Greve do INSS é encerrada na maior parte do país

  • 25 Set 2015
  • 14:06h

(Foto: Reprodução)

Após 78 dias, a greve dos servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi encerrada na maior parte do país. No entanto, o atendimento será retomado apenas na semana que vem. Ainda vai ser definido – com o governo e com os grevistas – se haverá plantão para repor o tempo parado. As informações são do "Bom Dia Brasil". Os servidores aceitaram a proposta de aumento do governo: 10,8%. Uma parte será paga em agosto do ano que vem e outra em janeiro de 2017. A situação já está definida nos estados do AC, AL, AM, AP, PE, PI, SE e SP. Em CE, MS e SC, os servidores já aprovaram o indicativo do fim da greve. No entanto, alguns estados ainda farão assembleia para definir e oficializar a retomada ao trabalho. É o caso de GO, ES, MG, RS e RR.

Segundo o sindicato que representa os funcionários, 15 milhões de pessoas deixaram de ser atendidas nesse período de paralisação. Os funcionários pediram reajuste salarial de 27,5%, a incorporação das gratificações, 30 horas de trabalho semanal para todos os funcionários, realização de concurso público e melhoria das condições de trabalho. Além dos servidores administrativos, os peritos do INSS também estão em greve em todo o país. A paralisação começou no último dia 4 e, segundo a Associação Nacional dos Médicos Peritos em Previdência Social, ainda não há previsão de fim do movimento.

Veja abaixo a situação em cada estado:

ACRE
Após mais de 70 dias em greve, os servidores do INSS do Acre decidiram suspender a paralisação no estado. Segundo o Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Acre (Sindsep-AC), os atendimentos devem ser normalizados a partir do dia 1° de outubro.

ALAGOAS
Os trabalhadores do INSS de AL vão retornar ao trabalho na próxima terça (29), encerrando assim a greve que durou 78 dias.

AMAPÁ
Os servidores do INSS do AP decidiram encerrar a greve no início deste mês. De acordo com o sindicato, todos os serviçoes estão sendo realizados desde o dia 8.

AMAZONAS
Após 50 dias de greve, os servidores do INSS do AM devem voltar ao trabalho nesta segunda-feira (28). De acordo com Afonso Nascimento, do comando de greve, a categoria acatou o reajuste proposto pelo governo.

CEARÁ
Os servidores do INSS do CE dizem que aguardam a definição de uma assembleia nacional da categoria para definir os rumos da paralisação no estado. Na quarta-feira (23), os servidores cearenses haviam aceitado, em assembleia, a proposta de reajuste salarial de 10,8%. Eles votaram pelo fim da greve no estado e comunicaram ao comando nacional.

ESPÍRITO SANTO
Os servidores do INSS do ES decidiram manter a greve por não concordar com a proposta d reposição dos dias parados. Nesta sexta (25), haverá uma reunião para decidir o andamento da greve.

GOIÁS
Os servidores do INSS de GO permanecem em greve no estado nesta sexta-feira (25). Apesar de o movimento ter sido encerrado na maior parte do país, a categoria ainda fará uma assembleia, nesta tarde, para definir sobre os rumos da paralisação no estado.

MATO GROSSO DO SUL
Os servidores do INSS em Mato Grosso do Sul aguardam uma definição da direção nacional do movimento para decidir se encerram a greve, que completa 79 dias nesta sexta-feira (25). Na terça-feira (22) os trabalhadores fizeram uma assembleia onde a maioria votou por aceitar a proposta do governo federal.

MINAS GERAIS
Em Belo Horizonte e Região Metropolitana, os servidores vão realizar uma assembleia-geral nesta sexta-feira (25), às 16h. Será debatida a proposta do Governo Federal acertada com o comando nacional de greve, dentre elas o reajuste de 10,8% em dois anos, e os trabalhadores vão deliberar sobre o fim da paralisação.

Segundo o Sindicato dos Trabalhadores do INSS em MG, a tendência é encerrar a greve na capital mineira e retornar ao trabalho na segunda-feira (28). Em outras regiões do estado, assembleias estão previstas em Juiz de Fora, Montes Claros, Poços de Caldas, Teófilo Otoni e Uberaba,  ainda nesta sexta-feira (25).

PERNAMBUCO
Os servidores do INSS em Pernambuco decidiram enderrar a paralisação após assembleia realizada nesta quinta-feira (24). A categoria aceitou a proposta do Governo Federal, formalizada na quarta-feira, e vai retomar o atendimento ao público na terça-feira (29).

Em Petrolina, no Sertão pernambucano, a greve durou 78 dias e também chegou ao fim.

PIAUÍ
A greve dos servidores do INSS do Piauí terminou nesta sexta-feira (25). O movimento  afetou 32 agências no Piauí, sendo seis em Teresina e 26 no interior do estado. No entanto, os peritos do órgão ainda seguem paralisados.

RIO GRANDE DO SUL
As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) do Rio Grande do Sul seguem com serviços afetados em função da paralisação dos servidores. Nesta sexta-feira (25), agreve completa 81 dias, e ainda não há uma data para a a retomada.

RORAIMA
A greve do INSS de RR continua e já dura 56 dias. De acordo com o representante do Comando de Greve, a paralisação deve ser mantida até a assinatura do acordo, o que deve ocorrer até quarta-feira (30).

SANTA CATARINA
Os trabalhadores do INSS de Santa Catarina aprovaram o indicativo de finalizar a greve da categoria, que começou em 7 de julho. Nesta sexta-feira (25), a paralisação chega ao 81º dia no estado. De acordo com Luciano Veras, coordenador do sindicato da categoria no estado, a decisão final deve ocorrer nesta sexta ou no fim de semana.

SÃO PAULO
Os funcionários do INSS de São Paulo também optaram pelo fim da greve. De acordo com o sindicato, a decisão foi encaminhada à plenária nacional dos funcionários, em Brasília, que vai decidir os rumos da paralisação nos outros estados e a data de retorno ao trabalho de todos os grevistas, também em São Paulo.

Na Baixada Santista e no Vale do Ribeira, a greve que durou mais de dois meses foi finalizada e o sindicato que defende a categoria na região estima que as atividades sejam normalizadas entre segunda (28) e quarta-feira (30).

Em Campinas, os servidores do INSS devem retomar o trabalho até sexta-feira (2). Já emPiracicaba, a retomada ao atendimento deve ocorrer na próxima terça (29).

Em Jundiaí, as agências do INSS devem retomar o atendimento na quarta (30). Já EmSorocaba e Itapetininga, ainda não há data prevista para que a situação volte a ser normalizada.

SERGIPE
Os servidores do INSS de SE decidiram nesta sexta (25) encerrar a greve após 78 dias de paralisação. O atendimento, no entanto, só deverá ser retomado na terça (29). Quase 100% dos servidores haviam aderido à paralisação.


 


Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.