Defensora pública relata assédio em tribunal com promotor de Justiça na BA: 'Foi uma violação'

  • G1
  • 06 Jul 2019
  • 18:12h

Defensora pública de Feira de Santana relata assédio por parte de promotor durante audiência na Bahia — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Uma defensora pública da cidade de Feira de Santana, a cerca de 100 quilômetros de Salvador, relatou ter sofrido assédio por parte de um promotor de Justiça durante uma plenária no Tribunal de Justiça do município. A defensora Fernanda Morais nesta sexta-feira (5). contou que a situação aconteceu na quinta-feira (4), quando eles participavam da assembleia. Segundo Fernanda, no momento em que foi saudá-la, o promotor Ariomar José Figueiredo da Silva usou um tom com conotação sexual. "Essa saudação acontece quando começa o debate entre defesa e acusação. No momento em que ele se dirigiu a mim, enquanto defensora, disse que eu poderia ficar calma porque a primeira vez com um negão não dói. Eu me senti profundamente constrangida", lembra.

"Quando eu tive a palavra de volta, eu deixei muito claro o quanto aquela situação era absurda, e que aquilo era uma violação. Eu me senti constrangida enquanto mulher e quanto pessoa e acho que esse ato foi uma ofensa coletiva. Ele reproduz a violência de gênero que perpetua no âmbito da Justiça", avaliou.

A defensora pública disse ainda que foi a primeira vez que teve contato com o promotor em uma plenária, e que a fala dele poderia ter sido dirigida a qualquer outra mulher. De acordo com Fernanda, a Defensoria Pública de Feira de Santana vai tomar medidas cabíveis contra a situação.

"Aconteceu comigo, mas poderia ter acontecido com qualquer outra mulher que estivesse no local. Fosse uma advogada, uma outra defensora, com a própria juíza, ou até com uma das partes. Sei que não fui a primeira e não vou ser", disse Fernanda.

"Não tenho a pretensão de responsabilizar ele pessoalmente, mas minha instituição adotará providências que sejam pertinentes. Tanto eu quanto ele estávamos no exercício da nossa função, isso não pode acontecer", destacou a defensora.

O caso foi divulgado por ela nas redes sociais, onde a defensora compartilhou uma nota divulgada pela Coletiva de Mulheres Defensoras Públicas do Brasil.

Na nota, a coletiva escreveu que "a explícita conotação sexual da fala do promotor não é apenas inadequada ao ambiente em que fora proferida. Ela configura, mais do que isso, uma violenta manifestação do machismo institucional arraigado dentro do Sistema de Justiça, que submete historicamente mulheres ao lugar de objetos sexuais e sexualizados, deslegitimando-as como profissionais nas relações estabelecidas neste sistema". [

G1 tentou falar com o promotor Ariomar José Figueiredo da Silva e com o Fórum Filinto Bastos, mas não conseguiu contato.

A Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep) e a Associação de Defensores Públicos do Estado da Bahia (Adep-Ba) emitiram nota de repúdio ao posicionamento do promotor.

De acordo com as instituições, ele manchou a ética da profissão e usou frase e comportamento indiscutivelmente machista, com teor sexualizado, para constranger a defensora, que estava trabalhando.

As associações disseram ainda que o que o promotor coagiu publicamente a defensora pública, por meio do emprego de referências de dominação sexual, e que a rebaixou e levou ao ridículo, reduzindo seu potencial de ação.

Ainda na nota, as instituições informaram que o promotor descumpriu deveres impostos a membros do Ministério Público. As associações disseram também que adotarão medidas para garantir a fiscalização e controle da atividade funcional do Ministério Público, para que casos do tipo sejam evitados. [Confira nota completa das associações abaixo]

Também por meio de nota, o Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) disse que não houve intenção de ofensa na frase proferida pelo promotor de Justiça, durante sessão. A instituição lamentou o ocorrido e pediu desculpa por qualquer gerada pela frase dita.

Ainda na nota, o MP-BA disse que a frase "Fique calma porque a primeira vez com um negão não dói" foi dita em um contexto do Júri. O Ministério Público, no entanto, não detalhou como a frase se adéqua à sessão plenária. [Confira nota completa do MP-BA abaixo]

 

 

 

 

CONTINUE LENDO

Bossa Nova de Luto: João Gilberto morre aos 88 anos

  • Informações do G1
  • 06 Jul 2019
  • 16:36h

(Foto: Reprodução)

João Gilberto morreu neste sábado (6) aos 88 anos. O músico, um dos criadores da bossa nova, morava no Rio de Janeiro. A informação foi confirmada pelo seu filho, João Marcelo Gilberto, que mora nos Estados Unidos. "Meu pai morreu. Sua luta foi nobre, ele tentou manter sua dignidade ao perder sua soberania", escreveu João Marcelo no Facebook. "Gostaria de agradecer a Maria do Ceu por estar a seu lado no final. Ela foi sua verdadeira amiga e companheira." Recluso, João foi interditado judicialmente pela filha, Bebel Gilberto, no fim de 2017. A interdição motivou uma disputa familiar entre Bebel e João Marcelo. Em nota, a advogada de Bebel disse que a intervenção foi motivada por problemas de saúde e complicações financeiras do cantor.

Pai da bossa nova

João Gilberto Prado Pereira de Oliveira, cantor e violonista baiano, concluiu em 1961 a trilogia de álbuns fundamentais que apresentaram a Bossa Nova ao mundo, foram eles “Chega de saudade” (1959), “O amor, o sorriso e a flor” (1960) e “João Gilberto” de 1961. O artista não parou com suas criações e seguiu com shows e discos que se tornaram obras de arte, como é o caso de "Amoroso”, álbum gravado nos Estados Unidos entre 1976 e 1977 sob o selo Warner Music. O disco foi relançado no Brasil em formato longo no ano passado, durante os festejos dos 60 anos da Bossa Nova. O álbum celebra o encontro harmonioso do artista brasileiro com o maestro alemão Claus Ogerman (1930 – 2016). João era um músico desacreditado quando entrou no estúdio da gravadora Odeon, no Rio, o equivalente a um "single" da época. O disco de 78 rotações por minutos imortalizou, em 10 de julho de 1958, os clássicos "Chega de saudade" e "Bim bom". A produção de João foi objeto de uma disputa judicial em 2018. A defesa do cantor pedia uma revisão no valor de uma indenização da gravadora EMI Records, hoje controlada pela Universal Music. Em 2015, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) proibiu a empresa de vender os discos do artista sem seu consentimento. A Universal não comenta o caso. O álbum que marcou o início da Bossa Nova, "Chega de saudade", traz a composição de Tom Jobim (1927-1994) e Vinicius de Moraes (1913-1980) que havia sido apresentada em um LP em abril de 1958 por Elizeth Cardoso (1920-1990). Com a voz de João, a versão mais conhecida da música foi lançada em agosto do mesmo ano.

 

 

CONTINUE LENDO

Arraiá da Damarinha’: ministra usa véu de noiva e dança forró

  • Redação
  • 06 Jul 2019
  • 15:49h

(Fotos: Reprodução)

A ministra Damares Alves usou véu de noiva e dançou forró em festa com servidores da pasta da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Ela postou no Instagram fotos e vídeos do “Arraiá da Damarinha”, comandado pela cantora sergipana Antônia Amorosa.

Vídeo mostra parte de perseguição policial que acabou com dançarina morta; veja

  • Redação
  • 06 Jul 2019
  • 11:58h

(Foto: Reprodução Redes Sociais)

Uma câmera de segurança registrou um trecho da perseguição policial que terminou com a morte de uma dançaria de banda de forró na cidade de Irecê, no norte da Bahia, na madrugada desta sexta-feira (5). A cantora e o sanfoneiro do grupo musical também ficaram feridos. As imagens mostram o momento em que o carro que estava com os membros da banda cearense Sala de Reboco passa pela via em alta velocidade.

OAB-BA e CFOAB emitem nota sobre violência de gênero contra advogada de Feira de Santana

  • BN
  • 06 Jul 2019
  • 11:52h

(Foto: Reprodução)

A Ordem dos Advogados do Brasil Secional Bahia (OAB-BA), por meio da Comissão Estadual da Mulher Advogada, e o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB), através da Comissão Nacional da Mulher Advogada, divulgaram uma nota conjunta, nesta sexta-feira (5), para expressar “apoio irrestrito” à advogada e defensora pública Fernanda Nunes Morais da Silva, que na última quinta-feira (4), foi insultada pelo promotor de Justiça Ariomar José Figueiredo da Silva (clique aqui e saiba mais sobre o caso). “O promotor, na abertura dos debates orais, em sessão Plenária do Tribunal do Júri, na comarca de Feira de Santana (BA), dirigiu-se a advogada afirmando que a mesma deveria ficar calma, porque ‘a primeira vez com um negão não dói’. A fala do promotor reflete o machismo institucional arraigado no meio jurídico, que tenta colocar a mulher e profissional em situação de inferioridade e constrangimento”, diz nota, destacando que as instituições não admitem violência de gênero de qualquer natureza, “sendo ainda mais grave quando esta é utilizada como estratégia processual e praticada por profissionais que têm o dever de urbanidade, respeito entre os seus pares e proteção aos direitos humanos, entre os quais os das mulheres”. No texto, as instituições pontuam ainda que a conquista de espaços pelas mulheres é uma luta diária e que é preciso combater o machismo entranhado na sociedade, para que a “previsão constitucional de igualdade entre homens e mulheres saia do plano formal e se torne uma realidade efetiva”. Para finalizar, a nota reitera o apoio à defensora pública Fernanda Nunes Morais da Silva e o repúdio à conduta do promotor Ariomar José Figueiredo da Silva.

Jovem brumadense acaba falecendo no IBR de Conquista; existe a suspeita que a causa possa ter sido de H1N1

  • Brumado Urgente
  • 06 Jul 2019
  • 11:22h

Isabela tinha acabado de ser aprovada no Curso de Medicina (Foto: Reprodução Facebook)

A estudante brumadense Isabella Dutra (24) acabou falecendo na manhã deste sábado (06) vítima, segundo informações colhidas pelo Brumado Urgente, de uma infecção respiratória. Ela foi internada na sexta-feira (05), na unidade do IBR de Vitória da Conquista. Ainda segundo as informações, a jovem apresentou um quadro grave, precisando ser transferida para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), devido à fortes dores na região do pulmão. Na manhã de hoje, ela acabou tendo o quadro bem agravado e não resistiu, vindo à óbito na unidade hospitalar. A jovem, que estava morando em Vitória da Conquista, inha sido aprovada em um vestibular de Medicina e estava muito feliz pelo fato. Há suspeita que ela tenha sido vítima de uma infecção respiratória causada pela gripe H1N1, mas isso ainda é uma especulação, já que somente os exames e o laudo poderão comprovar essa possibilidade. O velório e sepultamento ocorrerá na cidade de Brumado.

Sem reformas, carro da UE vai atropelar o nacional, diz indústria

  • por Anaïs Fernandes | Folhapress
  • 06 Jul 2019
  • 10:45h

Foto: Reprodução Google

A indústria automotiva brasileira precisa aproveitar os anos necessários até a aprovação do acordo entre Mercosul e União Europeia para ganhar produtividade e reduzir custos, se não quiser ser atropelada pela concorrência externa, avalia o setor. Essas mudanças dependem, para associações do segmento, de reformas estruturais como a da Previdência e a tributária, que atraiam investimentos para o país e aumentem o nível de competitividade das empresas nacionais. Para Luiz Carlos Moraes, presidente da Anfavea (associação dos fabricantes de veículos), não é uma possibilidade que o acordo entre em vigor sem as reformas terem sido aprovadas. "Não existe esse cenário. O Brasil agora tem data para estar preparado."Sua expectativa é que o acordo demore de dois a três anos para começar a valer. "Esse é o prazo que a gente tem para implementar as reformas nas várias dimensões. O Brasil precisa se preparar para o acordo, senão haverá mais riscos do que chances", afirma.José Luiz Gandini, presidente da Abeifa (associação das importadoras de veículos), disse que as reformas da Previdência e tributária são mais importantes do que o acerto entre Mercosul e UE."Isso sim mexe com o mercado já, muito antes do que o acordo", afirmou. As vendas no Brasil de veículos importados caíram 9,6% no primeiro semestre do ano, ante 2018.Para o setor automotivo, a previsão com o acordo é que a tarifa de 35% sobre a importação de carros europeus cairá a 17,5% em dez anos, com uma cota de 50 mil carros para o Mercosul nos primeiros sete anos -- 32 mil para o Brasil. Em 15 anos, a taxa será zero. "Dentro de uma linha do tempo, vemos a reforma da Previdência, a tributária e depois o acordo. No médio e longo prazo, tudo isso acontecendo, é muito positivo para o Brasil e o setor automotivo, que vem se reinventando e sofrerá transformações grandes nos próximos anos", afirma Marcelo Frateschi, sócio de impostos e líder do setor de automotivo na EY.Moraes diz que a reforma da Previdência "não põe dinheiro na mesa", mas, ao endereçar uma solução para o déficit fiscal, faz com que agentes econômicos vejam o Brasil com bons olhos e atrai investimentos de fora. A reforma tributária, por sua vez, reduziria o chamado "custo Brasil" ao simplificar o sistema de impostos. Lia Valls, pesquisadora associada do FGV Ibre (Instituto Brasileiro de Economia), diz que a indústria automotiva brasileira é protegida e que a abertura comercial é importante para quebrar monopólios. "Mas não será apenas isso que promoverá aumento da produtividade", afirma. A maior competitividade do setor no Brasil está ligada, segundo ela, à reforma tributária e outras mudanças microeconômicas que facilitem processos de importação/exportação e procedimentos aduaneiros e que desburocratizem o ambiente de negócios.Tereza Fernandez, da consultoria MB Associados, relembra a abertura comercial promovida pelo governo Collor nos anos 1990. Segundo ela, o movimento foi um "choque de produtividade" para a indústria automotiva do Brasil. "Foi aí que começaram a ganhar escala. Ou as empresas se tornam competitivas, ou elas morrem."

Carlinhos Maia é convidado a se retirar da Disney após marido se recusar a tirar bermuda

  • Redação
  • 06 Jul 2019
  • 10:11h

(Foto: F5)

Passando férias na Disney, o casal Carlinhos Maia e Lucas Guimarães, que se casou em uma cerimônia grandiosa no Nordeste, foi convidado a se retirar de um parque de Orlando por conta de uma bermuda que Lucas estava usando. Nela, havia imagens de mãos mostrando o dedo do meio. De acordo com relatos de Lucas, algumas pessoas se sentiram ofendidas e chamaram os seguranças, que deram duas opções a eles: ou compravam uma nova peça de roupa ou teriam de sair de lá. "O short nem meu é. Eu nem sabia que essa era a estampa, aí foram reclamar para o dono do parque. Fui repreendido. Eu gelei na hora", disse. Em seguida, Lucas contou que não precisou comprar outra peça de roupa, pois ele e os amigos já estavam indo embora. "Eu não perco meu tempo vendo o que os outros deixam ou não deixam de vestir. Às vezes foi só uma pessoa chata que não tem o que fazer que foi dizer que minha bermuda era ofensiva. Da próxima vez que vier para Disney vou trazer um pote de alfazema", finalizou. Depois do casamento, Carlinhos Maia e Lucas se viram em uma briga virtual com Whindersson Nunes. Na época, Lucas saiu em defesa do marido. Ambos excluíram o Instagram por um tempo.

Terremoto mais potente em 20 anos atinge o sul da Califórnia

  • Redação
  • 06 Jul 2019
  • 09:04h

Foto: Reprodução / YouTube

O sul da Califórnia foi atingido na sexta-feira (5) pelo terremoto mais forte em 20 anos na região, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês). O tremor, de magnitude 7,1 e epicentro a 17 km de Ridgecrest, foi sentido em Los Angeles, Phoenix, Las Vegas e Reno. O sismo ocorreu às 20h33 no horário local (0h33 deste sábado, no Brasil) e provocou deslizamentos de terra, rachaduras em fundações e destruição de muros. Canalizações de água e esgoto também foram rompidas. Foram registrados incêndios provocados por vazamentos de gás. O Corpo de Bombeiros do condado de San Bernardino informou que uma pessoa ficou levemente ferida levemente. Muitas famílias passaram a noite fora de casa com medo de réplicas do tremor.

O adoecimento físico e as causas emocionais

  • Karoll Trindade
  • 06 Jul 2019
  • 00:15h

Psicóloga Karoll Trindade

Você já parou para pensar se uma simples dor de cabeça ou até uma dor de garganta possa ter origem no seu emocional?

O nosso corpo está diretamente ligado as nossas emoções, ou seja, é um reflexo do que sentimos, pensamos e acreditamos; eles se relacionam de uma forma silenciosa e ao mesmo tempo estrondosa. Sempre que algo não está certo o nosso corpo encontra um meio de dizer que algo estranho aconteceu, e busca pedir socorro. E assim surgem as doenças e dores emocionais que nada mais é o nosso inconsciente mostrando que há questões internas que precisam ser resolvidas.

Uma dor de garganta, por exemplo, pode ser manifestada por consequência de conflitos psíquicos que precisam ser ditos, mas não pode. A dor no estômago pode ser um sinal do quanto é difícil “digerir” alguma ideia ou situação emocional. Dores musculares podem ser decorrente de situações na qual somos responsáveis e achamos que somos incapazes e impotentes de realizar. Quando sentimos a “normal” dor de cabeça, pode ser vestígios de uma mente sobrecarregada com pensamentos e sentimentos que nos traz angústia.

Quando se diz “O CORPO FALA”, é uma simplificação da realidade dita acima. A somatização é o resultado do sentimento de culpa vindo de fantasias inconscientes, manifestado em dores físicas como um meio de autopunição. Com isso as doenças podem ser um caminho para descobrirmos a origem de angústias e dores emocionais, resultando em um possível alivio para as mesmas.

Preste atenção no seu corpo! Procure compreender o que ele quer dizer! Sua alma e seu emocional podem estar implorando por socorro! Quando falamos em somatização, falamos em doenças físicas reais, que devem ser tratadas e investigadas por médicos, mas que também são pontos fundamentais que devem ser analisados e vistos como um esgotamento emocional.

Novo aeroporto de Vitória da Conquista será inaugurado no dia 23 de julho

  • Redação
  • 05 Jul 2019
  • 17:50h

O novo aeroporto de Vitória da Conquista, o Glauber Rocha, será inaugurado no dia 23 de julho. A informação foi dada pelo governador Rui Costa (PT), nesta sexta-feira (5). Segundo o petista, o espaço terá voos da Azul a partir do dia 25 e da Gol começando no mês de agosto.“Nós negociamos com a Azul um fretamento de aeronave para levar todos como convidados... Os deputados e deputadas federais e estaduais que queiram participar. É um marco. O potencial de Conquista é grande, porque não atende só a Bahia, atende todo o norte de Minas”, disse o governador em pronunciamento. O novo equipamento dará lugar ao aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo, que será desativado após a inauguração da nova estrutura.

Conquista: Presidiária é levada ao hospital após cortar o próprio pescoço

  • Redação
  • 05 Jul 2019
  • 17:34h

(Foto: Reprodução)

Uma interna do presídio Nilton Gonçalves, em Vitória da Conquista, foi levada ao Hospital Geral de Vitória da Conquista na manhã de hoje (sexta-feira). As primeiras informações que chegam a nossa reportagem é de que a mulher, que não teve o nome revelado, cortou o próprio pescoço. O estado de saúde da interna não foi divulgado. Ela segue sob cuidados médicos até que se recupere para ser levada de volta a unidade prisional.

Parem de atirar, somos músicos', relembra cantora sobre ação policial que matou dançarina

  • informações do G1 Bahia
  • 05 Jul 2019
  • 16:21h

Vocalista da banda, Joelma Rios, relatou como crime aconteceu — Foto: Reprodução/Instagram

"Atiraram para matar. Eu nunca passei por isso", diz Joelma Rios, de 44 anos, vocalista da banda cearense Sala de Reboco, sobre a ação policial que deixou ela e o sanfoneiro do grupo feridos, além de causar a morte da dançarina da banda. O caso ocorreu na madrugada desta sexta-feira (5), em Irecê, e também estavam no carro outra dançarina do grupo e o motorista do veículo. Joelma foi atingida nas nádegas e de raspão no braço. Após receber atendimento, foi liberada do hospital. Ela conta que apesar de perceber que se recupera bem, o sentimento de tristeza toma conta dela e de todos da banda. "Imprudência. Infelizmente perdemos nossa companheira, Gabi, de 25 anos, era uma menina maravilhosa, tão meiga, nossa companheira. A gente vai voltar sem ela, a família esperando. Ela fazia de tudo um pouco, costurava, era cabeleireira, vivia batalhando. No período do São João, a gente organizou uma turma e chamou ela [Gabriela] para completar a equipe", relatou Joelma, que está há três anos nos vocais da banda.

Sergio Moro era contra a delação do ex-deputado Eduardo Cunha, diz revista

  • Redação
  • 05 Jul 2019
  • 15:28h

(Foto: Reprodução)

Conversas divulgadas pela revista Veja mostram que o ex-juiz Sergio Moro recomendou que o Ministério Público Federal não fechasse acordo de delação premiada com o ex-deputado federal Eduardo Cunha (MDB). O diálogo aconteceu em julho de 2017. "Rumores de delação do Cunha...Espero que não procedam", escreveu Moro. Em resposta ao ex-juiz, o procurador Deltan Dallagonl disse: “só rumos”. “Não procedem. Cá entre nós, a primeira reunião com o advogado para receber anexos (nem sabemos o que virá) acontecerá na próxima terça. Estaremos presentes e acompanharemos tudo. Sempre que quiser, vou te colocando a par”, acrescentou. Moro agredeceu. "Agradeço se me manter (sic) informado. Sou contra, como sabe", disse o ministro, sem saber do conteúdo da delação. À época do diálogo entre Deltan e Moro, um grupo no Telegram, formado por procuradores de Curitiba, Rio de Janeiro e Natal já tratava da potencial delação – que acabou não prosperando.

Dançarina morre e sanfoneiro de banda fica ferido após serem baleados no norte da BA

  • informações do G1 Bahia
  • 05 Jul 2019
  • 14:18h

Dançarina morreu após abordagem policial na Bahia — Foto: Reprodução/Instagram

Uma dançarina da banda de Forró Sala de Reboco morreu, na madrugada desta sexta-feira (5), após ser baleada na cidade de Irecê, no norte da Bahia. Na ocasião, outras duas pessoas ficaram feridas. Segundo relato do dono da banda, Antônio Neto Rocha, mais conhecido como Toinho Produções, quatro integrantes do grupo e um motorista estavam em um carro quando foram atingidos por disparos de policiais militares que seguiam o veículo. O G1 entrou em contato com as Polícias Civil e Militar para ter detalhes do caso e posicionamento dos policiais, mas ainda não obteve retorno.