Brumado Urgente

Brumado Urgente


O ano de 2013 se encerrará com número recorde de eleições suplementares

Os números podem chegar até 77 prefeitos afastados do cargo

Quarta | 06.11.2013 | 07h36
Autor: Informações da Folha de São Paulo


O Brasil deve fechar o ano de 2013 com o maior número de eleições suplementares da história. Segundo calendário do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), já foram realizadas 59 votações. Outras 18 estão marcadas para novembro e dezembro. Caso não haja ações quem impeçam a realização das novas eleições, serão 77 este ano. As eleições suplementares são realizadas quando um prefeito eleito é afastado em definitivo pela Justiça, e uma nova votação direta é marcada. Até então, o ano com maior número de eleições suplementares tinha sido o de 2009, quando foram realizadas 70 novas eleições. Nos quatro anos da legislatura passada foram 163 votações, um recorde, segundo especialistas consultados pelo UOL. A região com maior quantidade de eleições é o Sudeste, com 24 municípios com novas eleições realizadas ou marcadas para este ano. Em seguida vem o Sul, com outras 21. São e Rio Grande Sul lideram a lista de Estados, com 13 eleições. 

Relator apresenta novo texto do Marco Civil da Internet

Quarta | 06.11.2013 | 07h27
Autor: por Erich Decat | Agência Estado


O novo texto do relatório do Marco Civil da Internet, apresentado nesta terça-feira (5) mantêm o princípio da neutralidade de rede e determina que a questão da criação de data centers no País seja regulamenta por meio de um decreto do Executivo. Redigido junto com o Palácio do Planalto, o texto foi apresentado pelo relator do projeto, deputado Alessandro Molon (PT-RJ), que ressaltou como pilares da proposta a neutralidade de rede, a privacidade do usurário e a liberdade de expressão. Quanto ao princípio da neutralidade da rede, principal ponto de controvérsia, o petista pontuou que não deverá recuar. De acordo com a proposta, não deve haver qualquer tipo de privilégio na transmissão dos dados, independentemente de conteúdo, origem e destino, serviço, terminal ou aplicativo. Dessa forma, ficaria impedido de se criarem "pacotes" para se ter acesso a determinados conteúdos da internet. As empresas de telecomunicação se queixam desse modelo, sob alegação de que a regra poderia engessar o crescimento das redes. "Se a neutralidade for derrubada, não estarão votando contra o relator mas contra 100 milhões e internautas" disse Molon, que ressaltou que o texto apresentado nesta terça foi discutido ponto a ponto com a presidente Dilma. 

Brumado: I Encontro dos Amigos do Disco de Vinil foi sucesso total

Tributo ao Disco de Vinil deve virar sequência

Terça | 05.11.2013 | 20h46
Autor: Daniel Simurro / Brumado Urgente


Foi só alegria e descontração no encontro dos amigos do vinil (Foto: Divulgação)

Quem fez parte da “velha guarda” com certeza fez parte da história do Disco de Vinil, ou como era conhecido tecnicamente o velho e bom Long Play, que embalou gerações e consagrou os grandes “monstros” da música mundial. Desenvolvido no final da década de 40, onde a tecnologia da época descobriu no vinil uma capacidade incrível de reprodução musical, o disco de vinil foi a grande coqueluche da época. Com o seu apogeu nas décadas de 60,70 e 80, o Vinil foi o companheiro das grandes baladas e marcou época no Brasil. Em Brumado a história do Vinil pode ser contada por um grupo de amigos, que frequentava o Restaurante Jurema, nos anos 80, os quais eram apaixonados por música e,, consequentemente, pelo disco de vinil. Visando recordar os bons tempos, o mesmo grupo, se reuniu no mês de outubro para fazer uma grande celebração ao Disco de Vinil na área do Parque de Exposições Santa Inês, onde houve muita comemoração e muita música é claro, tendo no comando das pick-ups (onde só reinos o Disco de Vinil) o grande Jorjão do Som, um dos maiores colecionadores de disco de vinil da região. Durante o evento houve um grande flash-back, onde foram relembrados os velhos tempos, onde a música, segundo os participantes, “era muito mais música”. O encontro foi um grande sucesso, tanto que já está em estudo a realização do IIº Encontro dos Amigos do Disco de Vinil de Brumado, desta feita com a participação da ala feminina, já que as mulheres não poderiam ficar de fora dessa história que retrata um período muito interessante de Brumado. 

Lúcio de Binha um dos brumadenses mais antigos da turma (Foto:Divulgação)

Futuro da FIOL em Brumado e região será objeto de Audiência no Legislativo

O evento acontecerá na próxima quinta-feira (21) às 14:00 horas

Terça | 05.11.2013 | 16h45
Autor: Daniel Simurro / Brumado Urgente


(Imagem Ilustrativa: Composição Brumado Urgente)

A FIOL – Ferrovia de Integração Oeste Leste foi considerada, no primeiro momento, como a grande redenção para inúmeras cidades da Bahia, já que ela iria criar milhares de postos de trabalho e promover um grande salto qualitativo na economia das cidades. Lançada com a pompa das obras faraônicas a “ferrovia dos sonhos”, mesmo antes de se ensaiar o toque do “apito da locomotiva”, esbarrou na corrupção, a qual teve na figura do ilustre José Francisco das Neves, o ilustre Zuquinha, seu protagonista, o qual foi substituído pelos rigores do Planalto, sendo acusado de se beneficiar de um esquema de compra e venda de propriedades que beiravam a ferrovia. Zuquinha que foi trazido na época pela deputada Ivana Bastos (PSD) a Brumado, acabou sendo esquecido, mas ficaram as incertezas sobre o que seria do futuro da FIOL. 

CNJ determina afastamento de presidente e ex-presidente do TJ-BA

Terça | 05.11.2013 | 15h24
Autor: por Cláudia Cardozo


(Foto: Reprodução)

O Plenário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidiu pela abertura de um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) contra o presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), desembargador Mario Alberto Hirs, e contra a ex-presidente da Corte baiana, Telma Britto. O pleno ainda decidiu, por maioria dos votos, pelo afastamento dos desembargadores de suas funções até a conclusão do PAD. Dos 15 conselheiros, apenas quatro votaram contra o afastamento dos magistrados. Os conselheiros também decidiram que os autos deverão ser remetidos ao Ministério Público da Bahia (MP-BA), ao Ministério Público Federal (MPF) e a seccional baiana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-BA), para que apurem supostos casos de improbidade administrativa sobre o pagamento dos precatórios investigados em sindicância da Corregedoria Nacional de Justiça.

Tribunal de Justiça chega ao fundo do poço

Terça | 05.11.2013 | 15h04
Autor: Por Samuel Celestino / Bahia Notícias


(FotoMontagem: Daniel Simurro / Brumado Urgente)

Não me cabe julgar a decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que, na manhã de hoje, afastou das suas funções o presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, Mario Hirs, e a ex-presidente, Telma Brito, que tanto perseguiu o funcionalismo da Casa. Surpreendeu o resultado da decisão: 11 votos contra quatro, resultado que aumenta o desconforto do Judiciário da Bahia, que se nunca foi dos melhores - pelo contrário - atravessa, como aponta o julgamento do CNJ, uma situação singular. Na verdade, pelo que se tem notícia, trata-se da primeira vez que acontece uma determinação como a que foi aprovada pelo pleno do Conselho. Se não me cabe julgar, nada me impede de entender que, no meu sentir, os dois são mais vítimas de erros judiciais, em relação aos precatórios, do que o entendimento do CNJ. Não houve dolo, creio, nas ações do presidente e da ex-presidente, ainda no meu pensar, que seguramente está sujeito a erro porque magistrado eu não sou, nem, também, advogado, mas mero bacharel em Direito que se debandou, desde a faculdade, para exercer o jornalismo baiano e emitir opiniões, como agora o faço. 

Brumado: Rede Pública de Saúde oferece atenção integral aos recém-nascidos

Imunização nos primeiros dias de vida está sendo ampliada no (HMPMN) Hospital Municipal Professor Ma

Terça | 05.11.2013 | 11h53
Autor: Brumado Urgente


(Foto: Divulgação)

A imunização desde os primeiros dias de vida vem sendo uma postura que está sendo cada vez mais recomendada pela OMS – Organização Mundial de Saúde, a fim de se combater a mortalidade infantil. O município de Brumado, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vem cada vez mais ampliando suas ações nesse sentido, tanto que, a partir do mês de outubro foi implantada a administração das vacinas BCG e Hepatite B na maternidade do HMPMN, promovendo-se assim a prevenção nos recém-nascidos das formas graves da Tuberculose e Meningite Tuberculosa, bem como da hepatite B. Assim que a mãe recebe alta, automaticamente também receberá o Cartão da Criança, que irá oferecer todas as informações e orientações sobre o crescimento / desenvolvimento e imunização da criança. 

Brumado: Vereadores em clima de Novembro Azul

Terça | 05.11.2013 | 11h02
Autor: Daniel Simurro / Brumado Urgente


Os vereadores brumadenses aderiram integralmente à campanha do Novembro Azul (Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente)

Após o sucesso da Campanha “Outubro Rosa”, os vereadores de Brumado entram no clima do “Novembro Azul”, que visa à conscientização da classe masculina sobre a importância da realização do Exame de Próstata, como forma de prevenção da doença. Na sessão desta segunda-feira (04) todos os vereadores presentes ao parlamento brumadense estampavam em suas lapelas o laço azul, que é o símbolo da campanha. A participação mais ativa dos parlamentares brumadenses nessas campanhas de conscientização da população vem ganhando força na gestão do presidente Alessandro Lobo, o qual é médico geriatra e, por isso, conheça de perto os riscos do câncer de próstata. “Realmente estamos buscando a formação de uma unidade nesses grandes temas e ficamos muito felizes que todos os nossos pares estão participando dessas campanhas de forma muito ativa”, ressaltou Lobo. Ele ainda destacou que “a importância da realização do exame preventivo é vital, então, aproveito para convocar a todos os homens brumadenses com mais de 40 anos a ir a uma unidade de saúde e realizar o exame”.

Brumado: Trio de Vereadores do PT anuncia apoio total à candidatura de Everaldo

Terça | 05.11.2013 | 09h39
Autor: Daniel Simurro / Brumado Urgente


Os vereadores José Carlos de Jonas (esquerda), Catoze (centro) e Zé Ribeiro confirmaram o apoio irrestrito à candidatura de Everaldo no PED 2013 (Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente)

O PED 2013 (Processo Eleitoral Direto) que acontecerá no próximo domingo (10) vem agitando a militância petista em todo o país, onde irá se escolhar os novos presidentes da legenda a nível nacional, estadual e local . Em Brumado, assim como na maioria das cidades aonde o PT vem conquistando espaço, existe um clima de forte rivalidade, sendo que os candidatos vêm buscando apoios importantes para conquistar a vitória. A briga que, a nível local, está polarizada entre Ernesto Marques e Everaldo Anunciação, está esquentando e nessa segunda-feira (05) após a sessão ordinária do Legislativo de Brumado, os três vereadores do PT, Zé Ribeiro, Catoze e Zé Carlos de Jonas, anunciaram oficialmente ao Brumado Urgente o seu apoio total à candidatura de Everaldo Anunciação. Segundo eles “Everaldo é que detém as melhores propostas e pode trazer avanços importantes para a legenda”. O trio ainda destacou que “em recente encontro em Salvador, constatamos que o projeto de Everaldo contempla o crescimento da legenda em cidades como Brumado, então, visando o fortalecimento nesse sentido é que estamos dando o total apoio à sua candidatura, pois o PT de Brumado irá ganhar muito com a sua vitória”. Questionados sobre os confrontos internos com a outra ala do PT local, eles apenas se limitaram a dizer que “o PT é um partido altamente democrático, então essa pluralidade é normal”.  E fizeram questão de ainda observar que “Everaldo tem o apoio da ex-deputada Marizete Pereira e do ex-vice governador Edmundo Pereira e de várias lideranças locais que ingressaram recentemente no PT de Brumado. Além dos deputados Zé Raimundo e Waldenor Pereira, os quais têm uma ligação importante com Brumado, além do apoio do atual presidente Jonas Paulo e do secretário Rui Costa, então, com certeza ele é o melhor nome para presidir o PT e temos uma forte expectativa que as urnas confirmarão isso no próximo domingo”. 

Abertas as inscrições para o Femp-b Edição 2013

Terça | 05.11.2013 | 08h52
Autor: Divulgação


(Divulgação)

O Femp-b II edição acontecerá nos dias 12, 13 e 14 de dezembro na Praça Cel. Zeca Leite com o apoio da Prefeitura Municipal de Brumado através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Serão R$ 10.000,00 (dez mil reais) em prêmios. Os interessados em participar deverão acessar o site www.festivaisdobrasil.com.br para obter todas as informações, inclusive a ficha de inscrição. As inscrições estarão abertas até 20 de novembro.

Regulação da Internet no Brasil é tema de debate na Uesb de Conquista

Terça | 05.11.2013 | 07h33
Autor: Blog do Rodrigo Ferraz


(Foto: Reprodução Facebook)

Estudantes do curso de comunicação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e de engenharia da computação, jornalistas e professores participaram, na noite desta segunda-feira (04), no campus da instituição em Vitória da Conquista , de um debate sobre o Marco Civil da Internet. Trata-se de um projeto de Lei que objetiva a regulação da Internet no Brasil, estabelecendo direitos e deveres, assegurando proteção, privacidade e liberdade de expressão a todos que navegam no ciberespaço. A discussão surgiu após a aprovação do projeto de lei 84/99, conhecida como AI-5 Digital, do então senador Eduardo Azeredo (PSDB) que impõe censura, detenção e um sistema de vigilância na rede em nome de uma falsa segurança. O debate na Uesb contou com a participação, via skype, da  ativista Beá Tibiriçá, diretora do Coletivo Digital (SP), além da presença de Claudio de Jesus, gerente do Núcleo de Informática da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista. Através da participação popular em parceria com o Poder Executivo, a proposta do Marco Civil foi redigida, reunindo um conjunto de responsabilidades inspirados na Constituição Federal de 1988, assegurando liberdade de uso da rede, apontando direitos de quem a utiliza e deveres de quem fornece o acesso.

Praga na lavoura faz Ministério da Agricultura decretar estado de emergência no oeste baiano

Terça | 05.11.2013 | 07h05
Autor: Informações da Agência Brasil.


O Ministério da Agricultura declarou estado de emergência fitossanitária no oeste da Bahia, por causa da praga Helicoverpa armigera, lagarta que causa prejuízo principalmente às lavouras de milho, soja e algodão. O anúncio foi publicado na edição desta segunda-feira (4) do Diário Oficial da União e tem validade de um ano. O estado de emergência permite rapidez na adoção de medidas em casos que necessitem de controle imediato de pragas e o governo da Bahia terá autoridade para adotar ações de controle à lagarta nos próximos dias, que serão detalhadas no Diário Oficial ainda nesta semana. A legislação prevê, inclusive, autorização para uso de agrotóxicos. No entanto, não podem ser usados produtos que causem graves danos ao meio ambiente ou para os quais o Brasil não disponha de métodos de desativação de componentes. 

Choveu granizo na Bahia

Fenômeno aconteceu na tarde desta segunda-feira (04) pela primeira vez no Vale do Jiquiriçá

Segunda | 04.11.2013 | 20h06
Autor: Brumado Urgente


(Foto: Reprodução)

Na tarde desta segunda feira (04), choveu granizo no Vale do Jiquiriçá, O fenômeno foi registrado na cidade de Jiquiriçá e em alguns bairros de Mutuípe. Essa e a primeira vez que se tem registro do fenômeno na região. Até o momento não foi registrado danos, até porque as pedras de gelo que caíram era muito pequenas, segundo o relato do morador Luís Henrique foram mais de 25 minutos de pedrinha de gelo caindo sobre a cidade, os donos de veículos ficaram temerosos quantos aos para-brisas. De acordo com a estação Clima Tempo vai continuar chovendo na região até a próxima quarta feira (06), com possibilidade de trovões, para está terça (05) são esperados 14mm de chuva.

Estudo mostra que sair para beber com amigos duas vezes por semana faz bem à saúde dos homens

Segunda | 04.11.2013 | 17h19
Autor: Informações do Daily Mail.


(Foto: Ilustração)

Uma pesquisa realizada pelo diretor do grupo de pesquisa social e evolucionário de neurociência da Universidade de Oxford, no Reino Unido, Robin Dunbar, pode dar respaldo científico para os homens que gostam de sair com amigos do mesmo sexo para "tomar uma". O estudo provou que a prática de ingerir bebida alcoólica até duas vezes por semana melhora a saúde masculina. O esporte coletivo, a exemplo do “baba” no fim de semana, pode também contribuir para o bem-estar mental e físico dos homens. De acordo com a pesquisa, aqueles que mantêm grupos sociais são mais saudáveis podem ser recuperar de uma doença mais rapidamente e tendem a ser mais generosos. O estudo mostra que os homens precisam realmente se reunir pessoalmente para evitar que a qualidade de suas amizades caia. 

Grupo de advogados declara apoio ao presidente do TJ-BA

Segunda | 04.11.2013 | 16h45
Autor: Da Redação


Foto: Ascom / TJ-BA

Um grupo de advogados se reuniu, no final da manhã desta segunda-feira (4), para formalizar o apoio ao presidente do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA), desembargador Mário Alberto Hirs, acusado, juntamente com a sua antecessora, Telma Britto, de irregularidades no pagamento de precatórios. De acordo com reportagem do jornal Folha de S. Paulo, estão na pauta da sessão desta terça (5) do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) quatro sindicâncias que apontaram os desembargadores como responsáveis por adotar índices de correção indevidos para as dívidas do poder público reconhecidas pelo Judiciário. “Em todos esses anos de magistratura, nunca houve qualquer denúncia contra o desembargador Mário Alberto Hirs e estamos aqui para demonstrar o nosso apoio”, defendeu o advogado Ademir Ismerim. “O desembargador é uma pessoa de conduta ilibada, merece o nosso apoio e a nossa solidariedade. Não sei que interesses há por trás dessas acusações, mas o presidente do Tribunal não faz cálculos de precatórios. Isso não é de responsabilidade dele”, argumentou o advogado Vandilson Costa.

Itapetinga: Funcionários da Uesb param por falta de pagamento dos salários

Segunda | 04.11.2013 | 16h09
Autor: Informações do Blog do Diga Diga


Foto: Blog do Diga Diga

Funcionários terceirizados que prestam serviço à Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Campus de Itapetinga, paralisaram as atividades nesta segunda-feira (4) por conta dos salários atrasados. De acordo com Elivan Oliveira dos Santos, representante do Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza Pública do Sul e Extremo Sul da Bahia (Sindilimp), em entrevista ao Blog do Diga Diga, os vencimentos não são pagos desde outubro último. Além disso, os trabalhadores estão sem fardamento e sem vale alimentação. “O Estado disse que repassou o dinheiro para a empresa responsável pelo pagamento, mas até o momento o dinheiro não caiu na conta, vamos continuar a paralisação até que o problema seja resolvido”, afirmou o representante da categoria. O vice-reitor do campus, professor José Luiz Rech, que acompanha a manifestação realizada nesta segunda, afirmou que o empenho da folha de pagamento foi feito junto ao governo baiano. “A partir deste momento, somos solidários aos funcionários, porque achamos que quem trabalha durante um mês deve receber os seus salários, até porque eles são grandes colaboradores da universidade e do Estado”, condenou Rech.

Arthur Maia faz parte da lista 'Top 10' dos deputados baianos mais faltosos no Congresso Federal

Segunda | 04.11.2013 | 11h28
Autor: Informações do Correio


O deputado Arthur Maia é um dos deputados baianos mais faltosos nas sessões da Câmara dos Deputados (Foto: Jornal Grande Bahia)

A dois meses do fim do ano, quase 40% da bancada baiana na Câmara dos Deputados faltou a mais de um quinto das 94 sessões no plenário da Casa em 2013. A lista dos dez que menos bateram o ponto em Brasília, de um total de 39 parlamentares, é encabeçada por Sérgio Brito.  O índice de ausência do ex-vereador de Salvador e ex-secretário de Governo no primeiro mandato de João Henrique (PSL) na prefeitura da capital é de 30,9%. Desde o início da legislatura, Brito não compareceu a 29 sessões, cinco delas sem apresentar qualquer justificativa, segundo o boletim de frequência divulgado no portal da Câmara. Para as outras 24, o deputado atribuiu a “obrigações político- partidária”. No top 10 dos baianos mais ausentes estão ainda Popó Freitas (PRB), Arthur Maia e Luiz Argôlo (Solidariedade), Cláudio Cajado (DEM), Jânio natal (PRP), João Leão (PP) e Edson Pimenta (PSD). Embora tenham percentual de ausência um pouco maior que a do campeão Sérgio Brito, Zezéu Ribeiro e Nelson Pelegrino, ambos do PT, tiveram grande parte de suas 31 faltas, cada, justificadas, no caso de Zezéu, por questões de saúde e por missões parlamentares autorizadas, motivo apresentado 28 vezes por Pelegrino. Na lista dos que estão com índice zero de faltas, despontam Amauri Teixeira (PT), Antonio Brito (PTB) e Jutahy Junior (PSDB). Completam o ranking dos mais presentes Félix Mendonça Jr. (PDT), com uma falta, Oziel Oliveira (PDT) e Roberto Britto (PP), ambos com quatro faltas.

Presidente do TJ da Bahia é acusado de fraudar R$ 448 milhões

Segunda | 04.11.2013 | 11h07
Autor: Informações da Folha


(Foto: Bocão News)

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decide nesta semana se abre processo disciplinar contra o presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, Mário Alberto Simões Hirs, e sua antecessora, Telma Laura Silva Britto, acusados de irregularidades que teriam causado prejuízo de R$ 448 milhões aos cofres do Estado, informa o jornal Folha de São Paulo. Estão na pauta da sessão de amanhã do CNJ quatro sindicâncias que apontaram os dois desembargadores como responsáveis por inflar precatórios pagos pelo Estado, adotando índices de correção indevidos para as dívidas do poder público reconhecidas pelo Judiciário. O corregedor nacional de Justiça, ministro Francisco Falcão, que é relator do caso, propõe a abertura do processo disciplinar e o afastamento temporário dos dois juízes até o fim das investigações. Segundo o CNJ, alguns precatórios tiveram multas e juros recalculados em poucas horas, seguindo pareceres de peritos particulares em vez de parâmetros definidos nas decisões judiciais que reconheceram as dívidas. Em um dos casos examinados, esse procedimento inflou em R$ 170 milhões o valor pago pelo Estado. Em outro, que teria beneficiado um irmão de Telma Britto, o superfaturamento teria atingido R$ 190 milhões. A corregedoria do CNJ encontrou honorários de R$ 120 milhões pagos a advogados que trabalharam em dois processos examinados. 

Brumado Urgente lança sessão “Oportunidades”

Segunda | 04.11.2013 | 10h51


Visando o atendimento constante às transformações do mundo digital e facilitar o acesso à informação e vários outros tipos de modalidades, o Brumado Urgente, dentro do seu lema “Muito mais que Informação”, vem ampliando a sua interface com seus leitores e, atendendo a inúmeras solicitações dos mesmos, está lançando a sessão “Oportunidades”, uma espécie de classificados, que irá oferecer acesso a oportunidades como venda de terrenos, veículos, aparelhos eletrônicos, imóveis, emprego, entre outras. Para participar é só enviar os dados com foto do que será oferecido, juntamente com o referido contato para o email: redacao@brumadourgente.com.br que ele irá ser incluído no menu “Oportunidades”. Então, não perca essa oportunidade e participe. 

Candidato petista diz que PED provará desorganização do PT baiano

Segunda | 04.11.2013 | 10h24
Autor: Brumado Urgente


Ernesto Marques disputa a direção estadual do partido | Foto: Facebook

O jornalista e candidato a presidente do PT na Bahia, Ernesto Marques, fez duras críticas neste domingo (3) à atual direção do seu partido no estado, acusada de “enfraquecer” a sigla do ponto de vista organizativo. O petista, que usou a sua página no Facebook, criticou a maneira como o Processo Eleitoral Direto (PED) é conduzido na Bahia. Marques disputa com Everaldo Anunciação, postulante favorito a suceder o atual presidente Jonas Paulo. “A lógica que presidiu a ideia do ‘chapão’ segue um raciocínio equivocado segundo o qual, quanto menos reflexão, melhor. Quanto menos Política, melhor. Quanto menos debate, melhor. Quanto menos Partido, melhor. Melhor para quem? Melhor para o que?”, questionou. O postulante cita números oficiais da legenda, como o fato de a Bahia ser o quarto maior colégio eleitoral do país, o quarto maior em número de filiados ao PT e apenas o sétimo em aptos a votar. “Será a derradeira prova cabal da política deliberada de desorganização do PT, quando o vistoso número de 93 mil filiados será confrontado com a menor participação proporcional da militância num PED”, estimou. Ernesto ainda ironizou a cúpula da legenda na Bahia, que já teria cantado vitória eleitoral desde o início das discussões da eleição interna. “Vencer o candidato da situação que autoproclama sua vitória desde o dia seguinte à contagem dos boletos de pagamento da contribuição partidária que dá acesso às urnas, será a maior e mais autêntica Vitória de Pirro de toda a história da política baiana”, afirmou.