 estavam em funcionando) e o Arco Metropolitano, estrada de 145 quilômetros que ligará o Porto de Itaguaí até Duque de Caxias. Dos 145 quilômetros previstos no Arco Petropolitano, apenas 71 quilômetros estão prontos. Na Bahia, a presidenta entregou o primeiro trecho do metrô de Salvador, no dia 11 de junho. As obras do metrô em Salvador, no entanto, serão concluídas apenas em janeiro do ano que vem. Em Brasília, dia 13 de junho, a presidenta inaugurou uma obra inacabada do BRT Expresso DF, que liga as cidades satélites de Santa Maria e Gama à Rodoviária do Plano Piloto, no centro da Capital Federal. No dia da solenidade, apenas o primeiro trecho estava pronto. Nesta quarta-feira, em Vila Velha, a presidenta inaugurou obras inacabadas até do programa Minha Casa, Minha Vida. Ao todo, foram entregues apenas 496 casas de 1.488 inicialmente previstas nos residenciais Vila Velha I, II e III. As chaves do residencial Vila Velha dois serão entregues em 90 dias e do Vila Velha III, apenas no final do ano.