Estratégias tentam atrair turistas de todo o Brasil para a Bahia

  • 27 Set 2015
  • 09:01h

(Foto: Alan Morici / BahiaTursa)

Com a alta do dólar e a pisada no freio dos consumidores na compra de pacotes internacionais em cerca de 10% este ano (em comparação a 2014), a Bahia tenta se destacar entre os destinos na corrida para atração de turistas que trocaram a viagem ao exterior por um passeio nacional. Entre as estratégias do trade turístico estão parcerias com as companhias aéreas e o alto investimento em divulgação das atrações  locais. Na alta estação, que começa em novembro, a capital baiana aposta atrair viajantes do país e do mundo com música, cultura e gastronomia. O período de dólar alto é visto como uma  ‘janela de oportunidades’ para o turismo interno. “Temos de aproveitar este momento porque as pessoas vão preferir viajar internamente do que para fora do país, em função da alta do dólar. Salvador tem atrações naturais e culturais fantásticas. Já é um destino, por si só, atraente”, garantiu o prefeito ACM Neto, que participou ontem da 43ª Abav - Expo Internacional de Turismo da Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav), que acontece até hoje, em São Paulo, capital.

 

No evento, ACM Neto apresentou a programação do Réveillon de 2016. “Com essa grade que montamos, com cinco dias de festa e atrações nacionais e locais de peso, totalmente de graça, tenho certeza que teremos o diferencial para fazer a maior virada de todo o Nordeste e de todo o Brasil”, acredita. O Réveillon terá 300 artistas envolvidos e 23 shows gratuitos realizados entre os dias 28 de dezembro e 1º de janeiro. A festa deve reunir mais de 1,3 milhão de pessoas, em cinco dias, na Praça Cayru. De acordo com ele, a prefeitura reservou R$ 6 milhões  para a divulgação do município e atrair turistas de outros estados no Verão.Na feira da Abav, tanto a prefeitura quando a Bahiatursa, órgão oficial de Turismo do estado, estão chamando atenção com um estande de 400 m². O espaço conta com uma  réplica da Igreja do Bonfim, um minitrio elétrico e as tradicionais baianas de acarajé que  estão fazendo sucesso. Segundo o presidente da Bahiatursa, Diogo Medrado, eventos como os da Abav fazem parte da estratégia do estado para trazer mais pessoas à Bahia. “A única coisa que nos falta é nevar. Estamos fazendo uma série de ações para captação desse turista, tanto dos brasileiros quanto estrangeiros”, diz.  Medrado destaca que a Bahia é o destino patrono da Abav neste mês.  Entre os locais que prometem atrair o turista para a Bahia, ele citou as 13 zonas turísticas do estado - que oferecem uma diversidade de opções. “Temos as nossas costas, para quem gosta de praia e turismo náutico. É o caso de Itacaré, Porto Seguro, Prado, Praia do Forte, Morro de São Paulo”, diz. “Também temos a Chapada, para os amantes da natureza e das trilhas. O Enoturismo do Vale do São Francisco, com seus lagos e cânions em cidades como Juazeiro e Sobradinho, além do frio de Vitória da Conquista e a beleza do sertão com cidades como Caldas do Jorro e Canudos”. Até o final do ano, o governo deve investir R$ 10 milhões em publicidade.

Trade turístico
O vice-presidente da Abav Nacional, Edmar Bull, ressalta que as tarifas das passagens internas estão mais baratas neste período do que no ano passado. “Quem ia para o exterior está revendo o orçamento, mudando o perfil de viagem. Temos valores e preços para todos os bolsos”, diz ele, complementando que a Bahia é uma  opção para quem quer viajar na temporada.   Esse apoio da Abav nacional, inclusive, deve ajudar a Bahia a ter um Verão movimentado. A  expectativa do presidente da Associação na Bahia, José Alves, é que a movimentação no Verão seja cerca de 40% maior que no ano passado. “O brasileiro adquiriu o hábito da viagem e já coloca isso no seu orçamento. Também temos uma resposta pelos turistas da América do Sul”. Além de Salvador, ele cita Porto Seguro, Morro de São Paulo e Chapada Diamantina como potenciais destinos favoritos dos turistas. O presidente da Federação Baiana de Hospedagem e Alimentação (Febha), Silvio Pessoa, concorda que o Réveillon de Salvador deve atrair muitas pessoas para a capital baiana e deve gerar empregos e renda. “Quem vier, só vai gastar com hospedagem e alimentação. A prefeitura e o governo estão investindo em divulgação, promoções com asAGÊNCIAS DE TURISMO, etc. Além disso, a própria cidade já tem atrativos - comida, cultura, gastronomia e arte”, diz. A esperança do setor de hospedagem e de alimentação é que a alta temporada seja melhor este ano. “Teremos a orla de Itapuã, que inaugura agora, e, em março do ano que vem, já temos o Rio Vermelho reformado”. A  Febha está mobilizando todosHOTÉIS do estado para que façam promoções na alta estação. “Se as companhias (aéreas) não aumentarem os preços, teremos uma boa alta temporada”. Apesar de reconhecer que o estado tem diversos atrativos, o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Salvador (Abrasel), Luiz Henrique do Amaral, acredita que a crise ainda é um empecilho para atrair turistas na alta temporada. “Estamos receosos, pois as pessoas não estão gastando. Entretanto, o movimento maior do período deve nos trazer um faturamento entre  20% e 30% maior nos bares e restaurantes do que em dias normais”. 


Melhorias
Mesmo com o esforço do trade turístico para que a crise passe bem longe da alta temporada, há fatores que podem afastar os turistas do estado, como o preço das passagens aéreas. 
“Acredito que um dos principais motivos para os preços altos seja o número baixo de linhas para Salvador”, disse o prefeito ACM Neto. Mesmo assim, ele acredita que Salvador pode ser beneficiada e superar esse problema, “que precisa muito da ajuda dos governos federal e estadual para ser solucionado”.   José Alves, da Abav-BA, afirma que houve uma redução na malha aérea e que, na Bahia e principalmente em Salvador, não há mais a mesma quantidade de voos nacionais - o que pode afastar o turista que quer vir para cá. “Com a crescente demanda, a tendência é que o preço de viagens nacionais suba”, prevê. “Estamos trabalhando para que esse turista chegue aqui e, depois, não saia”. A melhor opção, de acordo com ele, é planejar as viagens com a máxima antecedência possível.  

Agências  apostam  em ofertas e minicruzeiros
Em meio a alta do dólar, agências de turismo estão ajustando suas ofertas para fazer as viagens caberem no bolso do consumidor.  “Mesmo com os descontos, o cliente tem receio do que vai gastar durante a viagem. Isso tornou os pacotes ‘all inclusive’ mais atrativos”, disse o gerente da TAM Viagens, Arthur Sorelli. Esses pacotes  representam 25% das vendas da agência. A CVC também sentiu um interesse maior do cliente por pacotes ‘all inclusive’. Para ajustar sua oferta ao padrão de consumo, a empresa criou opções mais curtas e  baratas. No primeiro semestre, a CVC reduziu em 7% o valor do seu tíquete médio, mas o volume de reservas aumentou 14%. Uma novidade dessa temporada são os minicruzeiros, viagens de navio com duração de três ou quatro dias. Só a MSC Cruzeiros terá quatro navios no Brasil durante a temporada de Verão, que começa em novembro, um a mais do que em 2014. Para conseguir fechar as vendas, a empresa está oferecendo pacote com preço do dólar a R$ 2,99. Para aumentar as vendas, oSITE HOTEL Urbano, por sua vez, quadruplicou a oferta de pacotes nacionais. A empresa teve alta de 45% nas vendas desses no primeiro semestre.


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