Na reta final para o Enem, 'aulões' ajudam a revisar e fixar assuntos

  • 07 Out 2015
  • 13:01h

(Foto: Reprodução)

Depois de meses de estudo e dedicação, o grande dia está chegando para 7,7 milhões de estudantes de todo o país que irão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos dias 24 e 25 deste mês. Faltando duas semanas para o exame, é hora de tirar as últimas dúvidas e, principalmente, revisar  conteúdos. De olho nisso, o CORREIO listou 15 aulões que vão acontecer na capital e no interior nos próximos dias. A estudante Leilane dos Anjos, 17 anos, é uma das candidatas que optaram pelas grandes aulas  de revisão nessa reta final. Cursando o 3º ano no Colégio Estadual Mestre Paulo dos Anjos, no Bairro da Paz, ela frequenta aulões desde o ano passado, quando ainda estava no 2º ano. A preparação prévia tem uma explicação: Leilane, que sonha em cursar Psicologia, queria ganhar experiência na hora de revisar os conteúdos e garantir, com mais tranquilidade, a sua vaga no ensino superior. Para ela, a participação nestes eventos surtiu um grande efeito no seu processo de estudos. “Consegui rever assuntos que eu tinha esquecido, como geometria, que estudei no primeiro ano. Sem o aulão, eu iria tentar entender pelo livro, mas ao vivo é bem melhor”, avalia a jovem.

De acordo com o professor Fernando Dias, que promove aulões há 20 anos, é importante que o aluno encare a atividade como um momento de revisar os conteúdos e não de aprender o que não foi estudado. “O aulão não vai fazer com que ninguém aprenda o conteúdo. Se o professor afirma que em poucas horas vai fazer com que o aluno aprenda o assunto, estará iludindo ele”, alerta Dias. Faltando tão pouco tempo para a prova, a preocupação do estudante Yuri Jonathan Freitas, 17, é justamente revisar o que aprendeu durante todos esses anos. Cursando o 3º ano à tarde e estudando em casa pela manhã, Yuri optou por revisar os possíveis temas do exame nos aulões. Ele já participou de dois e pretende ir em mais quatro até o dia 24. “Fica mais fácil para eu revisar com os aulões porque meu tempo é apertado”, comenta. Além disso, Yuri pretende aproveitar os encontros para tirar as últimas dúvidas e absorver detalhes dos assuntos já estudados. “Nos aulões, os professores dão dicas, dão um algo a mais do que o que é passado na sala e do que a gente já sabe”.

Shows e interação
Para driblar o cansaço após meses de estudo e o estresse causado pela aproximação da data da prova, os professores tentam inserir na programação dos aulões ferramentas lúdicas como canções, poesias e até apresentações de bandas. “Nós utilizamos vídeos, fotos e músicas ao vivo. Vira praticamente um programa de auditório. Os alunos gostam e querem intervir e participar”, afirma o professor André Luís, o Dedeko, que organiza e participa de aulões gratuitos no bairro do Cabula. Utilizando esses instrumentos, as aulas-show acabam se tornando um momento de diversão, sem deixar de lado a preparação para a prova. “A gente tenta proporcionar descontração. Aquele momento é pra ele se acalmar, por isso a gente tenta passar informação de forma suave. Trabalhamos a questão do cansaço e do estresse e fazemos pausas com intervenções artísticas”, conta o professor Vinícius Casaes.


Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.