'Smurfs' podem controlar seu celular sem você saber, segundo Snowden

  • 07 Out 2015
  • 20:02h

(Foto: Reprodução)

O que os 'smurfs' têm a ver com o seu celular? Segundo Edward Snowden, o ex-agente de inteligência que tornou público detalhes das atividades de espionagem pelo governo americano, eles controlam o seu aparelho melhor que você. Os personagens de quadrinhos azuis teriam sido usados pelos serviços de inteligência para nomear dispositivos usados por eles para monitorar atividades em telefones celulares. Estes mecanismos teriam a capacidade de atender seu aparelho, gravar suas conversas, tirar uma foto ou localizá-lo, repassando as informações para serviços de inteligência. Segundo Snowden, essa técnica seria usada pelo serviço de inteligência britânico, o GCHQ. Snowden, ex-funcionário da agência de inteligência americana NSA, fez as revelações ao programa Panorama, da BBC, em Moscou, onde vive exilado desde que divulgou, em 2013, que o governo dos Estados Unidos vigiava cidadãos em grande escala através do acesso a comunicações digitais. De acordo com ele, serviços secretos de EUA e Grã-Bretanha investem pesado em tecnologia para acompanhar as comunicações privadas de cidadãos - mas não indicou que a razão seria o monitoramento em massa.


 

O GCHQ, disse Snowden, poderia obter acesso a um aparelho celular ao enviar uma mensagem de texto criptografada e usá-la para ações como tirar fotos e escutar conversas com o aparelho. A agência britânica se negou a comentar. Snowden enumerou quatro dispositivos de espionagem, quatro 'smurfs' com capacidades específicas de interceptação individual:

  • Smurf Sonhador: Esta seria uma ferramenta de hackeamento que permitiria ligar ou desligar o telefone sem que o usuário percebesse. Seria usado para que os outros smurfs possam entrar em operação.
  • Smurf Intrometido: Este smurf pode ser acionado mesmo com o celular desligado; trata-se de um código que ativaria o microfone do aparelho, permitindo que se escute o que está sendo dito ao redor.
  • Smurf Rastreador: Seria uma ferramenta de localização que permitiria seguir o usuário com grande precisão - muito mais do que a típica triangulação das torres de telefonia celular.
  • Smurf Paranoico: Este é o mecanismo que protegeria a manipulação causada pelos outros dispositivos. Por exemplo, um técnico teria dificuldade em perceber algo estranho ou suspeito em um aparelho.

Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.