Vice-governador da Bahia é internado em hospital de Salvador; estado de saúde é estável, diz assessoria

  • Redação
  • 06 Ago 2019
  • 15:33h

(Foto: Brumado Urgente Conteúdo)

O vice-governador da Bahia e secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, João Leão (PP), de 73 anos, está internado no Hospital Aliança, em Salvador. De acordo com a assessoria do político, ele deu entrada na unidade no domingo (4). Não há detalhes do que levou o vice-governador à internação. A assessoria dele informou que o estado de saúde do vice-governador é considerado estável. Disse ainda que ele passa bem e encontra-se em observação no hospital, apenas para realizar uma bateria de exames de rotina. Não há previsão de alta. João Leão é vice-governador da Bahia desde o primeiro mandado do governador Rui Costa (PT), em 2014. Em 2018, o governador se reelegeu e Leão seguiu na vice-liderança do estado.

Presidiário que tentou escapar de presídio vestido de mulher é encontrado morto em cela

  • Redação
  • 06 Ago 2019
  • 12:39h

(Fotos: Reprodução)

O preso que tentou fugir do Complexo Penitenciário de Gericinó, na Zona Oeste do Rio, vestido de mulher foi encontrado morto, na manhã desta terça-feira (6), em sua cela no presídio de segurança máxima Bangu 1. Segundo a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), Clauvino da Silva, de 42 anos, conhecido como Baixinho, teria se enforcado com um lençol. O corpo de bombeiros foi chamado, e será realizado o registro de ocorrência. Também será instaurada uma sindicância para apurar os fatos. A Seap informou que todas as celas de Bangu 1 são individuais. Na semana passada, Clauvino tentou sair pela porta da frente vestido de mulher. Segundo a Seap, o preso iria deixar a sua filha dentro da cadeia e vestiu a roupa dela para tentar a fuga. Os inspetores penitenciários perceberam a atitude suspeita e interromperam o plano de fuga. O traficante, a sua filha e mais sete visitantes foram encaminhados à delegacia. Entre eles, estava uma grávida. Os agentes suspeitam que a máscara e os óculos entraram no presídio com ela, já que gestantes não são revistadas. Clauvino estava condenado a 73 anos e 10 meses de prisão e tinha outra fuga em seu histórico no sistema penitenciário. Em fevereiro de 2013, Baixinho estava entre os 31 presos que fugiram do Instituto Penal Vicente Piragibe, em Gericinó. Na ocasião, ele conseguiu deixar a unidade pelo esgoto.

Criação de TRF-8 na Bahia é debatido com parlamentares, OAB e juízes federais

  • Redação
  • 06 Ago 2019
  • 10:56h

(Foto: BN)

A criação do Tribunal Regional Federal da 8ª Região (TRF-8) foi debatida pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-BA), pela Associação dos Juízes Federais (Ajufba) e pela diretoria da Justiça Federal na Bahia. O debate foi realizado nesta segunda-feira (5) no auditório da Justiça Federal, em Sussuarana, com deputados federais da bancada baiana para discutir as estratégias para criação do tribunal. O objetivo é mobilizar a força política baiana para aprovação de Lei Ordinária no Superior Tribunal de Justiça (STJ), referente à criação do TRF8. "O STJ se propôs a discutir a Lei Ordinária, mas o presidente João Otávio de Noronha, que é mineiro, nos deu a entender que a discussão sobre os tribunais da Bahia e Paraná só acontecerá depois da criação do de Minas Gerais, o que nos trouxe bastante surpresa", explicou o presidente da Ajufba, Saulo Casali.

Uma emenda constitucional (EC 73) chegou a ser aprovada em 2013, contemplando a criação de quatro novos Tribunais Regionais Federais, entre eles o da 8ª Região, com sede em Salvador. Mas uma liminar assinada pelo então ministro do STF, Joaquim Barbosa, suspendeu os efeitos da EC 73. "Com a negativa do STF em julgar a emenda, a iniciativa passou a ser a criação do anteprojeto de uma Lei Ordinária, que, para, evitar qualquer argumento contrário à sua aprovação, será feita sem aumento de despesa, apenas com remanejamento de pessoal", disse Casali. O presidente da Ajufba apresentou dados para ratificar a importância do projeto. Ele diz que o tempo de espera de um processo no TRF-1 é o dobro das demais regiões. "Uma vez que dará mais agilidade ao andamento destes processos, esta luta também é de interesse da OAB-BA. Nós queremos melhorar a Justiça, e essa é uma ótima oportunidade", pontuou. O presidente da OAB-BA, Fabrício Castro pediu aos políticos baianos que ajudem no fortalecimento do Poder Judiciário. “É preciso que a gente tenha uma negociação real diante do presidente do STJ", disse. O diretor da Justiça Federal na Bahia, Dirley Cunha Jr. também conclamou os parlamentares a participarem da luta. "Precisamos da mobilização dos 39 deputados federais baianos para formarmos uma grande corrente que atenda uma coletividade de jurisdicionados no âmbito da Justiça Federal", ressaltou. O deputado federal Daniel Almeida se comprometeu a mobilizar os colegas na discussão do tema. "Essa interlocução é necessária, porque diz respeito a um assunto de interesse que passa pela decisão política. A nossa região não pode ser discriminada. Os colegas já manifestaram posição de engajamento", destacou. O deputado federal Nelson Pelegrino disse que a discriminação é injusta. "Uma vez que vai se fazer remanejamento, sem aumento de despesa, não há motivo para impedir a EC. Temos todas as condições de unir todas as bancadas e obter o tribunal da Bahia", afirmou. Os deputados federais João Roma, Antônio Brito, Raimundo Costa e Fernando Torres também participaram da reunião.

CONTINUE LENDO

Romaria mais antiga do país reúne milhares de fiéis em Bom Jesus da Lapa

  • informações do G1 Bahia
  • 06 Ago 2019
  • 09:57h

(Foto: Divulgação)

Milhares de romeiros já estão na cidade de Bom Jesus da Lapa, no oeste da Bahia, se preparando para a tradicional Romaria do Bom Jesus. Na noite desta segunda-feira (5), uma multidão acompanhou a missa realizada à céu aberto em frente à gruta em homenagem ao santo. Desde o fim de semana, mais de 20 missas já foram realizada na cidade. A romaria acontece hoje (6). Ela é a mais antiga do país, com 328 anos de história, e é uma das maiores manifestações religiosas e culturais do Brasil. O evento está inserido no calendário cultural do município e tem se destacado como uma das três principais romarias realizadas no Brasil, junto com a Romaria de Aparecida do Norte, no estado de São Paulo e a Romaria do Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, no Ceará.

Câmara retoma discussão e votação da Previdência nesta terça-feira (06)

  • Redação
  • 06 Ago 2019
  • 09:45h

(Foto: Reprodução)

A Câmara dos Deputados retoma a discussão e a votação da proposta de reforma da Previdência nesta terça-feira (6). Em julho, os parlamentares aprovaram o texto em primeiro turno por 379 votos a 131. Agora, iniciarão a votação da proposta em segundo turno. Por ser uma proposta de emenda à Constituição (PEC), o texto só será aprovado se tiver os votos favoráveis de pelo menos três quintos dos parlamentares, portanto, 308 dos 513 deputados. Se aprovada, a reforma seguirá para o Senado.

 

Team Ribeiro Brumado: Atletas de Muay Thai são graduados

  • Por Márcia Andreia Pereira
  • 06 Ago 2019
  • 09:43h

Foto: Divulgação

O Centro de Treinamento Team Ribeiro CTTR, em Brumado, que atua no mercado brumadense há oito anos, ofertando aulas de Muay Thai e Jiu-jítsu, graduou diversos atletas no último sábado, 03 de agosto de 2019, na modalidade de Muay Thai, no município de Guanambi - BA.

Os atletas brumadenses estiveram na Academia Trindade Fight Team, na cidade de Guanambi, onde passaram por uma avaliação do Diretor Regional da Bahia da Federação de Mauy Thai do Brasil. F.M.T.B, Mestre Leonardo Cardoso, que tem a graduação: Kruang Prata.

Os alunos do Centro de Treinamento Team Ribeiro CTTR, foram acompanhados do professor de Muay Thai Fabiano Ribeiro, que tem a graduação: Kruang Preto ponteira branca. 

É importante lembrar que, em Brumado, o Centro de Treinamento Team Ribeiro CTTR, é o único local licenciado para ofertar as aulas de Muay Thai. 

Confira os alunos graduados:

• Tomás Neto: Kruang Marrom

• Diego Luiz: Kruang Azul ponteira Branca 

• Leandro Queiroz: Kruang Azul

• Alesandro Souza: Kruang Verde ponteira Branca 

• Evelly Bárbara Trindade: Kruang Verde

• Rubia Macedo: Kruang Verde

• Isadora Fernandes: Kruang Verde

• Ana Letícia Portugal: Kruang Amarelo ponteira branca 

• Joseana Santos:  Kruang Amarelo ponteira branca

Parabéns a todos os atletas graduados.

Brumado: após ter golpeado com faca a vítima, suspeito é detido pela Polícia

  • Brumado Urgente
  • 06 Ago 2019
  • 09:24h

Um grande número de populares se aglomerou no local (Foto: Whatsapp Brumado Urgente)

Por volta das 19h30m desta segunda-feira (05), após informações passados pelo CICOM, o GRUPO D da RP, se deslocou até a Av. Coronel Santos, com o intuito de averiguar uma situação em que, possivelmente um homem teria sido esfaqueado, ficando desfalecido na rua". Chegando ao local, a guarnição se deparou com a vítima rodeada de curiosos, após a chegada do SAMU e prestados os primeiros socorros iniciou-se rondas nas proximidades, quando um sujeito ao avistar a viatura empreendeu fuga e se escondeu em uma residência. Ato contínuo, os policiais adentraram ao local e averiguaram que o mesmo pulou o muro da residência, buscando dar sequência à fuga, mas graças a agilidade dos policiais, o mesmo foi interceptado policiais, mas mesmo assim continuou resistindo a prisão. Após averiguações dos fatos foi constatado que o suspeito de ter sido o autor da facada, estava extremamente alterado e ainda sujo de sangue supostamente da vítima. Mediante os fatos, após a vítima reconhecê-lo por foto a guarnição conduziu o autor para a Delegacia Territorial de Brumado. Os fatos foram registrados permanecendo o indivíduo detido e à disposição da justiça.

Brumado: Cardioped realiza café da manhã de boas-vindas às novas instalações

  • 05 Ago 2019
  • 21:29h

Foto: Laércio de Morais I Brumado Urgente

Buscando sempre a evolução das suas atividades, a Cardioped comemora novas e importantes conquistas, tendo nas suas novas instalações um dos grandes diferenciais. Então, dentro desse processo evolutivo, a Cardioped está de endereço novo, localizado na Avenida Cassemiro Pinheiro de Azevedo, nº 655, bem no centro da cidade. E para comemorar este momento importante, foi realizado em parceria com o Laboratório Exame e a Cardioped, um belíssimo café da manhã nesta segunda-feira (05) nas novas instalações que são marcadas pela modernidade e eficiência. Com o primor de sempre da equipe de médicos da Cardioped, a nova estrutura proporcionará aos clientes o que há de mais moderno em termos de clínica médica para Brumado e região. Cada detalhe foi devidamente projeto dentro dos novos conceitos da medicina, que buscam o conforto, a qualidade e a resolutividade. Foi uma cerimônia marcada pelo otimismo e pela união de uma equipe que sempre busca a excelência.


Fã casada processa sertanejo após ser beijada no palco: ‘Eu falei que não’

  • Redação
  • 05 Ago 2019
  • 18:50h

Foto: Instagram/ Arquivo Pessoal

Conhecido por trocar beijos com as fãs em cima do palco, o cantor Thullio Milionário arrumou uma grande dor de cabeça pela “brincadeira” com as admiradoras. A blogueira Luciene Borges promete entrar com uma ação judicial contra o cantor após ter sido beijada à força em um show do sertanejo. Em entrevista à TV Cidade, a moça, que é casada, alega que diferente do que é mostrado no vídeo, Thullio teria forçado o beijo após dançar com ela. “Ele me chamou e eu inocentemente fui. A gente começou a dançar e ele me pediu para beijar. Eu falei que não e mesmo assim ele me beijou”, contou.  A situação envolvendo Luciene viralizou nas redes sociais e internautas afirmam que a moça parece ter permitido o beijo, mas a blogueira afirma que o momento no palco com Thullio causou problemas em seu relacionamento. “Foram 25 segundos de beijo que transformaram a minha vida num verdadeiro caos. Vou atrás dos meus direitos. Vou mover uma ação contra o artista e contra a banda”, disse. Em sua defesa, Thullio compartilhou o vídeo com Luciene novamente e pediu para que os fãs analisassem as imagens. “Vou deixar o link para vocês verem como a moça foi forçada a dançar comigo, no meu show”, disse o artista. Luciene ainda lamentou as ofensas que estão sendo feitas ao seu marido. “Muita gente chama ele de corno. Ele não é corno, porque não considero isso como traição, inclusive eu fui para festa e avisei que eu ia. A gente tem um casamento transparente um com o outro e aconteceu o que aconteceu”.

Jovem de 20 anos que sumiu após show é encontrado morto em rio no oeste da BA

  • G1 | BA
  • 05 Ago 2019
  • 17:38h

Jovem de 20 anos que desapareceu após show é encontrado morto em rio no oeste da BA — Foto: Divulgação/Gazeta 5

O estudante de 20 anos desaparecido há três dias, após um show, foi encontrado morto na manhã desta segunda-feira (5), em um rio da cidade de Barreiras, no oeste da Bahia. Conforme o delegado José Romero, o corpo de Kaio Felipe Quinteiro foi encontrado por um pescador, que acionou a polícia. Os familiares do jovem reconheceram a vítima, que também estava com o documento de identificação no bolso da calça. Segundo informações do delegado, o corpo de Kaio Felipe foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) de Barreiras. O caso é investigado na delegacia da cidade. De acordo com José Romero, familiares da vítima informaram que a morte de Kaio pode ter relação com um suposto envolvimento do jovem com uma garota comprometida. O irmão dele, Kelinton, falou em depoimento que Kaio comentou com amigos que tinha conhecido uma menina nas redes sociais e combinou de encontrá-la na festa. Contudo, durante o evento, teria voltado a falar sobre a garota, contando que tinha descoberto que ela tinha namorado e que o homem era mais velho que ele. Kaio Felipe é de Ibotirama, mas morava no município de Barreiras desde janeiro deste ano. O jovem foi para a cidade para estudar. Kaio Felipe desapareceu após deixar o show do cantor Gusttavo Lima e Marília Mendonça, durante a madrugada do dia 1° de agosto. Durante a festa, Kaio estava acompanhado de amigos e familiares, mas o jovem teria se separado no final do evento. Após o jovem não retornar para casa, a família começou as buscas na cidade. Kaio usava camisa social branca e calça preta quando sumiu. A família tentou registrar o desaparecimento do jovem ainda no dia 2 de agosto, mas foi orientada a esperar 24h, retornando à delegacia para fazer o boletim no sábado (3).

Tremor de terra é registrado na costa do Nordeste

  • Redação
  • 05 Ago 2019
  • 16:31h

Foto: Reprodução / RSISNE - LABSIS - UFRN

O Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte registrou às 21h40 do último domingo (4) um evento sísmico de magnitude 5,8 Mw na Dorsal Meso-Oceânica. O seu epicentro foi a 740 km de distância de Fernando de Noronha, 1100 km de distância do litoral Potiguar e 100 km a Leste do Arquipélago de São Pedro e São Paulo.A atividade foi registrada por várias redes sismográficas mundiais e também por aquelas operadas pelo LabSis/UFRN, que fazem parte da Rede Sismográfica do Brasil. O hipocentro teve sua profundidade estimada em 10 km de profundidade e a movimentação da falha foi do tipo sem rejeito (deslocamento) vertical. Eventos com esse tipo de movimentação não têm potencial de gerar tsunamis. 

Povos indígenas ocupam fazenda que seria da família de Geddel Vieira Lima

  • Redação
  • 05 Ago 2019
  • 15:56h

(Foto: Reprodução)

Um grupo formado por dezenas de povos indígenas ocuparam uma fazenda na região de Itapetinga. Eles pedem reparos judiciais que segundo eles são de direito histórico. No começo desta segunda-feira (05), um comunicado foi enviado para a imprensa. Confira abaixo: Nós, povos indígenas da Aldeia Alto da Abobreira, das Etnias: Kamakãns e Imborés, pertencentes e originado a região do Médio Sudoeste da Bahia, estamos reivindicando as terras que são histórica e culturalmente de nosso povo por direito. Nessa manhã de segunda-feira (05/08) retomamos as terras identificadas como Fazendo Esmeralda, em Itapetinga-BA. A retomada foi feita de forma pacífica e ordeira. Os residentes já nos esperavam, haja vista a sabedoria popular da verdadeira propriedade da localidade pelo “nosso povo”.  Compomos 50 famílias no local, composto com homens, mulheres, crianças e anciões. Todos os povos que foram oprimidos, massacrados, mortos ou expulsos dessas terras. Aguardamos a presença dos órgãos competentes para lidar com tal fato, que é a FUNAI e a Polícia Federal.

 

 

Correntina: Ex-prefeito tem recurso negado em caso de doações de terrenos a familiares

  • Cláudia Cardozo / Francis Juliano
  • 05 Ago 2019
  • 13:33h

(Foto: Reprodução)

O ex-prefeito de Correntina, no extremo oeste baiano, Ezequiel Pereira Barbosa, teve negado um recurso pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). Barbosa alegava falta de um julgamento justo na decisão que o condenou por improbidade administrativa [crime contra a administração pública]. O ex-prefeito queria que o caso fosse para o Superior Tribunal de Justiça (STJ). No entanto, em decisão desta segunda-feira (5), o TJ-BA confirmou a decisão em vigor. Ezequiel Pereira Barbosa foi condenado por favorecer a ele próprio e parentes, como filho e irmão, com terrenos do Município. As aquisições teriam sido feitas sem licitação ou autorização da Câmara de Vereadores local.

Brumado: Escola Artinfância realiza festa antecipada do Dia dos Pais

  • 05 Ago 2019
  • 11:28h

Foto: Laércio de Morais I Brumado Urgente

Foi realizado nesse domingo (04), no espaço de eventos Recanto dos Pássaros em Brumado, a já tradicional festa antecipada em comemoração ao dia dos pais da Escola Artinfância. O evento contou com a presença maciça dos pais, mães, familiares dos alunos e seus convidados. A animação ficou por conta do cantor Juninho Vocal, que a beira da piscina proporcionou aos presentes momentos inesquecíveis de lazer e descontração. No evento realizado pela Artinfância, os pais e filhos puderam desfrutar de companhia mútua, o que fortaleceu mais ainda os laços paternais. Confira as fotos!


Paixão Violenta: Paulista alterado acaba sendo detido novamente pela PM após ter agredido e ameaçado de morte a sua namorada brumadense

  • Brumado Urgente
  • 05 Ago 2019
  • 11:06h

O suspeito acabou sendo detido pela Polícia e levado para a DP para as medidas cabíveis (Foto: Brumado Urgente Conteúdo)

Uma paixão que nasceu nas redes sociais teve novamente mais um capítulo negativo por volta das 15h deste domingo (04), quando, após informação do CICOM, o GRUPO D da RP, se deslocou até um bar no bairro Urbis ll, com o intuito de averiguar uma situação de uma possível agressão. Segundo as primeiras informações passadas um rapaz teria agredido a sua namorada. Segundo a Polícia Militar, “a vítima foi localizada na rua da abolição bairro São Félix fugindo do seu algoz”. Chegando ao local, a guarnição se deparou com os proprietários do bar, os quais informaram que o infrator teria fugido após ter avistado a viatura, prosseguindo com as buscas nas proximidades, o suspeito foi encontrado. Após averiguação dos fatos foi constatado que o jovem teria agredido e ameaçado de matar a vítima, o mesmo é natural de São Paulo e conheceu a vítima por meio das redes sociais e há 10 meses estava em Brumado e já tinha sido conduzido por desrespeitar a lei 11.340/2006 conhecida como Maria da Penha. Mediante os fatos, a guarnição conduziu o autor das agressões e a vítimas para a Delegacia Territorial de Brumado. Os fatos foram registrados permanecendo o indivíduo detido e à disposição da justiça.