Lama da Samarco avança no mar e deve ultrapassar 9km de costa

  • 23 Nov 2015
  • 13:41h

Foto: Reprodução / Globo News

A onda de lama da mineradora Samarco chegou ao oceano no domingo (22), formando uma enorme mancha marrom que se projetava quilômetros mar adentro desde a foz do Rio Doce, em Linhares, no norte do Espírito Santo. Uma onda inicial de água barrenta já havia atingido a costa no fim da tarde de sábado (21), mas se transformou em uma mancha muito mais escura e densa. O coordenador nacional do Centro Tamar-ICMBio, Joca Thome, sobrevoou a região e voltou para terra visivelmente emocionado. "Nem sei o que falar. É terrível; uma calamidade. Parece uma gelatina marrom se esparramando mar adentro", disse, após sair do helicóptero. A onda de lama percorreu 650 km de rio desde o rompimento da barragem de Mariana (MG), no dia 5. O desastre deixou 8 mortos identificados e 11 pessoas desaparecidas - há ainda quatro mortos não identificados. A previsão do Ministério do Meio Ambiente, baseada em projeções feitas por uma equipe da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe-UFRJ), era de que a lama se espalharia por 9 quilômetros da costa do Espírito Santo. Mas os técnicos que estão acompanhando a chegada da mancha em Regência acreditam que a área afetada será muito maior. "Só o que eu vi hoje parece ser mais do que isso", disse Thome. No domingo, pesquisadores do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) já recolhiam peixes mortos na desembocadura do rio. Analisando os animais manualmente era possível ver claramente que suas guelras estavam impregnadas de lama. Mesmo com os níveis de oxigênio da água dentro do normal, esse "entupimento" das brânquias impede os peixes de respirar e eles morrem asfixiados. A mortandade de peixes, porém, é apenas "uma pontinha do iceberg", segundo o biólogo Paulo Ceccarelli, do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Peixes Continentais (Cepta), do ICMBio. O problema maior, e de mais longo prazo, é a extinção do plâncton e de outros pequenos organismos que formam a base da cadeia alimentar, que terá um efeito cascata sobre todo o ecossistema, impactando desde os herbívoros aquáticos até o carnívoros terrestres. "Cada vida que é extinta do ecossistema leva muitas outras junto", sentencia o pesquisador.

Você gosta de boa música? O Viveiro de cantigas traz Dani Lasalvia

  • ASCOM – Izidy Ramel Comunicação
  • 23 Nov 2015
  • 13:05h

Foto: Divulgação

Mais uma atração que o “Viveiros de Cantigas” traz para Brumado – Dani Lasalvia – uma artista que vai encantar você! A cantora paulistana de voz envolvente e vários talentos que valem a pena serem conferidos de perto, fará uma apresentação no auditório da Escola Nossa Senhora de Fátima, em 27 de novembro, às 21h.Os ingressos são limitados, ligue e garanta o seu (77) 3441 5546!Dani Lasalvia em Brumado – mais uma realização do Viveiro de Cantigas!

 

Servidores do Ministério da Justiça ganham R$ 7 mil para ver filmes antes de estreia

  • 23 Nov 2015
  • 12:33h

(Foto: Reprodução)

Um grupo de 24 servidores do Ministério da Justiça (MJ) tem um emprego dos sonhos para muita gente. Eles ganham cerca de R$ 7 mil por mês para assistirem filmes e novelas antes da estreia, além de jogar novos videogames. O objetivo do serviço é atribuir a classificação indicativa dos produtos – que sugere qual faixa etária deve ter acesso aos conteúdos –, o que deve ocorrer antes do lançamento oficial do produto. O sistema de classificação foi implantado há 25 anos. Segundo o MJ, qualquer tipo de produto é avaliado de acordo com os mesmos padrões, que buscam identificar pontos de sexo, nudez, violência ou uso de drogas no material. O diretor do Departamento de Classificação, Davi Pires, garante que a decisão não se trata de censura, já que existem até três níveis de recurso caso não se concorde com a decisão do ministério. . “Usamos normas precisas. Todos os critérios que adotamos foram extensamente discutidos com as empresas e a sociedade”, avalia Pires. O diretor estima que somente 10% do material que passa pelos profissionais combina com o gosto pessoal dos servidores. Mesmo assim, há casos específicos em que a equipe até tenta mudar de turno para assistir a um lançamento. Mas uma coisa não é aceita no trabalho do grupo: spoilers – liberação de informações sobre a produção. “Para evitar vazamento, às vezes a distribuidora do filme manda até um segurança que fica durante a sessão. Com certeza deve vir um para o próximo 'Star Wars'”, contou Pires.

Em risco: número de casos de Aids cresce entre jovens brasileiros

  • 23 Nov 2015
  • 12:24h

(Foto: Reprodução)

Em 1985, o Brasil criou o Programa Nacional de DST e AIDS, sendo um dos primeiros países no mundo a adotar políticas públicas inclusivas e universais para combater a recente epidemia. Nestes 30 anos de batalha contra o vírus, existiram muitos desafios e conquistas e os portadores do HIV estão vivendo cada vez mais e melhor. No entanto, o alerta para a doença continua. Desde os anos 1980, foram notificados 757 mil casos de aids no Brasil. Segundo o Ministério da Saúde, a epidemia está estabilizada, com taxa de detecção em torno de 20,4 casos a cada 100 mil habitantes, o que representa cerca de 39 mil novos casos ao ano. É um número alto e a preocupação agora está no aumento dos números de casos entre o público jovem, que apresentou maior taxa de detecção do vírus – passando de 9,6 por 100 mil habitantes, em 2004, para 12,7 por 100 mil pessoas em 2013.

 

“A geração que hoje tem entre 16 e 24 anos é aquela que não discute mais sexualidade nas escolas e não conviveram com o período em que a epidemia era mais preocupante. Isso leva a uma despreocupação com a doença e com o uso do preservativo”, afirma a médica epidemiologista Inês Dourado, que é professora do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Aids e outras Doenças Infecciosas do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA. Inês se refere a década de 1990, quando grandes ídolos como os cantores Cazuza, Freddie Mercury e Renato Russo morreram vítimas da aids, e outros declararam ter a doença, como o jogador de basquete da NBA, Magic Johnson, que posteriormente se tornou um porta-voz do sexo seguro e da prevenção contra o HIV. Outro grande nome militante no combate ao vírus foi o sociólogo Herbert de Souza, o Betinho. Portador de hemofilia, doença caracterizada por problemas de coagulação do sangue, Betinho contraiu HIV em uma transfusão de sangue contaminado e faleceu em 97. Ainda nos anos 90, a importância na utilização do preservativo como forma de se prevenir da doença foi tema de música do cantor Carlinhos Brown. Camisinha, que está no álbum ‘Cada cabeça é um mundo’, da Timbalada, lançado em 1993, alerta para o uso da proteção: “Respeite o amor. Respeite o sexo. Proteja sua vida. Salve muitas vidas. Use camisinha”, recomenda.

CONTINUE LENDO

Guardas municipais de Brumado fazem doação de sangue em Vitória da Conquista

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 23 Nov 2015
  • 11:38h

Os guardas municipais momentos antes da doação ao lado do paciente que iria ser beneficiado (Foto: Brumado Urgente)

A Guarda Comunitária Municipal de Brumado vem, ao longo de sua história, fazendo várias ações solidárias, as quais já se tornaram uma marca da entidade. Dentre as inúmeras ações, a doação de sangue ocupa um lugar especial, já que, regularmente todos os membros participam de campanhas nesse sentido. Neste domingo (22), nove componentes da GCM de Brumado estiveram desta feita em Vitória da Conquista estiveram no Banco de Sangue para fazer a doação para Jessino Fidelcino Teixeira, um brumadense que teve que iria passar por uma intervenção cirúrgica. Em contato com Jussimar dos Santos ele relatou que “saímos de Brumado para vir até Conquista e fazer a doação para o senhor Jessino, pois sabíamos da precisão. Sabemos que temos que exercer a nossa cidadania e fazemos isso com muito prazer”. 

O guarda municipal Jussimar dos Santos na hora da doação (Foto: Brumado Urgente)

Nova sinalização ferroviária é implantada em Brumado

  • Ana Carolina Fontana | VLI
  • 23 Nov 2015
  • 11:16h

(Foto: VLI/Divulgação)

A VLI, empresa que controla a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), ampliou a sinalização ferroviária da passagem de nível localizada na Avenida Coronel Santos, no centro de Brumado. As melhorias englobam a instalação de um semáforo ferroviário com mecanismos que emitem sinais sonoros e luminosos quando o trem se aproxima. Os equipamentos já estão em funcionamento com intuito de reforçar as medidas adotadas no local para promover a travessia segura sobre os trilhos.


A nova sinalização busca alertar os condutores de veículos e pedestres, avisando-os sobre a passagem do trem. A instalação dos equipamentos reforça o compromisso da VLI em garantir a segurança de suas operações, como foco principal na redução do risco de acidentes nos cruzamentos em nível da ferrovia com ruas e avenidas.

O cruzamento já possuía placas de sinalização como a Cruz de Santo André, além de outras placas que alertam motoristas sobre a circulação dos trens. O artigo 29 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece que as composições férreas têm preferência de passagem sobre os demais veículos. A legislação também prevê que o condutor que não para antes de transpor os trilhos comete infração gravíssima e pode ser multado, além de perder sete pontos na carteira (artigo 212),

Ao longo do ano, a VLI promove campanhas de segurança com o intuito de ressaltar recomendações para a garantia de uma convivência harmônica entre comunidades e ferrovia. Confira algumas dicas repassadas:

- Respeite a sinalização do trem e não seja imprudente;

- Ao ouvir a buzina, fique atento: é sinal que o trem vai passar;

- Preste atenção no cruzamento da ferrovia com a rua: pare, olhe, escute;

- Não atravesse no meio do vagão e nem ande próximo aos trilhos;

- Não caminhe pelos trilhos do trem;

- Não brinque na linha férrea.

 

Chapada: Incêndios ameaçam fonte de água; morador faz apelo por obra inacabada

  • 23 Nov 2015
  • 10:38h

Foto: Dimitri de Igatu

Os incêndios que ainda ocorrem na Chapada Diamantina ameaçam também o abastecimento de água na região. Um homem que reside no povoado de Campos de São João relata que cerca de 20 brigadistas estão há 20 dias em campo para tentar preservar a única nascente que abastece a região. “Estamos há 20 dias combatendo os focos de incêndios, metade dos meus amigos estão há 11 dias dormindo no mato para evitar que o fogo avance para o lado do morro do pai Inácio [...] lá está a única nascente que abastece nosso povoado com água, pouca, não tratada, mas a única”, conta. Segundo Antônio Vitor, a Cerb [Companhia de Engenharia e Recursos Hídricos da Bahia] começou a perfurar um poço artesiano em 2008, mas a obra foi interrompida. “Hoje temos um poço lacrado, com água e ao mesmo tempo temos problemas com a quantidade e o pior, a qualidade da água”, conta. Antônio Vitor diz ainda que um médico cubano que atende a localidade disse que 100% dos casos de vômitos e diarreia são devido à água contaminada. Segundo informações do Parque Nacional da Chapada, cerca de 30 mil hectares já foram consumidos pelo fogo, provocado na maioria dos casos de forma criminosa. Cerca de 120 homens entre brigadistas profissionais e voluntários trabalham na contenção das chamas.

Vereador Márcio Moreira comunica que sua mãe está se recuperando e deverá sair da UTI ainda hoje (23)

  • Brumado Urgente
  • 23 Nov 2015
  • 10:01h

(Foto: Brumado Urgente Conteúdo)

O vereador Márcio Moreira entrou em contato com o Brumado Urgente na manhã desta segunda-feira (23) para comunicar que o estado de saúde de sua mãe, Lúcia Moreira, já está bem melhor. Ela sofreu um princípio de AVC no sábado e foi internada na UTI do Hospital Samaritano em São Paulo, mas reagiu bem e, inclusive, já deve sair da UTI ainda hoje. O vereador ainda fez questão de frisar a importância da instalação de uma UTI em Brumado relatando que “só quem sente na pele sabe a dor e a aflição de ver um ente querido numa situação dessas, por isso eu ressalto que Brumado deve ter a sua UTI o mais rápido possível, pois muitas vidas serão salvas”. Ele ainda declarou que “eu agradeço as orações feitas em prol do restabelecimento de saúde de minha mãe, que graças a Deus está bem melhor. Foi um susto, mas agora todos nós estamos bem mais tranquilos”. 

Policiais Civis da Bahia paralisam atividades na próxima sexta-feira (27), informa sindicato

  • 23 Nov 2015
  • 09:54h

(Foto: Divulgação)

Os policiais civis da Bahia irão paralisar as atividades durante um dia, a partir das 8h da próxima sexta-feira (27). Uma das razões da paralisação é a não publicação do Decreto que regulamenta as promoções.  Durante a paralisação, 30% do efetivo permanecerá trabalhando no atendimento a prisão em flagrante, levantamento cadavérico e crimes contra a criança e a vida, conforme previsto em lei. De acordo com Marcos Maurício, presidente do Sindicato dos Policiais Civis da Bahia (SINDPOC), os processos de promoção foram previstos no art.8º da Lei nº 12.601/2012, no qual estava previsto que mais de mil e quatrocentos profissionais seriam promovidos. "A promoção é importante e motivacional para o policial, já que é o reconhecimento de sua dedicação e empenho no exercício da carreira". Os servidores reivindicam também reestruturação salarial com base na atividade de investigação e emissão de laudos da papiloscopia pelos peritos técnicos (hoje só permitida aos peritos criminais). Além disso, eles protestam contra as péssimas condições estruturais das delegacias e contra a prática do assédio moral.  

Brumado: Ótima Oportunidade de Emprego

  • 23 Nov 2015
  • 09:21h

(Divulgação)

A Minas Calçados, localizada na Rua Coronel Tibério Meira, 333, bem no centro de Brumado, está abrindo um novo ciclo de seleção de candidatos a emprego. Os cargos oferecidos são de Caixa, Assistente de Estoque e Vendedores Temporários. A direção solicita que os candidatos levem o curriculum com urgência à loja. Então você que está fora do mercado de trabalho não perca essa ótima oportunidade. 

Imagem do dia: Tinha uma árvore no meio do caminho

  • Brumado Urgente
  • 23 Nov 2015
  • 09:07h

A cena chamou a atenção de quem passou pelo local (Foto: Leitor Brumado Urgente via WhatsApp)

A segunda-feira (23) em Brumado se iniciou com uma imagem que chamou a atenção de quem passava pela Av. Coronel Santos, já que um Fiat Strada Branco podia ser visto abandonado após ter colidido com uma árvore. Segundo informações colhidas pelo Brumado Urgente o acidente ocorreu por volta das 22h, onde, após a tentativa de uma ultrapassagem sobre uma van escolar, o motorista perdeu o controle do veículo e acabou colidindo frontalmente com a árvore. Ele se feriu e precisou ser levado com urgência para o Hospital Magalhães Neto. O Strada acabou ficando abandonado no local, compondo uma imagem intrigante.  

 

 

Vereador Édio Pereira participa de reunião regional

  • 23 Nov 2015
  • 09:00h

(Foto: Divulgação)

Na última sexta - feira, 20, o vereador Édio Pereira, PC do B, participou de reunião na cidade de Guanambi, da qual também participaram representantes da cidade de Caetité, a vice prefeita Fátima Silveira e o vereador Mário Rebolsa, bem como a deputada estadual Ivana Bastos, PSD, onde foi discutido a implementação do Plano Municipal de Saneamento Básico que está sendo elaborado nos municípios por exigência da lei federal 11.445/07. A deputada Ivana Bastos fez uma exposição informando que o Plano Municipal de Saneamento Básico é um instrumento de planejamento que estabelece diretrizes para a prestação dos serviços públicos de saneamento, e deve atender os princípios básicos, entre eles a universalização, que compreende um conjunto de serviços, como infraestrutura, abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos, drenagem e manejo das águas pluviais urbanas. Ao final da reunião os representantes da cada município se comprometeram a participar ativamente da elaboração do Plano em seus respectivos municípios dada a sua importância para melhoria da qualidade de vida da população.

Encruzilhada: PRF apreende ônibus clandestino em que motorista dirigia sem carteira

  • 23 Nov 2015
  • 08:56h

Foto: Divulgação / PRF-BA

Um ônibus que fazia o transporte irregular de passageiros foi apreendido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em um trecho da BR-116, do município de Encruzilhada, na região de Vitória da Conquista. O carro levava 40 passageiros e saiu de Arapiraca, em Alagoas, com destino final em Jundiaí, em São Paulo. De acordo com a PRF, motorista não tinha carteira de habilitação (CNH), e o veículo estava sem autorização da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT). Além disso, foram constatados quatro pneus carecas, para-brisa quebrado e o veiculo estava sem tacógrafo, aparelho que registra a velocidade do automóvel. Os agentes chegaram até o carro depois de uma denúncia que informava que o veículo quase causou um acidente grave, ao realizar ultrapassagem em local Os policiais ainda encontraram cerca de 500 kg de vísceras bovinas sem origem sanitária, sem acondicionamento adequado e sem nenhum rótulo de identificação. Após apreensão do ônibus, os passageiros foram transbordados para um veículo regular, e o material de origem animal encontrado no bagageiro foi encaminhado para a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB). 

Tiro de Guerra promove passeio com crianças do projeto Esporte Vencedor

  • 23 Nov 2015
  • 08:16h

(Foto: Divulgação)

No dia 22, o Tiro de Guerra de Brumado promoveu um passeio com as crianças do projeto Esporte Vencedor, com direito a sorvete, brincadeiras no parque da prefeitura, pula-pula na praça Zeca Leite e culminando com uma deliciosa pizza. O projeto social que visa proporcionar às crianças e jovens entre 5 e 17 anos, uma oportunidade de vencerem os obstáculos da vida através da prática desportiva. O projeto conta com aulas de Boxe, Judô, Muay Thai, Jiu-Jitsu, Capoeira e em breve Karatê. Para participar do projeto a criança ou o jovem deve estar matriculado em escola regular, ter a autorização dos pais ou responsável, ter boas notas e frequência. O projeto funciona de segunda a sexta-feira das 18:30h às 20:30h e aos sábados às 09:00h com aula de Muay Thai e às 16:00h com aula de Jiu-Jitsu. O Subtenente Paulo Souza, Chefe de Instrução do TG, disse que o passeio visou premiar algumas crianças de até 10 anos de idade e que vem se destacando no projeto.

Vitória da Conquista: Homem morre afogado durante batismo evangélico

  • 23 Nov 2015
  • 08:00h

Foto: Blog do Anderson

Um homem morreu após se afogar, na manhã deste domingo (22), durante um evento de batismo evangélico na zona rural do município de Vitória da Conquista. Identificada apenas como Leandro, a vítima participava da cerimônia em uma lagoa do Assentamento União e Força. Segundo o Blog do Anderson, testemunhas relataram que o jovem teria entrado no lago e desaparecido em seguida. Sem êxito, membros da igreja ainda tentaram localizá-lo. Por volta das 15h, uma equipe de mergulhadores do 7º Grupamento de Bombeiros Militar encontrou o corpo, que foi levado ao Instituto Médico Legal após perícia.