Criado em Brumado Comitê Municipal para a Reforma Política do Brasil

  • Paulo Esdras
  • 29 Jan 2014
  • 19:07h

(Foto: Divulgação)

Foi realizada nesta terça-feira (29) a reunião para formação do comitê municipal e formação das comissões de trabalho para a criação do plebiscito popular – iniciativa de diversas entidades sociais* - com o objetivo de criar uma constituinte exclusiva e soberana para a reforma do sistema político. Após as manifestações nas ruas, a plenária nacional dos Movimentos Sociais aprovou, em setembro de 2013, a realização de um plebiscito popular com a pergunta: “Você é a favor de uma constituinte exclusiva e soberana sobre o sistema político?” A partir do plebiscito proposto, o povo dirá SIM ou NÃO a formação da constituinte, composta por cidadãos e cidadãs eleitos exclusivamente para mudar o sistema político, impedindo assim qualquer interferência dos políticos que hoje estão, em tese, representando o povo brasileiro em Brasília.

Pauta da assembleia em Brumado:

1- Avaliação da conjuntura nacional e da importância da Constituinte Exclusiva.
2- Formação do Comitê.
3- Formação de sub-comissões.
4- Participação do lançamento regional do Plebiscito em Caetité, dia 18 de fevereiro.
5- Encaminhamento de nomes para Plenária Estadual em Salvador, dia 30 de janeiro.

 

Deliberações:

Composição do Comitê: APDEMB, APLB - Sindicato, Consulta Popular, Grupo de Teatro Arte em Cena, Levante Popular da Juventude, Mandato do Vereador Zé Ribeiro (PT), MODERA, Movimento ABRACADABRA, Paróquia do Bom Jesus, PT, Setor Jovem da Igreja e UJS.

Conforme esclarecimento do ativista do Levante Popular da Juventude, Vamberg Barros, o papel do Comitê deve ser enviar representantes para as plenárias, imprimir cartilhas e se utilizar de outros meios de comunicação para difundir o Plebiscito e funcionar como núcleo duro, mas sem inviabilizar as plenárias.

Formação das sub-comissões, a partir dos membros do Comitê:

- Formação: Mandato do Vereador Zé Ribeiro (PT), Levante, Setor Jovem, Paróquia, APLB e MODERA.

- Divulgação: ABRACADABRA  e PT.

- Secretaria: MODERA.

- Infraestrutura: todas as entidades do Comitê.

- Doações: Paróquia.

O Levante, MODERA, ABRACADABRA, APDEMB, APLB e Consulta Popular deverão formar uma caravana para ir à Caetité, dia 18/02, participar do lançamento regional do Plebiscito.

O ativista do Levante, Vamberg Barros, foi escolhido para representar o Comitê de Brumado na Plenária Estadual do Plebiscito em Salvador, dia 30 de janeiro. 

Outras instituições e cidadãos podem participar do comitê e grupos de trabalho, bastando entrar em contato com o Levante Popular pelo telefone (77) 9923-8669


Comentários

  1. Leandro Meira

    "''...VEM, VAMOS EMBORA QUE ESPERAR NÃO É SABER QUEM SABE FAZ A HORA,NÃO ESPERA ACONTECER...''"