Em busca do protagonismo na política de Brumado, PT confirma nome de Zé Ribeiro como pré-candidato ao Executivo

  • Brumado Urgente
  • 09 Jul 2019
  • 14:09h

Zé Ribeiro foi o nome escolhido para assumir a pré-candidatura pelo PT (Foto: Reprodução Facebook)

A recente história da política brumadense é composta de ciclos de poder, então, diante disso, as eleições de 2020 podem confirmar essa tendência, ou quebrar o paradigma até então vigente. Dentre as várias forças políticas, o PT – Partido dos Trabalhadores tem uma história mais recente, já que tem cerca de 2 décadas de atuação. Sempre como oposição, a legenda agora se considera pronta para assumir o protagonismo da política local, então, diante disso, na noite desta segunda-feira (08), em reunião do diretório municipal, ficou decidido que o líder da bancada no Legislativo, o vereador Zé Ribeiro será o pré-candidato do PT para a disputa do pleito do ano que vem. A decisão surpreendeu as correntes opositoras, já que várias veiculações na mídia local apontavam um consenso ao ex-prefeito Geraldo Azevedo (sem partido), tanto que foi feita uma reunião nesse sentido há dias atrás. Então, a pré-candidatura de Zé Ribeiro, que será oficializada nos próximos dias com a possível presença de grandes lideranças petistas locais e regionais, traz um novo componente ao cenário pré-eleitoral, o qual mostra que as divergências existem dentro do grupo de oposição, mostrando uma pluralidade de projetos, o que acaba dando mais chances de escolha para os eleitores. Um dos grandes trunfos de Zé Ribeiro, segundo os seus apoiadores, é que ele dono de uma coerência política inquestionável, tendo sido sempre membro da oposição e, por isso possui uma fidelidade partidária e política ao seu grupo louvável, tanto que se tornou, ao longo dos anos, a grande voz contrária ao atual prefeito Eduardo Vasconcelos, o que faria com que a sua pré-candidatura seja genuína.

'Rui coloca em risco as contas do estado ao não apoiar reforma', diz Arthur Maia

  • Redação
  • 09 Jul 2019
  • 11:28h

O deputado federal baiano Arthur Maia (DEM) disse, nesta segunda-feira (8), que o governador da Bahia, Rui Costa (PT), coloca em risco as contas estaduais ao não apoiar a reforma da Previdência.  O parlamentar democrata disse que Rui tenta “jogar para a plateia” e age de forma “irresponsável”. “No fundo, o governador sabe que a Bahia e o Brasil precisam da reforma para garantir a sobrevivência da nossa Previdência. Contudo, prefere adotar uma postura irresponsável, por mera mesquinharia política”, ao não declarar apoio à matéria [...] A reforma ataca os privilégios e protege os mais pobres. O governador sabe disso, mas insiste em manter uma birra política que só prejudica a Bahia e o Brasil. Típico do modus operandi do PT”, afirmou.  Maia ressaltou que, no final do ano passado, após as eleições, Rui mandou para a Assembleia Legislativa um projeto aumentando de 12% para 14% a alíquota de contribuição previdenciária para os servidores estaduais. Com a proposta, aprovada pela Assembleia Legislativa no final do ano, o governo espera economizar R$ 250 milhões anualmente.  “Mas temos aí um déficit de R$ 4 bilhões na Bahia, com tendência de crescimento se nada for feito. O que estamos fazendo é justamente combater esse déficit para manter nossa Previdência e proteger os mais pobres. Rui, por outro lado, ignora a realidade para fazer politicagem”, criticou.

"Não estamos ficando doentes, estamos sendo envenenados"

  • VivaGreen | Brasil sem Vacinas
  • 09 Jul 2019
  • 09:36h

Nas últimas semanas, duas grandes organizações médicas emitiram avisos separados sobre substâncias químicas tóxicas nos produtos que nos rodeiam. As substâncias não estão regulamentadas, dizem eles, e estão ligadas ao câncer de mama e próstata, deformidades genitais, obesidade, diabetes e infertilidade. “A ampla exposição a produtos químicos tóxicos ambientais ameaçam a reprodução humana saudável”, diz a Federação Internacional de Ginecologia e Obstetrícia, advertiu em um comunicado no mês passado. Os avisos são um lembrete de que a indústria química herdou o manto da indústria do tabaco, minimizando a ciência e a resistência à regulação de maneira que causam danos devastadores para os cidadãos inocentes. Na década de 1950, os pesquisadores achavam que os cigarros causavam câncer, mas o sistema político demorava a dar uma resposta. Agora, o mesmo está acontecendo com produtos químicos tóxicos. O foco da federação ginecológica é sobre os produtos químicos que imitam os hormônios sexuais e muitas vezes confundem o corpo. Desreguladores endócrinos são encontrados em pesticidas, plásticos, cosméticos, xampus e recibos dos registo de dinheiro, alimentos e inúmeros outros produtos.

“A EXPOSIÇÃO A PRODUTOS QUÍMICOS TÓXICOS DURANTE A GRAVIDEZ E LACTAÇÃO É ONIPRESENTE”, disse a organização, acrescentando que as mulheres

grávidas quase em todos nos Estados Unidos tem pelo menos 43 contaminantes químicos diferentes em seu corpo. Um relatório do Instituto Nacional do Câncer constata que “UMA QUANTIDADE PREOCUPANTE DE BEBÊS NASCEM PRÉ-POLUÍDOS”.

Este aviso foi escrito por especialistas do Colégio Americano de Obstetrícia e Ginecologia, a Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva, a Organização Mundial de Saúde, o Royal College de Obstetras e Ginecologistas da Grã-Bretanha e outros grupos similares. Estes profissionais médicos estão na linha de frente. Eles são aqueles que tratam as mulheres com cancro da mama. Ambas são condições associadas à exposição precoce aos desreguladores endócrinos. Casos crescentes de hipospadia, um defeito de nascença em que as crianças nascem com uma abertura uretral no lado do pênis.

A outra grande organização emitiu recentemente um aviso, a Endocrine Society, a associação internacional de médicos e cientistas que trabalham com o sistema hormonal. “Novas evidências ligam distúrbios endócrinos a exposição de químicos, e estão entre as maiores ameaças à saúde pública enfrentados pela sociedade – DIABETES E OBESIDADE”, disse ele a Endocrine Society ao anunciar um relatório de 150 páginas.

Ele acrescentou que há “evidência crescente” que os produtos tóxicos geram a infertilidade, câncer de próstata, testicular, da mama, uterino, do ovário e problemas neurológicos. Às vezes, esses problemas surgem aparentemente em adultos por causa de exposições décadas anteriores em fases fetais.

“A AMEAÇA É PARTICULARMENTE GRANDE QUANDO EXPOSTOS NASCITUROS”, disse o Endocrine Society. Tracey J. Woodruff, da Universidade da Califórnia, San Francisco diz: “Um mito sobre produtos químicos é que o governo dos EUA garante que eles são seguros antes de entrar no mercado.” Na verdade, a maioria são considerados seguros, a menos que se prove o contrário.

Dos 80.000 ou mais produtos químicos em produção hoje no comércio mundial, apenas uma pequena parte foi analisado de forma rigorosa para a segurança. Mesmo quando uma substância foi removida por razões de saúde, o produto de substituição pode ser tão ruim quanto antes. “É frustrante ver a mesma história uma e outra vez”, disse o professor Woodruff. “Os estudos em animais, in vitro e estudos em humanos testes iniciais mostram que os produtos químicos causam efeitos adversos A indústria química diz.” Esses estudos não são bons, e pedem para ser exibido com a evidência humana. A evidência humana leva anos e exige que as pessoas fiquem doentes. “Nós não devemos ter que usar o público como cobaias”.

Europa está se movendo para testar produtos químicos antes de entrar no mercado, mas nos Estados Unidos é muito lento por causa do poder do lobby químico. A legislação de segurança química depende do Senado que exigiria a EPA para iniciar uma avaliação da segurança de produtos químicos apenas 25 nos primeiros cinco anos – e legislação da Câmara não é muito melhor. “Há quase infinita o paralelismo com a indústria do cigarro”, diz Andrea Gore, professor de farmacologia na Universidade do Texas em Austin e editor da revista Endocrinology.

Por agora, os especialistas dizem que a melhor abordagem é que as pessoas tentam se proteger. Especialmente as mulheres que estão grávidas ou podem se tornar grávidas e para as crianças jovens, tentem comer alimentos orgânicos, reduzir o uso de plásticos, recibos de caixa registadora toque tão pouco quanto possível, tentar evitar retardadores de chama sofás e ver as guias para consumidor http://www.ewg.org.

O Lobby químico lançou o equivalente a U$D 121.000 para cada membro do Congresso no ano passado, por isso esperam que as empresas químicas ganhem muito dinheiro, enquanto que mais meninos nascem com hipospádia e mais mulheres morrem desnecessariamente de câncer de mama.

CONTINUE LENDO

MPF denuncia esquema de fraude em licitações praticado por associação criminosa em Caetité (BA)

  • MPF | BA
  • 09 Jul 2019
  • 09:27h

(Foto: Reprodução)

O Ministério Público Federal (MPF) em Guanambi moveu ação penal nesta sexta-feira (24), denunciando por fraude em licitação e associação criminosa o ex-prefeito de Caetité José Barreira de Alencar Filho, o atual prefeito, Aldo Ricardo Cardoso Gondim – Secretário de Administração à época dos fatos, os empresários Josmar Fernandes dos Santos e Júlio César Cotrim e os então agentes públicos, Arnaldo Azevedo Silva, Gláucia Maria Rodrigues de Oliveira e Rubiamara Gomes de Souza, sendo esta, os empresários, o ex-gestor e o atual prefeito, os principais autores dos crimes. Respondem, ainda, os agentes públicos à época: Eugênio Soares da Silva, por fraude em licitações, e Thaís Rodrigues da Cunha e Nilo Joaquim Azevedo – que ocupava o cargo de Secretário de Serviços Públicos – por associação criminosa. A partir de investigações desenvolvidas em conjunto por Ministério Público, Polícia Federal e Controladoria-Geral da União (CGU), foi apurado que entre 2009 e 2016, em Caetité, durante os oito anos de mandato de José Alencar Filho como prefeito, 28 licitações foram fraudadas. Todos os processos licitatórios têm como vencedoras empresas de fachada ocultamente controladas por Josmar dos Santos (Fernandes Projetos e Construções e JK Tech Construções). O valor dos contratos firmados ilegalmente é de R$ 14.303.415,15 – a JK Tech recebeu R$ 8.909.967,42 e a Fernandes, R$ 5.393.447,73.

A ação do MPF, contudo, se resume à responsabilização dos acionados pela fraude de cinco licitações realizadas nos anos de 2011 e 2012 envolvendo recursos do Fundo de Manutenção Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Os demais casos estão sob a atuação do MP do Estado da Bahia, por não envolverem recursos federais.

Licitações fraudadas – O MPF apurou diversas irregularidades nos processos licitatórios: ajuste prévio entre o empresário e a administração, restrição de competitividade, ausência de publicidade das licitações, recebimento de propostas com formatação idêntica, representantes de empresas ausentes mas que “assinaram” os documentos, empresas que vencem a licitação sem atender aos critérios do edital e até a cobrança abusiva de R$100 como taxa para obter o edital. De acordo com a ação, as provas evidenciam o direcionamento dos resultados: empresas de Josmar, sozinhas ou com empresas de Júlio, foram convidadas pela prefeitura em nada menos do que 14 convites, sendo as empresas de Josmar as ganhadoras em todos.

Empresa de fachada – Os sócios que figuram no contrato social da JK Tech – vencedora de quatro das cinco licitações – eram um recreador contratado pela prefeitura e um agricultor familiar, ambos com vencimentos que não superam um salário mínimo. Além dos sócios usados como laranjas, no endereço da JK Tech constante em seu contrato social existia, na verdade, um centro espírita. As investigações apuraram que as empresas não possuem mão de obra capacitada nem infraestrutura para realizar os serviços descritos nos contratos sociais e solicitados nos editais das licitações. Por exemplo, a JK Tech, embora afirme que presta serviços de locação de máquinas pesadas e automóveis, apenas possuía uma motocicleta Honda/NXR 125, ano 2013.

Associação criminosa – De acordo com a ação, o ex-prefeito José Barreira direcionou os resultados das licitações, assegurando o favorecimento de Josmar. As licitações fraudulentas foram conduzidas em conluio com servidores da prefeitura que na época atuaram como membros das comissões de licitação, destacando-se Rubiamara, que conduziu dez dos 28 processos licitatórios fraudados. O atual prefeito de Caetité, Aldo, solicitou, enquanto secretário municipal, a realização de diversas licitações, principalmente convites, estipulando unilateral e arbitrariamente um preço inicial sem pesquisa. Nilo de Azevedo, à época também secretário da prefeitura, deflagrou licitações sem pesquisa prévia de preços ou com pesquisas fraudulentas. As empresas controladas por Júlio César Cotrim (Construjam Construções, Cobrasiel e Euplan) integraram parte das licitações apenas para compor o processo fraudado e favorecer Josmar.

Pelas ações criminosas repetidas em diversas licitações, em articulação coordenada entre o prefeito, empresários, secretários e integrantes das comissões de licitação, o MPF concluiu que a conduta de parte dos envolvidos se enquadra no crime de associação criminosa.

Reincidentes – Não é a primeira vez que Josmar e Júlio são condenados. Na Operação Burla, em 2016, ambos foram presos. Atualmente, diversas ações penais e de improbidade tramitam na Justiça Federal em Guanambi. Josmar já tem condenações que somam mais de nove anos de prisão. Júlio, por sua vez, coleciona sentenças que totalizam mais de dezessete anos.

O MPF requer, além da condenação dos acusados por fraude em licitações (art. 90 da Lei 8.666/93) e associação criminosa (art. 288 do Código Penal), a fixação de multa indenizatória de no mínimo, R$1 milhão, para reparação moral coletiva.

E agora? O MPF aguarda que a Justiça Federal analise a denúncia, com base no artigo 41 do Código de Processo Penal, e decida pelo seu recebimento para que seja instaurada a respectiva ação penal. Instaurada a ação, os denunciados passarão a ser réus e caberá ao juiz designado dar seguimento ao processo, o que pode resultar na condenação e na aplicação de penas aos denunciados.

CONTINUE LENDO

Ibicoara: Marido e filho de Ivete Sangalo se hospedam em casa na árvore na Chapada Diamantina e visitam cachoeiras

  • JC
  • 09 Jul 2019
  • 08:49h

Os destinos de pai e filho foram o Vale do Capão, distrito de Palmeiras, e Ibicoara; onde ambos conheceram as belezas naturais da região | FOTO: Montagem do JC/Instagram |

O nutricionista e marido de Ivete Sangalo, Daniel Cady, curtiu uns dias de descanso com o filho mais velho do casal, Marcelo, de 9 anos. Os destinos foram o Vale do Capão, distrito de Palmeiras, além de Ibicara, ambos municípios da Chapada Diamantina. Para relaxar, aproveitar melhor cada momento e se conectar com a natureza, Daniel optou por ficar hospedado com o filho em uma casa na árvore no Capão. “Em tempos de tablets, brincar ao ar livre com os nossos filhos parece uma atividade cada vez mais distante. Ficar hospedado alguns dias, isolado da vida urbana, a 10 metros de altura, numa casa na árvore foi um sonho realizado”, escreveu Cady no Instagram. Essa casa na árvore fica em uma pousada no Capão e tem 56 metros quadrados. Ela foi construída em cima de uma jaqueira centenária. A casa na árvore ainda conta com uma cama queen size, cozinha americana e até ar-condicionado. O nutricionista fez a trilha da cachoeira da Fumaça, que são mais de 3h de caminhada, “um lugar incrível que vai muito além de uma bela paisagem. A Chapada Diamantina é um portal de cura. É preciso estar presente de corpo e alma para sentir”, afirma compartilhando algumas fotos da estadia. Junto com o filho Marcelo, ele esteve também na cachoeira do Buracão, em Ibicoara. A região da Chapada Diamantina é um dos destinos mais escolhidos entre os famosos. Recentemente quem esteve na região chapadeira foi o ator e diretor de cinema, Wagner Moura, que posou para fotos com fãs em diferentes pontos turísticos.

Capital do Frio: Conquista registrou a menor temperatura do Norte e Nordeste do Brasil nesta segunda-feira (08)

  • BRF
  • 09 Jul 2019
  • 08:39h

(Foto: Reprodução)

Que Vitória da Conquista é uma cidade bastante fria e que no inverno as temperaturas ficam ainda mais baixas todo mundo sabe, mas fama está se fazendo valer nestes primeiros dias de inverno. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) Vitória da Conquista registrou neste começo de semana a menor temperatura entre todas as cidades do Norte e Nordeste do país. Segundo o instituto a menor temperatura registrada foi de 13,7 graus. Clique aqui e confira o ranking completo.

Primeiro aplicativo de licitações do Brasil será lançado pelo Governo da Bahia

  • Redação
  • 09 Jul 2019
  • 07:58h

Com o objetivo de facilitar e agilizar o acesso de associações e cooperativas da agricultura familiar da Bahia a fornecedores de bens, serviços e obras, de todo o país, e possibilitar transparência em suas aquisições, o Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) lança, nesta terça-feira (09), o aplicativo SOL – Solução Online de Licitação.  O aplicativo, que já está disponível na Play Store e Apple Store, será utilizado por cerca de 1.100 associações e cooperativas da agricultura dos estados da Bahia e Rio Grande do Norte, no âmbito dos projetos Bahia Produtiva (BA) e Governo Cidadão (RN), financiados a partir de acordo de empréstimos entre os governos estaduais e o Banco Mundial. No SOL, editais, atas e contratos são gerados de maneira automática, a partir dos dados armazenados. O sistema foi desenvolvido pela empresa Caiena Tecnologia e Design, e o aplicativo utiliza a tecnologia blockchain, para guardar as informações sobre as compras, com código disponível para que outros estados o utilizem. Todas as informações sobre as licitações ficam disponíveis e armazenadas em um ambiente digital, tornando o processo seguro e transparente.

Comissão aprova fim do contingenciamento de recursos de royalties da mineração

  • Agência Câmara Federal
  • 09 Jul 2019
  • 07:18h

(Foto: Reprodução)

A Comissão de Minas e Energia aprovou na quarta-feira (3) proposta que proíbe o contingenciamento de recursos orçamentários provenientes da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (Cfem), uma espécie de royalty pago pela atividade mineradora, quando a dotação for destinada a atividades de fiscalização e monitoramento de barragens de rejeitos de mineração. O texto aprovado também altera a alíquota da Cfem aplicada ao urânio, que passa a ser a mesma do ferro (3,5%). A lei vigente (13.540/17) não prevê alíquota específica para o urânio, que é tributado a 2% tal como as demais substâncias minerais que não possuem alíquota específica.  Foi aprovado um substitutivo do relator, deputado Cássio Andrade (PSB-PA), que aproveitou dispositivos dos projetos de lei 2129/07 e 19/19 em um novo texto, mas optou por rejeitar o projeto original 1117/07 e os demais apensados.  O Projeto de Lei 1117/07, do ex-deputado Lelo Coimbra, unificava a alíquota da Cfem em 3% para todos os tipos de minério e determinava que ela incidiria sobre o faturamento bruto resultante da venda dos minérios. Ao justificar a rejeição do projeto original e de diversos apensados, Andrade observou que um número expressivo de alterações já atendidas em 2017 com a aprovação da Medida Provisória 789, que acabou convertida na Lei Entre as alterações, ele citou a possibilidade de cálculo da Cfem pela receita bruta ou pelo valor de aquisição do bem mineral, conforme o caso, e a revisão das alíquotas aplicáveis aos bens minerais. Além disso, Andrade destacou que a lei atual prevê a possiblidade de destinação de 15 % dos recursos da Cfem a municípios afetados pela mineração, seja pelo transporte ou pelo transbordo do minério, quando a produção não ocorrer em seus territórios. “Por outro lado, o debate acerca da Cfem incorporou, nos últimos três anos, uma reflexão sobre os efeitos de desastres com barragens de mineração, em especial os episódios de Mariana (MG), Brumadinho (MG) e Machadinho D’Oeste (RO)”, disse o relator, ao comentar a destinação obrigatória de recursos da Cfem para fiscalização e monitoramento de barragens de rejeitos de mineração. A proposta será ainda analisada conclusivamente pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Baiano Arretado: Maior ganhador de títulos do futebol, Daniel Alves vai virar estátua em Juazeiro

  • Redação
  • 09 Jul 2019
  • 06:52h

(Foto: BeSoccer)

Jogador com maior número de títulos em toda a história do futebol, Daniel Alves chegou ao 40º título da carreira após a vitória do Brasil sobre o Peru por 3 a 1, neste domingo (7), pela Copa América. Natural de Juazeiro, o baiano será homenageado e terá uma estátua na terra onde nasceu.  O prefeito de Juazeiro, Paulo Bonfim, afirmou que o atleta já está ciente: "A homenagem já havia sido comunicada, por mim, ao capitão da seleção brasileira há cerca de trinta dias. Ele e a família mostraram muita alegria", disse ao Blog do Geraldo José.  O encarregado da obra será Leo Santana. O mineiro é mundialmente conhecido pela construção da estátua de Carlos Drummond de Andrade, no calçadão da Praia de Copacana, no Rio de Janeiro, e de ter esculpido a imagem do cantor e compositor João Gilberto, localizada na Orla de Juazeiro. 

Ibovespa fecha acima dos 104.500 pontos e renova máxima histórica

  • As informações são do site Infomoney.
  • 09 Jul 2019
  • 06:46h

(Foto: Reprodução)

Enquanto Wall Street fechou em queda, o Ibovespa renovou sua máxima histórica de fechamento com a perspectiva de início da votação da reforma da Previdência no plenário da Câmara nesta terça-feira (9), em que a B3 estará fechada por causa de feriado estadual em São Paulo. Neste dia, haverá a partir das 9h (horário de Brasília) reunião de líderes de partidos, o que pode trazer sinalizações importantes sobre os próximos passos da reforma. De acordo com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), a questão sobre a votação ou não da reforma na próxima terça dependerá da garantia de que haverá quórum elevado e votos favoráveis suficientes. Com isso, o Ibovespa fechou com ganhos de 0,42% , a 104.530 pontos, enquanto o dólar futuro com vencimento em agosto caía 0,35%, a R$ 3,8155. Já o dólar comercial opera em baixa de 0,31%, a R$ 3,8081 na venda. O volume financeiro negociado na bolsa foi de R$ 14,5 bilhões. No mercado de juros futuros, o contrato com vencimento em janeiro de 2021 tinha queda de 2 pontos-base, a 5,63%, enquanto o de vencimento em janeiro de 2023 tinha baixa de 6 pontos-base, a 6,41%. No exterior, após o ânimo em meio à trégua comercial entre EUA e China, agora o cenário é de maior apreensão entre os investidores, com as conversas entre EUA e Pequim recomeçando nesta semana. Ainda entre os motivos para maior apreensão dos investidores, vale destacar que o Irã afirmou que começará a enriquecer urânio além do nível permitido sob o acordo nuclear que assinou em 2015, elevando o risco geopolítico. Também há um ambiente de maior cautela nos mercados internacionais ainda repercutindo os dados fortes do mercado de trabalho nos EUA na última sexta-feira e com a expectativa pelo discurso do Federal Reserve. 

Empresária morre em acidente na BA-262; veja vídeo

  • BRF
  • 09 Jul 2019
  • 06:39h

(Foto: Reprodução Youtube)

Uma empresária da cidade de Poções morreu em acidente na BA-262, trecho que liga a ‘Terra do Divino’ ao município de Nova Canaã. As primeiras informações que chegam a nossa reportagem é de que a vítima é proprietária de uma pousada em Poções e estava com o marido no veículo, A vítima chegou a ser levada a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Poções, mas não resistiu e morreu.

Acidente com micro-ônibus deixa mortos e feridos na BR-324

  • informações do G1 Bahia
  • 09 Jul 2019
  • 06:35h

Vítimas de acidente na BR-324 foram levadas para Hospital Municipal de Riachão do Jacuípe — Foto: Jacuípe News

Um acidente com um micro-ônibus que presta serviço para a prefeitura da cidade de Capela do Alto Alegre, a cerca de 235 km de Salvador, deixou três pessoas mortas e outras três feridas no KM 364 da BR-324, na noite desta segunda-feira (8), de acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Segundo a PRF, o acidente aconteceu entre as cidades de Riachão do Jacuípe e Candeal. As vítimas foram socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levadas para o Hospital Municipal de Riachão do Jacuípe. Informações preliminares apontam que o micro-ônibus prestava serviço para a Secretaria Municipal de Saúde de Capela do Alto Alegre, e as vítimas seriam pacientes. A PRF ainda não tem informações do que causou o acidente. Duas das vítimas morreram ainda no local, e a terceira teve o óbito confirmado a caminho do hospital. O estado de saúde dos feridos ainda não foi revelado.

 

Brumado: perfuratriz passa por cima das pernas de funcionário da Vix Transportes; ele não corre risco de morte

  • Brumado Urgente
  • 08 Jul 2019
  • 18:08h

O acidente ocorreu na Mina de Pedra Preta (Foto: Carlos Augusto)

Acidentes em indústrias de grande porte, muitas vezes acabam de forma trágica, já que o maquinário pesado e as ferramentas muitas vezes causam graves ferimentos. Na tarde desta segunda-feira (08) mais um acidente ocorreu em Brumado, desta feita na mina de Pedra Preta que é controlada pela empresa RHI Magnesita. Segundo as informações obtidas pelo Brumado Urgente, o fato ocorreu por um possível descuido de um funcionário da empresa terceirizada Vix Transportes, que acabou sendo atingido por uma perfuratriz que teria passado por cima de suas pernas. O funcionário, que ainda não foi identificado, não corre risco de morte segundo apontou o médico do trabalho Alessandro Lôbo que não soube dar detalhes do acidente. Ele foi acompanhar o caso no Hospital Magalhães Neto, para onde o funcionário foi trazido e disse que "ele está bem, com quadro estável e não corre risco de morte. Vai passar por uma cirurgia nas pernas e deve se recuperar bem”, assegurou. A empresa deve emitir um comunicado com todo o relato do fato nesta terça-feira (09).

Ana Maria confunde João Gilberto com Gilberto Gil e parabeniza Felipão por título

  • Redação
  • 08 Jul 2019
  • 17:13h

(Foto: Uol)

O dia começou confuso para quem acordou assistindo o Mais Você e se deparou com o falecimento de Gilberto Gil e Felipão como o atual técnico da seleção brasileira. Ana Maria Braga cometeu uma gafe dupla ao iniciar o programa matinal da Globo e ao homenagear João Gilberto, morto no último sábado, trocou o nome do baiano por um outro conterrâneo, Gilberto Gil. A confusão da apresentadora não parou por aí. Ao parabenizar a seleção brasileira pelo título conquistado na Copa América contra o Peru no último domingo (7), a loira dedicou a vitória ao ex-técnico Felipão. “Parabéns a todos os meninos, ao nosso Felipão”, declarou Ana, que logo foi corrigida por Louro José. “Felipão não! Tite!”. Nas redes sociais a gafe não passou batida. “As vezes eu queria tomar uns café com a Ana Maria Braga”, brincou um internauta falando sobre a confusão.  “Só falta a Ana Maria Braga parabenizar o Palmeiras pelo mundial”, ironizou outra. “Eu tô com dificuldade de acompanhar o ritmo das notícias, mas a Ana Maria Braga caprichou nas confusões rs”, comentou mais um.

Juízes que cometem ilícitos 'devem ser punidos', diz ministro do STF

  • Redação
  • 08 Jul 2019
  • 17:11h

(Foto: Reprodução)

Relator dos processos da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Luiz Edson Fachin afirmou nesta segunda-feira (8), em Curitiba, que juízes também cometem atos ilícitos e que devem ser punidos quando cometerem. Apesar da fala durante discurso na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRT-PA), Fachin não citou exemplos de ilegalidades. O ministro também não citou processos da Lava Jato, nem sequer citou o nome do ex-juiz Sergio Moro, cujas conversas com procuradores da operação foram reveladas pelo The Intercept Brasil. Apesar disso, na cidade que deu origem à Lava Jato, Fachin ressaltou que "ninguém está acima da lei". Afirmou ainda que nenhum magistrado pode usar seu cargo para atender seus interesses pessoais ou ideologia. "Juízes também cometem ilícitos e devem ser punidos", afirmou Fachin, de acordo com o Uol. "Juiz algum tem uma Constituição para chamar de sua. Juiz algum tem a prerrogativa de fazer de seu ofício uma agenda pessoal ou ideológica. Se o fizer, há de submeter-se ao escrutínio da verificação." O mesmo raciocínio vale para membros do Ministério Público. Segundo Fachin, o órgão, responsável pelas acusações em processos judiciais deve buscar punição aos que descumprem a lei. Contudo, disse que isso deve ocorrer dentro do que estabelece à Constituição e o Estado Democrático de Direito.