Brumado Urgente

Brumado Urgente


Presidente autoriza atuação das Forças Armadas na Bahia durante greve da Polícia

Previsão é de que cerca de 5 mil homens cheguem na primeira leva de efetivos

Quarta | 16.04.2014 | 13h06
Autor: Informações Correio


(Foto: Mauro Akin Nassor)

Depois do anúncio da greve dos policiais e bombeiros militares da Bahia, nesta terça-feira (15), a presidente Dilma Rousseff assinou o decreto de  Garantia da Lei e Ordem para a Bahia, que autoriza o emprego das Forças Armadas na garantia da segurança pública no Estado. A previsão de que a primeira leva de efetivos federais, que já começou a chegar no início da tarde desta quarta-feira (16), em Salvador, conte com cerca de 5 mil homens. O pedido pelo decreto foi realizado pelo governador Jaques Wagner na terça-feira (15), logo após o anúncio da greve. Com a assinatura do decreto, os militares ficam autorizados a realizar patrulha, vistoria e prisão em flagrante. Segundo a Secretaria de Comunicação do Estado da Bahia (Secom-BA), a Polícia do Exército (PE) já está patrulhando as ruas. O comando das operações ficou por conta do  comandante da 6ª Região Militar, general Racine Bezerra Lima. Na ocasião, o secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa, pediu para que a população “toque suas vidas” e não deixem de ir trabalhar ou estudar. “Não é momento de criarmos pânico. A sensação de insegurança só prejudica o processo. Estamos lutando para restabelecer o trabalho das forças de segurança”.

Greve da Polícia Militar é considerada ilegal pela Justiça

Quarta | 16.04.2014 | 13h02
Autor: Informações do Correio


Com decreto, todo o efetivo da PM deve voltar imediatamente às atividades para a garantia da segurança pública / Foto: Edson Ruiz / COOFIAV / Agência O Globo

O Tribunal de Justiça da Bahia decretou, nesta quarta-feira (16), a ilegalidade da greve da Polícia Militar da Bahia e todo o efetivo deve voltar imediatamente às atividades para a garantia da segurança pública. A Justiça acolheu pedido pelo Ministério Público do Estado da Bahia em uma ação cautelar ajuizada pelo procurador-geral de Justiça Márcio José Cordeiro Fahel contra o governador da Bahia, Jaques Wagner, e seis associações representativas dos policiais militares: a Associação de Policiais e Bombeiros e de Seus Familiares (Aspra), Associação de Praças da Polícia Militar da Bahia (APPM-BA), Associação dos Oficiais da Polícia Militar da Bahia (AOPM-BA Força Invicta), Associação dos Oficiais Auxiliares da Polícia Militar (AOAPM-BA), Associação dos Subtenentes, Sargentos e Oficiais da Polícia Militar da Bahia (ABSSO-BA) e a Associação dos Bombeiros Militares da Bahia – Associação Dois de Julho. Ainda de acordo com a decisão judicial, concedida liminarmente pelo desembargador plantonista Roberto Maynard Frank, o governador deve realizar, de imediato, um plano de contingenciamento da segurança pública em todo o estado, de modo a preservar os interesses públicos de segurança social e jurídica. O Ministério Público destacou na ação cautelar que o movimento paredista coloca em risco a integridade da população baiana. “O risco à segurança pública e à coletividade é patente”, afirmam o procurador-geral de Justiça Márcio Fahel e o promotor de Justiça Cristiano Chaves na ação. Segundo entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), os militares e equiparados são proibidos de realizar greve. O movimento grevista deflagrado ontem na Bahia fere, portanto, “frontal e diretamente, o direito constitucionalmente garantido à segurança pública”, afirma o MP. De acordo com o texto constitucional, cabe ao Ministério Público zelar pelo efetivo respeito dos Poderes Públicos e dos serviços de relevância pública aos direitos assegurados na Constituição, devendo promover as medidas necessárias à sua garantia.

Comando da PM está confiante com um acordo rápido com o Governo do Estado

Quarta | 16.04.2014 | 12h58
Autor: Informações da Record Bahia


(Foto: Divulgação)

Em entrevista ao apresentador da Record Bahia, Adelson Carvalho, nesta terça-feira (15), o comandante geral da Polícia Militar na Bahia, coronel Alfredo Castro, demonstrou confiança em um acordo entre o governo e os policiais, o que pode evitar uma paralisação da categoria. “Tivemos uma audiência hoje com o secretário de Segurança Pública. Ele está receptivo às propostas que devem ser analisadas a quatro mãos: a instituição, o governo, a associação e o secretário. Não vemos como empecilho as negociações. A decisão está com o governador. Todos eles têm que sair de maneira satisfatória”, relatou o coronel. Alfredo Castro afirmou ainda que a reivindicação dos policiais neste ano está mais favorável a uma negociação que em 2012, quando a categoria entrou em greve pela última vez na Bahia. "A preocupação de 2012 é a mesma desse ano. Estamos falando de homens que fazem a segurança. Em 2014 é um novo momento. Em 2012 não existia o diálogo, hoje já existe, e existem propostas e contrapropostas. O governo está aceitando e respondendo de maneira satisfatória às respostas. Nós temos a certeza que hoje, às 15h, estaremos trazendo uma solução vitoriosa à sociedade, ao governo e a todos nós", finalizou.

Governo do Estado já convocou a presença da Força Nacional

Quarta | 16.04.2014 | 09h10
Autor: Da Redação


(Foto: Reprodução)

O secretário de Segurança Pública da Bahia, Mauricio Teles Barbosa, que entrou pela madrugada desta quarta-feira (16)  se reuniu, em caráter de urgência, com o governador Jaques Wagner, para tentar buscar uma solução para a crise gerada pela greve da Polícia Militar, Em tom de preocupação ele comunicou que o governo do Estado está tomando todas as providências na busca de garantir a segurança do baianos e que já fez a convocação do apoio da Força Nacional. "Em primeiro lugar, nossa preocupação é com a segurança de nossa gente. Para isso, o governador Wagner já acionou os meios legais, para decretação da garantia da Lei da Ordem e chamamento da Força Nacional. Mas não sabemos a repercussão e extensão do movimento, qual a adesão da tropa, mas estamos nos antecipando", afirmou.
 

Greve da PM: bandidos aproveitam para aterrorizar baianos

Quarta | 16.04.2014 | 08h49
Autor: Informações do Bocão News


(Foto: Reprodução)

Com a confirmação da greve da polícia militar da Bahia, os bandidos já aproveitaram para aterrorizar os moradores de Salvador. Registros feitos por celulares mostram ações ousadas na noite de terça-feira (15), minutos após a categoria definir a paralisação por tempo indeterminado.Na Avenida ACM, próximo ao Hiperposto (Iguatemi), uma mulher teve o veículo roubado por homens que utilizaram uma escopeta calibre 12 para ameaçar a vítima. O assalto a mão armada aconteceu em meio a um congestionamento e foi presenciado por dezenas de pessoas.Saques foram registrados na Cesta do Povo da Avenida Ogunjá, onde bandidos arrombaram a porta principal do estabelecimento e levaram produtos da loja. Em São Caetano, o alvo foi a Ricardoeletro. Dezenas de pessoas filmaram a ação ousada dos bandidos que levaram eletrodomésticos, eletrônicos e celulares sem se preocupar com a polícia. 

Professores estaduais param por 24h nesta quarta-feira (16)

Quarta | 16.04.2014 | 07h59
Autor: Da Redação


(Foto: Reprodução)

Os professores da rede estadual de ensino irão parar as atividades nesta quarta-feira (16), em adesão à paralisação dos servidores públicos do Estado. De acordo com a diretora do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB), Marilene Betros, a categoria irá participar da assembleia que reunirá todos os funcionários estaduais, no Ginásio de Esporte dos Bancários, na Ladeira dos Aflitos, na manhã desta quarta. Conforme a sindicalista, os docentes e demais servidores são contrários à proposta de governo de dividir o pagamento do reajuste linear em duas vezes, 2% em abril (retroativo a janeiro) e 3,91% em julho, e cobram o pagamento da Unidade de Real Valor (URV).

Prefeito Aguiberto Lima Dias tem importante reunião na sede do IFBA em Salvador

Na oportunidade ele se encontrou com o pró-reitor de desenvolvimento institucional Anilson Roberto C

Quarta | 16.04.2014 | 07h49
Autor: BBCom


O prefeito Aguiberto Lima Dias e o pró-reitor do IFBA Anilson Roberto Cerqueira Gomes (Foto: Divulgação)

A vinda do Campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) para Brumado foi uma conquista histórica, resultado de uma luta heroica do grupo político que hoje é liderado pelo prefeito Aguiberto Lima Dias, que elencou a Educação como a “prioridade das prioridades”. As obras que se iniciaram em 2013, hoje estão em fase final e, provavelmente a conclusão deverá acontecer ainda neste primeiro semestre.  Visando acertar os últimos detalhes para o funcionamento desse órgão que irá proporcionar um enorme salto quantitativo e qualitativo para o setor educacional brumadense, o prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD) esteve reunido na tarde desta terça-feira em Salvador com o magnífico pró-reitor de Desenvolvimento Institucional Anilson Roberto Cerqueira Gomes, o qual recebeu com muita satisfação o chefe do executivo brumadense. Num encontro muito agradável, as duas instituições dinamizaram ainda mais a parceria formatando uma agenda positiva para essa fase final, onde o pró-reitor solicitou da Prefeitura Municipal o apoio para a construção de uma pista de apoio que saia da Rodovia BR-148 até a entrada do campus, garantido assim a melhor acessibilidade dos alunos. Outros detalhes foram acertados e o prefeito Aguiberto saiu muito satisfeito da reunião, já que a obra é a concretização de um dos maiores sonhos da juventude brumadense, que agora terá acesso a cursos técnicos de ótima qualidade, bem como de outras extensões do ensino superior. Na cerimônia de inauguração deverão estar presentes grandes autoridades, tanto a nível estadual como a nível federal, já que a obra é realmente uma das grandes conquistas dos últimos tempos, não somente para Brumado, como também para toda a região. 

Ufba decide suspender aulas por conta da greve da Polícia Militar

Quarta | 16.04.2014 | 07h33
Autor: Política Livre


(Foto: Reprodução)

A Universidade Federal da Bahia (Ufba) decidiu nesta terça-feira (15) que irá suspender as aulas e demais atividades acadêmicas e administrativas na quarta e na quinta por conta da greve da Polícia Militar, além da paralisação de 24 horas da Polícia Civil. Em nota, a administração da Ufba informa que “a iniciativa visa acima de tudo preservar a segurança e o bem estar dos estudantes”. A Ufba informa ainda que está acompanhando os desdobramentos e voltará a se pronunciar sobre o assunto de acordo com as decisões da PM, mas somente após o feriado da Semana Santa.


Leia a íntegra da nota


A Universidade Federal da Bahia decidiu pela suspensão das aulas, das demais atividades acadêmicas e das atividades administrativas nesta quarta e quinta-feira, dias 16 e 17 de abril. A inciativa, que visa acima de tudo preservar a segurança e o bem estar dos estudantes, professores e servidores técnico-administrativos da UFBA, foi motivada pela decretação da greve, por tempo indeterminado, da Policia Militar, somada à paralização, por 24 horas, da Policia Civil.


A administração da UFBA estará acompanhando os desdobramentos dos acontecimentos e voltará a se pronunciar sobre o assunto na próxima terça-feira, dia 22 de abril, após os feriados.

 

Agora é Oficial: PM confirma greve por tempo indeterminado em toda a Bahia

Terça | 15.04.2014 | 20h05
Autor: Informações do Correio


Decisão foi tomada em assembleia realizada no Wet'n Wild, na tarde desta terça-feira (Foto: Reprodução)

Os policiais e bombeiros militares da Bahia decidiram entrar em greve por tempo indeterminado. A decisão foi tomada em assembleia realizada no Wet’n Wild, na tarde desta terça-feira (15). A categoria rejeitou as propostas apresentadas pelo Governo do Estado de reestruturação e modernização da Polícia Militar. A categoria, que reúne pelo menos 34 mil homens na ativa no estado, reivindica melhoria salarial, mudanças na política remunerativa, plano de carreira, acesso único ao quadro de oficiais, um Código de Ética, aposentadoria com 25 anos de serviço para a Polícia Feminina, aumento do efetivo, bacharelado em Direito para os oficiais, além de elevação de toda a tropa para o nível superior entre 2014 e 2018. O governo tem até 180 dias antes do início do período eleitoral para remeter ao Legislativo qualquer projeto que provoque alterações salariais de servidores. A assembleia desta terça-feira contou com as diversas associações da categoria, como a Associação de Policiais e Bombeiros e de seus Familiares do Estado da Bahia (Aspra), a Associação de Praças da Polícia Militar do Estado da Bahia (APPM-BA) e a Associação dos Oficiais da Polícia Militar da Bahia (Força Invicta). O coordenador-geral da Aspra, Marco Prisco, já havia afirmado que as propostas sugeridas pelo Governo não agradavam. “As propostas que o Governo ofereceu para a gente não contemplam a categoria”, disse.

Vereadores se unem para que Lei dos 15 minutos não se torne uma letra morta

Segundo eles, as instituições bancárias em Brumado ainda estão muito distantes do cumprimento da Lei

Terça | 15.04.2014 | 16h58
Autor: Daniel Simurro / Brumado Urgente


Os vereadores Édio Pereira e Weliton Lopes unidos para o cumprimento da Lei dos 15 minutos (Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente)

Diz o ditado que a “união faz a força”, então dentro desta lógica tão antiga quanto a humanidade, os vereadores Édio Pereira (PC do B) e Weliton Lopes (PR) estão se unindo em prol de uma luta ferrenha, que é a aplicação integral da Lei dos 15 minutos, que já foi aprovada no Legislativo, mas que, até hoje está como uma “letra morta”, ou seja, sem efetividade. Visando enfrentar esse grande desafio, na sessão desta segunda-feira (14), os dois parlamentares fizeram discursos eloquentes contra o atual descaso das instituições bancárias em Brumado com os seus clientes, as quais, segundo eles, teimam em desrespeitar a lei, já que a média do atendimento supera e muito os 15 minutos, que seria o tempo limite instipulado. Segundo o vereador Édio Pereira “não é admissível que os bancos, com a estrutura que possuem, não possam cumprir essa lei que visa a melhoria do atendimento e a qualidade dos serviços prestados aos  clientes” e acentuou ainda que “eu e o vereador Weliton estamos unidos nessa luta e vamos realizar várias visitas aos bancos, como fiscais do povo, pois esse é o nosso papel, para que essa lei seja cumprida em sua integralidade”. O vereador republicano também fez questão de salientar que “vamos sim realizar essas blitzes nos bancos de nossa cidade, fazendo um amplo levantamento das causas que levam o atendimento a ser tão lento. Que se contratem mais funcionários, mas que os serviços sejam de qualidade”. E finalizou alertando que “esperamos que a opinião pública abrace essa ideia e, juntos, vamos fazer valer essa lei que é um direito conquistado pelos clientes”. 

Parceria de sucesso entre SEMEC, Dires 19 e Projeto Face Nova

Terça | 15.04.2014 | 16h34
Autor: Redação


As coordenadoras do projeto (Foto: Divulgação)

Aconteceu na data de 15/04/2014 uma palestra sobre prevenção de DSTs e Drogas proferida pela técnica em enfermagem da 19ª. Dires Maria José Braga. O objetivo da palestra é alertar os assistidos pelo Projeto Face Nova sobre os perigos das DSTs e prevenção sobre drogas. A equipe pedagógica do Projeto Face Nova mais uma vez avalia como importante o esclarecimento desta temática. A participação dos assistidos do Projeto foi bastante satisfatória com perguntas e relatos. A palestrante utilizou uma didática clara e objetiva o que contribuiu para manter a atenção de todos. O Projeto Face Nova funciona no prédio da antiga Escola Rotary atende atualmente a 118 alunos e alunas dos 12 aos 67 anos de idade.

Tem cabimento?: Carregar o pen-drive com 4 GB de energia elétrica

Terça | 15.04.2014 | 15h02
Autor: Informações do InfoExame


(Foto: Reprodução Facebook)

Boom. Um internauta supostamente teria tentado armazenar 4GB de energia elétrica em um pen-drive, ligando o acessório em um recarregador de celular. Ele teria seguido a orientação de um usuário do Facebook que publicou uma foto com essa engenhoca montada como uma brincadeira. A prática pode causar um curto-circuito na rede elétrica, além de queimar o recarregador e o pen-drive. O autor da publicação original afirma “Consegui armazenar 4GB de energia, vou guardar para quando acabar a luz!”. Vale notar que esse tipo de acessório não pode ser usado para este fim. A publicação do internauta não é verossímil. Ele nega o fato no próprio post no Facebook. Mas vale o alerta.

 

 

 

Isso que é ostentação: Noivos presenteiam convidados com iPhones banhados a ouro 24 quilates

Terça | 15.04.2014 | 14h52
Autor: Informações da TechMundo


(Foto: Glamourama)

Lembranças de casamento geralmente são objetos simples: velas, porta retratos, porta livros, canecas e por aí vai. Mas e que tal receber dos noivos um iPhone de presente? Melhor ainda, um iPhone banhado a ouro 24 quilates? Se você participou do casamento de Faith Sakwe, filha do presidente nigeriano Goodluck Jonathan, com Godswill Osim Edward, que aconteceu neste sábado (12), sabe do que estamos falando. Todos os convidados receberam um iPhone como lembrança, personalizado com o nome dos noivos. Essa é a segunda vez que Jonathan faz isso. No ano passado, ele encomendou 53 iPhones de ouro para comemorar os 53 anos de independência do país. 

 

Policiais civis irão paralisar as atividades por 24 horas nesta quarta-feira (16)

Terça | 15.04.2014 | 14h27
Autor: Informações do Correio


(Foto: Brumado Urgente Conteúdo)

A partir das 8h desta quarta-feira (16), os policiais civis da Bahia irão paralisar as atividades e retomarão os serviços apenas no mesmo horário do dia seguinte. Será mantido 30% do efetivo trabalhando no atendimento para prisão em flagrante, levantamento cadavérico, crimes contra a criança e contra a vida, durante a paralisação. A decisão foi aprovada pela categoria na tarde de segunda-feira (14) durante assembleia promovida pelo Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (Sindpoc). O indicativo de paralisação de 24h foi deliberado na assembleia geral do funcionalismo público estadual no último dia 2. Segundo o Sindpoc, a aprovação do Projeto de Lei que define o reajuste dos funcionários do Estado parcelado em duas vezes desagradou os servidores. Na manhã desta quarta-feira (15), os trabalhadores devem se reunir em assembleia no Ginásio de Esportes do Sindicato dos Bancários (na Ladeira dos Aflitos) para discutir uma possível greve geral.Representantes de outras categorias, como Sindicato dos Trabalhadores em Educação (APLB ), Associação dos Motoristas Oficiais do Estado da Bahia (ASMOEB), Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau (SINTEST), Sindicato dos Servidores Penitenciários (SINSPEB), Sindicato dos Trabalhadores em Saúde (SINDSAÚDE), Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário (SINPOJUD), Sindicato dos Servidores do Detran (SINDETRAN), entre outros, também devem participar da reunião.

Brumado: Vereador deu uma de Valentino Rossi e acabou escoltado pela Polícia

Romar Pereira empreendeu uma fuga espetacular dos assaltantes

Terça | 15.04.2014 | 13h51
Autor: Daniel Simurro / Brumado Urgente


O vereador Romar teve o seu dia de Valentino Rossi em sua fuga espetacular dos bandidos (FotoMontagem: Brumado Urgente)

Andar pelas ruas de Brumado após as 22 horas está cada vez mais perigoso, pois é depois desse horário que os “gatunos de plantão” começam a agir. Nesta segunda-feira (14) o vereador Romar Pereira (SDD), por pouco, não foi a última vítima da criminalidade. Ele que saiu da sessão, por volta das 22h30m, e rumou para a sua casa em sua motocicleta acabou sendo abordado, numa rua próxima à sede do Legislativo por dois elementos, os quais começaram a dar várias fechadas no vereador no intuito de derrubá-lo de sua motocicleta para em seguida efetuar o roubo. Apavorado e com a adrenalina a mil, o parlamentar deu uma de Valentino Rossi, conseguindo fugir dos meliantes, os quais não conseguiram acompanhar o seu ritmo frenético. Ele conseguiu chegar à sede da 20ª Coorpin em estado de pânico, onde ele relatou aos policiais que ficou com medo de levar disparos pelas costas, já que, provavelmente os elementos podiam estar armados. Ainda muito assustado o parlamentar acabou escoltado por uma viatura policial até a sua residência. 

MPF/BA aciona Caixa e construtora para reparar danos em prédios do Minha Casa Minha Vida

Terça | 15.04.2014 | 13h34
Autor: MPF


(Foto: Reprodução)

O Ministério Público Federal (MPF) em Campo Formoso/BA ajuizou ação civil pública com pedido de antecipação de tutela contra a Caixa Econômica Federal e a empresa L. Marquezzo Construções e Empreendimentos para que reparem danos ocorridos nos prédios de dois loteamentos que fazem parte do Programa Minha Casa Minha Vida. Os loteamentos habitacionais Vida Nova Campo Formoso I e Vida Nova Campo Formoso II tiveram problemas como destelhamentos depois de alguns ventos atingirem a cidade no dia 24 de novembro de 2013. Foi instaurado pelo MPF em Campo Formoso um procedimento administrativo, por conta das queixas dos moradores, com o intuito de investigar o caso. A construtora L Marquezzo, entretanto, deixou de realizar as reformas devidas, sustentando que os danos aos imóveis, especialmente os destelhamentos, resultaram de eventos naturais extraordinários caracterizados como força maior, e não de vícios na construção, o que excluiria sua responsabilidade. Na ação civil pública, o procurador da República Gabriel Pimenta Alves afastou a tese da construtora, pois não houve qualquer prova de que os ventos verificados no dia 24 de novembro fugiram ao padrão de ventos do município. Ficou constatado ainda que, se os ventos tivessem sido extraordinários, a generalidade dos imóveis de Campo Formoso-BA teria sido igualmente destelhada, o que não ocorreu. Segundo o procurador, os danos aos imóveis do Programa Minha Casa Minha Vida decorreram de falhas na construção, que não estavam de acordo com as características climáticas da região, edificando sem a solidez e a segurança necessárias na localidade.Na ação, o MPF requer a antecipação da tutela para que a Caixa e a construtora realizem os reparos nos telhados e consertem todos os apartamentos que foram atingidos, paguem o aluguel das famílias que precisem se deslocar em razão dos danos dos imóveis ou das obras de reparo, bem como, que certifiquem a solidez e a segurança dos telhados de todas as unidades dos loteamentos, até das que aparentemente não sofreram com a ação dos ventos. Por fim, pleiteou a condenação da caixa e da construtora ao ressarcimento dos danos morais e materiais, a serem apurados em cada caso individualmente.

Governo estima salário mínimo de R$ 779 para 2015

Terça | 15.04.2014 | 12h38
Autor: Informações da Agência Brasil


Salário mínimo será reajustado em 7,71% e vai ficar em R$ 779,79 em 2015 (Foto: Reprodução)

Com estimativa de crescimento da economia de 3% e inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), em 5% para 2015, o governo encaminhou nesta terça-feira (15) ao Congresso Nacional, o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2015 (LDO-2015). Pelo projeto, o salário mínimo será reajustado em 7,71% e vai ficar em R$ 779,79 em 2015. O governo estima que o superávit primário para o setor público consolidado será de R$ 143,3 bilhões, valor que corresponde a 2,5% do Produto Interno Bruto (PIB) – soma de todos os bens e serviços produzidos no país. Com o abatimento dos R$ 28,7 bilhões destinados ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a meta do superávit primário fica em R$ 114,7 bilhões (ou 2% do PIB). Superávit primário é a poupança para pagar os juros da dívida que o governo tem com outros países e outros credores. Na medida em que o país consegue alcançar as metas de superávits primários, indica que tem condições de pagar suas dividas. A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) tem como principal finalidade orientar a elaboração dos orçamentos fiscais e da seguridade social e de investimento dos poderes Executivo, Legislativo, Judiciário, das empresas públicas e das autarquias. Com a LDO, o governo estabelece as metas e prioridades da administração pública federal, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro do ano seguinte. A LDO tem de ser enviada pelo Executivo ao Congresso até 15 de abril e aprovada pelo Legislativo até 30 de junho. Se não for aprovada nesse período, o Congresso não pode ter recesso em julho. A aprovação da LDO é a base para elaborar o Projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA), que deve ser apreciada pelo Congresso Nacional até agosto. 

Brumado: Carreta atrapalha o tráfego na cidade

Terça | 15.04.2014 | 12h22
Autor: Daniel Simurro / Brumado Urgente


A carreta teve que parar em vários pontos para que a fiação elétrica pudesse ser erguida (Foto: Claudia Souza / Brumado Urgente)

Algumas situações que são verdadeiros contrassensos ainda continuam acontecendo em Brumado, especialmente na área estrutural. Na manhã desta terça-feira (15) mais uma dessas situações foi registrada, onde inúmeros motoristas ficaram irritados com uma enorme carreta que trafegou pelas principais ruas e avenidas da cidade, atrapalhando o tráfego, ainda mais que em alguns locais foi necessário a intervenção do ajudante do motorista que teve que se utilizar de um instrumento para afastar os fios da rede elétrica. A bronca dos motoristas é que em Brumado existe o anel viário na BR-030, o qual foi justamente construído para que os veículos pesados não utilizassem mais a malha viária urbana da cidade, desafogando o trânsito na cidade, mas, infelizmente, isso ainda não está acontecendo em sua plenitude como ficou comprovado nesta manhã. 

A carreta transportava uma caldeira gigante que chamou a atenção da população (Foto: Darlan Ribeiro / Brumado Urgente)

Vereador Zé Carlos de Jonas afirma que a Magnesita está virando as costas para a Vila Pres. Vargas

Terça | 15.04.2014 | 11h35
Autor: Daniel Simurro / Brumado Urgente


Conhecido pelos seus discursos inflamados e contundentes, o vereador Zé Carlos de Jonas (PT) “soltou o verbo” novamente, desta feita tendo como alvo a empresa mineradora Magnesita S.A, a qual segundo ele está sendo totalmente negligente com a Vila Presidente Vargas, onde está fixada a maioria das suas instalações em Brumado. “Não é possível suportar o descaso que a Magnesita está tendo com a Vila Presidente Vargas. Para mim a gota d’água foi a questão do cemitério. Como que uma empresa que tem terrenos a perder os olhos e se recusa a doar um somente um pequeno pedaço de terra para a ampliação de um local sagrado, onde os nossos entes queridos são enterrados?” e continua a sua asseveração citando que “infelizmente essa empresa está virando as costas para a Vila, mas nós, como representantes dos moradores, legitimados pelo voto, não vamos descansar enquanto essa situação não for revertida”. O vereador ainda lembrou que “são inúmeras situações desagradáveis como o alto índice de poluição que ainda continua. Sem falar que a grande maioria nos funcionários reside no próprio distrito, os quais não tem a mínima valorização. Infelizmente é uma situação lamentável e que não pode continuar”. Para finalizar o parlamentar ainda declarou que “acho que não custava nada para a empresa fazer uma ciclovia ao lado da BR-030 para garantir a vida de seus funcionários, já que os mesmos se arriscam muito ao voltarem para suas residências de bicicleta por volta da meia-noite, mas ao invés disso, foi dada a ordem para fechar uma estrada vicinal que era um atalho para esses funcionários. É realmente a situação é revoltante e esperamos que a Magnesita reavalie a situação e possa reverter esse quadro que nos deixa extremamente preocupados”. 

O vereador solicita a construção de uma ciclovia pela empresa para garantir a integridade física dos funcionários, os quais foram até proibidos de pegar uma estrada vicinal que cortava o caminho

Itapetinga: Após matar garota de programa, vaqueiro é preso pela Polícia

Terça | 15.04.2014 | 10h42
Autor: Da Redação


(Foto: Divulgação Polícia Civil)

Um homem foi preso na manhã desta segunda-feira (14) depois de matar uma garota de programa em uma zona rural do município de Itapetinga. De acordo com a Polícia Civil, João Santos Rocha, 45 anos, foi preso horas depois de cometer o crime e trabalhava como vaqueiro na região. No domingo (13), João teria pagado por um programa com Elineide Santana Souza, 29, à beira de um rio. Durante o ato sexual, a moça teria furtado R$ 1,5 mil e dois celulares do vaqueiro. Assim que descobriu o furto, o homem pegou uma espingarda e atingiu a garota de programa. Ela chegou a ser socorrida por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas não resistiu ao ferimento e morreu no local. Após o ocorrido, João foi para a sua residência. Nesta segunda, ao sair da casa em direção ao seu veículo, um Fiat Uno, ele foi preso por policiais locais. O vaqueiro confessou o crime e está custodiado no Complexo Policial de Itapetinga, à disposição da Justiça. A delegacia de Itapetinga investiga o caso.