SMTT realiza abertura da Semana Nacional de Trânsito de Brumado

  • Ascom | PMB
  • 18 Set 2019
  • 17:36h

(Foto: Ascom | PMB)

Nesta quarta-feira, 18 de setembro de 2019, a SMTT - Superintendência Municipal de Trânsito de Brumado deu início às atividades referentes à Semana Nacional do Trânsito. O superintendente Castilho Viana fez referências aos avanços obtidos no setor e ressaltou a importância da participação popular no processo de conscientização especialmente das crianças e jovens para que se tenha um futuro menos agressivo no trânsito nacional. Alunos da rede pública municipal participaram do evento e exaltaram as iniciativas do SMTT. A programação das atividades se estenderá até o final de setembro com diversas ações por parte da administração municipal, promovendo o debate das melhorias no trânsito em todo território municipal.

Bom aluno: Geddel faz curso de eletricista na cadeia e tira 9,5 na prova final

  • Redação
  • 18 Set 2019
  • 17:33h

(Foto: Reprodução)

O ex-ministro Geddel Vieira Lima (MDB) tem passado o seu tempo fazendo uma série de cursos à distância na penitenciária da Papuda, segundo a coluna Radar, da revista Veja. De acordo com a publicação, o mais recente curso que o emedebista fez foi o de eletricista — que poderá remir até 15 dias do seu tempo atrás das grades. Na prova final da disciplina, Geddel tirou nota 9,5. O ex-ministro está preso desde que a Polícia Federal encontrou R$ 51 milhões em um apartamento em Salvador ligado a ele e ao seu irmão, o ex-deputado federal Lúcio Vieira Lima (MDB). 

Projeto de Lei que visa dar flexibilização ao Transporte Alternativo está com o relator definido

  • Sertão Hoje
  • 18 Set 2019
  • 16:34h

(Foto: Brumado Urgente Conteúdo)

O Projeto de Lei nº 4601/2019, de autoria do Deputado Federal Charles Fernandes (PSD-BA), que busca diminuir a burocracia e facilita a regularização do transporte alternativo em todo o país, teve seu relator definido: o deputado baiano Paulo Azi (DEM-BA). O Projeto revoga o art. 2º da Lei 13.855 de 08 de julho de 2019, que alterou o art. 231, VIII, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), aumentando a punição para o transporte alternativo e dificultando a regularização da atividade de vans, ônibus e demais veículos. A flexibilização do transporte alternativo vem sendo discutida desde que foi sancionada. No começo deste mês, a UPB realizou uma reunião com os prefeitos baianos, representantes da categoria e diversos parlamentares para discutir o tema.

ANP se diz atenta quanto a abusos em preços de combustíveis no Brasil

  • Redação
  • 18 Set 2019
  • 15:16h

(Foto: Reprodução)

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) informou, por meio de nota, que está “atenta” para possíveis cobranças abusivas de combustíveis no Brasil. A cotação internacional do petróleo sofreu uma alta depois de ataques a uma refinaria na Arábia Saudita na semana passada. Segundo o comunicado da ANP, os preços no Brasil são “livres, por lei, em todas as etapas da cadeia: produção, distribuição e revenda.  Diante de denúncias de preços abusivos, a ANP faz ações de campo para confirmar essas suspeitas.  Quando constata a prática de preços abusivos, a agência atua em conjunto com os Procons para penalizar os infratores”. Na última segunda-feira (16), a Petrobras divulgou nota informando que também está monitorando a cotação internacional do petróleo, mas que, até aquele momento, não havia previsão de reajustar o preço dos combustíveis.

Instagram deve deletar conta de crianças menores de 13 anos

  • Redação
  • 18 Set 2019
  • 14:27h

Além de Nego Ney, outros perfis devem ser desativados da plataforma como os de Enrico Bacchi, Sophia Cardi Aguiar e das crianças da família Poncio | Foto: Reprodução Instagram

Não se assuste quando for procurar a conta do funkeiro mirim Nego Ney, ou de qualquer outra criança no Instagram e não encontrar. A rede social decidiu ser rígida com seus termos de uso e irá desativar todas os perfis de crianças com menos de 13 anos, famosos ou não, que estiverem em uso na plataforma. O garoto, de 8 anos, foi notificado pelo Instagram por meio de um e-mail que informava que a conta dele seria sumariamente deletada, sem chance de ser mantida. De acordo com a rede social, “é preciso ter ao menos 13 anos para ter uma conta no Instagram, ainda que um adulto tenha dado permissão para se inscrever na rede social”, informa o comunicado divulgado pelo colunista Leo Dias, do site Uol.  Além de Nego Ney, outras crianças brasileiras reúnem uma legião de “fãs” na rede social. Quem também deve perder o perfil é Enrico Bacchi, filho de Karina Bacchi que conta com 2,3 milhão de seguidores, Sophia Cardi Aguiar, filha da coach Mayra Cardi e do ator Arthur Aguiar, e as crianças da família Poncio, José, João e Davi, que juntos somam mais de 3,5 milhão de seguidores.

 

Alerta: Jovem de 22 anos morre após explosão de churrasqueira

  • Redação
  • 18 Set 2019
  • 14:11h

(Foto: Reprodução Redes Sociais)

O que era para ser um domingo de festa acabou em desespero para a família de Natali Steffani Martins Iligaray. A jovem, de 22 anos, morreu na manhã de segunda-feira (16/09), após ter 98% do corpo queimado em um acidente no domingo com a churrasqueira em sua casa em Vera Cruz, a 439 km de São Paulo. Segundo testemunhas, ela auxiliava o marido, Wellington Martins, 23, utilizando álcool para acender a churrasqueira, quando houve uma explosão. Wellington teve queimaduras em 35% do corpo e está internado na Santa Casa de Marília (SP). O hospital não divulgou o estado de saúde da vítima.

 

Abertura da Semana Nacional do Trânsito acontecerá nesta quarta-feira (18)

  • Ascom | PMB
  • 18 Set 2019
  • 11:23h

(Divulgação)

A Prefeitura Municipal de Brumado através da SMTT, irá realizar a semana nacional do trânsito 2019. Atendendo a resolução 771 de 28 de fevereiro de 2019 que estabelece o calendário anual de atividades e cronograma das campanhas educativas do trânsito, a superintendência municipal fará a abertura dos trabalhos da Semana Nacional de Trânsito no Município de Brumado nesta quarta-feira (18), às 14h30min no auditório do Paço Municipal. Neste ano o tema será “ No Trânsito, o Sentido é a Vida”, que propõe o envolvimento direto da sociedade nas ações e uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade. Trata-se de um estímulo a todos os condutores, seja de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas ou bicicletas, e aos pedestres e passageiros, a optarem por um trânsito mais seguro.

Governo contrata instituto para realizar concurso da Polícia Militar e dos Bombeiros

  • Redação
  • 18 Set 2019
  • 10:46h

Estado vai convocar 2.500 candidatos, sendo 2 mil soldados da PM e 500 do Corpo de Bombeiros | Foto: Brumado Urgente Conteúdo

O Governo da Bahia vai publicar no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (18) a contratação do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), para realização do concurso público que selecionará 2.500 candidatos a soldados da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Serão 2 mil vagas para PMs e 500 para Bombeiros. O Governo convocará 1 mil policiais e 250 bombeiros para ingresso em 2020, e outros 1 mil policiais e 250 bombeiros para ingresso em 2021. O anúncio foi feito pelo governador Rui Costa, na noite desta terça-feira (17), durante a transmissão do #PapoCorreria, ao vivo nas redes sociais.

Prefeitura irá homenagear Professora Jazênia dando o seu nome ao auditório da Escola em Tempo Integral Prof. Américo Zizico Nascimento

  • Ascom | PMB
  • 18 Set 2019
  • 10:28h

(Foto: Ascom | PMB)

Com uma das biografias mais dignificantes, a Professora Jazênia Rocha Vieira escreveu uma história de grandes vitórias, que foram obtidas por meio de muita luta e dedicação. Nascida em 1940 na Fazenda Morrinhos, ela dedicou o melhor de sua vida ao Povoado de Umburanas, onde foi morar no final de sua adolescência. Apaixonada pelo magistério, ele ensinou e ajudou na formação de inúmeras gerações, sempre tendo a alegria, a animação e a preocupação com seus alunos. Além de professora ela exerceu outras múltiplas funções como de costureira, empreendedora e confeiteira. Proferindo a fé católica, ela também foi Ministra da Eucaristia, participando ativamente dos leilões e todas as atividades da igreja de Umburanas, chegando até ser oradora nos leilões. Por fim ela foi presidente da associação, buscando, por meio da política, constantes conquistas para a sua comunidade. Devido aos seus grandes feitos a Administração “Educar para Libertar” irá prestar uma justa homenagem à Professora Jazênia dando o seu nome ao auditório da Escola em Tempo Integral Prof. Américo Zizico Nascimento. A cerimônia de inauguração acontecerá às 18h nesta sexta-feira (20), com a presença de familiares, educadores e da comunidade de Umburanas.

Médico Geraldo Azevedo ministra palestra sobre Educação Sexual para alunos do GV

  • Brumado Urgente
  • 18 Set 2019
  • 10:22h

(Foto: Brumado Urgente)

A Sexualidade é um dos temas mais discutidos entre os jovens atualmente, o que mostra que a busca pela conscientização é cada vez maior, já que existem ainda dúvidas e conceitos que não estão bem formados. Neste sentido a realização de palestras abordando o tema é uma das formas mais eficazes para que os esclarecimentos necessários sejam obtidos, fazendo com que os jovens possam ter uma sexualidade saudável. Em Brumado várias escolas vêm realizando ações nesse sentido e, nessa quarta-feira (18), a Escola Estadual Getúlio Vargas (GV) promoveu uma palestra sobre Educação Sexual, a qual foi ministrada pelo médico Geraldo Azevedo aos alunos do 3º ano. A abordagem feita foi muito ampla, onde foram esclarecidas as dúvidas dos estudantes, os quais avaliaram de forma muito positiva a iniciativa da instituição educacional.

Plantação com 30 mil pés de maconha é encontrada e três suspeitos são mortos em confronto com a Cipe

  • informações do G1 Bahia
  • 18 Set 2019
  • 09:43h

(Foto: Divulgação CIPE Sudoeste)

Três homens morreram e um foi preso após um confronto com policiais, na terça-feira (17), na cidade de Cotegipe, no oeste da Bahia. Conforme a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), os militares encontraram uma plantação de 30 mil pés de maconha no local. Segundo informações da SSP, equipes da Companhias Independentes de Policiamento Especializado (Cipes) receberam uma denúncia de que traficantes forçavam moradores a trabalharem no plantio de maconha. Ao chegarem no local, de acordo com o órgão, os policiais prenderam José Ailton Gomes dos Santos, 43 anos, que disse onde estava a droga. A equipe chegou na zona rural e entrou em confronto com três homens. A SSP informou que os suspeitos foram baleados, socorridos e levados para o Hospital Municipal de Wanderley, mas não resistiram aos ferimentos. Além dos pés de maconha, a equipe apreendeu cerca de 11 quilos da erva pronta para consumo, um revólver calibre 38, uma pistola calibre 380, uma espingarda calibre 36, munições e cartuchos deflagrados. Ainda segundo o órgão, o suspeito e os materiais apreendidos foram levados para a delegacia de Cotegipe.

Temer reaviva memória do 'golpe' e dá fôlego a narrativa da oposição

  • por Fernando Duarte
  • 18 Set 2019
  • 08:55h

Foto: Lula Marques / AGPT

O ex-presidente Michel Temer reativou a narrativa de "golpe" em 2016 durante entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura de São Paulo, na noite de ontem. Foi a primeira entrevista dele para a televisão – a primeira mais longa à imprensa – após as duas passagens do emedebista pela "prisão", em março e maio de 2019. Temer, que desde a saída do Palácio do Planalto mantém certa discrição, falou, em mais de um momento, que não influenciou no "golpe" em 2016, sugerindo, portanto, ser inocente das acusações de golpista. A declaração poderia até ser considerada um ato falho, mas vai reavivar toda a discussão sobre o impeachment de Dilma Rousseff em 2016.

Temer por muito tempo foi considerado um dos principais artífices do impedimento de Dilma. No entanto, mensagens reveladas pela Folha de São Paulo e pelo The Intercept apontam que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu para o próprio Temer articular uma sobrevida a Dilma em março daquele ano, dias antes da instalação da comissão que deu início aos trabalhos do impeachment. À época, o então presidente da Câmara, Eduardo Cunha, se tornou algoz e carrasco da petista e Temer não teria conseguido controlar os ímpetos do correligionário e também da bancada do ainda PMDB, que deu corpo ao afastamento da antiga aliada.

Não assisti à entrevista completa ao Roda Viva. Porém, independente do contexto em que Temer sugeriu ter havido um “golpe”, a declaração tem força para reacender um debate que há algum tempo muitas partes da imprensa têm evitado fazer: foi um golpe a deposição de Dilma? Eu, por exemplo, sempre fiquei incomodado com o uso da palavra em si. Até agora, prefiro tratar o impeachment como uma quebra da ordem institucional, mas previsto dentro da Constituição. Já especialistas em comunicação e política, a exemplo do professor Wilson Gomes, da Faculdade de Comunicação da Ufba, defendem desde 2016 que o Brasil assistiu a um golpe – com todas as letras.

 Não precisa ser teórico da conspiração para identificar que desde junho de 2013 até hoje o país vive sucessivas crises políticas. O apogeu dessa crise foi a deposição, institucional, de uma presidente eleita. Sem condições políticas de governar, Dilma deixou o cargo, porém o fantasma da sobreposição de poderes sempre rondou a cena de Brasília. Antes, apenas aliados da ex-presidente seguiam esse raciocínio. Com a fala do ex-vice-presidente, mesmo adversários políticos precisam admitir que a narrativa de “golpe” ganhou novos contornos.

 Ato falho ou não, Temer conseguiu retomar certo protagonismo – não antagonismo, como pregado – na narrativa política do Brasil ao falar sobre o passado. E ainda confirmou a veracidade de conteúdos da chamada Vaza Jato. O Brasil, como sabemos, nunca deixa de nos surpreender.

 Este texto integra o comentário desta quarta-feira (18) para a RBN Digital, veiculado às 7h e às 12h30, e para as rádios Irecê Líder FM, Clube FM, RB FM e Valença FM.

CONTINUE LENDO

Brumado: jovem de Aracatu é detido com 5 pinos de substância análoga à cocaína

  • Brumado Urgente
  • 18 Set 2019
  • 08:52h

Os pinos foram levados para a DP (Foto: Divulgação 34ª CIPM)

Por volta das 16h40m desta terça-feira (17), o grupo C da RP foi acionado por um policial militar para averiguar uma situação em que um indivíduo estaria transportando drogas. A guarnição então se descolocou até o local, a garagem da Novo Horizonte, onde foi realizada a abordagem, na qual, foram encontrados cinco pinos de substância análoga a cocaína. O indivíduo relatou que era usuário e que a droga seria para seu uso e que estaria com destino a Aracatu cidade em que ele reside atualmente. Sendo assim o indivíduo envolvido e todo o material encontrado foram apresentados na Delegacia Territorial para que as medidas cabíveis fossem adotadas.

Obras de pavimentação asfáltica estão a todo vapor no trecho que liga Umburanas à Cristalândia

  • Ascom | PMB
  • 18 Set 2019
  • 08:37h

AS obras estão num ritmo bem acelerado (Foto: Ascom | PMB)

Uma das grandes obras do setor de infraestrutura continua em ritmo intenso, a qual irá proporcionar uma melhor qualidade de vida para milhares de pessoas que moram na zona rural. Realizada com arrojo e determinação a pavimentação asfáltica do trecho que liga os distritos de Umburanas à Cristalândia. As equipes estão trabalhando em várias frentes de serviço e a previsão é que ainda este ano os trabalhos sejam concluídos e a estrada possa ser entregue à população. Com isso o transporte escolar e o acesso à sede do município ficarão bem melhores e feitos num tempo bem menor, o que proporcionará, inclusive, uma melhoria significativa para os comerciantes da região. É trabalho dando resultado e fazendo o município ter o tão sonhado progresso.

(Foto: Ascom | PMB)

OAB-BA, juízes e deputados se unem e pressionam Congresso para criar TRF na Bahia

  • Claudia Cardozo / João Brandão
  • 18 Set 2019
  • 07:30h

(Foto: Divulgação)

A Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Bahia (OAB-BA), juízes federais e 100% da bancada baiana no Congresso nacional se juntaram em prol de um assunto: a criação de Tribunais Regionais Federais (TRF’s), inclusive na Bahia. O tema veio à tona após o Superior Tribunal de Justiça (STJ), formado por 33 integrantes da Corte, aprovar, na semana passada a criação do sexto Tribunal Regional Federal (TRF) do país, em Belo Horizonte (MG). O STJ, ao qual compete fazer propostas sobre a administração da Justiça de primeiro e segundo graus, enviará ao Congresso Nacional nos próximos dias um anteprojeto de lei com detalhes sobre o novo TRF. Em entrevista ao Bahia Notícias, o presidente da OAB-BA, Fabrício Castro, afirmou que a expectativa é positiva para, além de Minas, ter a criação do TRF no estado baiano. “A Bahia precisa ter uma representação mais forte no Poder Judiciário. Nós temos uma subrepresentação hoje: não temos ministros do STJ, não temos ministro do STF, não temos Tribunal Regional Federal. É preciso que os políticos da Bahia tenham essa consciência”, disse. A Bahia hoje integra o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1ª) que, segundo Castro, é "o pior tribunal do Brasil". "Muito pior que qualquer tribunal estadual. Tribunal que envolve 14 estados, que tem processos simples que demoram mais de 19 anos, causas de pessoas humildes inclusive, causas previdenciárias em sua grande maioria, então é inexplicável essa situação. A Bahia é um estado enorme, não é admissível que um estado com a dimensão que nós temos não tenha um tribunal regional aqui na capital da Bahia”, ponderou.

AJUFE A FAVOR
O juiz federal da 11ª Vara Federal de Salvador e delegado da seccional Bahia da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Saulo Casali, concorda que o tribunal de Brasília é mais oneroso e defende a criação do TRF baiano.

"Ele seria criado com a transformação de cargos vagos, ou seja, esse tribunal seria criado sem aumento de custos, inclusive diante da situação do teto de gastos", opinou.

“O Brasil é dividido em cinco regiões federais. E apenas [o tribunal da] primeira região, que envolve a Bahia, jurisdiciona 30% do território nacional e 14 estados. De três regiões: alguns do Nordeste, alguns do Centro-Oeste e todo o Norte”, disse ao BN.

A expectativa de Casali é que o tribunal na Bahia possa ser instalado ainda este ano no estado. “Eles querem instalar ainda esse ano o de Minas Gerais, e vamos ter uma apresentação rápida do anteprojeto na Câmara e no Senado, mas pode ser que ele receba emenda das bancadas, de outras bancadas, para a criação da Bahia”, pontuou.

BANCADA UNIDA
O coordenador da bancada baiana no Congresso nacional, deputado federal Daniel Almeida (PCdoB), é a favor da criação dos TRFs na Bahia, Sergipe e, inclusive, Minas Gerais. Para isso, todos os 39 parlamentares baianos assinaram um manifesto na última quinta-feira (12) ao presidente do STJ, João Noronha, que já foi recebido pelo magistrado. A bancada convocará uma assembleia esta semana para entregar o documento pessoalmente a Noronha, ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e ao presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre, ambos do DEM.

“A bancada tem opinião de que deve se criar os TRFs, inclusive o de Minas, mas não só esse. Não há como justificar criar um TRF só para Minas Gerais e não criar para outras regiões, especialmente da Bahia e Sergipe. É aqui e em Sergipe que tem o maior volume de processos per capita. Se você somar os números de varas, de processos que estão na fila para liberação, os critérios justificam mais criar na Bahia e Sergipe do que Minas. Não é possível aceitar que se faça uma decisão que acaba levando em conta apenas critérios de relação política e pessoal”, disse Almeida, ao se referir à conterraneidade do presidente do STJ, que é mineiro.

“É legítimo que ele, sendo mineiro, e estando no STJ, faça esforço de marcar interesse do estado dele. Mas não dá para ser às custas de descriminação de outras. Damos todo o apoio para desmembrar os TRFS, mas só será possível criar o da Bahia”, pontuou.

O assunto chamou atenção do deputado federal. "É a primeira manifestação que eu conheço nesse período recente que unificou 100% da bancada", completou Almeida.

CONTINUE LENDO