Congelou: Cidade da Chapada Diamantina registra -1°C

  • JC
  • 12 Jul 2019
  • 15:42h

Esta semana, a temperatura mínima chegou a 8°C no município chapadeiro; próximos dias serão de mais frio | FOTO: Reprodução/Lucas Magalhães |

O município de Piatã, na Chapada Diamantina, registrou durante os últimos dias a temperatura mais baixa na região, chegando a atingir mínima de 8°C. Nesta quinta-feira (11), o município chapadeiro apontou mínima de 10°C e máxima 22°C com sensação térmica que pode chegar a -1°C, de acordo com a velocidade do vento registrado na região de 11 m/s, conforme informações do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Para o fim de semana, a população vai enfrentar variações com mínimas que chegarão a 10°C e máximas de até 23°C. “Em dias com vento forte, a temperatura fica próxima do negativo aqui na cidade. Já em cima da serra, com certeza chega até a -5°C”, diz o guia da região, Chico Valadares. “A Chapada Diamantina está muito fria durante a madruga e início do dia, quando são registradas as menores temperaturas. Tem locais que chegam a 8°C. Aqui, dificilmente fará calor nesse período de inverno, ao menos durante a noite e madrugada. Temos clima frio durante boa parte do ano, mas dessa vez está muito mais rigoroso. As pessoas comentam na rua o frio”, salienta a bióloga Laisa Brito que esteve na região. No distrito de Inúbia, na zona rural de Piatã, um guia diz que o frio tem deixado as pessoas mais dentro de casa. “Com um frio desse ninguém se arrisca a sair”. Piatã é considerada a cidade mais fria da Chapada Diamantina. Isso devido a sua altitude que atinge 1.268 metros. Abriga a melhor produção de café e de cachaça. Sem falar nas belezas naturais como as cachoeiras do Patrício, com 48 metros de queda, Cochó e cachoeira da Deusa. Pinturas rupestres no Vale dos Três Morros e a espetacular vista das serras do Tromba e da Serra de Santana são outras opções de turismo. Para esta sexta (12), Piatã deve registrar temperatura mínima de 11°C e máxima de 21°C. No sábado (13) a máxima pode chegar a 21°C e a mínima a 12°C. E no domingo (14), o frio deve apertar de novo durante a noite. Mesmo durante o dia podendo chegar a 23°C, a mínima será de 10°C. No último final de semana, as chuvas que caíram na Chapada Diamantina encheram os rios e deixaram os pontos turísticos ainda mais lindos e com o clima ainda mais frio. (confira aqui e aqui).

Diretor do Inema nega rompimento de barragem: ‘Fenômeno da natureza’

  • Redação
  • 12 Jul 2019
  • 14:30h

Foto: Elói Corrêa/GOVBA

O diretor de águas do Inema, Eduardo Topazio, negou que a barragem Riacho Lagoa Grande, no distrito de Quati, na cidade de Pedro Alexandre, no interior do estado, tenha rompido, na quinta-feira (11). Uma falha na construção deixou ruas inundadas e 350 famílias desabrigadas.

Para Topazio, a barragem transbordou por causa da água da chuva. Segundo o diretor do órgão ambiental, a presença da construção foi benéfica para a cidade, já que a barragem reteve o aguaceiro.

“A barragem contribuiu para a inundação não ser maior. A cidade ficou inundada por causa da chuva. Existe um certo alarmismo por causa da mineração, mas não existiu rompimento ali. O que aconteceu foi que choveu e aquela região é bem quente, isso é um fenômeno da natureza”, afirmou o diretor do Inema.

‘Não se enquadrava como barragem’

De acordo com Agência Nacional de Águas (ANA), o Inema é responsável por fiscalizar a barragem.

Segundo o diretor do órgão ambiental, a barragem, que foi construída pelo governo em 2000 e que pertence a Associação de Moradores da Comunidade de Quati, está em um rio estadual e, por isso, é de responsabilidade do Estado.

No entanto, Topázio diz que a construção não tinha fiscalização rotineira porque não “se enquadrava como barragem”.

“Não quesito segurança, ela não é cadastrada como barragem. Nós fizemos um levantamento vimos que ela não estava como barragem, até porque ela é muito antiga e pequena”, informou o diretor.

Quarenta e oito bombeiros estão nos municípios de Coronel João Sá e Pedro Alexandre. A tropa atua no resgate às pessoas que estão desalojadas ou desabrigadas, após enchente. As equipes, compostas também por mergulhadores, fazem buscas nas áreas atingidas.

“Estamos atuando com força total, dando suporte à população. Ficaremos com efetivo reforçado na região por tempo indeterminado”, informou o comandante-geral do CBMBA, coronel BM Francisco Telles.

SESAU e ADAB fortalecem parceria visando o aumento da segurança alimentar da população de Brumado beneficiando também a economia local

  • Ascom | PMB
  • 12 Jul 2019
  • 12:12h

A reunião foi considerada muito produtiva pelos representantes das entidades (Foto: Ascom | PMB)

A população de Brumado, já viveu dias de intensa preocupação com o consumo de carne animal, já que as circunstâncias envolvendo o abate clandestino eram muito sérias há cerca de duas décadas, mas, hoje, a situação é muito melhor, onde o município possui um dos frigoríficos mais modernos da região, que chega a abater 150 animais por dia, tanto que no São João deste ano foram 780 suínos abatidos. Só que como o abate clandestino, apesar de ter tido uma diminuição muito significativa, ainda existe, então, se faz necessário que se estabeleçam as parcerias entre os órgãos de vigilância sanitária. Neste contexto, foi realizada na manhã desta sexta-feira (12), uma reunião entre o secretário municipal de Saúde, Claudio Feres; o coordenador da Vigilância Sanitária, Tainan Taio e o fiscal agropecuário da ADAB, veterinário Clemente Fernandes, na qual se buscou o fortalecimento da parceria entre as referidas instituições. Segundo o secretário Claudio Feres “a reunião foi muito produtiva, pois veio garantir ainda mais a segurança alimentar da população brumadense, a qual está cada vez consciente sobre o consumo de carnes que tenham procedência. Antes das ações fiscalizadoras, o frigorífico abatia por volta de 30 a 40 animais diários, e, por isso, quase fechou, mas o trabalho se intensificou e os frutos plantados a partir de 2005, já estão sendo colhidos, mas são necessárias sempre estarmos nos atualizando”. O representante da ADAB também destacou que “essa parceria fortalece também o passivo econômico, já que hoje o município conta com um frigorífico que é um dos melhores da Bahia, que gera emprego e renda para um grande número de famílias, enquanto o abate clandestino, além de representar um grande risco à população, acaba sendo nocivo também no ponto de vista econômico”. O coordenador da Visa também observou que “essa parceria é muito benéfica, pois a fiscalização pode ser ainda mais efetiva”.

Estudante de Direito de Brumado está representando o Campus XX da Uneb no 57º Congresso da UNE

  • Brumado Urgente
  • 12 Jul 2019
  • 11:23h

O estudante de Direito Cleriston Augusto da UNEB Campus XX de Brumado, muito orgulhoso de sua participação (Foto: Divulgação)

O estudante de Direito Cleriston Augusto da UNEB Campus XX de Brumado, está representando a instituição universitária no 57º Congresso da União Nacional dos Estudantes que se iniciou nesta quarta-feira (10) em Brasília e vai até o próximo domingo (14).  O Congresso tem como escopo fomentar o debate sobre a atual conjuntura nacional, tendo um foco sobre os cortes na Educação. A importância da expansão democrática e da qualidade da Educação, a reforma do ensino superior, a reforma política, as políticas públicas para a juventude, o papel dos movimentos sociais, a democratização dos meios de comunicação, também serão temas que serão abordados.

Aumento do número de pedintes em Brumado preocupa comerciantes; “muitos deles exploram a caridade das pessoas”, relatam

  • Brumado Urgente
  • 12 Jul 2019
  • 11:02h

(Fotocomposição: Brumado Urgente)

A miserabilidade, segundo algumas correntes históricas, teria se acentuado na Idade Média, onde, consequentemente, teriam surgidos os primeiros mendigos, só que existem outros que afirmam que a mendicância é tão antiga quanto o ser humano. Independente da cronologia, os dias modernos fizeram com que a atividade de pedinte acabasse se “profissionalizando”, ou seja, muitos acabaram vendo uma oportunidade de ganho fácil. Deve se deixar bem claro que existem sim os necessitados, mas com a evolução dos organismos sociais e das políticas públicas desse setor, a figura do “mendigo” estaria cada vez mais à beira do desaparecimento. Mas, infelizmente, a dura realidade mostra uma situação oposta e ainda preocupante, tendo o alto desemprego como um forte catalisador. Em Brumado, é cada vez mais comum, andar pelas ruas e se deparar com os pedintes, que começaram a se organizar e ficar na frente dos estabelecimentos comerciais, em especial, os que lidam com o ramo da alimentação. O constrangimento é inevitável e, muita gente, num misto de pena e vergonha, acaba dando dinheiro para eles, o que alimenta e fortalece essa atitude que, na outra ponta da tabela, incomoda e preocupa os comerciantes, já que se cria um ambiente negativo na porta dos estabelecimentos. Os locais de maior concentração do comércio são os preferidos e, não importa o horário, enquanto tiver gente consumindo, lá estão eles pedindo e pedindo. Se eles não tivessem a contrapartida da população, poderiam buscar outra atividade para viver, mas, como a caridade é uma das principais características dos brumadenses, eles se multiplicam e, até quem possui alguma condição, se junta à tropa, que continua se avolumando. Nesse bojo, se integram os viciados em crack, que diferentemente dos pedintes, podem acabar levando objetos das pessoas, como vem acontecendo regularmente na região da Praça Heráclito Cardoso, onde está cada vez mais difícil não ser abordado por um deles com as mãos estendidas e pedindo uma “moedinha pelo amor de Deus”. É um problema crônico social que parece muito longe de ser resolvido, pois muitos deles recebem oportunidades, mas quando têm que encarar o labor, preferem voltar as ruas para pedir, porque acham mais fácil essa vida sem precisar suar pelo pão de cada dia, como dizem as Sagradas Escrituras. A insatisfação dos comerciantes é cada vez maior, pois muitos dos pedintes entram dentro dos estabelecimentos para abordar os clientes que ficam tão constrangidos que não têm como negar a ajuda, sendo que, se oferecer alimentos, eles não aceitam, querem dinheiro, pois dizem que precisam pagar contas. “Uma grande parte deles exploram a caridade das pessoas, que não conseguem negar a ajuda”, relata um comerciante; outro foi mais além ao disparar que “esses dias estava com o troco na mão e chegou um jovem pedindo uma moeda, eu fui dar a moeda e ele pegou todo o dinheiro que tinha na minha mão, cerca de 10 reais, mas não falei nada, porque vi que ele tinha todo o jeito de um dependente químico”. Então, esse é um quadro desafiador, tanto para os órgãos governamentais, quanto para os comerciantes, que esperam que medidas sejam adotadas para se resolver a situação.

 

Estado lança projeto em comemoração aos 120 anos de Anísio Teixeira

  • Redação
  • 12 Jul 2019
  • 09:55h

(Foto: Reprodução)

O Governo do Estado, por meio das secretarias da Educação, da Cultura e da Ciência e Tecnologia e da Casa Civil, vai lançar, nesta sexta-feira (12), o projeto “2020: Ano Anísio Teixeira”, dando início às comemorações pela passagem dos 120 anos do educador baiano. A cerimônia será realizada no Instituto Anísio Teixeira (IAT/SEC), a partir das 15h, e será transmitida por videoconferência e pelo Youtube, nas redes sociais do IAT e da Educação Bahia. A data do lançamento do projeto foi escolhida por marcar o dia de nascimento do educador, no dia 12 de julho de 1900, na cidade de Caetité. O projeto “2020: Ano Anísio Teixeira” traz a proposta de reunir diversas atividades, a exemplo do projeto para a implantação de um museu sobre o educador no IAT; do apoio à Casa Anísio Teixeira; do concurso de produção audiovisual; da reedição de livros sobre a vida e obra do educador, além de ações formativas, jornadas de planejamento pedagógico e realização de simpósios. A programação envolverá, ainda, a Caravana Anísio Teixeira, que sairá de Salvador até Caetité, divulgando e mobilizando a sociedade e as instituições de ensino da Bahia, inclusive as de Ensino Superior para o projeto, dando visibilidade a todo o legado deixado por Anísio Teixeira. Toda a programação das ações culminará no dia 12 de julho de 2020, data do 120º aniversário de Anísio Teixeira, com a realização do Seminário Internacional de Estudos Anisianos, que terá como objetivo divulgar o trabalho de Anísio nas redes internacionais de pesquisa em História e Ciências da Educação.

Anísio Spínola Teixeira morreu no Rio de Janeiro, no dia 11 de março de 1971. Ele foi bacharel em direito, gestor público, intelectual, educador e, no transcurso do tempo, se tornou personagem importante na história da educação no Brasil. Nas décadas de 1920 e 1930, ele difundiu as ideias do movimento denominado “Escola Nova”, cujo foco foi a renovação pedagógica da escola. No período de 1924 a 1928, Anísio Teixeira conduziu, na Bahia, a gestão de governo para a educação, empreendendo a tarefa de avaliar as condições materiais e pedagógicas das escolas baianas. Assinalou o modo como deveria acontecer a progressiva reestrutura do sistema de educação baiano, argumentando sobre a necessidade de uma educação diferenciada para os centros urbanos, para as pequenas comunidades rurais do recôncavo ou do sertão e para a população propriamente rural das fazendas e sítios. Já no período entre 1947 e 1950, uma de suas iniciativas mais importantes como secretário de Educação e de Saúde foi a construção do Centro Popular de Educação Carneiro Ribeiro, popularmente conhecido como Escola Parque, localizada na Caixa D’água, em Salvador, fundada em 1950. A escola fez parte de um grandioso projeto que consolidou a Educação Integral na pedagogia brasileira. Atualmente, além do ensino regular, a Escola Parque oferta oficinas de artes visuais e música e possui uma biblioteca de rico acervo.

CONTINUE LENDO

Plano de Demissão Voluntária dos Correios tem adesão de quase 5 mil empregados

  • Redação
  • 12 Jul 2019
  • 09:44h

(Foto: Divulgação)

O Plano de Desligamento Voluntário (PDV) aberto pelos Correios no mês de maio deste ano teve a adesão de 4.881 empregados, de acordo com o portal G1. A previsão da estatal era em torno de 7.300 funcionários. Dos cargos atingidos pelo PDV, 95% das adesões foram de atendentes comerciais e operadores de triagem e transbordo. Os desligamentos priorizaram os funcionários com maior idade, maior tempo de serviço e maior tempo de aposentadoria. Além das verbas rescisórias, a empresa concedeu um incentivo financeiro que variou entre R$ 25 mil e R$ 350 mil. No entanto, o empregado que aderiu ao PDV não teve direito a receber a multa rescisória de 40% do saldo do FGTS nem ao seguro-desemprego, por se tratar de desligamento voluntário. A empresa pública está tentando enxugar sua estrutura administrativa em meio à crise financeira – entre 2015 e 2016, a estatal acumulou prejuízos de R$ 4 bilhões. A estatal só voltou a ter resultado positivo em 2017, com lucro de R$ 667 milhões. Já no ano passado, o lucro foi menor, de R$ 161 milhões. Uma das medidas tem sido fechar agências no país. Em 2017, foram 250 unidades localizadas em municípios com mais de 50 mil habitantes. No ano passado, foram 41 agências fechadas. E, em maio deste ano, foram anunciadas 161 agências com atividades encerradas. Além disso, os Correios reduziram sua parte nos custos do plano de saúde dos funcionários e anunciaram a implantação de unidades compactas dentro de estabelecimentos comerciais.

Cubanos podem ser reincorporados ao Mais Médicos após mudanças no programa

  • Redação
  • 12 Jul 2019
  • 08:50h

(Foto: Reprodução)

Médicos cubanos podem ser reincorporados ao Mais Médicos caso o governo federal concretize as alterações que pretende fazer no edital do programa. Após o rompimento do acordo de colaboração entre Brasil e Cuba, os estrangeiros tiveram de deixar o país. No entanto, de acordo com o estadão, a ideia é que eles voltem a trabalhar na atenção básica do Sistema Único de Saúde (SUS) por dois anos. Ao todo, dos 8 mil profissionais que vieram ao Brasil, 2 mil permaneceram aqui mesmo com o rompimento do acordo. Desses, 700 têm situação regularizada por terem se casado com brasileiros(as). Somente esses 2 mil que ficaram no Brasil teriam direito à reincorporação. A proposta deve ser apresentada a parlamentares nessa semana. Um dos entraves para que ela ainda não tenha tramitado é o nome do programa. O governo avalia que o Mais Médicos se tornou marca do governo de Dilma Roussef. A iniciativa foi lançada em 2013, em resposta às manifestações de rua daquele ano e também a reivindicações feitas por prefeitos, pela dificuldade em manter profissionais atuando em regiões distantes.

Projeto de Lei que declara de Utilidade Pública Igreja Batista Missionária de Utilidade Pública será apresentado nesta sexta (12)

  • Ascom | CMB
  • 12 Jul 2019
  • 07:47h

(Foto: Reprodução)

Reconhecida mundialmente como uma das denominações evangélicas mais tradicionais e de grande representatividade, com trabalhos prestados nas mais diversas áreas da sociedade, a Igreja Batista Missionária chegou a Brumado há cerca de 70 anos e, nesse período, se estabeleceu como uma das instituições mais respeitadas do município. Na sessão do Legislativo desta sexta-feira (12), dois Projetos de Lei 21/22|2019, de autoria do vereador José Santos, serão apresentados, os quais têm o escopo de declarar de Utilidade Pública, a Primeira e a Segunda Igreja Batista Missionária de Brumado. Com a aprovação as referidas instituições poderão dar continuidade a inúmeros projetos importantes, especialmente na área social. A previsão é de aprovação por unanimidade.

Governo nega rompimento de barragem e anuncia visita de Rui às cidades atingidas

  • Redação
  • 12 Jul 2019
  • 07:04h

O governo nega o rompimento da barragem, afirmando que ela transbordou (Foto: Reprodução)

O governo do Estado negou, por meio de nota enviada à imprensa, que a Barragem do Quati tenha rompido nesta quinta-feira (11). Segundo o comunicado, a barragem “transbordou” devido às fortes chuvas. “Tão logo tomou conhecimento da notícia, o governador manifestou solidariedade aos moradores da região e entrou em contato com os prefeitos das duas cidades para colocar a estrutura do Estado à disposição”, diz. Já foram enviados para a região efetivos do Corpo de Bombeiros, técnicos da Defesa Civil Estadual, do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). Rui informou também que serão enviados mantimentos e água mineral para a cidade de Coronel João Sá. Nesta sexta, o próprio governador irá às duas cidades atingidas, Coronel João Sá e Pedro Alexandre, pela manhã. Após a visita, segue para Paulo Afonso onde inaugura a Policlínica Regional de Saúde, agenda previamente marcada. A barragem foi construída pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (Car) e entregue em novembro de 2000 à Associação de Moradores da Comunidade de Quati, segundo o governo.

Anagé: Caminhão de frigorífico é levado por grupo armado

  • Redação
  • 12 Jul 2019
  • 06:59h

(Foto: Reprodução)

Criminosos armados roubaram na manhã de ontem (11), por volta das 09h, um caminhão do açougue ‘Dois Irmãos”, localizado em Anagé, distante 60 km de Vitória da Conquista. O caminhão vinha de Santa Maria e foi parado pelos bandidos no trecho entre Bom Jesus da Lapa e Riacho de Santana. O motorista foi levado junto com o caminhão, que estava carregado com 25 bois abatidos. O motorista foi libertado por volta das 16h, sem ferimentos. Os donos do açougue são figuras muito conhecidos em Anagé e iniciaram, através das redes sociais uma campanha para tentar localizar o caminhão e a carga. Eles disponibilizaram os seguintes números de contato para quem tiver qualquer informação: 77-99966-5518 e 77-99987-6039. Vale lembrar que quem tiver alguma informação também deve entrar em contato com a polícia.

 

Tragédia Anunciada: Governo convoca reunião de emergência para analisar situação de barragens rompidas

  • Redação
  • 11 Jul 2019
  • 18:33h

(Foto: Reprodução)

O governo do estado da Bahia convocou uma reunião de emergência para tratar sobre os rompimentos das barragens juntamente com a Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (CERB) localizadas na cidade de Pedro Alexandre. "A nossa barragem do Gasparino, a 20km de Pedro Alexandre, é nossa e estamos monitorando", comentou Gilvan dos Santos Lima engenheiro da CERP responsável pela operação.  A barragem em Pedro Alexandre seria de administração da prefeitura e teria sido construida em 1998 conforme informações  premilimanres e não confirmadas. O prefeito de Pedro Alexandre não foi localizado para tratar do assunto. A situação lá está sob controle e os operadores estão liberando a vazão por conta do volume de água que ninguém  esperava [por conta do rompimento]. “O governador deu total apoio logístico e estamos com todos os órgãos envolvidos como a Defesa Civil, à CERB e o Inema monitirando a situação”. “Foram três engenheiros de segurança de barragens e um engenheiro específico de barragens”, concluiu o engenheiro responsável pela CERB.

Vídeos mostram rompimento de barragem na Bahia; estrada e casas ficam inundadas; assista

  • Redação
  • 11 Jul 2019
  • 18:25h

(Foto: Reprodução)

Após o rompimento da barragem Riacho Lagoa Grande, no povoado de Quati, na cidade de Pedro Alexandre, no interior da Bahia, vídeos que mostram o momento foram divulgados nas redes sociais, nesta quinta-feira (11). Segundo informações da Defesa Civil da cidade, o forte temporal que passou pela região pode ter contribuído para o rompimento. Cerca de 350 casas que ficam nas proximidades dos rios da região foram evacuadas. De acordo com a coordenadora do órgão, Carla Leão, ainda não há registros de feridos, no entanto, o contato com os moradores do local continua difícil, porque o povoado está ilhado, no entanto, eles teriam deixado as casas antes do rompimento. De acordo com a prefeitura da cidade, os bairros que podem ser atingidos são: Beira Rio, Bonfim, José Antônio dos Santos, Santo Antonio (Rua velha), Galo, Barroquinha, além dos que estão próximos ao Rio do Peixe. As famílias estão aconselhadas a procurem a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.Os moradores ainda podem procurar abrigo no Colégio Municipal Maria Dalva, no Ruy Barbosa, Juracy Magalhães e também no Paraíso Infantil.Veja: 

Advogado de pastor acusado de homofobia contra Mãe de Santo, em Conquista, diz que tudo é glamorização

  • BRF
  • 11 Jul 2019
  • 17:41h

(Foto: Reprodução)

O advogado Jean Ricardo Gusmão Vieira, responsável pela defesa do pastor Wellington da Silva, acusado de racismo, intolerância religiosa e homofobia pela Yalorixá Rosilene dos Santos Santana Sousa, 45 anos, conhecida como Mãe Rosa, publicou em seu perfil no Facebook que o episódio não passa de glamorização de parte da comunidade LGBTQ+. O caso aconteceu no dia 30 de junho, um domingo, em Vitória da Conquista. O advogado entrou em contato com a nossa reportagem pedindo espaço em defesa do pastor, que foi acusado pela mãe de santo de agressão. De acordo com o advogado Jean Ricardo, o caso sequer foi objeto de início de persecução criminal, ou seja não teria sido aberto inquérito, que é a fase anterior à ação penal. Com informações do Blog de Giorlando Lima. 

Barragem se rompe na Bahia; moradores têm que abandonar suas casas

  • bahia.ba
  • 11 Jul 2019
  • 17:40h

Foto: Reprodução/TV Bahia

Uma barragem de terra se rompeu, nesta quinta-feira (11), em um povoado do município de Pedro Alexandre, no nordeste da Bahia, localizado a cerca de 435 km de Salvador. De acordo com a Defesa Civil da cidade, as fortes chuvas que caem na região contribuíram para o rompimento da estrutura. Não há registros de feridos. Segundo a Superintendência de Defesa Civil do Estado da Bahia (Sudec), o caso ocorreu por volta das 11h, no distrito de Quati. As informações são do portal G1 Bahia. A coordenadora da Defesa Civil da cidade, Carla Leão, informou que algumas casas que ficam no povoado foram invadidas pela terra, que se misturou com a água da chuva e formou uma lama. Entretanto, ainda de acordo com a coordenadora, não há feridos. O órgão entrou em contato com esses moradores e eles informaram que deixaram as casas antes do rompimento. O povoado está ilhado. Por volta das 12h20, equipes da Sudec, da Defesa Civil local e o Corpo de Bombeiros de Paulo Afonso estavam fazendo vistorias na cidade. Os órgãos alertam para necessidade dos moradores de Coronel João Sá, vizinha à Pedro Alexandre, deixarem as casas. Coronel João Sá está na rota que a lama seguirá, explicou Carla Leão. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Pedro Alexandre tem cerca de 16.695 moradores. Já Coronel João Sá tem uma população que chega a 17.066. As cidades são separadas por 33 km.