Brasil e Chile anunciam que encontraram objetos no mar que podem ser de avião C-130 desaparecido

  • G1
  • 12 Dez 2019
  • 09:07h

(Foto: Reprodução/Twitter/Força Aérea do Chile)

A Força Aérea do Chile (FACh) disse nesta quarta-feira (11) que encontrou restos de espuma flutuando no mar a 30 km ao sul da posição do último contato do avião C-130 que desapareceu na segunda com 38 pessoas a bordo quando seguia de Punta Arenas para a Base Presidente Eduardo Frei, na Antártica. De acordo com comunicado da FACh, o material foi encontrado pelo navio chileno Antartic Endeavor e pode ser parte dos tanques de combustível que o avião tem nas asas. As espumas serão recuperadas para que a perícia possa avaliar se são mesmo do avião desaparecido. Quase simultaneamente, a Marinha brasileira anunciou que o navio polar Almirante Maximiano, recolheu, por volta das 15h45 (horário de Brasília) "itens pessoais e destroços compatíveis com a aeronave Hércules C-130, da Força Aérea do Chile, que estava desaparecido". As partes do avião e os objetos estavam a aproximadamente 518 km de Ushuaia, na Argentina, informa a Marinha do Brasil. Não está claro se os dois anúncios se referem a materiais encontrados no mesmo local.

Mulher denuncia assédio de Papai Noel contra a filha em shopping da Grande BH

  • G1
  • 12 Dez 2019
  • 08:01h

(Foto: Reprodução)

Ao levar a filha para fotografar com o Papai Noel do Big Shopping, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, uma mulher percebeu uma atitude estranha do famoso “bom velhinho” e denunciou nas redes sociais que o personagem estava excitado enquanto segurava a criança no colo. A publicação, apagada por ela, havia alcançado mais de dois mil compartilhamentos no Facebook. No post ela a mãe relatou o que aconteceu. “Ontem fui levar minha filha no Big Shopping, ela quis tirar foto com o Papai Noel, o Papai Noel ficou excitado quando ela sentou em sua perna. Eu queria tirar, ele ficava a segurar a menina, minha filha tem 10 anos, ele não queria soltar, ficava virando ela de uma perna para outra, até que eu a puxei do colo dele”. Nesta terça-feira (11), o shopping se manifestou nas redes sociais e afirmou que suspendeu o contrato com o Papai Noel, mas não divulgou por qual empresa os serviços eram prestados. Em nota, o Big Shopping também lamentou o ocorrido e confirmou que as comemorações de Natal no estabelecimento seguem normalmente. Segundo a Polícia Militar, a mãe da criança não registrou boletim de ocorrência. Ainda de acordo com a PM, o homem que se fantasiava de Papai Noel procurou uma delegacia da Polícia Civil alegando que está sendo difamado nas redes sociais. Em outras publicações, a mulher disse que não vai se manifestar mais sobre o caso.Na nota oficial divulgada pelo Big Shopping, outras mulheres, que levaram suas crianças para fotografar com o Papai Noel também reclamaram da forma como ele se comportou.

Aluno denunciado por racismo contra professora da UFRB tentou entrar na universidade através de cotas raciais

  • G1
  • 12 Dez 2019
  • 07:05h

(Foto: Reprodução)

O estudante do curso de Ciências Sociais, Danilo Araújo de Góis, denunciado por racismo contra uma professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) tentou entrar na universidade através de cotas raciais. A informação foi confirmada ao G1 pela assessoria da instituição. Segundo a UFRB, o pedido do estudante foi feito durante o vestibular de 2018.2, mas acabou indeferido. Danilo Góis, que está no 3° semestre, entrou na universidade através de um processo seletivo para vagas residuais, onde concorreu na modalidade de ampla concorrência. A professora da UFRB Isabel Cristina Ferreira dos Reis denunciou à Polícia Civil que sofreu racismo durante a aplicação de provas, dentro do campus da instituição, na cidade de Cachoeira, na noite de segunda-feira (9). O caso é investigado. A docente entrou com um ação no Ministério Público da Bahia (MP-BA). A ação foi gravada por estudantes que estavam dentro da sala de aula. As imagens mostram Danilo Araújo de Góis se recusando a pegar a prova na mão da professora e pedindo que ela colocasse o exame em cima da mesa para que ele pudesse pegar. O vídeo ainda mostra que a coordenadora do curso fala para a professora que é um direito dela continuar na sala sem o aluno. "A senhora, professora, se sente confortável em condições de prosseguir a avaliação com o estudante na sala? Porque é seu direito [que ele saia da sala]”. Após a pergunta, a professora diz que não tem condições de aplicar a prova para o aluno e ele é convidado pela coordenadora a sair da sala. "Então, eu acho que a gente, eu como coordenadora do colegiado do curso de história, aqui diante de membros do colegiado, convido o estudante que saia da sala. Peço aos colegas que se colocarem à disposição, nós vamos convocar vocês para servir como testemunhas", diz a coordenadora do curso. Em entrevista ao G1, a professora do curso de Licenciatura em História disse que Danilo pega a matéria dela, História do Brasil no Século XIX, como optativa, e que neste semestre foi a primeira vez que ele foi seu aluno. Ela revelou ainda que os estudantes já tinham contado que ele não gostava de encostar em pessoas negras e homossexuais e que, além disso, ele se recusava a pegar qualquer coisa na mão de pessoas negras. A professora relembrou que durante uma aula, neste semestre, o estudante chegou a dizer que os negros era preguiçosos e fediam. Na terça-feira (10), um estudante tentou invadir o quarto de Danilo com um pedaço de pau na mão. O aluno, que não teve o nome revelado, tentou invadir o quarto de Danilo na residência universitária localizada na cidade de São Félix, vizinha a Cachoeira.

 

Bolsonaro diz que foi a hospital para investigar 'possível câncer de pele'

  • G1
  • 11 Dez 2019
  • 20:36h

(Foto: Reprodução)

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quarta-feira (11) que foi ao Hospital da Força Aérea Brasileira (HFAB), em Brasília, para investigar um "possível câncer de pele". Bolsonaro esteve no hospital na tarde desta quarta, e a Secretaria de Comunicação Social informou que o presidente havia se dirigido ao local para ser submetido a "exames de rotina". A Secom acrescentou ainda que Bolsonaro "apresenta boas condições de saúde". Depois de deixar o hospital, Bolsonaro se dirigiu ao Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência. Ao chegar à portaria principal, o presidente foi questionado por jornalistas sobre os exames e sobre curativos na orelha. Bolsonaro, então, respondeu: "Tem possível câncer de pele. Fizeram uma checagem em mim. Inclusive, não sou eu que peço, muitas vezes eles que me convocam, e eu vou para lá." Bolsonaro foi questionado, então, se o sinal na orelha era "preocupante" e se poderia ser câncer. "Eu tenho a pele clara, pesquei muito na minha vida, gosto muito da atividade. Então, a posição de câncer de pele existe", declarou. "Não sei se vão fazer biópsia. Me cutucaram, furaram, deram anestesia. Eu dormi. Eu estava tão cansado que eu deitei na maca e dormi", acrescentou o presidente. Após a entrevista, a Secretaria de Comunicação Social informou: "O presidente apresenta boas condições de saúde, sem qualquer indicativo de câncer de pele e mantém a previsão de agenda para a semana conforme programado."

Sesoc informa que inscrições do Curso Grátis de Auxiliar Administrativo foram progorradas até o dia 13

  • Ascom | PMB
  • 11 Dez 2019
  • 19:16h

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania – SESOC comunica  a oferta de Curso de Auxiliar Administrativo para a iniciação profissional no mercado de trabalho.

DAS INSCRIÇÕES:

LOCAL: Central dos Conselhos

PERÍODO: 09 a 13/12/2019

HORÁRIO: 8H ÀS 12H E 14H ÀS 17H.

DO CURSO

Curso de Auxiliar Administrativo

Quantidade de vagas: 35

Turno: Noturno

Início do Curso: 16/12/2019

Modalidade: Qualificação Profissional Básica

Público alvo: Famílias cadastradas no CadÚnico com renda total de até 03 (três) salários mínimos.

Carga Horária: 

Escolaridade:  Ensino Médio Incompleto

Idade mínima: O aluno deverá, no início do curso, ter no mínimo 16 anos de idade.

Responsáveis: SENAI /SESOC

Obs: No decorrer do curso todos os alunos devem trajar camisa, calça e sapato fechado.

DOCUMENTOS PARA A MATRÍCULA:

  • RG e CPF (cópia e original);
  • Comprovante de residência (cópia e original);
  • Folha Resumo Cadastro Único
  • Comprovante de escolaridade (Declaração).

Juiz suspende punição imposta pelo PSL a Eduardo Bolsonaro e outros 17 deputados

  • G1
  • 11 Dez 2019
  • 19:02h

(Foto: Reprodução)

O juiz Giordano Resende Costa, da 4ª Vara Cível de Brasília, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJ-DF), suspendeu nesta quarta-feira (11) a punição imposta pelo PSL ao deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) e mais 17 parlamentares. O magistrado acolheu argumento dos deputados de que faltou transparência na convocação da reunião do Diretório Nacional em que foram analisados os processos disciplinares em desfavor deles. "Determino a imediata suspensão dos efeitos das penalidades aplicadas pelo requerido [PSL] que interfiram na atividade parlamentar dos autores pelo ato assemblear ocorrido no dia 03.12.2019, até o julgamento final da ação", escreveu o juiz na decisão. Segundo a decisão, a ata da reunião do Diretório informa que ela foi convocada conforme edital publicado no "Diário Oficial da União", em 11 de novembro. No entanto, o magistrado afirma que, ao fazer uma pesquisa no "Diário Oficial", não encontrou o tal edital informando a análise dos processos, mas apenas um edital específico para a eleição do novo Diretório Nacional do PSL. Na avaliação do juiz, isso "já é suficiente para reconhecer falha no procedimento de convocação e permitir a intervenção judicial". "A publicidade é um princípio basilar e nada pode ou deve ser feito às escondidas. É um vício gravíssimo e insanável, a feitura de uma assembleia cujo mote é a punição administrativa de 18 parlamentares federais. Este vício impediu que a coletividade dos associados tivesse o conhecimento da data e do seu conteúdo da assembleia e impediu, certamente, a participação e manifestação de um grande grupo", acrescentou o juiz.

 

 

Número de mortos em vulcão na Nova Zelândia sobe para 8

  • 11 Dez 2019
  • 18:06h

(Foto: Reprodução)

Policiais neozelandeses confirmaram nesta quinta-feira (12) (horário local) duas novas mortes após a erupção de um vulcão na Nova Zelândia. Com isso, o número de pessoas que morreram no incidente subiu para oito. As duas pessoas que morreram nesta madrugada na Nova Zelândia estavam internadas. Ainda há 30 pessoas em hospitais em diferentes cidades neozelandesas. Um dos feridos, de nacionalidade australiana, deve voar ainda desta quinta-feira rumo à Austrália para ser tratado lá. As operações recomeçaram no início desta manhã na região da Ilha Branca, onde ocorreu a erupção na segunda-feira. Ainda há nove pessoas desaparecidas ou, como diz o jornal "NZ Herald", "presumidamente mortas". Ainda pode haver nova erupção vulcânica na Ilha Branca nas próximas horas, segundo autoridades locais, que estimam um risco de 60%.  Ainda de acordo com o "NZ Herald", havia 47 pessoas na ilha ou próximo dela no momento da erupção vulcânica. As nacionalidades eram as seguintes:

Brasil: Mulher flagra acidente e descobre que vítima é o próprio filho

  • G1
  • 11 Dez 2019
  • 17:03h

(Foto: Reprodução)

Uma comerciante voltava para casa em Praia Grande, no litoral de São Paulo, quando se deparou com um acidente envolvendo dois veículos. Ao chegar mais de perto, Rute Nascimento, de 48 anos, notou a presença da moto do seu filho, Rafael Castanha, de 24 anos, no local e descobriu que ele estava gravemente ferido. O acidente aconteceu na noite do último domingo (8). Segundo a mãe, Rafael voltava da casa de amigos pela Via Expressa Sul. Ele bateu na lateral de um carro, após o trânsito parar repentinamente, foi socorrido pelo Samu e levado para o hospital. "Eu estava voltando para casa pela mesma avenida e, 20 minutos antes de saber do acidente, comecei a orar pela vida do meu filho, pedindo proteção. Depois, me deparei com um acidente e, quando bati o olho, vi a moto do meu filho. Eu desci do carro e vi o Rafael no chão, sendo socorrido. Deus me deu uma força muito grande, entrei em desespero mas fiquei consciente, ao lado dele", conta. O jovem passou por uma cirurgia no fêmur durante toda a tarde desta terça-feira (10) e permanece em observação. "Eu estou aliviada desde o momento que vi meu filho com vida e consciente, agora o resultado da cirurgia só saberei após sair o efeito da anestesia. Com certeza vai dar certo. Temos que seguir em frente. Vou ter que cuidar dele novamente, dar comida na boca, voltar todo o processo de quando ele era criança. Quem está nas horas difíceis é sempre a mãe", diz.

 

Brasil: Menina escreve carta para amiga denunciando padrinho por estupros: 'Não aguento mais'

  • G1
  • 11 Dez 2019
  • 16:14h

(Foto: Reprodução)

O padrinho de uma jovem do município de Ubajara, interior do Ceará, é suspeito de estuprar a própria afilhada. A mãe da vítima afirmou que descobriu o caso somente após após ler uma carta na qual a adolescente relatava os abusos sofridos durante todo o ano para uma colega de escola. Um boletim de ocorrência foi registrado pela mãe da adolescente e a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) afirma que está investigando o caso. De acordo com a mulher, que trabalha de forma autônoma nas festividades de diversos municípios do estado, em uma das viagens, na cidade de Sobral, no mês passado, ela, ao organizar os pertences da filha em uma bolsa, descobriu uma carta escrita à mão em que há o desabafo da jovem sobre as violências sofridas. “No papel, ela disse tudo o que estava passando. Eu não tinha ideia de que isso poderia estar acontecendo. Ela nunca havia me falado nada”, disse. A adolescente, conforme a autônoma, foi estuprada na residência do padrinho, marido da irmã da mulher. Ela informou que, por conta do trabalho, desde quando nasceu, a filha é deixada na casa dos padrinhos. “Ela sempre ficou lá. Por causa das viagens, geralmente ela ficava durante toda a semana na casa deles e, na sexta-feira, eu a buscava, para ficar conosco, com o pai e o irmão dela. Eu deixava ela na casa da minha irmã. Eles eram os padrinhos dela. Ele era como se fosse o segundo pai para ela, que viu minha filha crescer.”

Brasil: Mecânico vestido de mulher é preso ao tentar fazer prova do Detran no lugar da mãe

  • G1
  • 11 Dez 2019
  • 15:10h

(Foto: Reprodução)

Um mecânico de 43 anos foi preso ao se vestir de mulher e tentar fazer uma prova prática do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) no lugar da mãe. O crime de falsidade ideológica aconteceu na terça-feira (10) no distrito de Nova Mutum Paraná, a 106 quilômetros de Porto Velho. O suspeito, Heitor Márcio Schiave, usava saia longa e estava maquiado no momento da prisão. O G1 ligou para a autoelétrica de Heitor, mas as ligações não foram atendidas. A reportagem também tenta contato com a defesa do suspeito e ainda não obteve retorno. De acordo com a Polícia Militar (PM), uma servidora da comissão examinadora do Detran desconfiou que o homem que fazia a prova não era a mesma pessoa do documento de identidade apresentado aos avaliadores. O mecânico já estava dentro do carro fazendo a prova de baliza quando outro servidor da autarquia chamou a PM para abordar o suspeito. Ao chegarem no local da prova do Detran, os policiais constataram que o homem tentava se passar pela mãe e deram voz de prisão a ele. O suspeito, então, disse aos policiais que a mãe estava no distrito de Triunfo, em Candeias do Jamari (RO), e não sabia da tentativa dele de se passar por ela no exame de direção. O mecânico foi levado à Central de Polícia em Porto Velho. Segundo a Polícia Civil, Heitor teve o flagrante confirmado e permaneceu preso por ter sido enquadrado nos crimes de estelionato tentado e falsidade ideológica. Segundo o poder judiciário do estado, o suspeito deve passar por uma audiência de custódia nesta quarta-feira (11).

Bolsonaro diz que PSL está "cheio de traíra" e fala sobre eleições de 2022

  • UOL
  • 11 Dez 2019
  • 14:09h

(Foto: Reprodução)

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse hoje que o PSL, partido pelo qual se elegeu, está "cheio de traíra". Ele deixou a legenda em novembro após brigas internas e para fundar um novo partido chamado Aliança pelo Brasil. O presidente disse que terá "critério" para aceitar filiados no partido e que não permitirá a entrada de "traíra". "Estou fazendo um partido que vai estar de novo sem televisão. Eu vou ter critério concreto para botar gente no meu partido. Não vou botar traíra. Entrou traíra porque foi em cima da hora. Cheio de traíra o partido que eu deixei para trás", afirmou. A fala do presidente foi registrada pelo canal "Cafezinho com Pimenta", quando ele conversava com apoiadores na saída do Palácio da Alvorada. No encontro, Bolsonaro falou ainda sobre os planos para as eleições de 2022, dizendo que participará da campanha "de uma forma ou outra". "Pessoal, em 22 tem eleição? Eu vou estar na campanha de uma forma ou de outra. Mesmo que eu não venha a candidato, vou fazer campanha. Não é por mim, não", disse o presidente.

 

Greta Thunberg é escolhida 'pessoa do ano' pela Revista Time

  • G1
  • 11 Dez 2019
  • 13:09h

(Foto: Cristina Quicler/AFP)

A ativista sueca Greta Thunberg, de 16 anos, foi eleita a 'pessoa do ano' pela revista "Time" nesta quarta-feira (11). Ela ganhou fama e inspirou movimentos estudantis na luta contra o aquecimento global e em defesa da natureza. A estudante é a mais jovem a ser indicada individualmente ao título. Em 2018, Greta deixou de ir a aulas nas sextas-feiras em Estocolmo para protestar contra o aquecimento global. O ato solitário ganhou apoio nas redes sociais e se tornou uma campanha mundial conhecida como "Fridays For Future" (ou 'Sexta-feiras pelo Futuro', em tradução livre). Ela já discursou eventos internacionais como a Cúpula do Clima (Nova York)Conferência do Clima da ONU e o Fórum Econômico Mundial. Em março deste ano, em entrevista ao G1, Greta afirmou que poucos adultos estão escutando as demandas dos jovens. "Eles estão ocupados fazendo outras coisas para serem reeleitos", disse ela. Até 2019, a pessoa mais jovem a ser indicada ao título de 'pessoa do ano' tinha sido o pioneiro americano da aviação Charles Lindbergh que, em 1927, tinha 25 anos. Greta apareceu na lista de termos mais procurados no Google em 2019. Ela ficou sétimo lugar na categoria "nomes" mais buscados no mundo.

 

Livramento: Ciclista de 51 anos morre após ser atingido por caminhão

  • G1
  • 11 Dez 2019
  • 12:03h

(Foto: Reprodução)

Um ciclista de 51 anos morreu após ser atingido por um caminhão, na noite de terça-feira (10), em trecho próximo à cidade de Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste da Bahia. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o acidente ocorreu por volta das 22h30. Não há informações sobre as circunstâncias da batida. Com o impacto, o ciclista Gonçalo Ramos da Silva morreu na hora. Ainda segundo a PRE, o motorista do caminhão, que ainda não foi identificado, abandonou o veículo e fugiu. O caminhão foi levado para o pátio da PRE, em Brumado, e será entregue à Polícia Civil para perícia. O corpo da vítima foi levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT), também em Brumado, onde será periciado.

Bahia: Professora da UFRB denuncia racismo de aluno que recusou receber prova em sala de aula

  • G1
  • 11 Dez 2019
  • 11:02h

(Foto: Reprodução/TV Bahia)

Uma professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) denunciou à Polícia Civil que sofreu racismo durante a aplicação de provas, dentro do campus da instituição, na cidade de Cachoeira. A ação foi gravada por estudantes que estavam dentro da sala de aula. Segundo a polícia, o estudante do curso de Ciências Sociais, Danilo Araújo de Góis, esteve na Delegacia de Cachoeira e relatou que foi vítima de preconceito, porque os estudantes não deixaram ele se explicar e o chamaram de racista. Ele registrou um boletim de ocorrência e foi liberado. De acordo com informações da polícia, na denúncia da professora Isabel Cristina Ferreira dos Reis consta que Danilo Araújo se recusou a receber a prova da mão dela, porque ela é negra. O caso aconteceu na noite de segunda-feira (9), no Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL). O vídeo mostra o momento em que Danilo Araújo de Góis se recusa a pegar uma avaliação das mãos da professora. Na mesma hora, a coordenadora do curso chega ao local e a docente tenta fazer a entrega da prova pela segunda vez, mas o jovem recusa mais uma vez. Nas imagens, não tem como entender o que o aluno diz para a professora, mas é possível ouvir que ela responde o jovem com "mas eu não tenho nenhuma doença contagiosa". O vídeo mostra que a coordenadora do curso fala para a professora que é um direito dela continuar na sala sem o aluno. "A senhora, professora, se sente confortável em condições de prosseguir a avaliação com o estudante na sala? Porque é seu direito [que ele saia da sala]”. Após a pergunta, a professora diz que não tem condições de aplicar a prova para o aluno e ele é convidado pela coordenadora a sair da sala. "Então, eu acho que a gente, eu como coordenadora do colegiado do curso de história, aqui diante de membros do colegiado, convido o estudante que saia da sala. Peço aos colegas que se colocarem à disposição, nós vamos convocar vocês para servir como testemunhas", diz a coordenadora do curso. Em nota, a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia informou que repudia a atitude do estudante do curso de Ciências Sociais, Danilo Araújo de Góis, para com a professora Isabel Cristina Ferreira dos Reis e outros estudantes do Centro de Artes, Humanidades e Letras, em Cachoeira. A instituição também informou que criou uma comissão para apurar as denúncias encaminhadas por estudantes e professores do Centro de Artes, que informam ter presenciado outras manifestações de preconceito racial, de gênero e de homofobia por parte do estudante. De acordo com a UFRB, a instituição está tomando as medidas administrativas e jurídicas cabíveis para contribuir com a apuração dos fatos ocorridos. O caso segue em investigação na Delegacia de Cachoeira.

Brumado: Acontecerá neste sábado (14) o Projeto Social Ação do Reino

  • Brumado Urgente
  • 11 Dez 2019
  • 10:43h

(Divulgação)

Pensando em proporcionar um natal melhor para as famílias carentes dos  bairros São Félix, M. Branca, Urbis II, Urbis III, Urbis IIII, Bom Jesus, Esmeralda e  Jardim de Alah, o Projeto Ação do Reino, realizará neste sábado, um dia de ação social com distribuição de cestas básicas, brinquedos, lanches e doces, além de vários stands com profissionais de diversas áreas da saúde como nutricionista, dentista, psicóloga, tec. em enfermagem, além de cortes de cabelo masculino e feminino. 

O evento que acontece às 14h deste sábado na rua da Abolição no bairro São Félix, é uma realização de Fabrício Matos juntamente com um grupo de amigos cristãos.

Você pode está ajudando fazendo doações, pois juntos podemos fazer muito mais. 

Para doar entre em contato com Fabrício Matos pelo cel 9 9978-7786.