Comando da PM faz balanço positivo das ações durante o CarnaBrumado 2014

  • Daniel Simurro / Brumado Urgente
  • 07 Mar 2014
  • 12:22h

O major Silvio Berlink apresentando os gráficos comparativos durante a entrevista coletiva (Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente)

As projeções de que Brumado poderia ter um Carnaval com altos índices de violência não se cumpriram e o que houve sim foi uma grande reversão de expectativa, já que as incidências foram menores do que em 2012. Diante disso, o major Silvio Berlink, comandante da 34ª CIPM, concedeu na manhã desta sexta-feira (07), uma coletiva de imprensa para passar o balanço das ações de sua corporação.  Com a sua cordialidade que lhe é peculiar, o comandante iniciou citando que “em primeiro lugar eu quero parabenizar e agradecer o povo de Brumado pela sua demonstração de consciência em não levar armas para o circuito, atendendo na sua plenitude a nossa solicitação. Tivemos um Carnaval de Paz, o que vem comprovar que todo o planejamento feito teve um resultado muito satisfatório”.  Ele continuou “o nosso balanço é positivo, porque no comparativo com o Carnaval de 2012, os números mostram uma redução proporcional de cerca de 30% dos índices de violência. Não tivemos registros de roubos e furtos no circuito, somente algumas questões corriqueiras como desacatos, agressões e coisas do gênero”.

 


O major Silvio Berlink destacou o videomonitoramento do circuito como um dos fatores que mais contribuíram para o sucesso das ações (Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente)

 

Questionado sobre os fatores que contribuíram para essa redução dos índices, ele respondeu que “alguns fatores foram vitais como o monitoramento eletrônico, que aproveito para parabenizar a grande qualidade do serviço prestado pela empresa PortalSat, que obteve 100% de cobertura do circuito o que contribuiu de forma muito significativa para o nosso trabalho. Outra coisa que não podemos deixar de mencionar foi o trabalho feito com o detector de metais, que também foi muito útil e, por fim, a parceria com a prefeitura e todos os órgãos, na formação dessa rede proativa que teve uma resolutividade muito grande, proporcionando um ambiente muito agradável para que os foliões pudessem brincar a vontade o seu carnaval”.  O comandante ainda destacou que “não posso deixar de parabenizar também a todos os policiais militares que atuaram na segurança da festa, aos colegas de Guanambi e da Cipe/Sudoeste, que deram o melhor de si para que tudo transcorresse no clima da normalidade”. E finalizou dizendo que “a equipe de oficiais está fazendo o balanço final dos dados, para que a quantificação seja exata e, em seguida, vamos analisar onde existiram algumas deficiências para que em 2015 o trabalho seja ainda melhor, pois fazemos questão disso, melhorar sempre, tendo a parceria com a população, com a imprensa, com os órgãos públicos como fator preponderante para o sucesso”. 

O corpo de oficiais da 34ª CIPM reunido analisando os dados e já fazendo o planejamento para 2015 (Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente)