Bahia registra a 11ª morte por H1N1

  • G1 BA
  • 28 Abr 2016
  • 15:12h

(Foto: Reprodução)

Uma criança de seis anos morreu vítima de H1N1 na cidade de Teixeira de Freitas, localizada na região sul da Bahia, segundo informações divulgadas nesta quarta-feira (27) pela Secretaria Municipal de Saúde. De acordo com o órgão, a morte ocorreu na semana passada e é a segunda por H1N1 registrada na cidade - a primeira foi de um bebê de oito meses, no dia 13 de abril. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a criança de seis anos, que não teve o sexo divulgado, morreu na última sexta-feira (22), 24 horas depois de dar entrada na Unidade Municipal Materno Infantil (UMMI) com sintomas da gripe. Conforme o órgão, a morte por H1N1 foi confirmada após exame realizado em laboratório de Salvador e já foi informada à Secretaria Estadual de Saúde (Sesab).

 

A assessoria de comunicação da Sesab informou, no entanto, que ainda não tem conhecimento da segunda morte por H1N1 em Teixeira de Freitas e que um novo boletim só será divulgado no dia 3 de maio.No último balanço, divulgado na terça-feira (26), o órgão informava nove mortes no estado, sem incluir o segundo óbito em Teixeira de Freitas e a morte da médica cubana Clara Elisa Gonzales, de 42 anos, vítima de H1N1 em Barreiras. Portanto, já são 11 mortes por H1N1 em toda a Bahia. A Secretaria de Saúde de Teixeira de Freitas disse que, após a confirmação de dois casos de infecção por H1N1 no município, a prefeitura decidiu intensificar a vacinação já que o fluxo nos postos de saúde aumentou. Segundo a secretaria, o município conseguiu antecipar a liberação do 2º lote de vacinas (mais de 20 mil doses), referente a 40% da remessa, que chegou na terça-feira (26). A prioridade, segundo o órgão, é para crianças abaixo de cinco anos e idosos acima de 60 anos. A Secretaria informou, ainda, que espera receber até sexta-feira (29) um lote adicional para que possa ser aplicado durante o "Dia D", que ocorre no sábado (30). A vacinação em Teixeira de Freitas teve início no dia 18 de abril e, segundo a Secretaria de Saúde, vai se estender até que todo o público-alvo seja vacinado.

Mortes
Até esta quarta, além de Teixeira de Freitas e Barreiras, mortes por H1N1 foram confirmadas em Salvador (5); Vitória da Conquista (1); Ibipeba (1) e Boquira (1). Em Conquista, a vítima foi uma jovem de 23 anos. No último boletim divulgado na terça, a Sesab informou que 38 casos da doença foram confirmados. Salvador tem o maior número de casos registrados da H1N1 no estado (22) e também o maior número de mortes. O "Dia D" da imunização contra gripe H1N1 na capital baiana não será realizado no sábado (30), como estava previsto pela campanha nacional promovida pelo Ministério da Saúde, porque a cidade está com baixo estoque de doses da vacina. A cidade de Barreiras também suspendeu o "Dia D" devido a falta de vacinas. Além da capital, foram registrados casos da doença em Lauro de Freitas (3); Guanambi (3); Vitória da Conquista (2), Boquira, Boa Nova, Feira de Santana, Ibipeba, Ibirataia, Jacobina, Rio de Contas e Teixeira de Freitas, cada uma com um caso. O Ministério da Saúde também atualizou os dados em todo o país na segunda-feira (25). Até o dia 16 de abril, segundo o Ministério, foram 230 mortes no Brasil. A Bahia é o sexto estado com maior número de mortes provocadas pela H1N1 no país. São Paulo lidera o ranking com 119 óbitos.