Funcionário falso, tiro e ato obsceno são crimes no dia a dia da Câmara

  • por Angela Boldrini | Folhapress
  • 16 Ago 2019
  • 11:24h

Foto: Wilson Dias I Agência Brasil

De 1º de janeiro de 2015 a 3 de junho de 2019, a polícia legislativa da Câmara dos Deputados registrou 778 crimes. Entre eles, nada de corrupção ou lavagem de dinheiro, tipificações comuns no noticiário político. No tapete verde, por onde circulam em média 18 mil pessoas por dia, o maior número de registros tipificados são os de furtos. Foram 59 no período, segundo dados obtidos pela reportagem por meio da Lei de Acesso à Informação.
O número pode ser maior, uma vez que há 468 crimes não tipificados e registrados nos boletins da Casa apenas como "em apuração". Não é a única modalidade de delito no prédio. Há boletins de ocorrência por importunação ofensiva ao pudor, disparo de arma de fogo, fingir-se de funcionário público, fraude bancária, lesão corporal, posse de drogas e até "possível prática de prostituição".
Apesar disso, quem passeia pelo Congresso vê uma sensação de segurança: bolsas e mochilas são espalhadas pelo tapete do salão verde, computadores de jornalistas ficam largados nos balcões de comissão enquanto os repórteres correm atrás de entrevistados, e celulares de deputados ficam desassistidos sobre as mesas do plenário.
A criminalidade atinge as duas pontas do espectro político. "Na portaria do anexo 2, o referido deputado foi agredido por manifestantes da CUT (Central Única dos Trabalhadores)", diz, por exemplo, uma ocorrência de abril de 2015. Na outra ponta, em junho do mesmo ano, uma pessoa foi ao Depol (Departamento de Polícia Legislativa) registrar uma agressão física no corredor que leva à liderança do PT. "Levou um soco no olho esquerdo por uma pessoa que se manifesta a favor da redução da maioridade penal", lê-se no documento.
O acesso aos documentos só foi permitido depois que os dados pessoais fossem retirados, o que impossibilita a identificação dos envolvidos. Em 2016, enquanto a Câmara pegava fogo com o processo de impeachment da então presidente Dilma Rousseff, o número de alguns crimes também subiu: foram oito desacatos, cinco danos ao patrimônio público e 22 fraudes bancárias --o pico deste tipo de crime nos anos pesquisados.
Para o presidente da comissão de segurança pública, Capitão Augusto (PL-SP), o clima político acirrado tem ligação com a subida de determinados crimes. "Toda pauta como foi a reforma trabalhista, como foi o impeachment, que mostra as paixões políticas, é óbvio que aumenta a ocorrência, porque algumas pessoas se excedem", disse. "Quando a pauta é tranquila, ninguém vem se manifestar."
Os crimes só podem ser registrados quando envolvem servidores, visitantes ou um deputado enquanto vítima. É que no caso em que a autoria seja de um político cabe ao STF (Supremo Tribunal Federal) e à Corregedoria decidir sobre o destino do parlamentar.
O crime na Câmara tem suas especificidades. Dentro do Congresso, quem manda é a Polícia Legislativa --há uma da Câmara e outra do Senado. Lá, só eles podem andar armados, por exemplo. Policiais de outras corporações, como a Federal e a Militar, têm que deixar suas armas em uma caixa de areia. Foi nela que um policial disparou acidentalmente em março deste ano --gerando um registro alarmante à primeira vista, de "disparo de arma de fogo" no Congresso Nacional.
Reservadamente, alguns policiais contaram à reportagem que lidar com colegas é uma das partes mais trabalhosas. Segundo eles, alguns insistem em manter suas armas. Há também relatos de pessoas com porte específico para caça ou coleção que tentam entrar na Casa.
A função do Depol não se limita à fiscalização do prédio ou à apuração dos registros. Na 56ª Legislatura, iniciada em fevereiro de 2019, os 271 agentes viram crescer a demanda de escolta de parlamentares. Tradicionalmente, apenas o presidente da Casa é obrigado a ter a proteção dos policiais. No entanto, em caso de ameaça outros podem solicitá-la.
Neste ano, são seis os parlamentares que contam com escolta. Segundo agentes, o número é alto em relação às legislaturas passadas. Uma das protegidas é a ex-vereadora de Niterói, Talíria Petrone (PSOL-RJ), por causa de ameaças sofridas. "Quando eu cheguei, a gente até pensou em procurar o presidente Rodrigo Maia [DEM-RJ], mas eu preferi tentar viver normalmente", afirmou.
Mas, em abril, ela diz que a PF entrou em contato com a Câmara e pediu que os colegas da Legislativa começassem a escoltar a parlamentar. A reportagem perguntou à Câmara sobre os demais parlamentares escoltados, mas, por meio de nota, a assessoria informou que se trata de dado sigiloso "em razão da própria natureza do serviço".

Vice-diretores estaduais acusam surpresa com proibição de acúmulo de gratificações

  • Redação
  • 16 Ago 2019
  • 09:03h

Foto: Paula Froes/ GOVBA

A impossibilidade de acumular benefícios frustrou as esperanças dos vice-diretores da rede estadual de Educação da Bahia de verem os vencimentos no final do mês um pouco mais encorpados. Isso porquê diferente de outros servidores públicos, os profissionais terão que optar pela Gratificação de Estímulo às Atividades de Classe, que corresponde a 31,18% do salário base (em caso de regime de trabalho 40 horas semanais), ou pela Gratificação por Condições Especiais de Trabalho (CET) que corresponde a 70% do vencimento básico.  Na hora de receber o salário do mês de junho é que os vice-diretores, eleitos para o cargo de gestão por votação da comunidade escolar, descobriram que, diferente do que acharam, não poderiam receber os dois benefícios. Os educadores reclamam da falta de clareza e diálogo da Secretaria de Educação (SEC) com estes servidores e também da falta de regulamentação da função de vice-diretor de 40h semanais. Ao Bahia Notícias, a SEC explicou, através de nota, que com base no artigo 73-A da Lei Estadual 8261/2002, a Lei Magistério Público do Ensino Fundamental e Médio do Estado da Bahia, “o professor que estiver investido em cargo de diretor ou vice-diretor de unidade escolar, poderá optar pela continuidade do recebimento da Gratificação de Estímulo às Atividades de Classe".  O texto diz ainda que "neste caso, a Gratificação por Condições Especiais de Trabalho (CET) corresponderá à diferença entre o valor atribuído ao cargo em comissão e o da primeira vantagem". Sobre o pagamento incompleto no último mês, a pasta informou que 40%  do valor referente à Regência de Classe do mês de junho de 2019 foram pagos na última segunda-feira (12) e o restante está sendo regularizado para a folha de agosto/2019.

Com drones, Cipe localiza 115 mil pés de maconha em Macururé

  • Redação
  • 16 Ago 2019
  • 08:20h

(Foto: Divulgação CIPE Sudoeste)

O trabalho integrado entre a Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Caatinga, 20° (Paulo Afonso) e 5° (Euclides da Cunha) Batalhões da Polícia Militar erradicou 115 mil pés de maconha. Os entorpecentes estavam plantados na cidade de Macururé. Após denúncias, os militares usaram drones para confirmar o plantio ilegal. Além dos 115 mil pés de maconha, que renderia aproximadamente 40 toneladas da erva para traficantes, acampamentos usados por criminosos que tomavam conta da plantação foram destruídos. Roupas e alimentos foram apreendidos, além de uma amostra da erva. O flagrante foi registrado na Delegacia Territorial de Chorrochó.

Conquista: Homem é encontrado morto no novo presídio

  • Redação
  • 16 Ago 2019
  • 07:58h

(Foto: Reprodução)

Um detento foi encontrado morto no novo presídio de Vitória da Conquista. Segundo informações obtidas pela nossa reportagem, a polícia foi acionada na manhã de hoje (sexta-feira) para tomar todas as providências. O nome do detento não foi divulgado. Ainda não se sabe o que provocou a morte do detento. O Departamento de Polícia Técnica se deslocou até o local para remover o corpo e encaminhar ao Complexo Policial.

Paramirim: Ação conjunta das Polícias Civil, Militar e Guarda Municipal culmina com prisão de receptador de motocicletas

  • Ascom | 20ª Coorpin
  • 16 Ago 2019
  • 07:16h

(Fotos: Divulgação Polícia Civil)

nvestigadores da Polícia Civil, lotados na Delegacia de Paramirim (20ª COORPIN), tomaram conhecimento, por volta das 16:00 horas do dia 14/08/2019, de que uma motocicleta havia acabado de ser furtada no referido município. Após investigação preliminar, descobriram que um rapaz conhecido como "Cheiro", estaria furtando motocicletas e as levando para a cidade de Érico Cardoso. Foi solicitado apoio da Polícia Militar de Érico Cardoso, cujos prepostos conseguiram apreender, na casa dos pais do referido suspeito, uma motocicleta, placa JMU-2275, que havia sido furtada em Botuporã, no dia 06/08/19. Enquanto os militares conduziam o veículo para a Delegacia de Paramirim, os Investigadores, juntamente com prepostos da Guarda Municipal, continuaram a diligência e conseguiram localizar Everlândio Pina Silva, vulgo Cheiro, de 18 anos, na Rua Lorminda de Jesus, Bairro São José, em Paramirim. Everlândio foi autuado em flagrante delito pela Delegada Maria Helena Tenório Teixeira pela prática do crime de receptação.

Planalto: Polícia procura por homem suspeito de estuprar jovem após festa

  • Redação
  • 16 Ago 2019
  • 06:53h

(Foto: Divulgação)

A justiça da cidade de Planalto, distante 40 km de Vitória da Conquista, decretou a prisão de um homem suspeito de estuprar uma jovem após uma festa. Segundo informações o crime aconteceu após o homem oferecer uma carona para a jovem até a casa dela, mas ele desviou o caminho e com requintes de crueldade teria estuprado a jovem e abandonado ela na rua.

PGR se manifesta contra revogação da prisão de Geddel Vieira Lima

  • Redação
  • 16 Ago 2019
  • 06:46h

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, se manifestou ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra a anulação da prisão preventiva do ex-ministro Geddel Vieira Lima. Dodge contestou a alegação da defesa do ex-ministro, que pede a revogação da prisão e alega que a mesma foi fundamentada por conveniência da instrução criminal. Segundo ela, a prisão do réu se dá para que a ordem pública seja preservada. “Nem a autorização de prisão domiciliar em relação a ele –provou-se– foi medida capaz de resguardar a sociedade de que não cometerá novos crimes (reiteração delitiva) e de garantir que não fugirá”, disse a procuradora no despacho. Advogados de Geddel acreditam que uma decisão do STF sobre a longa prisão preventiva de um traficante respalda o pedido de soltura do ex-ministro, que é o político preso há mais tempo da Lava Jato sem ter sido condenado.

Deputado critica cartilha lançada pela Defensoria sobre abordagem policial

  • bahia.ba
  • 15 Ago 2019
  • 18:55h

Foto: Matheus Morais/Bahia.ba

O deputado estadual Capitão Alden (PSL) criticou uma cartilha sobre abordagem policial lançada pela Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE-BA). Em discurso na Assembleia Legislativa na sessão de quarta-feira (14), o parlamentar afirmou que o órgão não observou “critérios técnicos” e reclamou que a Polícia Militar não teria sido consultada. “Outra questão interessante. A policial feminina deve realizar busca pessoal na mulher trans e no travesti, respeitando-se a dignidade e o reconhecimento do direito da pessoa em se identificar com o gênero feminino”, leu Alden, com uma cópia impressa da cartilha nas mãos. “Ninguém está questionando aqui o direito dele se identificar como tal, mas a obrigatoriedade da policial feminina em revistar indivíduos que se declaram, se entendem, se identificam como trans…E a dignidade da policial militar em fazer a busca pessoal em uma pessoa que, fisicamente, está ali como uma mulher, mas é um homem? Alguém perguntou à policial militar o que ela sente, o que ela acha? Alguém perguntou à Polícia Militar se existe um procedimento, um protocolo técnico?”, questionou o deputado. “Não. Simplesmente querem empurrar goela abaixo uma cartilha de orientação policial sem ouvir os técnicos da área de Segurança Pública. Não é uma crítica às definições individuais de cada um, mas a Polícia Militar e os órgãos de Segurança Pública precisam ser ouvidos para discutir uma cartilha adequada, dento dos direitos humanos, respeitando ambos os lados”, finalizou Alden.

“Geraldo Azevedo faltou com a verdade e mostrou total desconhecimento de administração pública”, afirma secretário municipal João Nolasco

  • Redação
  • 15 Ago 2019
  • 18:39h

O secretário municipal de administração, João Nolasco, fez questão de rebater a entrevista (Foto: Brumado Urgente)

Em resposta a entrevista ao radialista Carlos Silva, nesta quinta-feira (15), concedida pelo médico Geraldo Azevedo, o mesmo teria afirmado, que a Prefeitura de Brumado gastou R$ 160 mil reais em uma revista publicitária. A afirmação foi prontamente rebatida pelo secretário municipal de Administração e Finanças, João Nolasco, que argumentou que “isso não passa de total desconhecimento ou uma tentativa de enganar o povo de Brumado, já que, na realidade o que existiu foi um processo licitatório de Critério de Julgamento: Tipo Menor Preço Global, no valor total de R$ 158.000,00 (cento e cinquenta e oito mil reais) para atender despesa com confecção de material gráfico para divulgação das ações institucionais realizadas pelo município de Brumado”. Continuando a sua linha de argumentação ele observou que “isso não quer dizer que a prefeitura pagou esse valor global, e sim de acordo com a utilização do material licitado, ou seja, o valor não foi esse citado pelo candidato”. E subiu o tom ao disparar que “ele que se coloca como candidato esconde a verdade dos fatos da população, buscando ganhar politicamente com uma informação totalmente fictícia, então me sinto no dever e obrigação de estabelecer a verdade dos fatos e esclarecer que foi pago somente 35% do valor global e não a quantia que ele citou. Ele perdeu a oportunidade de ficar calado, porque todas as informações estão no Portal de Transparência da Prefeitura de Brumado, mas, infelizmente ele não acessa por motivos óbvios”. Por fim o secretário concluiu que “já que o candidato defende tanto a Embasa deveria investigar quantos milhões a empresa investe em propaganda, porque, certamente essas verbas seriam extremamente vitais para que a referida empresa tivesse cumprido a sua função contratual que era a construção do esgotamento sanitário de Brumado, o que, infelizmente não foi feito”.

Brumado: Polícia Civil prende homem por receptação e apreende veículo roubado

  • Ascom | 20ª Coorpin
  • 15 Ago 2019
  • 16:32h

(Foto: Divulgação Polícia Civil)

Investigadores da Polícia Civil (20ª COORPIN) deram cumprimento a um mandado de busca e apreensão na Fazenda Caatinga Grande, zona rural de Brumado, onde prenderam Eliomar Alves da Silva, de 48 anos. Na busca, foram apreendidos documentos, uma balança de precisão e um veículo Chevrolet Onix com restrição de roubo. Eliomar, já fora condenado por tráfico de Drogas e responde a dois processos por receptação. O delegado plantonista Rafael Araújo, lavrou o Auto de Prisão em flagrante e ELIOMAR ficará custodiado na carceragem da Delegacia de Polícia de Brumado, à disposição da justiça, até ulterior deliberação.

Barreiras: Jegue é arrastado por ruas do centro amarrado em veículo

  • Redação
  • 15 Ago 2019
  • 15:26h

(Foto: Reprodução)

Um vídeo mostra um flagrante de maus-tratos contra um jegue em Barreiras, no extremo oeste baiano. A cena ocorreu no final da tarde desta quarta-feira (14) no centro da cidade. O jegue aparece amarrado com uma corda na carroceria de uma caminhonete e é arrastado com o veículo em movimento. Segundo a Polícia Civil local, via G1, o dono do veículo se apresentou à polícia, mas foi liberado. Ele se apresentou na delegacia local acompanhado de um advogado. O homem, que não teve a identidade revelada, será alvo de um inquérito policial. Já o animal foi encaminhado para o Centro de Zoonoses da cidade, onde deve passar por tratamento. O fato foi comunicado à secretaria do meio ambiente de Barreiras.

 

Após diretor executivo, TV Bahia demite gerente de programação

  • Redação
  • 15 Ago 2019
  • 14:13h

(Foto: Divulgação)

Apesar do ex-diretor executivo da TV Bahia, João Gomes, dizer em entrevista ao a Bahia Notícias que sua saída não foi motivada por pressão de "audiência e mercado", outro funcionário foi dispensado da emissora. Dessa vez, Hugo Brito deixa o cargo de gerente de programação.  Para seu lugar, a afiliada colocará Carlyle Ávila a partir do dia 26 de agosto. O comunicado oficial foi enviado nesta quinta-feira (15) aos colaboradores. O profissional tem mais de 30 anos de experiência em TV como diretor de jornalismo e de programação na RPCTV e diretor de programação da Globo Rio. 

Brumado: Sarau Encontro de Esperança foi realizado na Praça da Prefeitura

  • 15 Ago 2019
  • 12:28h

Foto: Divulgação

As manifestações públicas exemplificam bem um dos pilares do regime democrático de direito, e, dentro desse contexto de manifestações que atualmente tem tido grande força na tomada de decisões dos governantes, aconteceu na última terça-feira (13), na praça Cel. Zeca Leite, o sarau “Encontro de Esperança”.

O evento foi organizado pela UNE em defesa da democracia e contra a retirada de direitos. O Sarau contou com a presença de estudantes da rede básica de ensino, discentes da Uneb, professores, sindicalistas e outras lideranças. O Ato teve como objetivo discutir como o governo atual tem tratado o Estado Democrático de Direito, retirando direitos básicos como o investimento em educação.

Informe PAEES: Contemplados com a Bolsa Estudantil em Brumado

  • Ascom | PMB
  • 15 Ago 2019
  • 11:57h

A Prefeitura Municipal de Brumado, por intermédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania – SESOC, torna público a relação dos estudantes aptos a receberem a Bolsa Estudantil, haja vista terem atendidos os critérios estabelecidos no Programa de Acesso Estudantil ao Ensino Superior - PAEES, instituído pela Lei nº 1.810, de 28 de setembro de 2017 e regulamentado pelo Decreto nº 5.011 de 2017.  No período estabelecido para reabertura de novos cadastros, 41(quarenta e um) estudantes realizaram as inscrições on-line e 38(trinta e oito) entregaram os documentos comprobatórios. Desse total, 17(dezessete) estavam fora do perfil, devido renda ultrapassar valor estabelecido e/ou existência do curso neste município.  Assim sendo, 21(vinte e um) estudantes se encaixaram no perfil do Programa e 10(dez), baseado na menor renda, foram inseridos nas vagas existentes, vide relação.

ATENÇÃO!

Para receber a Bolsa Estudantil, os 10(dez) estudantes aptos e/ou seus responsáveis deverão entregar: 

? comprovante de matrícula do atual semestre;
? 01(uma) foto 3x4 e;
? comprovante de conta bancária do Banco Brasil. 

Local: Sala de Treinamento da Prefeitura

Data: 16/08/2019

Horário: 15:30 às 15:50 - Entrega da documentação e 16h: Reunião com o Prefeito e membros do Conselho de Acompanhamento do Programa de Acesso Estudantil ao Ensino Superior.

(Divulgação)

Professor Eunadson Donato de Barros é eleito novo Coordenador do Curso de Direito da UNEB de Brumado

  • Brumado Urgente
  • 15 Ago 2019
  • 11:37h

O professor Eunadson de Barros assume a coordenação do Curso de Direito da Uneb de Brumado (Foto: Brumado Urgente)

Um dos mais combativos advogados na defesa da transparência e moralidade pública na região sudoeste, e, também professor do curso de direito da Uneb Campus XX – Brumado, Eunadson Donato de Barros foi eleito nesta quarta-feira (14), coordenador do Curso de Direito da referida instituição universitário. Em uma postagem numa rede social, o novo coordenador declarou que “mais um novo desafio, a partir do encorajamento do Professor Dr. João Batista de Castro Júnior, a quem agradeço seu estímulo, que também já pôde ocupar tal cargo, bem como agradeço aos demais colegas que também por ali passaram, como os professores Ana Cláudia Zanoni e Fábio Lopes, e todos os demais, que fazem o Curso de Direito da Uneb em Brumado! Sempre em defesa de uma Universidade Pública, Gratuita e de qualidade, e como apregoou Paulo Freire”: “Ensinar o povo a ver criticamente o mundo, é sempre uma prática incomoda aos que fundam seus poderes na inocência dos explorados!”, observou. A equipe do Brumado Urgente parabeniza o professor Eunadson pela eleição, e, deseja sucesso ao curso de direito da UNEB – XX, que ao longo desses anos, vem formando grandes profissionais.