Brumado Urgente

Brumado Urgente


Prefeitura de Brumado e Grupo Topázio ampliam ainda mais a parceria de sucesso

Sexta | 24.01.2014 | 11h02
Autor: BBCom


O tatame profissional irá dinamizar ainda mais as aulas ministradas pelo Grupo Topázio (Foto: Divulgação)

O desenvolvimento do Esporte em Brumado é uma das prioridades da gestão municipal, que, a partir de agora, conta com uma secretaria exclusiva para o setor, o que, certamente irá dinamizar ainda mais as ações, atendendo assim a grande expectativa dos milhares de desportistas locais. Na noite desta quinta-feira (23) o prefeito Aguiberto Lima Dias, acompanhado do secretário de Esportes Miguel Lima Dias, da secretária de Educação Acácia Ribeiro, do secretário de Administração Raimundo Lima Dias e do secretário de Agricultura, Frederico Neves, esteve na Escola Élcio Trigueiro, no Bairro São José, para entregar um tatame profissional à instituição, o qual foi uma solicitação do Grupo Topázio e do vereador Castilho Viana. Com um trabalho que vem colhendo excelentes resultados, o Grupo Topázio celebrou, há cerca de 6 anos atrás, uma parceria com a escola, onde vem desenvolvendo junto aos alunos, de forma voluntária, aulas de capoeira e artes marciais, bem como os ensinamentos de uma filosofia positiva de vida, resgatando jovens do mundo dos tóxicos e também fortalecendo o elo familiar e social. O diretor do Grupo Topázio, Maxuell Barreto fez questão de citar na oportunidade que “o apoio que a Prefeitura de Brumado vem dando ao nosso trabalho vem sendo muito importante para que possamos executar com êxito a nossa missão de ensinar as artes marciais e também formar cidadãos. Estamos muito satisfeitos com os resultados e com essa aquisição importante, desse tatame profissional, iremos avançar ainda mais, melhorando as nossas atividades e proporcionando aos nossos alunos uma qualidade ainda maior no aprendizado”. O secretário de Esportes, Miguel Lima Dias, também ressaltou que “fico muito feliz em ver um trabalho tão importante como esse, que foi de iniciativa de nossa colega Acácia Ribeiro, que fez muito pelo Esporte de Brumado e continuará fazendo, mesmo com o desmembramento das secretarias. O Grupo Topázio está de parabéns”.  Por fim o prefeito Aguiberto fechou os pronunciamentos ao citar que “é realmente muito satisfatório vermos um trabalho tão relevante como esse que vem mudando a vida de crianças e adolescentes dessa comunidade, ensinando, por meio da capoeira e das artes marciais, uma filosofia positiva de vida”, e ainda abordou que “quero parabenizar o Grupo Topázio por essa brilhante iniciativa e quero reafirmar que a parceria com a prefeitura está mais firme ainda. Vale lembrar que além deste tatame, adquirimos mais um que será instalado em outra escola, que também terá essa parceria, onde novos alunos e também a comunidade local poderão receber os ensinamentos ministrados pelo Grupo Topázio”. 

O prefeito Aguiberto, a secretária Acácia e o diretor do Grupo Topázio Maxuell, felizes com os resultados da parceria (Foto: Divulgação)

Operação Lotéricas: Polícia Civil revela detalhes das ações

Sexta | 24.01.2014 | 10h08
Autor: Ascom 20ª Coorpin


Armas e celulares apreendidas na operação (Foto: Polícia Civil)

No dia 22/01/2014 tomamos conhecimento sobre um roubo na zona rural da cidade de Contendas do Sincorá. Imediatamente deslocamos uma equipe da Civil coordenada pelo Delegado Arilano Botelho. Ao chegarem na cidade, houve a informação que a Policia Militar de Contendas do Sincorá e de Tanhaçú estariam no encalço dos meliantes. Seguimos para a zona rural e por desencontro não localizamos os meliantes nem a Polícia Militar. Aproximadamente as 14:00 hs, após roubarem a terceira moto, a Policial Militar encontrou dois dos meliantes e em intensa troca de tiros veio a óbito Janailson Santos Pereira, o qual era  fugitivo da penitenciária de Salvador e vinha praticando roubos no comércio da região, em especial casas lotéricas. Somente em janeiro deste ano, efetivou com êxito diversos roubos, totalizando um montante de aproximadamente R$ 50.000,00 (cinqüenta mil reais). Foi preso neste mesmo ato, após fugir pela zona rural sendo contido pela população e espancado pelo povo em tom de revolta, o comparsa de Janailson, Marcos Marivaldo da Silva Amaral. Após a informação da morte de Janailson, nos deslocamos até sua residência em Brumado, sendo encontrado um revolver calibre 38 e sua namorada Poliana de Souza Lopes, autuada por porte ilegal de arma de fogo. Foram apreendidas ainda, duas armas de fogo com Janailson e Marcos, bem como, recuperados um carro e duas motos roubadas. Por fim, informamos que a operação foi realizada em conjunto com a Polícia Militar de Brumado, Tanhaçú e Contendas do Sincorá.

Cigano passa sufoco com pneu furado em estrada da Bahia

Sexta | 24.01.2014 | 07h25
Autor: Da Redação


(Foto: Reprodução)

O lutador Júnior Cigano não é tão destemido quanto demonstra nos ringues de MMA. Ele revelou, por meio de sua conta no Instagram, o sufoco que passou ao furar um pneu de seu carro em uma estrada na Bahia, na madrugada desta quinta, 23. "Não sei porque mas acreditei que poderia viajar de carro pelas estradas do Brasil, que estaria tudo bem. Bom o resultado foi esse! #PENA #Descaso Eram cerca de três horas da manhã na BR 101 Bahia, sem nada, nem ninguém por perto e o celular sem funcionar. O nervosismo e o medo eram grandes...", desabafou o Peso-Pesado, do MMA.

Termina hoje prazo para matrícula de pré-selecionados no ProUni

Sexta | 24.01.2014 | 07h05
Autor: Informações da Agência Brasil.

Os candidatos pré-selecionados na primeira chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni) têm até hoje (24) para comparecer às instituições de ensino, entregar os documentos que comprovem as informações prestadas no momento da inscrição e providenciar a matrícula. Quem perder o prazo ou não comprovar as informações é desclassificado. O candidato deve verificar na instituição os horários e o local onde tem que comparecer. Na página do ProUni, na internet, estão relacionados os documentos a serem entregues, entre eles documentos pessoais e comprovantes de rendimento, de residência e de conclusão do ensino médio. O resultado da segunda chamada será divulgado no dia 3 de fevereiro e a comprovação de informações deverá ser feita entre os dias 3 e 6. O estudante que não for pré-selecionado em nenhuma das duas chamadas pode aderir à lista de espera nos dias 13 e 14 de fevereiro, com entrega dos documentos nos dias 19 e 20.

Caetité: Crescimento da violência faz município viver dias de medo

Quinta | 23.01.2014 | 19h42
Autor: Sudoeste Bahia


(Foto: Conteúdo Sudoeste Bahia)

Caetité, assim como a grande maioria das cidades da região, sempre viveu, até cerca de 10 anos atrás, tempos de tranquilidade, com índices de violência baixos, onde, apenas, alguns crimes esporádicos ganhavam as manchetes policiais. Agora, passado esse tempo, com o fenômeno da interiorização da violência na Bahia, o município vive também sob o clima crescente do medo e da insegurança, já que os registros da criminalidade vêm aumentando sistematicamente, com casos antes inimagináveis, como assaltos e roubos em plena luz do dia como aconteceu na tarde de ontem (22), onde uma comerciária teve a sua moto furtada na Avenida Santana, uma das mais movimentadas da cidade. Recentemente, em Brumado, uma operação denominada “BR-030” prendeu uma quadrilha que efetuava roubos de motos em toda a região, sendo que, um dos líderes conseguiu escapar da prisão e pode estar atuando em outros municípios da região. Com um “modus operandi” muito similar ao relatado acima, a quadrilha também é investigada por ações nos municípios da microrregião e Caetité pode estar no seu raio de ação, o que vai requerer das autoridades uma ampliação das investigações, inclusive com parcerias com outras Coorpins, para que os responsáveis por essa onda de violência sejam presos e a normalidade possa retornar ao município. Nesses primeiros dias de 2014, registros graves como o primeiro homicídio do ano, onde um jovem foi executado na frente de um bar no Bairro Buenos Aires e a prisão de um foragido da Justiça, o qual, inclusive é suspeito de ser o autor do homicídio, vêm engrossar a página policial e comprovar que investimentos na área de segurança pública têm que ser ampliados o quanto antes, no mínimo, para conter essa onda avassaladora da criminalidade que assusta a população, que, a cada dia que passa, começa a ficar mais temerosa. A “insegurança pública” vem sendo uma das questões principais debatidas pelas autoridades estaduais, que se mostram, até o momento, incapazes de conter os índices assustadores da criminalidade na Bahia, que está perdendo um pouco o brilho de “boa terra”, para se tornar a “a terra do medo”, já que a violência vem atingindo um pico alarmante em todo o Estado, com um grande número de homicídios, principalmente na capital Salvador, tanto que, recentemente a CNN veiculou uma matéria sobre as sedes da Copa do Mundo de 2014 intitulando-a “Salvador a Cidade dos Homicídios”, devido aos índices alarmantes de mortes brutais. Então, diante dessa atmosfera muito preocupante, a população de Caetité espera que sejam tomadas providências urgentes no sentido de conter a crescente violência, que vem tirando a paz dos caetiteenses. 

Loja Maçônica Manoel Carvalho volta às suas atividades normais

Quinta | 23.01.2014 | 17h05
Autor: Daniel Simurro / Brumado Urgente


(Foto: Perílson Souza / Brumado Urgente)

Com um trabalho de grande relevância, principalmente na área social, a Loja Maçônica Manoel Carvalho, que é federada ao Grande Oriente do Brasil, foi uma das instituições que mais se destacou no ano de 2013 em Brumado, devido à dinâmica de suas ações que têm no venerável mestre Wladimir Pereira Neves que deu continuidade ao trabalho de grande resolutividade que foi feito por Alessandro Oliveira Silva, que o antecedeu. Uma das ações que mais ganhou repercussão foi a “Campanha de Natal” que atendeu inúmeras cartas de crianças em situação de risco social, que teve a participação muito ativa de todos os membros da entidade. Na noite desta quarta-feira (22), após o período de recesso de final de ano, a entidade teve o retorno das suas atividades normais, com a primeira reunião do ano, onde se iniciou a construção do planejamento para 2014, onde o social deverá continuar no topo da lista, com a ampliação do planejamento das ações que devem contemplar um número maior de pessoas que estão incluídas dentro da faixa da vulnerabilidade social.

 

Fim do Impasse: Assembleia Legislativa da Bahia aprova a federalização da BR-430

Quinta | 23.01.2014 | 16h06
Autor: Sudoeste Bahia


A atual situação da rodovia vem sendo motivo de preocupação dos condutores (Foto: Sudoeste Bahia Conteúdo)

A expectativa positiva em torno da aprovação da federalização da BR-430, que liga os municípios de Caetité e Bom Jesus da Lapa, atravessando as cidades de Igaporã e Riacho de Santana, foi confirmada nesta quarta-feira (22) com a aprovação na sessão ordinária da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) do referido projeto, o qual é de autoria do Poder Executivo. O projeto agora irá para a sanção do governador Jaques Wagner, concluindo assim essa última etapa da transição. Após o ato governamental, a 430, passará a ser uma BR, ficando sob a responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e a parte de fiscalização ficará a cargo da Polícia Rodoviária Federal. Com isso a qualidade da rodovia, não só da pista, como também de acostamentos e segurança deverá melhorar sensivelmente, já que o DNIT tem melhores condições estruturais do que o Derba, que era ó órgão que estava responsável pelo trecho, sendo que, nesses dias, devido ao péssimo estado de conservação da pista está sendo realizada uma operação tapa-buraco, que serve apenas como medida paliativa. Espera-se, a partir de agora, com a federalização que seja feito um recapeamento total da pista, o que irá deixar os milhares de condutores que trafegam pela rodovia todos os dias muito mais aliviados, já que os riscos de acidentes ultimamente vêm aumentando de forma considerável. 

Utilidade Pública

Quinta | 23.01.2014 | 15h26
Autor: Redação

Perderam-se nas imediações da Avenida Mestre Eufrásio, em Brumado, 3 classificadores (( um de cor vermelha )) contendo documentos. Pedimos a quem os encontrou ou encontrar, entrar em contato com Chiquinho Amorim pelos telefones (77)9997-2785 (Vivo) (77)9127-3022  (que será muito bem recompensado).

Prefeito de Ituaçu é condenado em duas ações de improbidade propostas pelo MPF

Quinta | 23.01.2014 | 14h08
Autor: Ascom MPF

A pedido do Ministério Público Federal (MPF) em Vitória da Conquista/BA, a Justiça Federal condenou o prefeito da cidade de Ituaçu, a 524km de Salvador, Albércio da Costa Brito Filho, o ex-presidente da comissão de licitação do município, Aroldo Lima Chaves, os ex-secretários de municipais de Saúde, Maria José Silva Braga e Marcelo Alves Bezerra Santana, as empresas Sercol Odonto-Médico, Santana Odontológica e Base Construções e os empresários Eustáquio Magela Magalhães e Euzano Teixeira Santana por improbidade administrativa. Além das condenações por improbidade administrativa, o gestor e o ex-presidente da comissão de licitação foram condenados ao pagamento de dano moral coletivo no valor de 500 mil reais, em ação relativa ao desvio de recursos da Saúde e Educação. O então prefeito foi alvo de duas ações propostas pelo MPF. De acordo com uma delas (2009.2063-5), em 2002, o gestor, em conluio com o ex-presidente da comissão de licitação, fraudaram procedimento licitatório que visava a construção de um Centro de Múltiplo Uso no município, beneficiando a empresa Base Construções. Um ano depois, em 2003, os mesmos réus fraudaram um outro processo licitatório, destinado a contratação de serviços gráficos para confecção de materiais destinados aos setores de educação e saúde da cidade. Além disso, os réus promoveram a dispensa irregular de licitação para a aquisição de materiais de construção, realizaram despesas inelegíveis com atividades do ensino fundamental, não pagaram o adicional de férias e décimo-terceiro salário para os professores e utilizaram nota fiscal inidônea para justificar despesa. Todos as irregularidades foram cometidas com recursos repassados pelo Programa Comunidade Ativa.

Brumado: Crescimento da criminalidade na cidade chega à empresa Magnesita

Quinta | 23.01.2014 | 10h30
Autor: Daniel Simurro / Brumado Urgente


A empresa Magnesita fica localizada na Vila de Catiboaba, a 9 km da cidade (Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente)

O ano de 2014 se iniciou e trouxe com ele, juntamente com as alegrias de um ano novo, também trouxe algumas das grandes preocupações do ano velho, que era o aumento gradual da violência e da criminalidade no município. Duas das modalidades mais aplicadas pelos criminosos, o roubo e assalto de motocicletas e assaltos a correspondentes bancários, continuaram aumento, dando muito trabalho para a Polícia, que vem se desdobrando para atender as ocorrências. Na noite desta quarta-feira (22) uma atitude muito suspeita levou os vigilantes da Magnesita, - que fica localizada na Vila de Catiboaba, Distrito de Vila Presidente Vargas - , a ficarem de prontidão, quando, de repente, disparos forma efetuados pelos homens que estavam em atitudes muito suspeitas, os quais vieram pela rodovia interna da empresa e, ao que tudo indica, tinham intenções criminosas, já que, após os disparos, fugiram com muita rapidez do local, abandonando em seguida um veículo com placa de Vitória da Conquista, no qual foram encontrados alguns produtos inflamáveis, o que poderia indicar um ato incendiário ou coisa do gênero. Segundo informações, os dois suspeitos teriam intenções de explodir um caixa eletrônico que fica dentro da empresa, mas a polícia não confirmou essa possibilidade, pois não foram encontrados explosivos no veículo. Equipes de policiais militares e civis fizeram uma grande varredura na região para buscar capturar os suspeitos, mas os mesmos não foram encontrados. A empresa, uma das maiores produtoras mundial de refratários deverá reforçar ainda mais a sua segurança, já que a região da Vila Presidente Vargas vem figurando como uma das mais violentas e perigosas da cidade, com inúmeros registros de ações delituosas. 

A estrada interna da Magnesita, conhecida como Pepecat, vem sendo utilizada pelos bandidos (Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente)

Sem Limite da Bahia em Vitória da Conquista na 'Noite do beijo' no Fuso Horário

Quinta | 23.01.2014 | 08h14
Autor: Ascom Sem Limite / Izidy Ramel


(Divulgação)

Sábado, 24 de janeiro, a Sem Limite da Bahia vai celebrar a “Noite do beijo” na boate Fuso Horário em Vitória da Conquista-BA. O público tem muito o que se empolgar, pois toda a energia do vocalista Chris Pimenta e banda, estará concentrada em fazer da noite um verdadeiro show de alegria e muitos beijos. Para quem já foi ao show desses meninos incansáveis, vá tomar mais uma dose de agitação dessa banda que faz mais do que um mega show por onde passa, e quem ainda não foi, aproveite, afinal não é sempre que essa oportunidade bate à sua porta!

 

Projeto punirá prefeitos que deixaram de aplicar verbas de convênio

Quinta | 23.01.2014 | 06h02
Autor: ( Informações da ASCOM/Câmara dos Deputados)


Ilustração

A Câmara dos Deputados analisa a possibilidade de punir por crime de responsabilidade o prefeito ou governador que deixar de aplicar, sem justificativa, recursos recebidos do governo federal na forma de convênios, contratos, ajustes ou outro instrumento semelhante. A medida está prevista no Projeto de Lei 2155/11, do deputado Ronaldo Fonseca (Pros-DF). Segundo o autor da proposta, a legislação hoje pune o gestor que aplicou mal a verba pública, mas não faz o mesmo com quem, injustificadamente, deixou de usar o recurso e acabou tendo que devolver o dinheiro aos cofres públicos. “Se nós elegemos um gestor público para cuidar dos nossos interesses e ele fez um acordo, fechou um contrato com o governo federal, recebeu o dinheiro, empenhou o dinheiro e não apresentou o projeto, isso é irresponsabilidade. Ele tem que ser punido porque a população fica esperando o benefício, elegeu o gestor público para cuidar dos seus interesses e ele não o fez”, afirma Fonseca. PUNIÇÃO – O projeto muda a legislação sobre a responsabilidade de prefeitos e vereadores (Decreto-Lei 201/67), para incluir a não execução de um convênio entre os crimes de responsabilidade sujeitos ao julgamento do Poder Judiciário, independentemente do pronunciamento da Câmara de Vereadores. Nesse caso, as penas vão de três meses a três anos de detenção, além da perda do cargo e da proibição, pelo prazo de cinco anos, para o exercício de qualquer função pública. 

Pec isenta escolas públicas de pagar ICMS sobre água, luz e telefone

Quinta | 23.01.2014 | 05h53
Autor: Da Redação

A Câmara analisa a Proposta de Emenda à Constituição 296/13, do deputado Jorge Corte Real (PTB-PE), que isenta do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) os serviços de água, energia, telecomunicações e saneamento de instituições de ensino públicas. A Constituição já retira da base de cálculo do ICMS operações de exportação; distribuição de petróleo, derivados e energia elétrica entre estados; ouro usado como ativo cambial; e atividades de rádio e TV pública. De acordo com o parlamentar, é “inconcebível” que a educação pública seja onerada pelo Estado com impostos. “Desse modo, escolas, universidades, faculdades e demais entidades de ensino gratuitas poderão atender mais alunos e pagar melhores salários aos seus professores”, afirmou Real.

Brumado: Atuação do deputado federal Waldenor Pereira no município começa a ser questionada

Parlamentar ainda é desconhecido de uma boa parcela da população

Quarta | 22.01.2014 | 11h07
Autor: Daniel Simurro / Brumado Urgente


(Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente)

Aproximam-se as eleições de 2014 e, com isso, as discussões em torno da representatividade de Brumado nas esferas maiores do poder ganha ainda mais musculatura. Após o recente discurso inflamado do ex-prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB), que garantiu em “alto e bom som”, durante a reinauguração do Ginásio Antônio Imbassahy, que o município está “órfão” nesse sentido, a questão começou a ter um espaço cativo nas discussões políticas da capital do minério. Dentre as inúmeras representações que deveriam estar a serviço da população brumadense, uma das mais questionadas é a do deputado petista Waldenor Pereira, do qual se esperava muito mais, já que ele tem uma proximidade muito grande com o governador Jaques Wagner e com a própria presidente Dilma Rousseff. Nos corredores da política local, Waldenor é um dos líderes dos questionamentos, já que questões prioritárias para o município como o Projeto de Esgotamento Sanitário; a construção da Segunda Etapa da Barragem de Cristalândia; a instalação de uma UTI no Hospital Professor Magalhães Neto; a vinda de novos cursos universitários e a ampliação do efetivo policial; os quais ainda não saíram do papel, poderiam contar com o seu apoio e, porque não dizer com sua pressão, mas, ao que tudo indica, o deputado Waldenor Pereira não vem atentando muito para essa situação. Com a proximidade do pleito, ele que frequenta muito pouco o município, deverá começar, assim como outros tantos deputados, a estar presente com mais assiduidade no solo brumadense, mas, espera-se no mínimo, que ele venha surpreender e anunciar grandes notícias para os brumadenses. Outra questão que pode acabar sendo prejudicial nesse cenário é que o PT de Brumado, está indiscutivelmente dividido, tendo dois grupos distintos em confronto, um liderado pelo ex-vice-governador Edmundo Pereira, que possui 3 vereadores e um grande número de adeptos e o comandado pelo jovem Frederico Neves (Fredinho), atual presidente da legenda e que vem ganhando cada vez mais espaço, tendo conquistado importantes apoios, já que representaria a tão esperada renovação na oposição. Mas, essa situação deve ser totalmente amortizada a partir de agora, já que todos irão se unir e falar a mesma língua em torno da candidatura de Waldenor, que é uma unanimidade entre os petistas brumadenses. No esteio dessa discussão fica a dúvida de com quem Waldenor fará a “dobradinha”, se será novamente a ex-deputada Marizete Pereira, ou se o partido lançará outro nome, como o do próprio “Fredinho”, ou até do próprio Edmundo, já que fortes cabos eleitorais começam a cogitar a sua pré-candidatura. 

Servidores do IFBaiano dizem que golpe foi dado na eleição de reitor

Quarta | 22.01.2014 | 06h47
Autor: Redação Bocão News


(Foto: Reprodução)

O Conselho Superior (Consup) do IFBaiano, alegando a realização de propaganda fora do prazo legal, não homologou o resultado das eleições para o cargo de reitor, em que o vitorioso foi o professor Geovane Barbosa do Nascimento, do campus de Uruçuca, que teve 45,64% dos votos contra 26,09%  dados ao segundo colocado e candidato da situação. Os representantes Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica - Bahia (Sinasefe-BA), consideram uma afronta à democracia e ameaçam um greve geral. De acordo com o coordenador-geral da Sinasfe-BA, Georges Rocha, "a decisão desrespeita a vontade da grande maioria dos funcionários dos 10 câmpus e da reitoria do IFBaiano, que querem Geovane como reitor. Após o término da reunião, a categoria reuniu-se no local e decidiu pelo indicativo de greve geral, além de questionar judicialmente a decisão autoritária".Ainda para o sindicato, a decisão do Consup é estritamente política, para evitar a vitória de um candidato oposicionista à  atual direção do IFBaiano. Georges Rocha e membros da direção entidade, Ronaldo Naziazeno e Luzia Mota e o advogado da instituição, André Sturaro, alegam que acompanharam  processo de votação junto aos colegas na reitoria do IFBaiano. A denúncia de propaganda fora do prazo legal foi feita por membros da atual gestão do IFBaiano que encaminhou o assunto para a Procuradoria da instituição.  O candidato vencedor defendeu-se argumentando que uma das faixas de campanha permaneceu além do prazo, no campus de Valença, em decorrência das más condições climáticas no município. Citou ainda que por causa do mau tempo na cidade, a prefeitura local decretou "estado de emergência" e as atividades escolares e funcionais no campus foram suspensas no dia 29 de novembro e, por isso, somente conseguiu retirar a faixa em 2 de dezembro. Ainda na sua defesa, o candidato argumenta que a nulidade da sua candidatura é desproporcional ao fato em si, reafirmando que a não retirada do material decorreu à parte da sua vontade e por problemas climáticos.

O desafio do combate à Dengue no sul da Bahia

Foram registrados 13 mil casos da doença em 2013 na região

Quarta | 22.01.2014 | 06h39
Autor: Da Redação


(Foto: Informe Ipiaú)

Quase 13 mil casos de dengue foram registrados no sul da Bahia no período de janeiro a dezembro do ano passado. De acordo com dados da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), todos os municípios sulbaianos fizeram notificação de dengue clássica em 2013. Houve redução no número de casos em algumas localidades e aumento de até 3.000% em outras. Entre os municípios que reduziram o número de notificações no ano passado estão Almadina, Arataca, Barro Preto, Buerarema e Ilhéus, sendo que na primeira o número de casos da doença – todos do tipo clássico- caiu de 12 para 9 de um ano para o outro. Em Arataca passou de 45 para 15. Em Barro Preto, a quantidade de notificações de dengue caiu quase pela metade, saindo de 86 em 2012 para 48 no ano passado. No mesmo período, Buerarema registrou uma queda ainda maior, com o número de casos suspeitos comunicados passando de 443 para 143.Já entre os municípios que registraram aumento nas notificações estão Coaraci, Itacaré e Una. No primeiro, as pessoas que apresentaram sintomas da doença saltaram de 337 para 390. O aumento foi ainda maior em Itacaré, que registrou 78 casos em 2012 e fez 497 no ano passado. Em Una a quantidade de ocorrências saltou de 80 para 851 de um ano para o outro.  De acordo com a Sesab, outros municípios do sul da Bahia notificaram uma quantidade significativa de casos de dengue no ano passado. Eles são Canavieiras (138), Dário Meira (115), Floresta Azul (307), Gandu (157), Ibicaraí (504), Ibicuí (169), Ibirataia (210), Itagibá (309), Itajuípe (195), Pau Brasil (146), Ubatã (105) e Uruçuca (128). As notificações em todos os municípios do sul da Bahia somaram 12.928 casos no ano passado. 

Para Geddel, mudança de regimento da Alba é um 'estupro democrático'

Quarta | 22.01.2014 | 06h30
Autor: Redação Bocão News


(Foto: Reprodução)

A aprovação da mudança do regimento interno da Assembleia Legislativa da Bahia, nesta segunda-feira (20) causou repúdio ao presidente do PMDB Bahia, Geddel Vieira Lima. Para o pré-candidato ao governo do estado, a alteração é um “estupro à democracia”. “Cassar o exercício dos direitos das minorias nos parlamentos foi atitude perpetrada por regimes autoritários. O contraditório, o debate amplo contra a imposição, é algo que, ao reverso de fragilizar, fortalece as decisões de governo”. Em uma nota de repúdio, Geddel classifica os projetos encaminhados pelo governo maléficas para a população. “Como homem com larga experiência no parlamento, acostumado ao proselitismo como forma de conquistar prosélitos, repudio de forma veemente a tentativa do Governo de emascular a voz daqueles que foram eleitos não para constituírem a maioria construída na desavergonhada cooptação, mas, sim, para manter as suas vozes firmes num importante papel de fiscal do Governo e críticos de postulações que consideramos absurdas e maléficas para o Estado. O presidente ainda garante que irá acionar a Justiça para que a peça seja revogada. “Como presidente do PMDB da Bahia, buscarei, certamente em conjunto com outros dirigentes de partidos da oposição, proteção na Justiça, que espero, altiva e independente, aos direitos da minoria na Assembleia Legislativa, para que a democracia não seja arranhada”.

Cinquenta mil mulheres são estupradas por ano no Brasil

Quarta | 22.01.2014 | 06h16
Autor: Da Redação


(Foto: Reprodução)

Segundo o estudo mais recente do Ministério da Justiça, 50 mil mulheres são estupradas por ano no Brasil. Para prender os criminosos, é fundamental o trabalho de investigação, com dados de DNA, por exemplo. A Polícia Civil de Brasília, que tem um dos maiores bancos de dados desse tipo, já conseguiu prender 40 estupradores. Foi um choque saber que a filha de onze anos tinha sido vítima de estupro, conta uma mãe que não quer se identificar: “É desesperador porque se você pudesse, você entraria no lugar”. A menina foi abordada na rua quando voltava da escola pra casa. O estuprador fingia que passava mal. “Ele começou tipo dar crise perto dela e com a bíblia na mão falou ‘ô garotinha me ajuda, me ajuda, estou muito mal’”. Foram seis horas nas mãos do criminoso. 
 

Rolezinho, a profecia do presente

Terça | 21.01.2014 | 18h05
Autor: Por Carlos Castilho / OI

Há 18 anos, o sociólogo italiano Alberto Melucci já dizia em seu livro Challenging Codes (Desafiando os Códigos, sem tradução para o português): “Os movimentos sociais contemporâneos são símbolos de mudanças que ainda não aconteceram... eles [os movimentos] falam antes do seu conteúdo, direção e organização serem conhecidos... são profetas de algo que já está acontecendo mas que não conseguimos identificar” (Challeging Codes, Introduction). As ideias de Melucci, o primeiro grande teórico das ações coletivas na era digital, tornaram-se palpáveis quase duas décadas depois de terem sido publicadas e são uma evidência chocante de como a nossa imprensa e os nossos governantes foram incapazes de “ler” as mudanças em curso na sociedade. Pedir que os políticos leiam Melucci talvez seja demais, levando em conta a dimensão da cultura da maioria deles, mas os formadores de opinião na mídia não podem ficar reféns da agenda imediatista dos governantes.

(Foto: Reprodução)