Carta Aberta das Escolas da Rede Privada de Brumado/BA

  • Divulgação
  • 13 Mai 2020
  • 12:46h

Estamos vivendo uma das maiores crises dos últimos cem anos. O vírus, COVID-19, que se alastra por todo o mundo, justificando a qualificação como pandemia, traz problemas que ultrapassam o aspecto saúde, e atingem as demais áreas da organização humana. Fato que, por si, exige ação baseada na responsabilidade compartilhada, solidariedade mútua, e atividade coordenada entre as principais entidades, civis e públicas, para que possamos enfrentar o momento da melhor forma possível.

Com a determinação de proibição de aglomerações, as aulas presenciais foram suspensas e, consequentemente, as escolas foram fechadas. Fato que originou questionamentos em relação à manutenção do valor integral das mensalidades das escolas da rede privada, pois, em tese, os custos teriam diminuído. Isto associado à questão da crise econômica que afeta a capacidade financeira dos responsáveis pelos alunos.

A relação estabelecida entre escola e aluno, enquadra-se em uma relação de consumo, com obrigações mútuas: a escola em oferecer os serviços educacionais de acordo com suas diretrizes e o aluno em arcar com o pagamento para tanto.

Importante compreender que, embora os valores sejam pagos de forma mensal, não se trata de uma relação de trato sucessivo onde as obrigações se renovam a cada mês. O contrato é anual, sendo parcelado de forma mensal de modo a facilitar o pagamento.

Por óbvio, é compreensível o questionamento sobre a manutenção da integralidade das mensalidades das escolas. No entanto, faz-se necessária a compreensão de que as escolas também foram atingidas com a crise. Isso porque, ao passo que as despesas fixas com manutenção reduziram, despesas outras surgiram, a exemplo do investimento em plataformas digitais para possibilitar a continuidade do ano letivo e não gerar maiores prejuízos aos alunos.

As escolas compreendem e se sensibilizam com a questão, no entanto, é preciso ponderar que cada escola possui uma realidade diferente, e a política de descontos será aquela adequada dentro de suas próprias particularidades. Lembrando que, em sua grande maioria, o quadro de professores se mantem ativo e com todos os compromissos que derivam dessa relação: salários, encargos, dentre outros.

Com esse cenário, faz-se primordial que as relações sejam baseadas no bom diálogo entre os consumidores e fornecedores (aluno/escola), com a prevalência do bom senso e da transparência, de modo unificado, a fim de se evitar surpresas e desgaste na relação, sempre na busca da manutenção do equilíbrio contratual firmado entre as partes e no compromisso com o desenvolvimento cognitivo dos alunos.

Portanto, as escolas da rede privada de ensino de Brumado-BA compreendem os questionamentos levantados por seus consumidores, e afirmam que já estão compromissadas com a nova realidade e, dentro das possibilidades e peculiaridades de cada uma, já buscam atender às reivindicações pleiteadas.  

Ademais, as escolas irão responder às recomendações da 1ª Promotoria de Justiça de Brumado, além de esclarecer todas as medidas já tomadas desde o fechamento das escolas, com o intuito de buscar a melhor solução para todos os envolvidos.

 

08 de maio de 2020, Brumado-Ba.

 

Centro de Educação Maria Nilza Azevedo Silva

Taisa Maria Azevedo Gondim Meira

 

Centro Educacional Monteiro Lobato – unidades 01 e 02.

Nilvane Pires de Souza Bonfim

Maria Pires de Souza

 

Escola Centro Educacional Paulo Freire 

Neliana  lima Meira  anjos

 

Escola Educacional Artinfância

Regina Celia Lima Pires

 

Escola Nossa Senhora de Fátima / Castelinho da ENSF

Maria José Ramalho de Meirelles / Conceição Aparecida Oliveira de Meirelles

 

Escola Pequeno Príncipe

Santina Marinho

 

Colégio  Objetivo  de Brumado

 Lucide  de Matos Lobo.

Oposição de Verdade: Zé Ribeiro, Dr. Alessandro e Dr. Aurino fecham aliança para disputar as eleições municipais de 2020

  • Ascom | Oposição de Verdade
  • 13 Mai 2020
  • 11:38h

A reunião ocorreu sob um clima de forte otimismo (Foto: Divulgação)

Estiveram reunidos na noite desta terça-feira (12) os pré-candidatos a prefeito Zé Ribeiro, Dr. Alessandro Lôbo e Dr. Aurino Rocha. A reunião contou com a presença do ex-prefeito Edmundo Pereira e teve como objetivo definir as diretrizes de um plano de governo totalmente focado na saúde, na educação, no desenvolvimento econômico e no retorno das políticas sociais em Brumado. Na reunião foi celebrada a união da nova política, comprometida com a verdadeira oposição e com o sentimento de mudança, destinada a transformar o modo de se fazer gestão em Brumado, tanto na cidade como na esquecida zona rural, numa composição formada por legítimos opositores da atual gestão e que fazem parte da base do Governo Rui Costa. Essa é uma aliança feita às claras, com coerência e afinidade de pensamentos. Não é um projeto de poder individual, mas de transformação coletiva, e nele só há espaço para aqueles pré-candidatos que pensam como nós: na verdadeira renovação política. Dessa união sairá o candidato da oposição que disputará as eleições municipais. Uma candidatura forte, humana e participativa, feita de gente que se preocupa com gente, e que deseja construir uma política para todos e transformar a vida dos que mais precisam. Brumado precisa alcançar um novo patamar de desenvolvimento e modernidade, com a honesta aplicação dos recursos públicos, pondo fim a uma forma de gestão atrasada, autoritária e que tem estagnado o desenvolvimento econômico, político e social, e que já não atende mais os verdadeiros anseios da população. 

Ludmila é internada às pressas em hospital do RJ

  • Informações do UOL
  • 13 Mai 2020
  • 11:22h

(Reprodução Instagram0

A cantora Ludmilla levou um susto na madrugada desta quarta-feira (13). A artista deu entrada em uma unidade hospitalar no Rio de Janeiro, acompanhada da esposa Brunna Gonçalves, após ter uma inflamação nos rins. Em comunicado ao UOL, sua assessoria de imprensa informou que ela atualmente passa bem e deverá receber alta em breve.  “A cantora Ludmilla foi internada ontem em hospital no Rio de Janeiro após sentir fortes dores abdominais. Diagnosticada com pielonefrite aguda (espécie de processo inflamatório no rim), Ludmilla foi medicada e passa bem, seu quadro é estável”, revela a nota oficial. No Instagram, a funkeira publicou uma foto de mãos dadas com a esposa. “Na saúde e na doença, na pobreza e na riqueza”, disse na legenda.

 

Licínio de Almeida: Testes rápidos apontam quatro casos positivos para o COVID-19

  • Informe Cidade
  • 13 Mai 2020
  • 09:55h

Os infectados são operários que vieram para a cidade trabalhar na empresa que executa as obras da pavimentação da estrada que liga Licínio de Almeida a Urandi.

A cidade de Licínio de Almeida, sudoeste da Bahia, registrou no início da noite desta terça-feira (12), quatro casos de pessoas infectadas pelo COVID-19 após realização de testes rápidos. A informação foi confirmada pelo Informe Cidade com um profissional de saúde que trabalha no Hospital Áureo Mendes da Silva. Os pacientes são quatro homens que vieram para Licínio de Almeida trabalhar na empresa GLIFER que realiza as obras de pavimentação asfáltica que liga o município a Urandi. Não tivemos a informação de há quanto tempo eles estão na cidade. De acordo com a Nota publicada pela prefeitura de Licínio de Almeida, os testes foram solicitados pelo prefeito Frederico Vasconcelos (PCdoB) a todos os funcionários da empresa, pois muitos deles estiveram de folga nos últimos dias e visitaram familiares em cidades onde há casos confirmados da doença.  A prefeitura determinou a suspensão temporária das atividades da empresa e impôs quarentena a todos os funcionários. Os que testaram positivo ficarão em isolamento social e monitorados pela equipe de saúde do município. O material colhido será encaminhado ao LACEN para contra-prova. 

 

Prefeitura de Brumado intensifica obras de urbanização ao lado da Linha Férrea da FCA

  • Ascom | PMB
  • 13 Mai 2020
  • 09:34h

A primeira etapa das obras de pavimentação asfáltica do local já foi concluída (Foto: Ascom | PMB)

Dentro do planejamento da atualização urbana, a Prefeitura de Brumado vem desenvolvendo várias frentes de trabalho, as quais já começam a dar cara nova à várias regiões da cidade. Nessa agenda positiva, a urbanização ao lado da Linha Férrea já começa a comprovar essa imagem de modernidade, especialmente na área das proximidades do antigo Shopping Appio, onde está sendo realizada uma grande obra de pavimentação asfáltica, a qual se intensificou muito, tendo sido concluída a aplicação da primeira camada asfáltica. A próxima etapa e conclusão se iniciarão em breve, como também a retirada dos postes da via, que ficará a cargo da Coelba. Com isso a integração por meio de uma mobilidade urbana moderna e eficiente entre o centro e os bairros periféricos será muito potencializada, favorecendo milhares de famílias que residem nessas regiões.  

Lídice defende adiamento do Enem: ‘Não há outra opção’

  • Matheus Morais
  • 13 Mai 2020
  • 08:57h

(Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

A deputada federal Lídice da Mata (PSB) defendeu o adiamento da realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020 por causa da pandemia do coronavírus no país. Segundo a parlamentar baiana, na atual situação do Brasil, a realização do Enem prejudica “muito os estudantes de escolas públicas”. “Não há outra opção senão adiar o exame”, escreveu Lídice em seu perfil no Twitter. A União Nacional dos Estudantes (UNE) e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) entraram com um mandado de segurança no Superior Tribunal de Justiça (STJ), pedindo que o Enem 2020 seja adiado. O processo foi protocolado na segunda-feira (11).

Brasil já é o sétimo país com maior número de óbitos pela Covid-19 no mundo; 881 mortes foram registradas nesta terça-feira (12)

  • Redação
  • 13 Mai 2020
  • 08:20h

(Foto: Reprodução)

O número de mortes em decorrência do novo coronavírus bateu mais um recorde ontem no Brasil, com 881 óbitos. Ainda segundo o Ministério da Saúde, 9.258 novos casos foram registrados — já são 177.589. Com isso, o Brasil chegou a 12.400 mortes e tornou-se o sétimo país com mais casos confirmados de Covid-19 no mundo, ultrapassando a Alemanha (173.034). No ritmo atual, o Brasil deve deixar para trás a França e a Itália nos próximos dias. De acordo com o balanço divulgado pelo ministério, o crescimento no número de casos foi de 5,4%. Em relação ao número de mortes, o aumento foi de 7,6%. O ministério indica ainda que 40,9% do total de infectados até o momento — o que corresponde a 72.597 pessoas — estão recuperados da doença, enquanto 92.593 (52,1%) estão em acompanhamento. Os 7% restantes são os óbitos. Há 2.050 mortes em investigação. Presidente do comitê científico da Sociedade Brasileira de Imunologia, João Viola acredita que o Brasil chegará à segunda posição entre os países com mais casos confirmados e óbitos, atrás apenas dos EUA. — A subnotificação esconde nosso atual panorama: diversas estatísticas mostram que o número de casos é dez a 15 vezes maior do que as ocorrências confirmadas até agora. Portanto, mais de um milhão de brasileiros já contraíram o vírus — alerta o médico. — Oitenta por cento não demonstram sintomas, mas podem infectar outras pessoas. Segundo Viola, apenas 40 a 50% da população do país têm respeitado o isolamento social. O ideal seria que esse índice fosse de, no mínimo, 70%: — Se a população respeitar as medidas, chegaremos ao pico de casos em até dez dias. E, 30 ou 40 dias depois, poderemos começar a discutir medidas de flexibilização para circulação de pessoas.

Conquista: chega a 50 o número de casos positivos do novo coronavírus

  • Redação
  • 13 Mai 2020
  • 07:45h

(Imagem: Reprodução)

Com um novo caso confirmado nesta terça-feira (12), Vitória da Conquista registra 50 pessoas infectadas pelo Novo Coronavírus, até o momento. O número de pacientes curados subiu para 37 e outros nove seguem em recuperação – três estão internados e seis em isolamento domiciliar. Além disso, foram registrados quatro falecimentos por Covid-19 de pacientes do município. O total de notificações chegou a 846 casos suspeitos de infecção pelo Coronavírus sendo que 662 casos foram descartados, até agora. 134 casos notificados com suspeita ainda estão sob investigação: 58 aguardam resultado laboratorial e 76 aguardam coleta de amostra para exame. Destes pacientes, sete encontram-se internados, 126 estão em isolamento domiciliar e um foi a óbito no último domingo (10) e aguarda resultado laboratorial da amostra que foi enviada para análise no Laboratório Central de Saúde Pública, em Salvador. Os pacientes que testaram positivo para Coronavírus são residentes de 19 bairros do município: Pedrinhas, Morada dos Pássaros, Cidade Maravilhosa, Vila América, Centro, Campinhos, Brasil, São Vicente, Patagônia, Recreio, Alto Maron, Urbis VI, Boa Vista, Candeias, Primavera, Lagoa das Flores, Sumaré, Guarani e Santa Cruz. Desde o dia 20 de março, a transmissão do novo coronavírus é considerada comunitária em todo o território nacional e, por esse motivo, as definições operacionais passaram a ser definidas na Nota Técnica COE Saúde Nº 54 de 8 de abril de 2020, da Secretaria de Saúde do Estado.

Barroso já admite 'possibilidade real' de adiamento das eleições municipais

  • BNews
  • 13 Mai 2020
  • 07:35h

(Foto: Reprodução)

O ministro Luís Roberto Barroso, que tomará posse como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no próximo dia 25, afirmou, por meio de um tweet nesta terça-feira (12), que há possibilidade real de adiamento das eleições municipais por causa da pandemia do novo coronavírus."Embora exista possibilidade real de adiamento das eleições, nada foi decidido ainda. Tenho afirmado que, em junho, com base em dados médicos e sanitários, teremos um quadro definido. Se necessário adiar, o TSE fará interlocução com o Congresso, a quem cabe deliberar sobre o tema", escreveu.Apesar do posicionamento inclinado a um adiamento, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) já criticou a prorrogação de mandato, causada caso o adiamento não ocorra para outro mês ainda deste ano."Ou se vão nacionalizar as eleições municipais, ou vice-versa, se vai municipalizar a eleição nacional. Qualquer uma das duas hipóteses é ruim, sem mencionar o inferno gerencial que seria essa coincidência para o TSE", disse, em entrevista ao jornal O Globo.

Bahia: médicos não atendem convocação do governo para combater coronavírus em UTIs

  • Rayllanna Lima
  • 13 Mai 2020
  • 07:17h

De acordo como secretário estadual de Saúde, de 400 vagas, apenas 80 foram preenchidas; prazo encerra dia 18 e remuneração pode chegar a R$ 19 mil | Foto: Agência Câmara

O governo da Bahia está convocando médicos de todo o país, com experiência em UTIs ou emergência, para atuar no combate ao novo coronavírus (Covid-19). O anúncio do chamamento foi feito pelo secretário estadual de Saúde, Fabio Vilas-Boas, no último sábado (9), indicando a oferta de 400 vagas. Mas, até a manha desta terça-feria (13), apesar de ampla divulgação e publicação de edital, somente 80 profissionais haviam demonstrado interesse. “Após 3 dias de chamamento, com edital publicado até na @folha continuamos com baixíssima procura. Apenas 80 médicos para uma remuneração entre R$12 e 19 mil reais por mês, para carga horária de 24 a 30h semanais. Depois dizem que tem médicos sobrando na Bahia”, disse Vilas-Boas, por meio de publicação no Twitter. Entre os profissionais convocados estão intensivistas, anestesistas, pneumologistas, cardiologistas, cirurgiões e clínicos.

Bolsonaro admite em vídeo que queria proteger família, diz emissora

  • Redação
  • 12 Mai 2020
  • 18:20h

Segundo informações da CNN Brasil, o presidente afirmou que a mudança na PF do Rio de Janeiro era para "evitar perseguição à família" | Foto: Reprodução

Segundo a emissora, o presidente da República teria afirmado que a troca na Superintendência da Polícia Federal no Rio de Janeiro seria para “evitar perseguição à família”. Bolsonaro chegou a dizer também que poderia substituir Moro, caso não conseguisse a troca. O vídeo foi exibido nesta terça-feira (12) na sede da Polícia Federal em Brasília. Mais cedo, a defesa do ex-ministro Sergio Moro disse em nota que as gravações confirmam “integralmente” as revelações feitas quando anunciou sua saída do Ministério da Justiça. As declarações também foram reafirmadas em depoimento, no início do mês. De acordo com o ex-juiz federal, Bolsonaro tinha interesse de trocar a direção-geral da Polícia Federal para alguém com quem pudesse trocar informações – o que o próprio Bolsonaro confirmou, em pronunciamento no dia 24 de abril, quando Moro anunciou sua saída. Moro revelou também que o presidente da República insistia na troca de comando da PF no Rio de Janeiro movido por interesses.

Anagé registra o 1º caso de coronavírus, é uma mulher

  • Redação
  • 12 Mai 2020
  • 17:41h

(Foto: Ascom | PMA)

(Divulgação)

Polícia amplia na região operação para fiscalizar vans que estão descumprindo decreto da pandemia

  • Redação
  • 12 Mai 2020
  • 16:52h

(Foto: Reprodução)

A Policia Rodoviária Estadual e a AGERBA realizaram uma barreira de fiscalização de transportes irregulares na BR-415 (Estrada Conquista Barra do Choça) no intuito de coibir veículos (VANs) que estavam descumprindo o que foi determinado em DECRETO Nº 19.554 DE 21 DE MARÇO DE 2020 que trata da suspensão , circulação e a saída, e chegada de qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans, no Município de Vitória da Conquista. Na Operação 13 VANs e 06 Automóveis foram abordados. Dessas, 02 VANs foram autuadas e 01 VAN foi apreendida por descumprimento da Lei. O Ten Marcos Farias da Assessoria de Comunicação da PRE informou que as fiscalizações onde compete a atuação da Polícia Rodoviária Estadual será cumprida à risca naquilo que compete a Lei para a proteção da População de Vitória da Conquista em tempo contágio da COVID – 19, e que a cada dia a Operação será intensificada em pontos diferentes das rodovias Estaduais que dão acesso a entrada em nosso Município.

Comcar suspende eleição para mesa diretora e coordenação do Carnaval

  • Estela Marques
  • 12 Mai 2020
  • 15:56h

Órgão espera também andamento da pandemia para definir realização ou não, e quais os moldes, do Carnaval 2021 | Foto: Fernando Vivas/ GOVBA

O Conselho Municipal do Carnaval e Outras Festas Populares (Comcar) suspendeu a eleição para o mandato 2020/2021 da mesa diretora. O pleito aconteceria no próximo dia 15 de maio, ocasião em que também seria escolhida a coordenação do Carnaval 2021. De acordo com o presidente do conselho, Jairo da Mata, os 32 conselheiros foram consultados via e-mail sobre a possibilidade de adiar a eleição. Do total, 27 foram favoráveis à não-realização da escolha. A decisão, no entanto, não é definitiva. “É assunto que será discutido quando voltar à normalidade desse caos que estamos vivendo. Pela resolução, continua a atual gestão. Vamos rediscutir, num futuro próximo, se faz um mandato tampão ou se faz comissão. Vai ser provocado e ajustado perante os conselheiros”, explicou. A questão quanto a realização do Carnaval de 2021 também chama a atenção nesse período de pandemia. Tanto o prefeito ACM Neto, quanto o governador Rui Costa já colocaram em dúvida a realização da festa. Jairo afirmou que o Comcar está alinhado nessa posição, e aguarda o andamento dos acontecimentos para que se chegue a uma definição. No entanto, o conteúdo da festa já está formatado e pode ser adaptado até dezembro ou janeiro, de acordo com a capacidade de operacionalização do poder público. “Claro que poderá ocorrer o Carnaval diferenciado, caso a pandemia acabe não tendo os recursos efetivos para o Carnaval. Efetivamente na forma como conhecemos, é um Carnaval que depende de infraestrutura, de todo aparato logístico de segurança pública, saúde, todo arcabouçou que a sociedade conhece, e precisamos dos poderes públicos, sem os quais ficará quase impossível realizar. Estamos no aguardo”, acrescentou.

Safadão espera voltar para os palcos em outubro: ‘Parado a gente não pode ficar’

  • Informações do UOL
  • 12 Mai 2020
  • 15:27h

Safadão afirma que vem lucrando com as lives que está realizando no Youtube | Foto: Divulgação

O cantor Wesley Safadão está sendo positivo no cenário do coronavírus no Brasil. Em entrevista ao colunista Leo Dias, do site ‘UOL’, o forrozeiro afirmou que tem se programado para retornar aos palcos no segundo semestre de 2020. Para o artista, a ideia é voltar a fazer shows em outubro, caso a situação esteja resolvida. Porém especialistas afirmam que é possível que só volte a ter shows em 2021. “A gente está se programando para outubro, mas não sabe se vai voltar mesmo em outubro. E o que a gente precisa fazer? Parado a gente não pode ficar”, contou o músico. Safadão afirma que vem lucrando com as lives que está realizando no Youtube. A primeira durou mais de 6 horas e serviu também para a gravação do novo DVD do artista. “Eu, que sou acostumado a fazer 20 shows por mês, hoje estou fazendo um, sem saber o que é que vou ganhar. Por exemplo: a minha próxima live sou eu e o Raça Negra. Tem alguns patrocinadores incertos, mas nada confirmado de fato […] Às vezes, a gente acha que não vai ter fonte de renda, mas pelo menos uma está tendo. As lives estão acontecendo. Está tendo rendimento para vários artistas, massa demais” O cantor ainda aproveitou para elogiar Gusttavo Lima, que deu início com as lives no Youtube e se estendeu para cantores de outros gêneros. “Depois que o Gusttavo Lima fez a primeira live dele, abriu portas para vários artistas. Até mesmo quero ressaltar isso. Algumas pessoas acham que para um crescer o outro tem que diminuir. Levanto a bandeira de defender todos que estão fazendo as suas lives. Olhando por um lado, as pessoas estão tendo a oportunidade de conhecer melhor muitos artistas. Os caras estão em casa, estão fazendo a live, mas estão se divertindo naquele momento. E o ponto principal: a gente tem ajudado muitas pessoas também”.