Locais de prova do Enem 2016 saem dia 18 de outubro, diz Inep

  • 17 Out 2016
  • 07:01h

(Foto: Divulgação)

O  cartão de confirmação com o local de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 estará disponível aos candidatos a partir do dia 18 de outubro. A informação é da diretora de gestão de planejamento do Ministério da Educação, Eunice Santos, que esteve nesta quarta-feira (5) em São Paulo para a cerimônia que marcou o início da distribuição das provas no 4º Batalhão de Infantaria em Osasco.As informações estarão disponíveis pelo aplicativo do Enem do governo federal, pelo site, e além disso, o ministério enviará e-mail aos inscritos, de acordo com Eunice. Assim como no ano passado, os cartões não serão impressos e só estarão disponíveis na versão digital.Nesta quarta, a presidente do Inep, Maria Inês Fini, assinou a autorização para expedição das provas. Caminhões saíram de Osasco levando os pacotes para a distribuição, que será feita pelos Correios com escolta policial. São 75 mil malotes, fechados por lacres eletrônicos, que serão distribuídos para 1,7 mil cidades. Neste ano, todos os candidatos, no momento em que assinarem a lista de presença dentro das salas, terão de passar pela biometria (reconhecimento das digitais) para evitar fraudes. Segundo o governo federal, 22 mil servidores federais vão trabalhar como certificadores com o coordenadores de prova em cada ponto de aplicação.

46% das pessoas com diabetes do tipo 2 não sabem que têm o problema

  • 16 Out 2016
  • 20:03h

(Foto: Reprodução)

Quase metade dos brasileiros que têm diabetes do tipo 2 não sabe que tem a doença. E muitas vezes, não imagina o risco que corre. diabetes, é uma doença perigosa, que mata uma pessoa a cada 13 segundos no mundo. Doutora Cinthia Cercatto, endocrinologista, fala do remédio para diabetes que agora é usado para emagrecer. Doutor Nilton Kawahara, cirurgião bariátrico, explica como a cirurgia ajuda a controlar a diabetes. Apesar de muitas pessoas não apresentarem nenhum sintoma quando a glicemia não está muito alta, os principais sinais da diabetes incluem: sensação de fraqueza, boca seca, vontade constante de urinar, visão turva e taxa de glicemia muito alta. A obesidade é o primeiro fator para desencadear esse tipo de diabetes, o tipo 2, e também hipertensão. Ela acaba causando uma inflamação generalizada no organismo, aumentando a resistência insulínica periférica e prejudicando a sinalização para produção de insulina. Muitas pessoas se lembram apenas de complicações como amputações e cegueira, mas se esquecem de comprometimentos fatais como o infarto, acidentes vasculares e acometimento renal.

Entidades lançam alerta para barrar avanço de sífilis no país: 'A situação está fora de controle'

  • 16 Out 2016
  • 18:00h

(Foto: Reprodução)

O Conselho Federal de Medicina, Sociedade Brasileira de Pediatria e Federação Brasileira de Associações de Ginecologia e Obstetrícia lançaram na sexta-feira (7) um alerta para tentar refrear o avanço de casos de sífilis congênita no País. No documento, endereçado para a população em geral, autoridades e médicos, as entidades recomendam a adoção de medidas urgentes para tentar reduzir o avanço da doença. Como revelou o jornal O Estado de S. Paulo, a taxa de bebês com sífilis congênita em 2015 foi de 6,5 casos a cada mil nascidos vivos - 13 vezes mais do que é tolerado pela Organização Mundial de Saúde e 170% a mais do que o registrado em 2010. 

Diante dessa situação, o Ministério da Saúde deverá lançar nas próximas semanas um plano para tentar conter a doença. "A situação da sífilis no Brasil está fora de controle", afirma o presidente da Sociedade Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia do Rio, Mauro Passos. "Os números são vergonhosos. É inadmissível o País ter uma taxa como essa de uma doença que pode ser prevenida", completou o médico. "Vivemos numa situação de emergência epidemiológica. E algo precisa ser feito", completou Sidnei Ferreira, da Sociedade Brasileira de Pediatria. O crescimento de casos não ocorre apenas para sífilis congênita. Números obtidos pelo Estado mostram que a sífilis em gestante passou de 3,7 para 11,2 casos a cada mil nascidos vivos, um aumento de 202%. Para sífilis adquirida (denominação dada para sífilis na população em geral) a taxa é de 42,7 casos a cada 100 mil habitantes. A sífilis congênita pode levar à morte do bebê. Transmitida durante a gestação, a doença pode ser evitada caso a gestante faça um tratamento, ainda nos primeiros meses de gravidez. Números obtidos pela reportagem, no entanto, mostram que, no ano passado, 50% dos diagnósticos ocorreram no último trimestre da gravidez.

CONTINUE LENDO

Oncologia não é principal problema de saúde na Bahia

  • 16 Out 2016
  • 14:08h

Foto: Cláudia Cardozo / Bahia Notícias

Apesar da série de ações realizadas pela Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) para detecção de casos de câncer em todo o estado, alguns pacientes acabam não recebendo tratamento para a doença após o diagnóstico. De acordo com a presidente do Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde, Stela Souza, a ausência de hospitais especializados para o tratamento ou de leitos nos municípios dificulta o processo. "Tivemos uma reunião com o diretor da Sesab que trabalha com o Saúde sem Fronteiras, na qual ele, muito angustiado, disse que não adianta mexer no vespeiro. A mulher está lá quieta, no canto dela, faz o rastreamento do câncer de mama e descobre um nódulo. 

Ela precisa fazer punção, outros procedimentos e o tratamento. Então não adianta, vai deixar ela lá parada?", questionou em entrevista ao Bahia Notícias. A presidente afirmou que os casos oncológicos não representam os maiores problemas da saúde baiana atualmente, mas são muito relevantes pela necessidade de uma ação rápida. No entanto, nem sempre a estrutura e sistema disponíveis permitem agir da forma ideal.  "A Sesab tem ido aos colegiados, onde tem gestores regionais, onde se reúnem os municípios da reunião. Então se vai fazer um rastreamento em Alagoinhas, por exemplo, reúnem-se todos os municípios para Alagoinhas e verificam se eles podem garantir todos os exames. Quando eles não garantem, mandam para Salvador, onde é feito o encaminhamento. Essa demora aconteceu muito mesmo. Sou testemunha porque já fiz rastreamento em outros municípios que já trabalhei. Os pacientes ficam com a mamografia na mão e não vai pra lugar nenhum. E o desespero tomando conta", completou.

CONTINUE LENDO

Maioria dos pais não quer que filhos sigam suas profissões, diz pesquisa

  • 16 Out 2016
  • 11:02h

(Foto: Reprodução)

A maioria dos pais e das pessoas que têm contato com crianças entre 3 e 12 anos de idade não gostaria que eles seguissem a mesma profissão que elas, aponta pesquisa da Catho. De acordo com o levantamento, 74,77% dos pais não gostariam que seus filhos seguissem a sua carreira. Entre os adultos que convivem com crianças, esse percentual é de 58,35%. A pesquisa também mostrou que 80% dos pais já conversaram com os filhos sobre futuro profissional. Entre as pessoas com contato cotidiano com crianças, 73% disseram já ter tocado no assunto. Quando questionados se seus filhos já demonstraram interesse em seguir suas profissões, 32,98% dos pais entrevistados declararam que sim. A afirmação também foi feita por 42,98% dos entrevistados que tem contato cotidiano com crianças. “As futuras gerações vão olhar o mercado de trabalho de uma maneira cada vez mais diferente, seja pela escolha da profissão ou pelo aspecto que mais vão valorizar na vida profissional”, afirma Murilo Cavellucci, diretor de gente e gestão da Catho. 

Embora muito pais digam não querer que seus filhos sigam suas profissões, 66,39% admitem já terem sugerido que o filho ou a filha seguisse uma determinada carreira. Esse percentual é de 64,14% entre os que convivem com crianças entre três e 12 anos de idade. Em relação à idade ideal para começar a falar sobre o tema, 17% dos pais acredita que o assunto deve ser trazido à tona a partir dos 5 anos. Já outros 20% acreditam que as conversas sobre trabalho só devem começar a partir dos 7 anos. Para 19% dos adultos que têm contato com crianças, a idade certa para falar do futuro profissional é a partir de 12 anos. Entre os aspectos mais valorizados no mercado de trabalho, 75,09% dos pais gostariam que a qualidade de vida fosse o elemento mais importante para seus filhos na escolha por um emprego. Esse também é o item que 74% dos adultos de uma maneira geral gostariam que as crianças mais valorizassem na vida profissional. A pesquisa foi feita com mais de 4 mil pessoas.

CONTINUE LENDO

Twitter e Facebook bloqueiam acesso de empresa que monitora ativistas

  • 16 Out 2016
  • 09:02h

(Foto: Reprodução)

Twitter e Facebook cortaram o acesso a algumas de suas informações de uma companhia de análise de dados que, segundo uma organização de defesa dos direitos civis dos Estados Unidos, ajudava a Polícia a monitorar manifestantes durante protestos. American Civil Liberties Union (ACLU) "obteve documentos que mostram que Twitter, Facebook e Instagram deram acesso a dados de seus usuários à Geofeedia, o desenvolvedor de um produto de monitoramento de redes sociais vendido às forças da ordem como um meio para vigiar ativistas e manifestantes", afirmou a ONG, em um comunicado.

A Geofeedia ainda não comentou o assunto.

Em sua página na Internet, a empresa diz que oferece serviços para segurança pública ou de empresas, educação e marketing, com uma plataforma on-line que permite "prever, analisar e responder em tempo real conteúdos nas redes sociais, segundo sua localização em qualquer parte do mundo". "É um fato demonstrado que, em Oakland (Califórnia) e em Baltimore (Maryland), as forças da ordem usaram Geofeedia para vigiar os movimentos de protesto", denuncia a ACLU. Em documentos internos, publicados pela ACLU, a Geofeedia se gaba de ter "coberto Ferguson/Mike Brown em escala nacional com grande sucesso", em referência à onda de protestos no estado do Missouri, depois que um homem negro desarmado foi morto por disparos de um policial branco. A Geofeedia afirma ter acesso a todos os dados que podem ser analisados e interpretados em função da localização de uma pessoa que publica uma mensagem, ou de outros fatores. Também afirma ser "a única companhia de monitoramento de redes sociais que tem associação com Instagram". "Com base na informação do relatório da ACLU, suspendemos imediatamente o acesso comercial da @geofeedia aos dados do Twitter", anunciou a rede social. O Facebook também disse ter bloqueado o acesso da Geofeedia a sua plataforma para desenvolvedores (API, ou Application Programming Interface), ao considerar que a empresa violou suas condições de uso. A ACLU convocou as redes sociais a tomarem "medidas adicionais" para estarem "à altura de seus princípios e de suas normas para proteger os usuários de todos as procedências que se comprometem com o debate político e social".

CONTINUE LENDO

Dormir é tão importante para a saúde quanto comer bem e praticar exercício

  • 16 Out 2016
  • 07:00h

(Foto: Reprodução)

Quantas horas por dia você tem dormido? Acha suficiente? Quem dorme pouco, sofre as consequências desse péssimo hábito para a nossa saúde. O endocrinologista Doutor Bruno Halpern explica que dormir é tão importante quanto comer bem e praticar atividade física e o psiquiatra Doutor Daniel Barros dá dicas importantes para sofrer menos na hora em que o despertador toca.

Saiba mais
Nós não fomos feitos para voar, respirar embaixo d'água e nem para ficarmos acordados à noite, a saúde cobra um preço por isso. Mesmo assim, horas de sono são sacrificadas todos os dias, o brasileiro é o povo que dorme mais tarde e acorda mais cedo.

Horário de verão
Mais fácil atrasar o horário de dormir do que adiantar o de acordar, por isso, o horário de verão é de difícil adaptação, especialmente para os noturnos. Isso ocorre por causa do nosso relojinho interno, que é capaz de ter um ciclo de 26 horas.

Ritual para dormir
Crie o seu. Estudos mostram que enrolar para dormir também é uma causa de pouco sono. Isto significa que, muitas vezes, não é o trabalho, o estudo ou o filho que atrasam o sono, mas distrações de que gostamos, como livros, revistas ou eletrônicos. 

Dicas de ouro: anote em um papel o que te preocupa. E esqueça essa preocupação. Scaneie o corpo mentalmente, concentrando em cada parte, e projete mentalmente imagens relaxantes. Pensar em carneirinhos e cachoeiras também ajuda.

CONTINUE LENDO

Pessoas que melhoram sua dieta reduzem risco de diabetes

  • 15 Out 2016
  • 18:02h

(Foto: Reprodução)

Adotar uma dieta saudável pode diminuir o risco de diabetes tipo 2 ao longo do tempo, enquanto piorar a dieta frequentemente leva a um aumento do risco, segundo um estudo americano publicado em setembro."Apesar de recentes recomendações de saúde pública terem focado de forma crescente na melhora geral da qualidade da dieta, as evidências sobre se mudar a dieta na idade adulta tem impacto na prevenção da diabetes em longo prazo são limitadas", disse a principal autora do estudo, Sylvia H. Ley, da Universidade Harvard. "Conseguimos evidência de que melhorar a qualidade da dieta na idade adulta está associado à prevenção da diabetes tipo 2, enquanto piorar a qualidade da dieta está associado a um risco aumentado de diabetes", acrescentou. 

Os pesquisadores analisaram dados de mais de 124 mil adultos que não tinham diabetes no início de três grandes estudos de longo prazo que avaliaram estilo de vida e resultados de saúde. Os voluntários foram observados por ao menos 20 anos e classificaram a qualidade de sua dieta a cada quatro anos. Houve 9.361 casos de diabetes tipo 2 durante os estudos. Quando a qualidade da dieta diminuiu em mais de 10% entre os levantamentos feitos a cada quatro anos, o risco de diabetes subiu em 34%. Melhorar a qualidade da dieta na mesma proporção levou a uma queda de 16% no risco de desenvolver diabetes. Para os fins do estudo, uma dieta mais saudável incluiu maior consumo de vegetais, frutas, grãos integrais, nozes e legumes e menor consumo de carne vermelha ou processada, bebidas açucaradas e sucos de fruta, gordura trans e sódio, assim como consumo moderado de álcool.

CONTINUE LENDO

Depois de vereador, profissão de agricultor é a mais frequente entre eleitos na Bahia

  • 15 Out 2016
  • 16:01h

(Foto: Reprodução)

Nas eleições deste ano, 549 agricultores foram eleitos como prefeitos ou vereadores na Bahia. A profissão foi a que mais apareceu na lista do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), logo depois dos reeleitos como vereadores, que somaram 1.360 casos. Ao menos 355 comerciantes e 331 servidores públicos municipais também tiveram bons resultados no pleito deste ano. As outras profissões com mais representantes são empresário (200) e professor de Ensino Fundamental (141). Já na outra ponta da lista, 19 ocupações tiveram apenas um membro eleito na Bahia. Entre elas estão agente de serviços funerários e embalsamador, cobrador de transporte público, gari e garimpeiro.

Sesab promete atendimento integral a mulheres com suspeita de câncer de mama

  • 15 Out 2016
  • 15:00h

Foto: Ascom / Sesab

Em todo o estado, mulheres que apresentarem resultados alterados em exames de mamografias terão acompanhamento oncológico integral da rede pública estadual. A promessa é do secretário de saúde, Fábio Vilas-Boas. O titular da pasta estadual esteve neste sábado (8) em Vitória da Conquista, no sudoeste, onde ocorreu o lançamento da campanha Outubro Rosa para o interior do estado.  A ação faz parte do “Saúde Sem Fronteiras,” programa da Sesab [Secretária da Saúde do Estado] que leva unidades móveis de rastreamento de câncer de mama para todo a Bahia. Neste mês, a secretaria pretende bater o recorde mundial de realização de mamografias em um mesmo período, realizando mais de 20 mil exames. “Muitas mulheres encontravam dificuldade em obter acompanhamento oncológico nos municípios e chegavam a esperar meses por uma biópsia. Nós identificamos esse problema e levamos ao governador Rui Costa, que determinou o compromisso do Governo com o acompanhamento integral de 100% das mulheres diagnosticadas”, afirmou Vilas-Boas. As biópsias de mulheres com resultados alterados nas mamografias do Programa serão realizadas no Centro Estadual de Oncologia (CICAN), pela técnica de estereotaxia, mais moderna, nos novos equipamentos recentemente adquiridos. Com a inauguração do Hospital da Mulher, prevista para o final deste ano, o secretário informou que será oferecido um serviço de diagnóstico e tratamento acelerado para os casos de câncer de mama, inédito na Bahia.

Após baratear gasolina, Petrobras estuda redução em preço do gás de cozinha

  • 15 Out 2016
  • 12:04h

(Foto: Reprodução)

A Petrobras anunciou nesta sexta-feira (14) que reduzirá os preços do diesel e da gasolina (leia mais aqui), mas pode ampliar a diminuição de outros produtos. De acordo com o colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, a estatal estuda reduzir os valores do GLP, conhecido como gás de cozinha. No dia 31 de agosto, a empresa tinha reajustado o preço do gás em 9%. O Palácio do Planalto já teria sido avisado sobre a iniciativa, mas nesta sexta o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, já informou que o governo federal não vai mais interferir nos preços da empresa (entenda aqui).

Estudantes da rede estadual se destacam como protagonistas da Flica 2016

  • 15 Out 2016
  • 11:02h

(Foto: Reprodução)

Os estudantes da rede estadual de ensino de várias regiões da Bahia participam, até o próximo domingo (16), de diversas atividades da Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica 2016). Os alunos são protagonistas de várias atividades como oficinas, encontros literários e saraus que acontecem na Casa Educar para Transformar, localizada no anfiteatro do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Um dos destaques da Flica 2016 são os Encontros Literários, momentos em que estudantes autores de textos como poemas, cordéis e crônicas produzidos para o projeto Tempos de Arte Literária (TAL), trocam experiências com outros estudantes sobre o processo criativo de suas obras. Marcos Ribeiro, 18 anos, saiu da zona rural de Licínio de Almeida (683 km de Salvador), para bater um papo com estudantes e professores sobre o desenvolvimento do seu poema “Trem Poético”, que foi um dos finalistas do TAL em 2015, quando cursava o 3° ano no anexo do Colégio Estadual Duque de Caxias. “É uma honra estar aqui na Flica passando um pouco da minha experiência de como eu criei a minha habilidade na escrita e servindo de inspiração para outros jovens”, destaca.

A professora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e Linguagem da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Lícia Beltrão, conta que ficou encantada com a qualidade dos poemas. “Ter os estudantes como protagonistas da Flica é uma forma de reconhecer seus talentos e a capacidade deles de engenhar literariamente. É uma oportunidade de publicização daquilo que eles vêm construindo em sala de aula e que, para nós educadores, é um prazer conhecer suas obras criativas”, afirma. Para Rebeca Silva, 14, do 9° ano da Escola Paroquial Dom Antônio Monteiro, morar na cidade onde acontece a festa literária é espetacular. “É muito importante estarmos aqui na Flica para aprimorarmos os nossos saberes. Já trabalhamos com essa temática literária na escola, em forma de seminários, saraus e produções de poemas. Outra coisa interessante para o nosso crescimento é o contato com os autores de livros que temos a oportunidade de ler e, também, com estudantes de outras cidades”, afirma entusiasmada. A diretora Jailma Machado, da Escola Fernando Guedes de Andrade, localizada em Gandu (295 km da capital), destaca o aprendizado que a Glica proporciona. “Aqui os estudantes se inspiram nesse movimento que existe na cidade, pois saem do espaço da sala de aula para conhecer o mundo da Literatura. Este pequeno grupo que veio comigo irá contaminar os demais estudantes da escola com os conhecimentos adquiridos no evento”, explica. Paulo Daniel Conceição, 14, do 8° ano, diz que participar da Flica é uma experiência inesquecível. “Essa é minha primeira vez na Flica e estou achando incrível devido a quantidade de obras que estamos tendo contado e que abrem portas para conhecer mais a Literatura e escrever novos textos”, afirma. A Flica conta ainda com exposição das criações dos estudantes para os projetos de arte e cultura Artes Visuais Estudantis (AVE), Educação Patrimonial e Artística (EPA), produzidas em 2015 e Saraus Literomusicais com estudantes finalistas do Festival Anual da Canção Estudantil (Face/2015). Além disso, estão sendo realizadas oficinas criativas como a Retratos Estudantis e Oficinas Literárias, compostas por rodas de conversa, leituras e produções textuais.  Ao ar livre, na Praça 2 de Julho, as crianças são estimuladas à leitura através de contação de histórias no Cantinho de Leitura. O espaço também abriga a Mostra de Livros – Coleção Pactos de Leituras de escritores baianos, do 1° Edital de Literatura Infantil. 

Em Salvador – Inspirados na Flica 2016, os estudantes do Colégio Estadual Rotary, no bairro de Itapuã, estão promovendo, nesta sexta-feira (14), a Feira Literária do Colégio Rotary (Flicor). A programação conta com palestras ministradas por professores universitários sobre produção de textos voltados para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), oficinas de técnicas discursivas e rodas de conversa sobre Literatura.  Na “Sala Sensorial”, os estudantes entram vendados para participar de experimentos de percepção dos sentidos e na “Sala da Fuxicaria” são declamadas poesias produzidas pelos estudantes em Espanhol, Português e Inglês, enquanto alguns pais confeccionam fuxicos artesanais com pedaços de tecidos. “Estou adorando a Flicor porque são realizadas atividades dinâmicas e de incentivo à leitura em integração com a comunidade”, afirma o estudante Thiago Carneiro, 19, 3º ano do Ensino Médio. 

 

Saiba mais sobre a Flica. Acesse: www.educacao.ba.gov.br

CONTINUE LENDO

A Ótica Companhia dos Olhos tem as melhores opções em óculos solares

  • 15 Out 2016
  • 10:01h

Os seus olhos e pele também requerem cuidados especiais no inverno, onde, por termos temperaturas mais baixas que no verão acabamos nos esquecendo de fazer a proteção adequada. Mas a ótica amiga de sua visão não se esquece disso nem por um segundo, e possui uma gama de óculos solares que vão deixar você sempre protegido dos raios solares nefastos à sua visão, e, em condições imperdíveis. As melhores marcas de óculos solares em 10 vezes nos cartões de crédito. A ótica fica localizada à Rua Euclides da Cunha, 58 – Centro, fone: (77) 3441-4658.

Mesmo fora do horário de verão, Bahia terá alterações em alguns serviços; confira

  • 15 Out 2016
  • 09:05h

(Foto: Reprodução)

O horário de verão começa a valer a partir do próximo domingo (16) em dez estados brasileiros e o Distrito Federal. Os moradores desses locais devem adiantar os relógios a partir de meia-noite de sábado (15). Pelo quinto ano seguido, a Bahia não participará do horário. Apesar de ficar fora, os baianos devem ficar atentos para a alteração nos horários de alguns serviços.  Agências bancárias terão os horários de abertura e fechamento antecipados em uma hora no interior do estado. Já em Salvador e cidades da Região Metropolitana, os horários de atendimento seguem normais, sem alterações. Quem também segue sem alterações no horário são as Casas Lotéricas da Caixa, mas as apostas vão obedecer o horário de Brasília e serão encerradas com uma hora antes que o normal.   De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), os voos com saídas dos estados das regiões Norte e Nordeste não terão alteração, já que as passagens aéreas vão respeitar o horário local de origem, e não no horário de Brasília. A Anac orienta que os passageiros entrem em contato com as companhias aéreas para evitar dúvidas e confusões. Caso o passageiro se sinta prejudicado ou tenha seus direitos desrespeitados, deve procurar a empresa aérea contratada para reivindicar seus direitos como consumidor.

Ter um cachorro diminui o risco cardíaco, diz Associação Americana

  • 15 Out 2016
  • 08:01h

(Foto: Reprodução)

Terapia, ginástica, carinho, o que os animais de estimação podem fazer para melhorar a sua saúde? Ter um bichinho faz bem para o coração? O cardiologista Dr. Marcelo Sampaio garante que sim e explica porquê. O também cardiologista e consultor do programa Dr. Roberto Kalil comenta o quanto nosso estado emocional, principalmente a depressão, influencia na saúde do coração. A ciência já comprova. A Associação Americana do Coração concluiu que ter um cachorro diminui o risco cardíaco por aumentar a atividade física, ajudar a reduzir a pressão arterial, o colesterol, a lidar com o estresse e ainda ajudar a emagrecer. Ainda segundo a American Heart, cachorros ajudam a não ter vergonha de fazer exercício e esse é um impedimento para muitas pessoas obesas.

Cachorros ajudam a concentrar no momento presente, segundo a Universidade de Harvard: esse princípio da meditação é comprovadamente benéfico à saúde mental.Importante lembrar que os benefícios vêm da boa relação com o bicho, mas o animal não é um remédio sozinho: você tem de fazer sua parte! Passear e brincar com o cão, dar vacinas e um lugar livre de insetos, além de um abrigo quentinho. Isso é parte do compromisso com o bichinho. E nunca abandone, isso é crime!

Esporotricose
A esporotricose é uma micose que atinge os gatos e os seres humanos. Ela é causada por um fungo que vive na terra e era mais comum em jardineiros, até que passou a atingir os gatos, que precisam ser tratados para a gente não ficar doente também. A Fiocruz tem um documentário sobre o assunto, assista no player abaixo.

CONTINUE LENDO