Brumado Urgente

Brumado Urgente


Caos, A Origem

Quinta | 30.01.2014 | 17h33
Autor: Por Dr. Cleio Diniz


(Foto: Laércio de Morais / Brumado Urgente)

Em regra geral, as decisões focadas e com interesses imediatos, sem uma análise ampla e global, culminam em desastres futuros e a longo prazo. A diferença básica entre um mero político e um estadista é o conhecimento concreto, a visão de futuro de seus atos. Infelizmente estes são raros, pois os políticos normalmente são eleitos pela simpatia e não pela competência.


Neste campo, temos a exemplo a política adotada pela ditadura militar, a qual no ato de repressão passou a prender presos políticos como presos comuns. Não pela discriminação, mas por colocar a disposição da criminalidade e de bandidos de alta periculosidade todo saber de intelectuais que, para sobreviver em nossas masmorras tinham como moeda de troca apenas seu conhecimento catedrático, criando assim uma verdadeira faculdade jurídica dentro dos presídios, com professores excepcionais e alunos bandidos.


Como resultado desta irresponsabilidade e inconsequência recebemos as facções criminosas. Atualmente um bandido com vivencia em prisões profere aulas espetaculares de Direito Penal.


Tais atos nos permite afirmar que um momento de desvarios e mazelas pode custar décadas de transtornos. A história por testemunha.


Nesta linha, contribuindo para o avanço e especialização da criminalidade, atiçando a fogueira do caos, foi lançado pelo sistema o Estatuto da Criança e do Adolescente. Um Código pertinente e maravilhoso, todavia que deveria ser aplicado para a proteção da criança. Criança no sentido de definição e conceito literário, ou seja, o ser humano que encontra-se em fase de carência de conhecimento e entendimento e por isso faz jus a tutela jurisdicional do estado no que tange a seus direitos.


Contudo, ao copiar o Estatuto da Criança e Adolescente, nosso legislador, demonstrando sua hipossuficiência como estadista e administrador, esquecendo-se de também editar o Estatuto do Menos Delinquente.


Por razões de facilidade e comodidade, optou por atribuir a idade como único requisito para qualificação de responsabilidade criminal, ou seja, até aos 17, anos, 11 meses, 30 dias, 23 horas e 59 minutos o ser humano é considerado desprovido de conhecimento e entendimento de seus atos, portanto não responsáveis pelo mesmo e assim isento de punibilidade adequada.


Ora, o correto como prevê o Estatuto do Menor Delinquente é o entendimento do menor infrator de seus atos e da gravidade do mesmo, e assim separar o joio do trigo, ou seja, a criança do delinquente.


Qualquer pai, qualquer mãe tem consciência de que as crianças de hoje já nascem mais evoluídas, aprendem mais rápido e mais cedo. Com isto, a regra da idade é fixa é rígida não acompanhando esta evolução. Uma criança de 12, 14 ou até mesmo 16 anos de idade, a pouco mais de duas décadas atrás não se portava como as de sua mesma idade atualmente. Recentemente um amigo recordou que, quando criança tinha respeito e até mesmo de um adulto, e hoje ao serem reprendidas nossas crianças estão enfrentando os adultos. Uma prova clara da evolução de entendimento não acompanhada pela idade.


Mas esta discussão é complexa, sendo mais fácil defender a questão da idade, onde as partes, neste contexto isolado tem razão, e o debate atende aos interesses políticos de muitos.


Em suma, com uma criminalidade intelectualizada e a norma fornecendo material em abundancia, o caos bate a nossa porta.

Caetité: Polícia paulista apreende menor suspeito de ter assassinado um policial militar em SP

Ele pode ter sido o causador de uma das maiores chacinas dos últimos tempos no Brasil

Quinta | 30.01.2014 | 15h44
Autor: Sudoeste Bahia


A elucidação da chacina em Campinas é questão de honra para a alta cúpula da Polícia Civil de São Paulo (Foto: Terra)

Os tentáculos das facções criminosas que agem nos grandes centros do Brasil vêm se espalhando pela nação, e o sertão baiano vem fazendo parte deste roteiro que é denominado como interiorização da criminalidade. Os dados recentes da violência em Caetité demonstram que o município faz parte desta rota criminal, já que homicídios incomuns começam acontecer motivados pelo tráfico de drogas, resultado da influência direta de membros destas facções que começam a se instalar principalmente no meio rural.  Uma grande investigação feita pela Polícia de Campinas, São Paulo, que estava fechada a sete chaves, acabou vindo para Caetité, mas especificamente no Distrito de Maniaçu, e, no último final de semana, acabou apreendendo um menor, o qual é suspeito de ter participado do assassinato do policial militar Aride Luís dos Santos, que acabou, segundo a própria mídia paulista, uma grande chacina, onde doze moradores de bairros pobres daquela cidade acabaram sendo mortos, o que, na sequência resultou na prisão de vários policias militares que estão sendo acusados de serem os autores da chacina. A chacina ganhou as páginas policiais dos principais veículos de comunicação do Brasil e, agora, Caetité entra para essa rota, já que os indícios de o menor ter participado da morte do policial são muito grandes. O menor, que não tem ligação familiar com Caetité, estava escondido na casa de um conhecido e foi imediatamente transferido para Campinas onde deverá participar de acareações e de outras ações investigativas que devem esclarecer por completo o caso, que ganhou repercussão nacional e que teria, como elemento provocador, esse menor que veio se esconder na zona rural de Caetité.

Criada técnica que reverte a impotência sexual causada pela retirada da próstata

Quinta | 30.01.2014 | 14h22
Autor: Da Redação


(Foto: Reprodução)

Médicos brasileiros da Faculdade de Medicina da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) em Botucatu desenvolveram uma cirurgia que religa os nervos que foram rompidos durante a retirada da próstata, o que reverte o problema da impotência sexual. A técnica consiste em retirar um pedaço de cerca de 30 centímetros de um nervo na perna, dividir esse nervo em dois pedaços de 15 centímetros cada e fazer um enxerto no nervo lesado da face lateral do pênis. “Quando retiramos o nervo da perna do paciente (nervo sural), ele fica com a face lateral do pé como se estivesse permanentemente anestesiada. Mas é algo leve, que a pessoa nem se importa”, explica José Carlos Souza Trindade, urologista e coordenador da pesquisa. Depois da cirurgia, que é considerada pouco invasiva, o paciente vai para casa em até 48 horas e o resultado final da cirurgia – o fim da impotência sexual – pode aparecer em até 2 anos. O motivo da demora é porque é necessário que fibras cresçam a partir do nervo enxertado e façam a ligação com o nervo do pênis.“É possível comparar a cirurgia com um fio elétrico. 

Eduardo Vasconcelos está fora da disputa eleitoral de 2014

Ex-prefeito argumentou que os altos custos da campanha pesaram na sua decisão

Quinta | 30.01.2014 | 14h14
Autor: Daniel Simurro / Brumado Urgente


Durante o seu pronunciamento o ex-prefeito deixou evidente que irá desistir da disputa (Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente)

Para a alegria de alguns e tristeza de outros, o ex-prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB) não deverá se candidatar a deputado federal em 2014. A decisão que já tinha sido tomada por ele já há alguns dias atrás, foi confirmada nesta quinta-feira (30), em encontro com a senadora Lídice da Mata, que veio a Brumado para visitar obras, apresentar um compêndio de ações e também tratar sobre política, sendo que, um dos pontos principais da pauta seria a pré-candidatura de Vasconcelos. Defensora fervorosa e admiradora do ex-prefeito, ela citou durante o seu pronunciamento que “Brumado não pode perder essa grande chance de ter um representante no Congresso Nacional como Eduardo Vasconcelos”, e complementou afirmando que “todos conhecem o seu potencial político, então, diante disso, Brumado só tem a ganhar com um representante desta envergadura”. Mas, mesmo diante da insistência da senadora, o ex-prefeito deixou transparecer que sua decisão já estava tomada e que ele não irá voltar atrás, desistindo da disputa, tendo como principal argumento os altos custos da campanha. 

Lídice da Mata vem a Brumado, confirma pré-candidatura e diz que quer Eduardo como federal

Quinta | 30.01.2014 | 13h09
Autor: Daniel Simurro / Brumado Urgente


A senadora fez questão de pressionar o ex-prefeito Eduardo Vasconcelos deixando claro que quer ele na disputa eleitoral de 2014 (Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente)

A senadora Lídice da Mata (PSB) esteve visitando Brumado na manhã desta quinta-feira (30), para visitar obras, lançar uma obra onde estão registradas as suas principais ações buscando um melhor convívio com o semiárido, anunciar a sua pré-candidatura e, por fim, fazer política, já que ela quer que a legenda se fortaleça ainda mais no município. Após ser recepcionada por lideranças políticas no Aeroporto Socrátes Mariane Bittencourt, a senadora visitou as obras da lavanderia do Hospital Magalhães Neto, as quais são resultado de uma emenda parlamentar de sua autoria. Depois ela se dirigiu ao auditório da Faseb, onde fez uma grande explanação e aproveitou para autografar a sua separata do convívio com o semiárido. Em seu pronunciamento ela confirmou a sua pré-candidatura ao governo do estado, falou de estratégias que estão sendo adotadas para o pleito e deixou bem claro que um dos motivos que levaram ao rompimento com o PT foi a escolha errada do nome de Rui Costa. Ela também deixou patente que irá “mover céus e terra” para que o ex-prefeito Eduardo Vasconcelos, que hoje exerce a presidência do PSB de Brumado, saia para a disputa de uma vaga no Congresso Nacional o que, acima de tudo, seria muito positivo para o município, já que, segundo ela, ele reúne uma gama enorme de qualidade que têm que estar sempre a serviço da população.  Após os pronunciamentos a senadora  foi ter um encontro “ao pé do ouvido” com Vasconcelos e os vereadores Márcio Moreira e Castilho Viana, no qual se baterá o martelo sobre a pré-candidatura do ex-prefeito ou sua desistência em disputar as eleições de 2014.  

As lideranças presentes ouviram atentamente o pronunciamento da senadora (Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente)

Conheça as novas tendências dos crimes virtuais

Quinta | 30.01.2014 | 09h10
Autor: Da Redação


(Reprodução)

Embora medidas de segurança on-line sejam criadas diariamente para acompanhar o ritmo do surgimento das ameaças mais recentes, o primeiro passo para manter sua família e seu computador seguros é conhecer esses perigos. Veja a seguir um resumo das últimas tendências do crime on-line e como antigas ameaças estão evoluindo. Confira a seguir: 

Brumado: Prefeito e vice são inocentados no TRE em processo de cassação

Quinta | 30.01.2014 | 08h19
Autor: Daniel Simurro / Brumado Urgente


(Foto: Daniel Simurro / Conteúdo Brumado Urgente)

O processo de cassação movido pela coligação “Brumado Melhor e Mais Forte” contra o atual prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD) e a sua vice Cristina Gondim (PSDB) que vinha passando por sucessivos adiamentos, teve o seu veredito final na tarde desta quarta-feira (29), quando, por 3X2 os desembargadores do TRE decidiram inocentar os acusados das acusações de fraude, corrupção e abuso de poder político e econômico no pleito de 2012. A decisão foi comemorada por simpatizantes do prefeito, o qual já vinha dando inúmeras declarações que estava totalmente tranquilo, já que, segundo ele “nenhum ilícito havia sido cometido”. Com o fim do impasse a população espera que o desenvolvimento e progresso da cidade possa ser desencadeado de uma forma plena, onde inúmeros avanços possam ser conquistados para o município. Agora a decisão vai para o TSE, já que ainda cabe recurso nesse sentido. 

Lançadas as moedas oficiais da Copa do Mundo 2014

Quinta | 30.01.2014 | 07h38
Autor: Da Redação


(Foto: Divulgação)

Em comemoração à Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil, o Banco Central apresentou uma série de moedas comemorativas nesta quarta-feira (29). Limitada, a série conta com uma moeda de ouro, duas de prata e seis de cobre e níquel, e para adquiri-las a população deve ir para as sedes do Banco Central espalhadas pelo país. A moeda mais exclusiva é uma peça de ouro de 16 milímetros de diâmetro, com valor nominal de R$ 10, que será vendida por R$ 1.180. Deste modelo serão cunhadas 5 mil unidades. Em prata, foram cunhadas duas moedas, cada uma de 40 milímetros de diâmetro, com valor nominal de R$ 5. Estas serão comercializadas por R$ 190 cada. A série mais barata, de cobre e níquel, é composta por seis modelos de moedas de R$ 2, que serão vendidas a R$ 30 cada uma. 

Acusado de desviar R$ 73 milhões da Mega-Sena se entrega ao Ministério Público

Quinta | 30.01.2014 | 07h27
Autor: Da Redação


(Foto: Reprodução)

O titular da conta corrente da Caixa Econômica Federal, na qual foramdepositados R$ 73 milhões de um falso prêmio da Mega-Sena, no golpe considerado o maior da história da instituição financeira, se apresentou nesta terça-feira (28) ao Ministério Público Federal, em Araguaína (TO). Márcio Xavier de Lima usou o nome falso de Márcio Xavier Gomes Souza para receber o dinheiro, transferido, em seguida, para outras 200 contas, segundo informações divulgadas pela Polícia Federal. Do total desviado, foi recuperado 70% do dinheiro. O suspeito depôs por mais de 10 horas, antes de ser encaminhado à Casa de Prisão Provisória de Araguaína. No mesmo local, está preso o suplente de deputado federal do Maranhão Ernesto Vieira Carvalho Neto (PMDB), apontado como mentor do golpe. Já o gerente da agência da Caixa envolvida, localizada em Tocantinópolis (TO), Robson Pereira do Nascimento, detido em 22 de dezembro, acusado de operacionalizar o pagamento do falso prêmio, vai responder ao processo em liberdade. Quatro suspeitos continuam foragidos: Antônio Rodrigues Filho, os irmãos Alberto Nunes Tugeiro Filho e Paulo André Pinto Tugeiro, além de Talles Henrique de Freitas.

Senadora Lídice da Mata estará visitando Brumado na manhã desta quinta-feira (30)

Quarta | 29.01.2014 | 19h11
Autor: Daniel Simurro / Brumado Urgente


(Foto: Divulgação)

Com uma bagagem política invejável, a senadora Lídice da Mata (PSB) é considerada uma das grandes representações políticas da Bahia, que, agora, começa a galgar uma nova etapa, já que é pré-candidata à disputa pelo Palácio de Ondina. Ela que está visitando a região, estará em Brumado na manhã desta quinta-feira (30), sendo recepcionada pelo presidente da legenda local, o ex-prefeito Eduardo Vasconcelos e pelos vereadores Márcio Moreira e Castilho Viana além de outras lideranças do PSB de Brumado e de outras agremiações partidárias, que estarão presentes no Aeroporto Sócrates Marianne Bittencourt, onde, de lá, rumará direto para o Hospital Magalhães Neto, onde estará visitando o novo setor de Lavanderia, que é fruto de uma emenda parlamentar de sua autoria. Em seguida ela se dirigirá a FASEB, onde apresentará uma “Separata”, ou seja, uma compilação de ações desenvolvidas por ela em prol de uma melhor convivência com o semiárido. Em seguida ela dará uma coletiva de imprensa, onde abordará aspectos de sua pré-candidatura e as ações que estão sendo adotadas pelo PSB na Bahia para as eleições de 2014. Por fim, ela terá um almoço reservado com as lideranças locais para se iniciar a formatação das estratégias que serão adotadas pelos psbistas a partir de agora. 

Criado em Brumado Comitê Municipal para a Reforma Política do Brasil

Quarta | 29.01.2014 | 19h07
Autor: Paulo Esdras


(Foto: Divulgação)

Foi realizada nesta terça-feira (29) a reunião para formação do comitê municipal e formação das comissões de trabalho para a criação do plebiscito popular – iniciativa de diversas entidades sociais* - com o objetivo de criar uma constituinte exclusiva e soberana para a reforma do sistema político. Após as manifestações nas ruas, a plenária nacional dos Movimentos Sociais aprovou, em setembro de 2013, a realização de um plebiscito popular com a pergunta: “Você é a favor de uma constituinte exclusiva e soberana sobre o sistema político?” A partir do plebiscito proposto, o povo dirá SIM ou NÃO a formação da constituinte, composta por cidadãos e cidadãs eleitos exclusivamente para mudar o sistema político, impedindo assim qualquer interferência dos políticos que hoje estão, em tese, representando o povo brasileiro em Brasília.

Pauta da assembleia em Brumado:

1- Avaliação da conjuntura nacional e da importância da Constituinte Exclusiva.
2- Formação do Comitê.
3- Formação de sub-comissões.
4- Participação do lançamento regional do Plebiscito em Caetité, dia 18 de fevereiro.
5- Encaminhamento de nomes para Plenária Estadual em Salvador, dia 30 de janeiro.

 

Impressora 3D gigante pode construir casa em menos de um dia

Cientistas da Califórnia dizem que nova tecnologia permitirá construir casas em menos de 24horas

Quarta | 29.01.2014 | 17h57
Autor: Trhive


(Foto: Babbo)

Cientistas da University of Southern California estão desenvolvendo um projeto de impressão 3D que promete construir grandes casas em menos de um dia, segundo informações publicadas pelo site rt.com na quinta-feira. De acordo com os pesquisadores, o objetivo é poder criar estruturas inteiras de concreto utilizando uma impressora 3D gigante. O desafio é ampliar a impressão 3D para escala de construção. Segundo a publicação, as máquinas de impressão 3D disponíveis atualmente permitem que os objetos sejam construídos a partir de polímeros, mas os cientistas querem permitir que as máquinas possam construir materiais com concreto. Conseguindo isso, o processo de construção começaria com o nivelamento da área onde a casa seria “impressa”, e em seguida utilizar guindastes para retirar o material produzido pela impressora gigante. De acordo com o site, o projeto de pesquisa inclui ainda o encanamento, revestimento elétrico e o acabamento da casa.

Brumado: Novos empreendimentos em hotelaria comprovam crescimento constante do setor

Construção de um novo empreendimento chama atenção pelo projeto arquitetônico

Quarta | 29.01.2014 | 17h24
Autor: Daniel Simurro / Brumado Urgente


A construção do empreendimento hoteleiro está em ritmo acelerado (Foto: Laércio de Morais / Brumado Urgente)

Um dos setores que mais cresce em Brumado é o da Hotelaria, já que o município vem recebendo cada vez mais visitantes, turistas, políticos e representantes comerciais das mais variadas categorias, os quais vêm à cidade e, automaticamente, buscam bons hotéis e pousadas para se hospedarem. Apesar da oferta ainda atender a demanda, em determinadas épocas do ano, como irá acontecer agora no período de Carnaval, a disputa por uma vaga em um bom quarto de hotel na capital do minério fica acirrada, já que um grande número de turistas deverá ter Brumado como destino de seus roteiros de viagem. Diante disso, novos empreendimentos vêm surgindo, comprovando que o setor está vivendo um momento extremamente propício e também que o município vem se firmando como um grande polo regional. Dentre esses novos empreendimentos, um, em especial, chama a atenção pelo seu projeto moderno e arrojado, pela sua localização estratégica e pelo seu bom gosto, que é o futuro Hotel São Lázaro, que está sendo construído na Avenida Coronel Santos, 1256, na saída para Vitória da Conquista. Com inauguração prevista para o dia 20 de junho deste ano, um pouco antes da Copa do Mundo e dos festejos de São João, o Hotel São Lázaro, além de seu projeto arquitetônico bem contemporâneo, contará também com uma estrutura invejável, que será composta por ambientes aconchegantes, um amplo estacionamento, um moderno auditório para 100 pessoas e uma logística adequada também para deficientes físicos, o que lhe conferirá, indiscutivelmente,  o status de uma das melhores opções para quem prefere o bom gosto, qualidade e economia na hora de se hospedar em Brumado. 

(Montagem: Daniel Simurro)

Crise no atendimento da Central de Marcação é passageira garante SMS

Secretário Claudio Feres comunica que normalização do setor acontecerá em breve

Quarta | 29.01.2014 | 17h12
Autor: BBCom


A Central de Marcação, já há algum tempo, vem sendo objeto de várias matérias na mídia local devido a um grande número de reclamações dos usuários, que declaram que o atendimento e o tempo para a marcação dos exames vêm extrapolando os limites da normalidade. Nos últimos dias a crise se acentuou, já que, devido ao cumprimento de um TAC – Termo de Ajustamento de Conduta – com o Ministério Público, a Prefeitura Municipal teve que desligar dos seus quadros os funcionários contratados e chamar os aprovados no último concurso, os quais ainda estão fazendo os exames de rotina para assumirem os seus postos de trabalho, o que provoca um vácuo no setor. Esta readequação nos quadros do órgão, segundo comunicado da Secretaria Municipal de Saúde, vem causando transtornos aos usuários, mas essa problemática será sanada em breve com a admissão dos concursados. O secretário municipal de Saúde, Claudio Feres explica que “reconhecemos que existe o déficit momentâneo no atendimento e pedimos um pouco de paciência aos usuários do sistema, já que, nos próximos dias os novos funcionários, assim que completarem os exames de rotina, assumirão os seus postos, e tudo voltará à normalidade”. E finalizou declarando que “estamos buscando também dinamizar na marcação dos exames nos grandes centros, mas como a demanda ainda é muito grande, isso ainda é um desafio a ser vencido, valendo ressaltar que não é de nossa alçada e sim das esferas maiores do poder, já que ainda não possuímos a alta complexidade no sistema municipal de Saúde”. 

Caetité: Lídice da Mata visita o município e confirma pré-candidatura ao governo do estado

Quarta | 29.01.2014 | 14h22
Autor: Sudoeste Bahia


(Foto: Sudoeste Bahia)

Considerada uma das representações políticas de maior envergadura na Bahia, que já exerceu cargos importantes como prefeita de Salvador, a senadora Lídice da Mata (PSB) esteve novamente em Caetité na manhã desta quarta-feira (29), acompanhada da pré-candidata ao Senado Federal, Eliana Calmon, ela veio fazer uma visita de trabalho à cidade e também realizar o lançamento da Separata “Convivência com o Semiárido”.  Recepcionada pelo seu correligionário, o prefeito Zé Barreira e lideranças do seu partido e de aliados políticos, a senadora, após as saudações iniciais, onde, com auditório do Cine teatro Anísio Teixeira lotado, discorreu sobre a temática em questão. Exaltando a memória cultural de Caetité e dando um enfoque especial à vida e a obra do grande educador ela fez questão de citar que “hoje em cada escola de tempo integral que é construída no Brasil, fica inserida a memória do inesquecível Anísio Teixeira, o que é uma honra para este município que respira cultura e que vem se destacando em toda a região”. A senadora ainda fez questão de ressaltar que “vivemos recentemente a pior estiagem dos últimos 50 anos, então, diante disso, reuni nesta separata um histórico de ações importantes para que a convivência no semiárido possa ser dinamizada”.  Ela ainda explanou vários “inserts” do referido projeto e pediu a colaboração de todos para que o planejamento possa atingir os objetivos. 

 

Trabalhadores têm direito a revisão do FGTS e desconhecem esse direito, diz advogada

Quarta | 29.01.2014 | 14h18
Autor: por Cláudia Cardozo


(Foto: Reprodução)

Boa parte dos trabalhadores baianos que tiveram algum saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) entre os anos de 1999 e 2013 podem pedir revisão dos valores depositados na Justiça. É o que está fazendo o técnico de informática Jerderson Soveral. Ele ajuizou uma ação na Justiça Federal para rever os valores do seu FGTS, apesar de já ter sacado o montante em 2007. Soveral afirma que tomou conhecimento de vários erros nos cálculos do Fundo de Garantia e resolveu judicializar a questão depois que seu pai teve uma causa ganha pelo mesmo motivo.  A diferença da correção, diz o técnico, “ajudaria tanto para reforma de casa quanto para eliminar algumas dívidas”. Isso porque o FGTS é muitas vezes utilizado pelos trabalhadores para aquisição de imóveis ou para dar entrada em créditos imobiliários. A tendência é que os demais membros da família de Soveral também peçam a revisão do fundo. De acordo com a advogada Stephanie Correia, especialista em Direito Público, qualquer pessoa que tenha algum saldo do FGTS entre os anos de 1999 e 2013 tem direito a revisão. A diferença do valor pode chegar até quase 90% em muitos casos. Ela explica que o FGTS pode ser recalculado devido ao índice que a Caixa Econômica Federal tem utilizado para fazer as contas do fundo.

Operação Sanguessuga: Ex-deputado federal Coriolano Sales é um dos cinco condenados

Condenações por improbidade incluem sanções como perda das funções públicas e suspensão dos direitos

Quarta | 29.01.2014 | 13h19
Autor: MPF


Ex-deputado Coriolano Sales (Foto: FalaConquista)

A Justiça condenou, a pedido do Ministério Público Federal (MPF) em Vitória da Conquista, Coriolano Sales, ex-deputado federal; Weliton Brito David Carvalho, assessor parlamentar do ex-deputado; e os empresários Darci José Vedoin, Luiz Antônio Trevisan Vedoin e Ronildo Pereira de Medeiros, por apropriação de recursos públicos federais destinados à saúde. Os réus faziam parte do esquema que ficou conhecido como “Operação Sanguessuga”. O ex-deputado federal recebia propina dos empresários para aprovação de emendas parlamentares orçamentárias direcionadas à aquisição de unidades móveis de saúde para diversos municípios do estado da Bahia. Aprovadas as emendas, o processo licitatório para compra das unidades móveis era manipulado e os recursos, apropriados pelos condenados. Todos os réus foram condenados à suspensão dos direitos políticos pelo prazo de oito ano, bem como à proibição de contratar com o Poder Público pelo prazo de dez anos. Coriolano Sousa Sales e Weliton Brito David Carvalho foram condenados, ainda, a perda solidária no valor de 17.540 reais, perda das funções públicas, caso as estejam exercendo, pagamento solidário de 5 mil reais como multa civil e mais 5 mil reais a título de dano moral coletivo. Todas as sanções estão previstas na Lei 8.429/92. Os réus já apresentaram recurso visando modificar a sentença. Deflagrada pela Polícia Federal, investigou uma organização criminosa especializada no fornecimento fraudulento de unidades móveis de saúde, ambulâncias, odontomóveis, veículos de transporte escolar, unidades itinerantes de inclusão digital e equipamentos médico-hospitalares a prefeituras municipais de todo o país. Os empresários Darci José Vedoin, Luiz Antônio Trevisan Vedoin e Ronildo Pereira de Medeiros foram alvo de diversas ações propostas pelo MPF e relacionadas com a operação e com a “Máfia das Ambulâncias”.

Brumado: Seminário Novas Diretrizes para a Agropecuária revela avanços significativos para o setor

Atualização da Legislação Municipal, Sanidade Agropecuária e Desenvolvimento Sustentável foram temas

Quarta | 29.01.2014 | 13h09
Autor: Daniel Simurro / Brumado Urgente


Lideranças e produtores do meio rural brumadense absorveram os ensinamentos passados pelos palestrantes (Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente)

Apesar de Brumado ter a sua base da sua economia no setor de mineração, outras áreas também vêm tendo avanços consideráveis nos últimos anos, mostrando que a diversificação e o desenvolvimento sustentável de outras vertentes econômicas são bem viáveis. Dentro desta nova perspectiva a Agropecuária é um dos setores que vêm obtendo avanços e, agora, com a criação do SIM – Serviço de Inspeção Municipal -, importantes conquistas poderão ser efetivadas, com a descoberta de novas oportunidades, fazendo com que uma nova era para a agropecuária municipal seja descortinada. Essa foi a tese defendida pelo secretário municipal de Agricultura, Frederico Neves, durante a abertura do Seminário: Diretrizes Estratégicas para a Agropecuária no Município, que aconteceu na manhã desta segunda-feira (29) no auditório da Semac, onde estiveram presentes conferencistas de renome internacional, como o pesquisador da Embrapa, Dr. Nelson Fonseca, além de lideranças e membros de associações do meio rural brumadense.

 

O pesquisador da Embrapa, Dr. Nelson Fonseca discorreu sobre os avanços obtidos na cultura do umbú (Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente)
 

A criação do SIM foi ressaltada como um divisor de águas para o setor, já que com ele a produção irá ser muito qualificada. Um dos pontos que mais foi enfocado durantes as palestras foi a produção do Umbú, que é uma fruta típica da microrregião e que vem sendo cada vez mais explorada no município, tendo como vitrine a COOPMASB, ligada à Associação do Campo Seco II, que já produz derivados beneficiados da fruta com grande qualidade, tanto que já existem contatos para a exportação do produto. O seminário foi considerado altamente produtivo e fortaleceu ainda mais o planejamento da Secretaria Municipal de Agricultura para o desenvolvimento sustentável do meio rural, tendo também um olhar especial para a agricultura familiar. 

Brumado já produz derivados do umbú com alta qualidade por meio da Coopmasb (Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente)

Mesmo sem ler e saber a importância do projeto, deputados baianos dão título a Jorge Amado

Quarta | 29.01.2014 | 11h30
Autor: por Sandro Freitas / Bahia Notícias


Foto: Sandro Freitas / Bahia Notícias

O ato classificado como um dos mais negativos e impopulares da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) no passado recente, ocorrido na sessão desta terça-feira (28), revelou um procedimento comum e temeroso na Casa, apontado pelos próprios integrantes: deputados aprovam projetos sem ler o conteúdo das matérias. Após rejeitar a concessão do título de Cidadão Benemérito da Liberdade e Justiça Social João Mangabeira a um dos maiores ícones da Bahia, o escritor baiano Jorge Amado, a Casa voltou atrás e concedeu a honraria oferecida pelo deputado Álvaro Gomes (PCdoB). O presidente Marcelo Nilo (PDT) encontrou uma forma de reparar a imagem da AL-BA, ao apontar um “erro técnico” na primeira votação da matéria, quando a pauta foi derrubada com um voto a menos do que o necessário (31 favoráveis).