Em sessão solene no Legislativo, Brumado se despede do padre José Silva

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 10 Jun 2014
  • 07:38h

O padre José Silva externou a sua gratidão ao povo brumadense durante o seu pronunciamento (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

A noite desta segunda-feira (09) foi emblemática para os católicos brumadenses, já que um de seus sacerdotes mais queridos está deixando a cidade para cursar doutorado em Filosofia na cidade de Belo Horizonte e a sua despedida foi realizada por meio de uma sessão solene no Legislativo Municipal. Com a presença de várias autoridades políticas e eclesiásticas, a Câmara de Vereadores de Brumado foi palco de uma cerimônia marcante, a qual foi realizada através de um requerimento de autoria do vereador Weliton Lopes (SDD), que fez questão de prestar uma homenagem ao padre José Silva Figueiredo, que atuou como sacerdote na sacristia de Brumado por 12 anos. Após o primeiro momento do pequeno expediente e das votações, a sessão foi transformada em solene pelo presidente Alessandro Lobo, que convidou as autoridades presentes para compor a mesa. Após vários pronunciamentos exaltando o trabalho realizado pelo padre José Silva, o autor do requerimento, vereador Weliton Lopes foi até a tribuna livre e fez um pronunciamento emocionante, traçando a trajetória de quem segundo ele “prestou serviços relevantes para Brumado na área social e política”. Falando de sua admiração pelo pároco, Lopes descreveu que “em um encontro político no meio rural eu fui informado que o padre José Silva compareceu ao local para falar de política. Aquilo me deixou intrigado e fui pesquisar se padres poderiam ter ações políticas, foi quando me deparei com um memorando do papa João XXIII, datado do século XVIII e ai vi que estava há mais de 100 anos atrasado, pois a igreja sempre foi ativa na área sociopolítica” e complementou citando que “foi ai que começou a minha admiração pelo padre José Silva, onde me curvei às suas ações e reconheci a sua grandeza de alma, mesmo militando em lados políticos opostos”. Após o pronunciamento o vereador Weliton Lopes, juntamente com o presidente Alessandro Lobo, entregaram a placa homenageando o padre José Silva. 

O vereador Weliton Lopes e o presidente Alessandro Lobo no momento da entrega da placa que homenageou o padre José Silva (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)