Brumado: SERAFA irá oferecer serviços de proteção social de alta complexidade; inauguração aconteceu nesta quinta-feira (16)

  • 17 Jun 2016
  • 09:37h

O momento do descerramento da placa inaugural (Foto: Divulgação)

O setor de Desenvolvimento Social e Cidadania de Brumado teve mais marco operacional muito importante nesta quinta-feira (16) com a inauguração do SERAFA - Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora, um serviço de suma importância que irá oferecer ações de alta complexidade na área social, que irá promover o acolhimento familiar de crianças e adolescentes afastadas temporariamente de sua família de origem. A conquista só foi possível graças aos esforços da equipe da Sesoc, que vem ampliando de forma significativa a rede de proteção do município. A cerimônia inaugural contou com a presença do prefeito Aguiberto Lima Dias, que fez questão de estar presente ao evento; de secretários municipais, vereadores, membros do Comdica, usuários da Rede de Proteção e da equipe da Sesoc que é comandada pela secretária Themes Narvaes. O evento aconteceu na sede da entidade que fica na Rua Gutemberg Leal, 44, Bairro das Flores.

Saiba o que é o SERAFA

O SERAFA, oferecerá um serviço que organizará o acolhimento de crianças e adolescentes, afastados da família por medida de proteção, em residência de famílias acolhedoras cadastradas. É previsto até que seja possível o retorno à família de origem ou, na sua impossibilidade, o encaminhamento para adoção. O serviço é o responsável por selecionar, capacitar, cadastrar e acompanhar as famílias acolhedoras, bem como realizar o acompanhamento da criança e/ou adolescente acolhido e sua família de origem. O Serviço deverá ser organizado segundo os princípios, diretrizes e orientações do Estatuto da Criança e do Adolescente e do documento “Orientações Técnicas: Serviços de Acolhimento para Crianças e Adolescentes”, sobretudo no que se refere à preservação e à reconstrução do vínculo com a família de origem, assim como à manutenção de crianças e adolescentes com vínculos de parentesco (irmãos, primos, etc.) numa mesma família. O atendimento também deve envolver o acompanhamento às famílias de origem, com vistas à reintegração familiar. O serviço é particularmente adequado ao atendimento de crianças e adolescentes cuja avaliação da equipe técnica indique possibilidade de retorno à família de origem, nuclear ou extensa. 

A secretária Themes Narvaes em seu pronunciamento falando da importância do Serafa (Foto: Divulgação)