Cuidado com as mídias sociais: seu futuro empregador está de olho

  • G1
  • 29 Mai 2016
  • 16:00h

(Foto: Reprodução)

As fotos daquela última festa animada podem custar seu próximo emprego. Duvida? Uma pesquisa da CareerBuilder com mais de 5 mil profissionais mostrou que 60% dos empregadores usam as redes sociais para pesquisar candidatos a emprego nos Estados Unidos. Há dez anos, apenas 11% tinham essa prática – uma alta de cerca de 500%! Entre os que pesquisam a vida dos candidatos online, 49% dizem ter encontrado informações na rede para desistir da contratação. Veja abaixo as principais informações encontradas que os fizeram mudar de ideia:

 

- Fotos, videos ou informações provocantes ou inapropriadas (46%)
- Informações sobre o candidato bebendo ou usando drogas (43%)
- Comentários discriminatórios sobre raça, religião, gênero etc. (33%)
- Críticas a outros empregadores ou colegas de trabalho (31%)
- Baixa habilidade de comunicação (29%) 

E mesmo que você não esteja planejando trocar de emprego, cautela e canja de galinha não fazem mal a ninguém: 41% dos entrevistados dizem usar as redes sociais para pesquisar os atuais funcionários – e 26% dizem já ter encontrado conteúdo que os levou a repreender ou demitir um empregado.