Com baixa participação popular Dires 19 realiza AP sobre a Dengue

  • Daniel Simurro / Brumado Urgente
  • 14 Nov 2013
  • 09:49h

Com a presença de várias autoridades e servidores da área, mas com baixa participação popular a audiência foi considerada positiva (Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente)

A frase emblemática “A Dengue é uma Luta de Todos” não pode ser aplicada à Audiência Pública que foi realizada na noite desta quarta-feira (13) na Câmara de Vereadores de Brumado numa ação conjunta da 19ª Dires/Suvisa/Divep/Sesab, já que a participação popular foi quase inexistente. A não participação da população não pode ser atribuída à falta de publicidade do evento, já que o mesmo foi muito bem divulgado pela cidade, então, nas conjecturas, alguns participantes arriscaram dizer que o horário e o dia eram impróprios, já que nas noites de quarta-feira a paixão pelo futebol fala mais alto, mas também existiram aqueles que afirmaram que o povo de Brumado não tem mais interesse em audiências públicas. Independente disso, a Audiência Pública foi muito proveitosa, já que as renomadas palestrantes, Dra. Alcina Marta de Souza Andrade, da Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde (Suvisa) e Dra. Maria Aparecida Araújo, da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) fizeram uma ampla explanação sobre o tema, mostrando dados estatísticos e o mapeamento da Dengue na Bahia, que teve em 2009, o maior surto da doença, sendo que, até outubro de 2013, foram notificados 78.368 casos da doença no estado. O município de Brumado está na preocupante 9ª colocação no ranking dos municípios com maiores números de casos na Bahia, com 2.231 casos notificados. Devido a isso, a presença da população era vital para tomar conhecimento desses dados e também ser alertada sobre as medidas preventivas que devem ser constantes. Na hora de um surto a população cobra das autoridades ações emergenciais de combate, mas a prevenção é uma das armas mais eficazes contra a Dengue. 

Dra. Alcina Marta de Souza Andrade, da Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde (Suvisa) fez uma palestra muito ampla sobre a Dengue na Bahia (Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente)