Brasil: Criança de 4 anos é internada com queimaduras após morder fio do ventilador

  • G1
  • 12 Out 2019
  • 12:02h

Foto: Reprodução/TV TEM

Uma criança de 4 anos está internada no Hospital da Criança e Maternidade de São José do Rio Preto (SP) depois de tomar um choque ao morder um fio de um ventilador na boca. O caso aconteceu na manhã de quinta-feira (10), no Centro de Birigui (SP). O pai do menino, um autônomo de 38 anos, registrou um boletim de ocorrência. Segundo o que ele disse para a polícia, o filho estava em casa quando pegou o fio de extensão do ventilador, colocou na boca e mordeu.Com a mordida, a criança tomou uma descarga elétrica, que ocasionou queimaduras de terceiro grau na boca e pequenas queimaduras na mão esquerda. A criança foi levada para um hospital particular de Birigui, mas por causa da gravidade, foi transferida para o Hospital da Criança. De acordo com o HCM, a criança está internada na emergência pediátrica, estável e aguarda agora uma transferência para um hospital especializado em queimados.

Caetité: Radialista ‘Zé Vieira do Sindicato’ morre vítima de infarto

  • Sudoeste Bahia
  • 12 Out 2019
  • 11:31h

(Foto: Reprodução Redes Sociais)

Morreu no inicio da noite desta sexta-feira (11), o radialista José Vieira de Souza, conhecido profissionalmente como “Zé Vieira do Sindicato”. Ele tinha 72 anos, era casado e pai de três filhos. De acordo com informações obtidas pelo Sudoeste Bahia, Zé Vieira estava em casa na noite de quinta-feira (10), quando passou mal e foi socorrido para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Caetité, onde foi informado que o radialista possuía um quadro de infarto. Vieira permaneceu internado na UPA até o inicio da tarde de hoje. Devido a gravidade do quadro ele foi transferido para o Hospital Regional de Guanambi (HRG), onde não resistiu. Ainda não há informações sobre o velório e sepultamento do radialista. Zé Vieira apresentava o programa do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caetité (STRC), desde a década de 90 na Rádio Educadora Santana, onde animava os finais de semana com músicas sertanejas. Seu jeito irreverente de apresentar seus programas era ímpar. Sobretudo em ter uma voz cativante ao público da zona rural.

Mancha de óleo com mais de 21 km² está se aproximando da Bahia

  • Correio24h
  • 12 Out 2019
  • 11:11h

(Foto: Arisson Marinho/ CORREIO )

O surgimento de manchas de óleo no litoral do Nordeste está preocupando as autoridades, mas o cenário pode ficar ainda pior. Isso porque pesquisadores da Universidade Federal da Bahia (Ufba) localizaram duas novas manchas no mar, uma de 21,6 km² e outra de 3,3 km². Elas estão em alto mar, mas seguindo em direção a costa da Bahia. Segundo o professor da Ufba, Pablo Santos, as manchas estão a cerca de 100 km da costa, entre o Litoral Norte da Bahia e o Sul de Sergipe. Ele é especialista em sensoriamento remoto e contou que o petróleo cru foi identificado por um satélite da União Europeia, às 7h55 desta sexta-feira (11). “Isso foi às 7h55. Ela já deve ter se deslocado. Como ela está em uma área onde há constância de nuvens não é possível monitorar com imagens de satélite de sensoriamento remoto passivo. É preciso que o satélite tenha radar porque o radar penetra na nuvem e chega até a superfície do oceano. É um radar da União Europeia, mas os dados são de uso comum”, afirmou. Até esta sexta, seis praias de Salvador já registraram a presença de óleo e 20 kg foram retirados das areias pela Limpurb. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) informou que vai averiguar se procede as informações levantadas pelo satélite, mas para o especialista não resta dúvida. “No radar a mancha de óleo fica muito escura, porque o oceano tem uma rugosidade superficial relativamente elevada que fica clara na imagem de radar. O óleo quebra essa rugosidade superficial e fica mais escuro, um fenômeno chamado de espalhamento secular. Então, é bem característico de óleo”, explicou. As informações levantadas foram repassadas para o grupo de pesquisa em oceanografia da Ufba do professor Guilherme Lessa. Doutor em ciências marinhas, ele contou que as manchas estão se deslocando para a costa da Bahia, mas que ainda não é possível dizer quando exatamente elas devem atingir as praias. “Ela está a 100 km para fora da costa do estado de Sergipe, mas está dentro de um trajeto que é o mesmo que levou as manchas dos últimos dias para a costa. Dada as condições de circulação atmosférica e oceânicas no momento, é muito provável que essa mancha se desloque em direção ao litoral da Bahia. Isso significa que os transtornos que nós estamos tendo agora ainda vão durar bastante tempo. Até que todo esse material toque a costa serão muitos dias de transtornos”, afirmou.Os especialistas frisaram que apesar de juntas as manchas terem quase 25 km², a tendência é que elas se fragmentem à medida que se aproximarem da costa por conta da força dos ventos e das ondas. 

Mancha no Litoral Norte
Nesta quinta (10), a Marinha do Brasil confirmou a chegada da mancha em Arembepe, no município de Camaçari. O óleo percorre a costa da Bahia trazida pela corrente marítima e pelos ventos. Na última quarta-feira (09), os resíduos haviam chegado em Guarajuba. De uma praia para a outra são cerca de 20 Km. Até agora, o Ibama só confirmou 14 praias afetadas em seis municípios baianos. Neste cenário, os pontos mais extremos são Mangue Seco e Arembepe. O órgão ainda não confirmou a chegada do óleo nas praias de Lauro de Freitas. O professor do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Pernambuco (UPE), Clemente Coelho, explicou que os resíduos que chegaram em Sergipe e na Bahia estavam à deriva no mar e foram trazidos após o início do incidente nos outros estados do Nordeste

Sesab assina ordem de serviço para construção de Hospital do Câncer em Caetité

  • Bahia Notícias
  • 12 Out 2019
  • 10:06h

Foto: Reprodução / Sesab

O secretário de Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, assinou uma ordem de serviço nesta sexta-feira (10) para a construção do Hospital do Câncer em Caetité. A implantação do novo equipamento é fruto de um convênio assinado pelo governo estadual com a prefeitura de Caetité.Conforme o responsável pela pasta da Saúde, o investimento é de R$3,1 milhões em obras e mais R$10 milhões em equipamentos. “Estamos investindo na regionalização da assistência oncológica, com novas unidades implantadas e em implantação nos municípios de Caetité, Vitória da Conquista, Juazeiro, Barreiras, Irecê, Porto Seguro e em Salvador, no Hospital da Mulher”, afirmou. O hospital a ser instalado em Caetité terá 78 leitos, sendo 10 de terapia intensiva (UTI), e deve ofertar consultas e exames para acompanhamento, diagnóstico e o tratamento por cirurgia, oncologia clínica e cuidados paliativos para os pacientes, além de quimioterapia. Serviços de urgência e emergência oncológica também serão ofertados para pacientes cadastrados, bem como a oferta de hemoterapia. “O Hospital do Câncer será a garantia de tratamento especializado aqui na região, acabando de uma vez com a necessidade de buscar tratamento na capital ou qualquer outra cidade”, reforçou o prefeito de Caetité, Aldo Gondim.

Após 8 anos à frente da 20ª Coorpin, Leonardo Rabelo deixa Brumado e é nomeado para ser o titular da DRFR de Conquista

  • Brumado Urgente
  • 12 Out 2019
  • 09:14h

O delegado Dr. Leonardo Rabelo deixa Brumado após 8 anos à frente da 20ª Coorpin (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

Após quase uma década à frente da 20ª Coorpin, o delegado Leonardo Rabelo teve a sua nomeação confirmada para ser o titular a DRFR – Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Vitória da Conquista, que pertence ao Departamento de Crimes contra o Patrimônio da Polícia Civil da Bahia. Nestes 8 anos de atividades em Brumado, Dr. Rabelo ganhou amigos, respeito e o reconhecimento da imprensa e toda a população pelo empenho e dedicação em prol da segurança. O grau de excelência de seu trabalho foi comprovado pela diminuição dos índices de homicídio, roubos e de vários delitos, obtendo assim um grau de resolutividade admirável, o que corroborou também para a sua transferência. Foram vários os enfrentamentos, como as rebeliões de presos e as crises no setor de carceragem da 20ª Coorpin, mas, hoje, a situação é completamente outra, fruto de muita dedicação que contou com a parceria da Justiça de Brumado. Ele que recentemente recebeu o título de cidadão brumadense, deixará o município com o sentimento do dever cumprido.  Em seu comunicado à imprensa, Rabelo escreveu que “foi um prazer conviver harmoniosamente com todos vocês dessa imprensa regional de grande força. Um grande abraço a todos”. Para o seu lugar será nomeado o Dr. Arilano  Arilano Kleber Medeiros Botelho.

Bahia: Homem que anunciava falsos empregos em site para estuprar mulheres confessa 13 crimes

  • G1
  • 12 Out 2019
  • 09:09h

Foto: Divulgação/SSP

O homem que foi preso suspeito de estuprar mulheres que se candidatavam a falsas vagas de emprego oferecidas por ele, na internet, confessou ter cometido 13 estupros em Salvador e região metropolitana. Ele foi apresentado pela polícia em uma coletiva feita nesta sexta-feira (11).De acordo com a Polícia Civil, as investigações apontam que, o suspeito, identificado como Luís Alberto dos Santos Farias, de 35 anos, cometeu, pelo menos, 40 estupros. Ele foi preso na quinta (10), em um centro comercial na Avenida Octávio Mangabeira, onde trabalha como auxiliar de serviços gerais. Os crimes ocorreram entre fevereiro e setembro deste ano. Segundo a delegada Thais Siqueira, titular da 18ª Delegacia Territorial (DT) de Camaçari, que conduziu as investigações, Luís Alberto foi encontrado após cometer um estupro em um carro e abandonar o veículo atolado em uma região de brejo em Camaçari, no dia 23 de setembro. A vítima, que não teve a identidade revelada, levou os policiais até o local onde o carro estava. Conforme a SSP, o veículo tem restrição de roubo e placa clonada. Luís Alberto costumava roubar, estuprar as vítimas e abandoná-las após os crimes. Conforme as investigações, o suspeito procurava as vítimas a partir de anúncios de emprego em um site de anúncios. Em seguida, se passava por motorista do suposto contratante inventado por ele e dopava as mulheres para cometer os crimes. De acordo com a delegada Fernanda Porfírio, diretora do Departamento de Polícia Metropolitana (Depom), mais vítimas ainda podem aparecer. “Se trata de uma investigação que iniciamos durante o carnaval deste ano, com registros em diversas unidades de Salvador e RMS. Ele confessa 13 estupros e acreditamos que esse número pode aumentar”, disse, em nota, a delegada Fernanda. A Polícia Civil informou, ainda, que, com o suspeito, foram apreendidos medicamentos, coldre para arma, um comprimido de estimulante sexual, além de uma balaclava preta, que é uma touca para cobrir a cabeça. Luís Alberto já tinha sido preso em flagrante por estupro, em 2007, e tem uma condenação por receptação de veículo roubado. Ele está à disposição da Justiça e vai ser encaminhado para o sistema prisional.

Paramirim: Polícia prende acusado de feminicídio

  • Brumado Urgente
  • 12 Out 2019
  • 08:25h

(Foto: Divulgação Polícia Civil)

Polícia Civil de Paramirim com apoio da Guarda Municipal de Paramirim. nesta sexta-feira (11) deu cumprimento a Mandado de Prisão Preventiva em desfavor de Edson Daniel Oliveira Santos, vulgo NIEL, investigado por ser o mandante do assassinato de sua ex- companheira Maria Eunice Rodrigues da Silva, ocorrido no último dia 05 no Povoado de Riachão, zona rural  de Paramirim, quando a vítima foi executada por disparos de arma de fogo. Também foi dado cumprimento a mandado de prisão temporária do filho do mandante a pessoa de Eulier Daniel Bonfim Santos, investigado por participação no crime. A DPC Maria Helena Tenório Teixeira representou pelos mandados que foram emitidos pelo juiz desta comarca Dr. Antônio Carlos do Espírito Santo Filho.

Vazão de usina pode evitar contaminação de óleo no Rio São Francisco, diz ANA

  • Redação
  • 12 Out 2019
  • 08:21h

Nesta semana, foram encontradas manchas de óleo na foz do Rio São Francisco, em Alagoas |Foto: Wikipédia

A Agência Nacional de Água (ANA) disse nesta sexta-feira (11) que existe a possibilidade de se usar as águas do Rio Francisco para evitar a contaminação do próprio rio pela mancha de petróleo avistada em diversas localidades do litoral da Região Nordeste. Nesta semana, foram encontradas manchas de óleo na foz do Rio São Francisco, em Alagoas. Segundo a ANA, existe a possibilidade de aumentar a vazão da usina hidrelétrica de Xingó no Rio São Francisco, na divisa entre Alagoas e Sergipe, de 800 metros cúbicos por segundo (m³/s), para 1.300 m³/s, caso seja identificado risco de contaminação da água do rio na região próxima à foz pelo óleo disperso no litoral nordestino. Cabe ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) identificar a possibilidade de contaminação da água do São Francisco. A distância entre a hidrelétrica de Xingó e a foz do rio é de 179 quilômetros. O aumento de volume de água na foz será percebido 50 horas após o aumento da vazão. “Para que o aumento da vazão em Xingó possa acontecer, a água precisará ser liberada pela barragem da hidrelétrica de Sobradinho (BA), a maior na calha do Rio São Francisco, que está a montante [acima] de Xingó e a 747,8 km da foz”, diz nota da ANA. A ANA assegura que o eventual aumento da vazão em Xingó causará incremento na geração hidrelétrica na bacia hidrográfica do Rio São Francisco, “sem comprometer a segurança hídrica na região”.

Mourão diz que embarcações 'fantasmas' podem estar envolvidas em despejo de óleo no mar do Nordeste

  • G1
  • 12 Out 2019
  • 08:02h

Foto: Maiana Belo/ G1

Em Roma para canonização de Irmã Dulce, o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, disse, em coletiva realizada nesta sexta-feira (11), que embarcações "fantasmas" podem estar envolvidas no despejo de óleo no mar do Nordeste. São chamadas embarcações fantasmas aquelas que navegam em área brasileira sem autorização legal, e fazem contrabando de diversos produtos, entre eles o petróleo. "O caso está sendo estudado pelo Ibama, ICMBIO pela Marinha, pela própria Petrobras. Existe um dado inicial, ainda não totalmente confirmado, de que esse óleo seria do tipo extraído lá na Venezuela, mas isso não significa que a Venezuela tenha lançado petróleo no mar, obviamente. A Marinha tem a suspeita de que tenha sido [lançado] de 30 embarcações, mas nós também sabemos que existem aquelas chamadas embarcações fantasmas, que são embarcações irregulares que realizam contrabando, seja contrabando de petróleo ou outro tipo de contrabando, que podem estar envolvidas. O governo está buscando controlar os danos e levantar quem são os responsáveis", afirmou. As manchas surgiram em setembro e chegaram na Bahia há pouco mais de uma semana. Até agora, mais de 150 localidades em 68 municípios de 9 estados foram atingidos. A Marinha do Brasil afirmou que ainda não fechou nenhuma linha de investigação sobre o caso. No entanto, na quinta-feira (10), o órgão informou que, "após uma triagem das informações do tráfego mercante na região de interesse", notificou 30 navios-tanque de 10 diferentes bandeiras a prestarem esclarecimentos. O vice-presidente ainda falou sobre questões ambientais do Brasil, a presença dele na cerimônia religiosa no Vaticano e dos compromissos que terá na Itália. "[A viagem] Não se resume à cerimônia, também é uma oportunidade para ter encontro com representantes da Santa Sé, uma vez que está ocorrendo o Sínodo da Amazônia e a igreja está discutindo o que ocorre na Amazônia brasileira", disse. Mourão ainda falou que o Brasil não é inimigo do Papa, destacou a importância do papel da igreja nas discussões que envolvem a Amazônia e revelou que órgãos do governo federal trabalham para descobrir o que está causando as manchas de óleo no litoral nordestino. "O governo Brasileiro, em momento nenhum, pode julgar que o papa o inimigo. Muito pelo contrário, o papa é o líder maior da igreja católica. O sínodo da Amazônia vem sendo planejado já algum tempo e o governo brasileiro entende muito bem a problemática que a igreja enfrenta na região amazônica", falou.

Inema e Sema discutem ações para conter óleo no litoral baiano

  • Redação
  • 12 Out 2019
  • 07:48h

Foto: Tiago Dantas/Sema

O Comando Unificado de Incidentes discutiu nesta sexta-feira (11) a limpeza das praias e instalação de barreiras de proteção, evitando o avanço de óleo principalmente em áreas de manguezais e estuários, em resposta às manchas de óleo que chegam ao litoral baiano desde o último dia 4. A criação do grupo é resultado de encontro promovido pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). “As equipes técnicas da Sema e do Inema estão acompanhando as ações de mitigação dos danos ambientais, com sobrevoos para identificação de áreas afetadas, resgate de animais atingidos e fornecimento de equipamentos para os colaboradores das limpezas das praias oleadas. A criação deste comando unificado se dá no intuito de juntarmos esforços e potencializarmos nossas ações”, afirmou o secretário da Sema, João Carlos. A proposta do grupo é que as medidas sejam adotadas de forma estratégica, com diversas frentes de ação, incluindo orientação técnica especializada para limpeza dos corais; apoio intensivo aos municípios com menor capacidade de investimento humano e material; estudo para identificar a origem e deslocamento das manchas de óleo; fornecimento de equipamentos de proteção individual (EPIs) e ferramentas; além de alinhamento sobre o destino adequado do material coletado nas praias.

Conquista: Incêndio de grandes proporções na Zona Leste

  • BRF
  • 12 Out 2019
  • 07:30h

(Foto: Reprodução)

Os incêndios aumentaram de forma considerável nos quatro cantos de Vitória da Conquista. Na noite desta sexta-feiras (11) as chamas foram tomadas no Bairro Inocoop, Zona Leste da cidade, assustando moradores. Equipes do Corpo de Bombeiros já estão no local em um trabalho árduo para debelar as chamas.

Conquista: Incêndio atinge área de preservação ambiental

  • G1
  • 12 Out 2019
  • 07:05h

Foto: Reprodução/TV Sudoeste

Um incêndio atingiu uma grande parte de uma área de preservação ambiental, na tarde desta sexta-feira (11), na cidade de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. Conforme o Corpo de Bombeiros, ninguém ficou ferido. Segundo informações do órgão, moradores do bairro Recreio, onde o incêndio aconteceu, disseram que dois homens colocaram fogo na mata e fugiram. De acordo com os bombeiros, as chamas destruíram grande parte da vegetação do local. Uma equipe do órgão foi até a mata e precisou de 2h30 para debelar o fogo com uso de caminhões-pipa. O G1 entrou em contato com a Polícia Civil de Vitória da Conquista, onde o caso é investigado, que informou que até a publicação desta reportagem, ninguém tinha sido preso.

Área de alertas de desmatamento da Amazônia entre janeiro e setembro é quase o dobro do mesmo período de 2018

  • G1
  • 11 Out 2019
  • 20:02h

Foto: Nacho Doce/Reuters

O ano de 2019 já é o pior desde 2016 na comparação da área com alertas de desmatamento na Amazônia registrados pelo sistema Deter-B, desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Divulgado publicamente pela plataforma Terra Brasilis na sexta-feira (11), os dados de setembro mostram que, nos primeiros nove meses do ano, a área com alertas chegou a 7.853,91 km². Esse número é quase o dobro da comparação do mesmo período de 2018: o aumento foi de 92,7%. Considerando todo o ano de 2018, o balanço parcial de 2019 também é maior: o avanço foi de 58,7% – os dados do Inpe mostram que o total da área incluída em alertas entre janeiro e dezembro do ano passado foi de 4.947,40 km². O sistema Deter-B não representa uma estatística oficial de desmatamento; sua função desde que foi criado, em 2004, é produzir alertas expeditos para alimentar as equipes de combate ao desmatamento nas regiões da Amazônia e do Cerrado brasileiros. Os dados do balanço atual, porém, só são comparáveis a partir de 2016, porque em agosto de 2015 o Inpe reformulou a metodologia do sistema, usando satélites com resolução mais alta. Procurados pelo G1, seis dos nove estados da Amazônia Legal afirmaram que tomaram novas medidas em 2019 para conter o desmatamento e também as queimadas, que passam pela decretação de estado de emergência à interiorização de bases de fiscalização e a criação de seus próprios órgãos de geoprocessamento e monitoramento local. Em dois estados, Acre e Amazonas, os governos chegaram a decretar situação de emergência por causa das queimadas (leia mais abaixo). O G1 também procurou o Ministério do Meio Ambiente, mas o órgão não deu retorno até a publicada desta reportagem. Diferenças regionais Apesar de os dados de 2019 já superarem os da série histórica, considerando as realidades locais dos nove estados que compõem a Amazônia Legal, o avanço dos indícios de desmatamento variou – em dois deles, por exemplo, a área dos alertas caiu na comparação com o ano passado.

Os motivos que levam ao desmatamento também são diferentes em cada local. Autoridades e especialistas ouvidos pelo G1 explicam que, como a Amazônia Legal tem um território de dimensões continentais, as razões por trás da decisão de promover ou não um desmatamento ilegal podem ir desde as condições climáticas à alta do dólar, passando ainda por variações na política de fiscalização e pelo desestímulo à exploração econômica da floresta em áreas que estão sob impasse judicial. "Tem muita gente tomando decisões individuais em uma área do tamanho da Europa que a gente tenta entender em um único número", explica Gilberto Câmara, pesquisador do Inpe na área de geoinformática, análise espacial e ciência do uso da terra. Segundo o especialista, que já foi diretor do Inpe e atualmente dirige o Secretariado do Grupo de Observações da Terra (GEO) em Genebra, na Suíça, nos últimos 25 anos, os dados de monitoramento do órgão mostram que dois picos históricos de desmatamento coincidem com outros eventos da sociedade brasileira: em 1995, 2004 e 2003 – na época, o Deter não existia, e o desmatamento era monitorado apenas uma vez ao ano, por meio do sistema Prodes, também do Inpe. No primeiro caso, Câmara explica que um dos motivos por trás do aumento expressivo de abate de árvores foi a estabilidade econômica do Plano Real. Já em 2003 e 2004, uma das razões apontadas por especialistas é uma reação ao novo governo, que indicava a adoção de novos aparatos de combate aos crimes ambientais. "Foi justamente aí quando o governo disse que não podia ficar refém do Prodes, que vem um ano depois. Ele precisava de um dado quente. Daí nasceu o Deter. O grande objetivo dele é ajudar na fiscalização", diz o especialista.

 

Bahia: Decorador deixa carta de despedida e desaparece

  • Repórter Coragem
  • 11 Out 2019
  • 19:30h

(Foto: Reprodução Redes Sociais)

A família do decorador, Tiago Ferreira de Alencar, confirmou no fim da noite desta quinta-feira, 10 de outubro, que ele está desaparecido. O empresário de 31 anos, fez contato pela última vez com os familiares na noite do dia 9 de outubro através de uma ligação telefônica e parecia triste. Na mesma noite, ele teria dormido em sua loja e dado folga aos funcionários que não trabalharam nesta quinta-feira, 10. A irmã de Tiago, também disse que o empresário deixou uma carta pedindo desculpas à família, amigos e funcionários. Ela informou que não sabe o porquê do pedido de desculpas. Os documentos do decorador foram deixados no estabelecimento e seu carro em casa. A família busca por informações que possam levar ao seu paradeiro. Qualquer informação deve ser repassada para a polícia 190. 

Homem é preso após se masturbar dentro de van em Vitória da Conquista

  • G1
  • 11 Out 2019
  • 18:29h

Foto: Reprodução

Um homem de 36 anos foi preso em flagrante após se masturbar dentro de uma van, na cidade de Vitória da Conquista, sudoeste da Bahia, na tarde de quinta-feira (10). De acordo com a Polícia Militar da cidade, Edenilton Santos Santana foi denunciado por uma das passageiras e pelo motorista do veículo. Não há detalhes do tipo de transporte feito pela van. A PM informou ainda que foi o próprio condutor que levou o suspeito até a sede da 78ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), que fica no bairro Kadija. De lá, Edenilton foi encaminhado para o Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep), onde a ocorrência foi registrada. Ele vai responder por ato obsceno. A polícia detalhou que o crime só pode ser classificado como importunação sexual se ficar comprovado que ele cometeu o ato no intuito da passageira.