Cineasta português vai se mudar para Canudos para filmar 'Os Sertões'

  • Iara Biderman | Folhapress
  • 14 Jul 2019
  • 09:30h

Foto: Reprodução / Baianolandia

O sertão que vira mar e os sertões que viram cinema foram tema da mesa que reuniu o professor e teórico de cinema Ismail Xavier e o cineasta português Miguel Gomes neste sábado (13), na tenda principal da Flip. Xavier, autor de "Sertão Mar: Glauber Rocha e a Estética da Fome", livro relançado nesta edição da Festa Literária de Paraty, falou sobre o diálogo entre o cineasta baiano e a obra de Euclides em "Deus e o Diabo na Terra do Sol", filmado em 1963 por Glauber. "A filmagem foi marcada pela atmosfera de expectativas de mudanças, de reformas de base", disse Xavier. Miguel Gomes contou sobre o novo filme que vai fazer, também baseado no livro, que o cineasta leu por acaso em um voo de Portugal para o Brasil. "É uma das prosas mais poderosas da língua portuguesa", afirmou. 

 

Gomes, que vai se mudar por um tempo para Canudos, quer ser fiel ao texto a seu modo. "A mitologia do sertão é tão real quanto as pedras." Ele não quis dar spoilers do novo filme, mas contou que terá cerca de duas horas. O título escolhido é "Selvageria".  "Blaise Cendras queria traduzir 'Os Sertões' para o francês, com o título 'sauvagerie'. Ele não fez a tradução e eu roubei o título." Voltando ao sertão-mar de Glauber em "Deus e O Diabo", Xavier disse que o filme era uma alegoria da esperança. "Neste Brasil dos sonhos desfeitos, como falou José Murilo de Carvalho aqui na Flip, precisamos de um novo Glauber que nos traga a profecia de mudança novamente", disse Xavier.  O cineasta português quis encerrar a mesa com uma pequena nota de esperança. "De Portugal, vendo as notícias em jornais e TV sobre o Brasil, ficamos um pouco deprimidos. Mas estar na Flip, vendo brasileiros pensar o Brasil, é algo positivo. Tenho consciência que Paraty é uma bolha, mas é importante ter espaços onde o Brasil se pensa".  Com o tempo reservado à mesa já esgotado, a mediadora Marina Person afirmou que era mesmo o melhor para encerrar o evento, apesar de as perguntas da plateia ainda não terem sido lidas. "Disseram que o melhor é encerrar a mesa no seu auge. Depois desta apoteose, acho que podemos terminar", disse ela.

CONTINUE LENDO

Cidade inundada após barragem se romper registrou maior tragédia em 57 anos, diz prefeito

  • informações do G1 Bahia
  • 14 Jul 2019
  • 08:19h

Foto mostra como a cidade de Coronel João Sá, na Bahia, ficou após água de barragem invadir região — Foto: Studio Júnior Nascimento

Às vésperas de completar 57 anos de emancipação, no próximo dia 28 de Julho, o município de Coronel João Sá, atingido pelas águas do Rio do Peixe, após o rompimento da Barragem do Quati, na cidade vizinha de Pedro Alexandre, teve a maior tragédia da história, segundo informou a prefeitura. Desde que se separou do município vizinho de Jeremoabo, no ano de 1962 - e mesmo antes de se emancipar - não houve nada igual na região, conforme a administração da cidade, que, assim como Pedro Alexandre, tem população de cerca de 17 mil pessoas, segundo o IBGE, e cuja economia é movida pelo comércio, corte de pedras para produção de paralelepípedos, além da agricultura e pecuária.  A tragédia afetou cerca de 500 famílias e deixou cerca de 150 delas desalojadas na sede da cidade e em alguns dos mais de 100 povoados da zona rural, segundo balanço divulgado neste sábado pela prefeitura. Os desalojados foram para casa de parentes ou estão em abrigos improvisados em escolas, ginásios e outros espaços. Nas duas cidades, Pedro Alexandre e Coronel João Sá, segundo informações do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, até sábado (13), 400 pessoas estavam desabrigadas e 1.500 desalojadas. Na zona urbana de Coronel João Sá, onde vive 60% da população, cerca de 10 ruas da parte baixa, as mais próximas do rio, ficaram embaixo d'água. Nas casas mais atingidas, a água chegou a cerca de 1,5 m de altura. Não houve mortes.

Jovem de 22 anos é morta a facadas na Bahia e namorado é suspeito: 'Ela queria terminar', diz primo de vítima

  • informações do G1 Bahia
  • 13 Jul 2019
  • 19:05h

Daiane, de 22 anos, foi morta a facadas na Bahia e o namorado é o principal suspeito — Foto: Arquivo Pessoal

Uma jovem de 22 anos foi morta a facadas na noite de sexta-feira (12), no bairro Amado Bahia, em Mata de São João, região metropolitana de Salvador. Ela foi atacada dentro da casa do namorado e o homem é o principal suspeito do crime. De acordo com a Polícia Civil, equipes da Delegacia Territorial (DT) de Mata de São João investigam o caso e apontam o crime como feminicídio. O suspeito, Alessandro Souza dos Santos, não foi encontrado até a publicação desta reportagem. A vítima foi identificada como Daiane Oliveira Mota. A jovem trabalhava como aprendiz de logística, era técnica em mecânica e estudava para conquistar uma vaga no curso de engenharia ou administração. Uma amiga da jovem fez uma postagem lamentando a morte de Daiane e denunciou Alessandro como autor do crime.

Polícia detém mais um falso dentista na região sudoeste

  • Redação
  • 13 Jul 2019
  • 16:49h

(Foto: Reprodução)

Na manhã deste sábado (13/7), o Conselho Regional de Odontologia da Bahia (CRO-BA) em parceria com a Policia Militar, conduziu em flagrante, após denúncias, um homem exercendo ilegalmente a profissão de cirurgião-dentista no município de Vitória da Conquista, reincidente, sento atuado anteriormente em 27 de março do ano corrente pelo Conselho de Odontologia. O falso dentista foi conduzido para delegacia e vai responder pelo exercício ilegal da profissão, cuja pena varia de seis meses a dois anos. Para o presidente do Conselho, Dr. Marcel Arriaga, quem incorre em crime que coloca em risco a saúde da população deve sofrer penalidade maior a que ora se atribui a prática do exercício ilegal. Segundo Dr. Marcel a classe odontológica aguarda a aprovação do projeto de lei 3063/08 que em seu texto original agrava a pena de reclusão de 2 a 6 anos e multa, punindo com efetividade aquele que exercer ilegalmente a profissão de cirurgião-dentista.

Morre mãe da ex-presidente Dilma Rousseff, aos 95 anos

  • Redação
  • 13 Jul 2019
  • 15:44h

(Foto: Reprodução)

A mãe da ex-presidente Dilma Rousseff morreu na manhã deste sábado (13), em Belo Horizonte. Dilma Jane, que tinha 95 anos, enfrentava uma série de problemas de saúde, entre eles embolia pulmonar e AVC isquêmico transitório. Dilma Rousseff está em Londres e ainda não há informações sobre seu retorno ao Brasil para o velório da mãe. Por conta dos problemas de saúde, Dilma Jane sequer soube do impeachment da filha, sofrido em 2016. Ela, que era preservada das notícias que aconteciam pelo país, morou com a filha no Palácio da Alvorada, de 2011, quando a filha assumiu a Presidência da Repúblico, até o fim do mandato. Em 2015, a mãe da petista teve um ataque isquêmico transitório – espécie de sinal de alerta do corpo de que um Acidente Vascular Cerebral (AVC) pode ocorrer.

Jovem que entrou em ônibus com destino a Conquista segue desaparecido, família está desesperada

  • BRF
  • 13 Jul 2019
  • 14:16h

Familiares de Lincoln de Arruda Santos de 18 anos, continuam desesperados em virtude do desaparecimento do jovem,que saiu de Jequié em um ônibus sentido a Vitória da Conquista e até agora não foi encontrado. Ele não dá notícias a família desde a última quarta-feira (10). O Blog do Rodrigo Ferraz entrou em contato com o pai de Lincoln, que agradeceu as diversas manifestações de apoio de todos.Lincoln é um jovem tranquilo,trabalhador,estudioso e nunca trouxe problema nenhum a família.Pedimos pra quem souber do paradeiro dele favor entrar em contato pelos números:(073)98869-3671/(073)98883-7087

O presidente é o rei e o Eduardo está como soldado, diz Olavo de Carvalho

  • Luiz Felipe Fernandez
  • 13 Jul 2019
  • 12:42h

(Foto: Reprodução)

Autointitulado filósofo e cientista social, Olavo de Carvalho publicou um vídeo na madrugada deste sábado (13), para comentar as recentes notícias que envolvem o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL), cotado como possível embaixador do Brasil nos Estados Unidos. O escritor não se prolongou sobre a acusação de nepotismo no governo, mas pediu que o filho do presidente da República se concentre na CPI do Foro de São Paulo, tema debatido por ele com o ministro de Relações Exteriores, Ernesto Araújo. “Eu lembro quando ele disse que o objetivo da vida dele era a eliminação desse esquerdismo maldito que destruiu o Brasil”, recordou Olavo.”Nessa situação, o presidente está como o rei e o Eduardo está como soldado, lutador, cavaleiro andante, como se chamava antigamente, o campeão. Essa é a missão histórica dele”, completou. Olavo reforçou que o deputado do PSL não pode “lançar um movimento desta envergadura” para depois se tornar um “funcionário diplomático em Washington”. O escritor afirmou “que não faz sentido” assumir um cargo no qual depois ele não iria poder falar sobre a CPI sobre o Foro de S. Paulo. “Isso seria o retrocesso, a destruição da carreira de Eduardo Bolsonaro”, disse o filósofo. Por fim, Olavo garantiu que está com a família Bolsonaro “até a morte” e desmentiu que seja o “guru” do presidente da República:.”Não sou chefe de campanha, não sou guru, não sou porra nenhuma, não estou ganhando nada com isso”, disparou.

17ª Inauguração: Ampliação da Escola Clarice Morais é marcada por emoção e reconhecimento de pais e alunos

  • Ascom | PMB
  • 13 Jul 2019
  • 10:13h

O auditório ficou repleto e a emoção marcou a cerimônia inaugural (Foto: Ascom | PMB)

Os avanços promovidos pela Administração “Educar para Libertar” na área educacional, em especial nas ETIs – Escolas em Tempo Integral, continuam sendo uma das marcas da atual gestão. Dentro desta agenda positiva, a estrutura das escolas vem passando por uma modernização total da sua logística e, na noite desta sexta-feira (12), mais uma dessas ações ocorreu com a inauguração da ampliação da Escola Clarice Morais, que fica situada no Bairro Ginásio Industrial, a qual recebeu um novo e amplo auditório, uma moderna praça de alimentação, além de 5 novas salas de aulas e um atualizado laboratório de informática. A cerimônia foi marcada por uma forte presença dos pais dos alunos e da comunidade em geral, que lotou o novo auditório, onde ocorreram as apresentações dos alunos, bem como o discurso das autoridades. O prefeito Eduardo Vasconcelos, acompanhado do vice-prefeito Édio Pereira, da secretária de Educação, professora Ednéia Ataíde, compôs a mesa dos trabalhos juntamente com o representante da família da aluna Daniela Alves Teago, que foi vítima de uma fatalidade e que foi homenageada, dando o seu nome ao novo auditório. A cerimônia, que se iniciou com a apresentação do coral dos alunos e depois de grupos de danças, mostrou a versatilidade do ensino em tempo integral, que oferece inúmeras oficinas com várias atividades culturais e esportivas. Em sua fala, a secretária Ednéia Ataíde, destacou os esforços de toda a equipe da escola, que vem se empenhando ao máximo para cumprir a sua missão de ensinar. O prefeito Eduardo Vasconcelos enalteceu o papel de sua gestão em priorizar o ensino integral e ficou muito satisfeito com o reconhecimento dos pais e alunos que agradeceram os avanços promovidos na unidade escolar que ficou uma das mais bem preparadas do município, com uma estrutura invejável que vem transformar conceitos e valorizar o ensino da escola pública. No final foram realizados os descerramentos das placas inaugurais, que fechou a solenidade que foi composta por emoção, reconhecimento e clima de otimismo. Veja fotos: 


Anatel autoriza reajuste de tarifa de telefonia fixa

  • BN
  • 13 Jul 2019
  • 08:52h

Foto: Anatel

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) autorizou o reajuste dos planos básicos de telefonia fixa pelas concessionárias do serviço (Oi, Telefônica, Claro, Sercomtel e Algar). Os aumentos variam de 0,7% a 6,76%, a depender da empresa.

 A Anatel regula apenas as tarifas das chamadas concessionárias, empresas que assumiram o direito de explorar o serviço utilizando infraestrutura da União antes controlada pelo extinto Sistema Telebrás. Nesse caso, a lei impõe uma série de obrigações, entre elas a normatização das tarifas pela agência. Outras companhias podem oferecer o serviço, mas como “autorizatárias” e sem ter seus planos sujeitos a esse tipo de regras por parte do órgão.

 Pela decisão do Conselho Diretor da Anatel, o reajuste ficará em 6% para a Oi (ligações locais em todo o país, à exceção de São Paulo), 4,9% para a Telefônica (ligações locais no estado de São Paulo), 6% para a Claro (chamadas de longa distância), 6,7% para a Sercomtel (ligações locais em cidades do Paraná) e 0,7% para a Algar (ligações locais em nove estados, especialmente no Centro-Oeste e Sudeste), segundo a Agência Brasil.

 A direção da Anatel também definiu o reajuste de cartões de telefones públicos, mais conhecidos como “orelhões”. A modalidade mais simples, de 20 créditos, passará a custar R$ 2,66.

Bombeiros ampliam área isolada em torno de rio na BA por risco de novas barragens se romperem

  • Alan Tiago Alves, em Coronel João Sá
  • 13 Jul 2019
  • 08:46h

Fotos mostram praça de Coronel João Sá, durante a manhã [à esquerda], e no fim da tarde, após alerta de evacuação — Foto: Montagem/G1

O Corpo de Bombeiros aumentou, no início da noite desta sexta-feira (12), a área isolada em torno do Rio do Peixe, na cidade de Coronel João Sá por conta do risco de novos rompimentos de barragens na região. O Governo Federal reconheceu a situação de emergência e calamidade pública das cidades baianas de Coronel João Sá e Pedro Alexandre, nesta sexta, após o rompimento da barragem do Quati, que inundou os dois municípios, na quinta-feira (11). Pela manhã, a área isolada em torno da ponte por onde passa o Rio do Peixe em Coronel João Sá era de cerca de 20 metros. No início da noite, no entanto, a área isolada passou para mais de 500 metros.  A informação sobre o risco de novos rompimentos foi passada pelo major Ramon Diego, com base em análise de técnicos da Defesa Civil, e também pelo governador da Bahia, Rui Costa, que esteve no município avaliando os danos provocados pela inundação. Por volta das 17h desta sexta, o Corpo de Bombeiros orientou que os moradores evacuassem o local. De acordo com o governador, a medida foi tomada para evitar maiores danos à população. “Vários pequenos barramentos, todos estão cheios, e todos estão vazando. E como está cheio e são todos de barro, pode ter um que entre em colapso, na medida que um rompa, ela vai levar o seguinte, aí vira de novo uma onda. Então, é melhor prevenir do que remediar, e por isso nós estamos pedindo às famílias que voltem para casa dos parentes, que voltem para os colégios, enfim, tirando da área de alagamento. Porque, se durante à noite houver rompimento de algum [barramento], as famílias não seriam afetadas”.

Comissão especial da Câmara aprova texto da reforma da Previdência

  • Redação
  • 13 Jul 2019
  • 08:22h

A comissão especial da reforma da Previdência na Câmara dos Deputados aprovou, na madrugada deste sábado (13), por 35 votos favoráveis e 12 contrários, o texto da Proposta de Emenda Constitucional (PEC 6/19) que será votado, em segundo turno, pelo plenário da Casa. Etapa formal da tramitação, parlamentares levaram quase quatro horas após o encerramento das discussões da matéria pelo plenário para conseguir concluir a votação. A sessão foi marcada por críticas de parlamentares de partidos da oposição à matéria e tentativa de obstrução da sessão para adiar ou inviabilizar a conclusão da tramitação da PEC. Com a aprovação, a comissão referendou a redação do texto elaborado pelo relator da matéria, deputado Samuel Moreira (PSDB-SP). Na próxima etapa de tramitação, a votação em segundo turno, os parlamentares não podem mais fazer mudanças no texto. Pelo regimento, os deputados poderão apenas retirar trechos, as chamadas “emendas supressivas”. A votação em plenário do segundo turno da reforma da Previdência na Câmara dos Deputados ficará para 6 de agosto, confirmou há pouco o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Em entrevista após a conclusão das votações, ele explicou que a decisão foi tomada por preocupações de que o quórum baixo comprometa o texto aprovado em primeiro turno. “Não era real acabar amanhã (13) pelo quórum com que acabou a sessão de hoje”, disse. “Essa é uma construção multipartidária e foi isso que se construiu”, acrescentou.

Senado
O secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Rogério Marinho, disse acreditar que a reforma seja aprovada pelo Senado em setembro. Se os senadores reincluírem os estados e municípios à reforma, Marinho defende que o tema tramite numa proposta de emenda à Constituição em separado para não impactar os prazos. Ao ser aprovada em segundo turno, a matéria será enviada ao Senado, onde é analisada apenas pela Comissão de Constituição e Justiça e pelo plenário. Não há comissão especial. Senadores também precisam aprovar a PEC em dois turnos pelo plenário. Para a aprovação, são necessários três quintos dos votos, o correspondente a 49 votos favoráveis, em cada turno.

 

Bahia deve disponibilizar 240 vagas para 'Mais Médicos Nordeste'; projeto está em finalização

  • Jade Coelho, de Paulo Afonso / Matheus Caldas
  • 12 Jul 2019
  • 19:26h

(Foto: Divulgação)

A Bahia deverá disponibilizar 240 vagas para um programa de assistência a saúde nos moldes do “Mais Médicos” sugerido pelo Consórcio do Nordeste. A informação foi dada nesta sexta-feira (12) pelo secretário de Saúde do estado (Sesab), Fábio Vilas-Boas, ao Bahia Notícias. Ele ainda revelou que a modelagem discutida oferecerá programas de pós-graduação e residência.  “Estamos conversando sobre uma modelagem que possa atrair os médicos que foram formados fora do Brasil e que não conseguiram passar no Revalida. E também uma modelagem alternativa que ofereça um programa de pós-graduação ou de residência em Medicina da Comunidade”, explicou, em entrevista ao Bahia Notícias. O titular da Sesab ainda sinalizou que o projeto será apresentado ao governador Rui Costa (PT) até o fim deste mês. “Essa modelagem está sendo discutida e vai envolver as universidades públicas do Nordeste, a Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secti) e, no final desse mês de julho, deveremos apresentar ao governador”, disse. Vilas-Boas participa nesta sexta da inauguração de uma policlínica em Paulo Afonso.

Em clima de otimismo, vice-prefeito Édio Pereira toma posse como secretário de Esportes, Cultura e Lazer

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 12 Jul 2019
  • 17:49h

O momento do discurso de posse do novo secretário (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

Aconteceu às 15h desta sexta-feira (12) na Sala de Treinamento da Prefeitura Municipal de Brumado a cerimônia de posse do vice-prefeito Édio Pereira, que, agora, concomitantemente irá assumir a Secretaria de Esportes, Cultura e Lazer. Com a presença do prefeito Eduardo Vasconcelos; do presidente da Liga Brumadense de Futebol, Paulo Lobo; de todo o seu secretariado; de vereadores e de lideranças das áreas de esporte e cultura, o ato ocorreu em clima de muito otimismo. Em seu discurso de posse Édio prometeu se empenhar ainda mais em busca de novas e conquistas e avanços e garantiu que irá dar o melhor de si nesse sentido. “Assumo um novo desafio na minha carreira, mas estou muito consciente de que tenho todas as condições para realizar um ótimo trabalho, já que essa é a marca da atual gestão municipal”, observou. Ele fez questão de enaltecer a austeridade e a eficiência empreendida pelo prefeito Eduardo Vasconcelos, o qual ele classificou como um grande parceiro, onde as filosofias políticas deram lugar ao planejamento intitulado “Brumado Acima de Tudo”. 

Édio Pereira não escondeu a confiança e o otimismo em sua nova missão (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

Ele fez questão também de abordar a repercussão da decisão tomada conjuntamente com a LBF de não inscrever a Seleção Brumadense no Intermunicipal 2019. “Vamos iniciar um planejamento diferenciado, onde um dos focos principais é o investimento no trabalho de base, pois a história nos mostrou que não vale à pena ficar refém da gana dos jogadores, que atuam como profissionais, mesmo o campeonato sendo amador, já que cobram por cada jogo, ao ponto de alguns agirem como mercenários. Os custos com alimentação e transporte já eram muito altos, então, quando colocamos na ponta da caneta, os gastos eram muito altos e o retorno muito aquém ” e continuou explicando que “não estamos desmerecendo o Intermunicipal, de forma alguma, pois é uma das maiores competições do país, mas dos 417 municípios baianos somente 62 participam, o que mostra que não estamos no caminho errado”. E finalizou falando que “vamos investir em outros setores prioritários, melhorar ainda mais a logística do Gilbertão, inclusive uma de nossas metas é buscar novos recursos para a conclusão do sistema de iluminação; vamos melhorar o Campo do São Félix e tantas outras praças esportivas que temos em nossa cidade. Então estou realmente muito otimista, lembrando que a Cultura e o Lazer não ficaram de fora, porque o nosso projeto é integrado”. No final o prefeito Eduardo Vasconcelos desejou todo o sucesso ao novo secretário, inclusive dando imediatamente novas incumbências para serem logo realizadas, sendo que uma das principais é a iluminação e melhoria estrutural da praça esportiva que fica ao lado da Escola Idalina Azevedo”.

O momento da assinatura do termo de posse (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

Pró-reforma, Kannário diz que não quer Brasil 'passe pela mesma situação da Venezuela'

  • Redação
  • 12 Jul 2019
  • 17:35h

(Foto: Reprodução)

O deputado federal Igor Kannário (sem partido) decidiu se pronunciar para explicar aos seus fãs o motivo de ter sido a favor da reforma da Previdênciae disse que fez isso para que o Brasil não sofra com os mesmos problemas da Venezuela. O parlamentar foi um dos 25 votos de deputados baianos favoráveis às mudanças. “Eu votei, sim, para a Reforma da Previdência para que o Brasil não passe pela mesma situação econômica que a Venezuela está enfrentando atualmente. Por conta do rombo no orçamento do país, nenhuma empresa internacional quer investir nem exportar seus produtos para o país, isso faz com que os preços subam. Os produtos internos não suprirão as necessidades da população”, disse, através de uma nota de esclarecimento. “A população brasileira está envelhecendo e a previdência não tem como manter as aposentadorias se não fizer a reforma. Atualmente contribuímos na incerteza, porque ninguém sabe se receberá amanhã (…) Em momentos como esse, é importante olhar para o futuro do Brasil”, completou. O texto-base da reforma foi aprovada pela Câmara dos Deputados por 379 votos contra 131. Na análise dos destaques, houve mudança no cálculo de tempo para mulheres e homens, além de alterações nas pensões.

Conquista: Vigilância Sanitária realiza operação com apreensão de 500 quilos de carne

  • Redação
  • 12 Jul 2019
  • 17:23h

(Foto: Reprodução)

A Secretaria Municipal de Saúde de Vitória da Conquista, através da Vigilância Sanitária, realizou uma operação na Feira do Alto Maron, em Vitória da Conquista, no início da tarde de hoje (sexta-feira). A operação contou com apoio da Polícia Militar, que esteve no local para garantir a segurança da operação. Segundo informações obtidas pela nossa reportagem, carnes impróprias para consumo foram apreendias pela vigilância, cerca de 500 quilos