Mais de 12 mil contas no WhatsApp são clonadas diariamente no país, mostra pesquisa

  • Redação
  • 21 Set 2020
  • 16:33h

Entre os estados mais afetados pelo golpe cibernético, São Paulo contabiliza ao menos 68,5 mil casos | Foto: Reprodução

Uma pesquisa do dfndr lab, laboratório de segurança da startup brasileira PSafe, apontou que mais de 12 mil contas de brasileiros no WhatsApp são clonadas por dia. Somente no mês de agosto, 377,3 mil contas foram atingidas — número 90% maior do que o registrado em janeiro deste ano. Os números são de uma reportagem do site da revista Exame. De acordo com a publicação, o estado brasileiro mais atingido pelas clonagens foi São Paulo, com 68,5 mil afetados. Em segundo lugar vem o Rio de Janeiro, com 41,4 mil e, depois, Minas Gerais, com 28,2 mil. Na publicação do blog do laboratório de segurança, a PSafe afirma que “os golpistas sempre se aproveitam de temas em alta na mídia, como o próprio coronavírus, para criar estratégias e enganar as vítimas. Já identificamos golpes em que pessoas mal-intencionadas tentam se passar por pesquisadores do TeleSUS e até do Instituto DataFolha, alegando que estão fazendo pesquisas sobre a covid-19, e solicitando um suposto código de confirmação enviado para o celular do respondente para validar a pesquisa. O código, na verdade, trata-se do PIN do WhatsApp, um código de segurança único que não deveria ser informado a terceiros, e é de posse desse código que os cibercriminosos conseguem acessar e sequestrar a conta de WhatsApp das vítimas”. Para evitar golpes no aplicativo de mensagens é importante não passar dados pessoais e nem o código PIN do WhatsApp para terceiros e tomar cuidado com os links recebidos.

Bahia já possui mais de 8 mil candidaturas para prefeito e vereador registradas no TSE

  • Redação
  • 21 Set 2020
  • 15:44h

Estado lidera o número de candidaturas no Nordeste e ocupa a quarta posição entre todos os estados brasileiros | Foto: Reprodução

A Bahia já possui 8.082 candidaturas para prefeito e vereador registradas no Tribunal Superior Eleitoral. Em número absoluto, estado lidera o número de candidatos as eleições de 2020 no Nordeste. Com convenções municipais ainda acontecendo em todo o estado, o número ainda deve subir nos próximos dias. Em Salvador, por exemplo, nove chapas anunciaram que vão concorrer as eleições para a prefeitura. No entanto, apenas Cezar Leite (PRTB), Bruno Reis (DEM) e Bacelar (Podemos) já se registraram. No Nordeste, a Bahia é seguida pelo Ceará com 3.075 candidatos e pela Paraíba com 2.624 candidatos. No Brasil, apenas Minas Gerais (11.501), São Paulo (11.052) e Rio Grande do Sul (9.374) possuem mais candidatos.

Brumado é o primeiro município do estado a retomar as aulas presenciais

  • Redação
  • 21 Set 2020
  • 14:24h

(Foto: Reprodução TV Bahia)

O município de Brumado foi o primeiro do estado da Bahia a retomar as aulas presenciais facultativas. O primeiro dia de aulas foi nesta segunda-feira (21), mas a adesão de alunos foi pouca neste primeiro dia, em algumas unidades escolares apenas um ano chegou a comparecer. Medidas de biossegurança foram adotadas para evitar a contaminação da Covid-19 na unidade. Equipamentos de proteção individual (EPIs) foram disponibilizados, além do escalonamento para entrada e saída por grupos, para evitar aglomerações. A temperatura de todas as pessoas que trabalham no ambiente escolar também foram aferidas. Em Brumado são cerca de 30 escolas municipais e cerca de 9500 estudantes. Boa parte de professores da rede municipal é contra o retorno das aulas neste momento.

Jaques Wagner propõe voto de censura à visita do Departamento Americano a Roraima

  • Rafhael Marinho
  • 21 Set 2020
  • 13:28h

Senador defende relação com os Estados Unidos, mas com independência | Foto: Brumado Urgente Conteúdo

O senador Jaques Wagner (PT-BA) utilizou as redes sociais na manhã desta segunda-feira (21) para criticar o monitoramento que o Departamento Americano está fazendo da Venezuela, a partir da fronteira com Roraima. O petista defendeu a relação com os Estados Unidos, mas pediu independência.

“Não somos base dos EUA! Não precisamos macular nossas relações com os EUA nem com os vizinhos da América do Sul. É um absurdo que esse monitoramento esteja sendo admitido, transformando o Brasil num quintal americano. Queremos uma relação com os EUA com independência”, escreveu.

Wagner também anunciou que propôs um voto de censura à visita do departamento, “por considerar a forma inapropriada como essa visita foi feita, fora de tempo, fora de lugar, usando o nosso solo nacional para ameaçar o povo venezuelano”.

“Melhor faríamos nós, brasileiros, se designássemos uma comissão que fosse aceita pelo governo venezuelano para acompanhar o que vai acontecer nas eleições. Melhor do que ficar torcendo para que o caos se instale por lá e a gente depois não consiga sequer poder opinar”, concluiu.

Implantação de novos Parques Eólicos deve gerar mais de 9 mil empregos diretos e indiretos nos próximos meses na Bahia

  • Sertão Hoje
  • 21 Set 2020
  • 12:10h

Todas as contratações são realizadas à partir do Sine Bahia que faz o cadastramento, divulga as vagas e realiza a contratação, junto com as prefeituras locais | Foto: Brumado Urgente Conteúdo

Nos próximos meses, serão iniciadas as construções dos complexos eólicos Ventos de Santa Diana (Jacobina), Santa Luzia (Ibitiara), Santo Adalberto (Mirangaba) e São Carlos (Campo Formoso). Juntos, os parques devem produzir 6,6 Terawatt hora/ano, além de 9.280 empregos na fase de construção. Esses números, somados aos protocolos assinados de janeiro a até agora, trazem um horizonte de geração de 12,7 mil empregos na Bahia nos próximos anos, segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). Todas as contratações são realizadas à partir do Sine Bahia (www.setre.ba.gov.br) que faz o cadastramento, divulga as vagas e realiza a contratação, junto com as prefeituras locais. A empresa terceirizada seleciona. Para os próximos meses, as contratações vão girar em torno das funções vinculadas à construção civil, a exemplo de ajudantes em geral, armadores, pedreiros, carpinteiros, operações elétricas e engenheiros.

Candiba: MP pede bloqueio de bens de servidor público por improbidade administrativa

  • Redação
  • 21 Set 2020
  • 11:40h

(Foto: Reprodução)

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) pediu que a Justiça decrete a indisponibilidade de bens do servidor público Eunadson Donato de Barros, no valor provisório de R$ 109,9 mil, acrescido de juros e correções. O valor equivale à remuneração recebida pelo acionado entre os anos de 2017 e 2018 como assessor jurídico da Prefeitura Municipal de Candiba, cargo público comissionado ilicitamente acumulado.  A ação pede que, em caráter definitivo, seja julgado procedente também o ressarcimento dos valores ganhos no ano de 2019, quando o acionado atuou como assessor jurídico, desta vez por intermédio de pessoa jurídica, nas Prefeituras Municipais de Candiba e Itambé. O valor total a ser ressarcido aos cofres públicos é de R$ 325.852,66. O MP investigou que Eunadson é servidor público da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), em regime de 40 horas semanais e foi nomeado para exercer cargos comissionados de assessor jurídico na Prefeitura Municipal de Candiba, na Câmara de Vereadores de Palmas de Monte Alto e na Prefeitura Municipal de Itambé, todos com carga horária de 40 horas semanais, num mesmo período.   Em esclarecimentos prévios, o servidor informou que pediu exoneração das Prefeituras de Candiba e de Palmas de Monte Alto. Mas para o MP, em uma tentativa de burlar a proibição constitucional, “objetivando dar aparência de legalidade aos múltiplos vínculos com a administração pública”, o acionado foi contratado novamente, mas desta vez por meio de sua pessoa jurídica, mediante inexigibilidade de licitação.   A promotora de Justiça Tatyane Miranda Caires, autora da ação declarou “que mantém relação respeitosa e cordial com todo meio jurídico local”, inclusive com os advogados e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) . Ressalta, entretanto, que o Ministério Público não pode deixar de conduzir investigações e levar ao Poder Judiciário casos de ilicitude, frisando que, no caso do acionado, a ilegalidade não guarda qualquer relação com a natureza da profissão ou função do investigado no exercício da advocacia, mas sim à ilicitude dos múltiplos vínculos mantidos com a administração pública, o que infringe norma constitucional expressa”. 

Incêndio que já consumiu área de 30 hectares no oeste baiano é criminoso, diz secretaria

  • Redação
  • 21 Set 2020
  • 11:04h

ogo teve início nas comunidades quilombolas Reforma e Torrinha | Imagem: Reprodução/TV Bahia

Um incêndio de grandes proporções que atinge uma área de vegetação na cidade de Barra, no oeste da Bahia, tem características de ação criminosa. Segundo o site G1, a avaliação é da Secretaria de Meio Ambiente do município. O fogo, que teve início há cerca de seis dias, já consumiu mais de 30 hectares do território. Até amanhã desta segunda-feira (21), as chamas ainda não havia sido controladas. O incêndio começou nas comunidades da Reforma e na Torrinha, que é uma área quilombola. De acordo com a publicação, o tempo quente e seco, além do vento forte na região, ajudaram na propagação do fogo intenso e, por isso, os bombeiros têm dificuldade para controlá-lo. Duas aeronaves do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) foram deslocadas para dar suporte aéreo no combate.

Transforme o seu sorriso no Neo Odonto: Núcleo de Estética Oral em Brumado

  • 21 Set 2020
  • 10:51h

Já imaginou ter seus dentes de volta? Com os implantes dentários isso é possível! A clínica conta com profissional especializado em Implantodontia para te atender da melhor forma possível. Além disso, o consultório trabalha com serviços de prótese dentária, limpeza, tratamento de canal, extração, clareamento dental, aparelho dental, lentes de contato e restauração. Faça a sua avaliação agora mesmo e agende o seu tratamento. O Neo Odonto fica localizado na Rua Coronel Paulino Chaves, 499, no centro. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9262 / (77) 99702-3049 (WhatsApp).

Buscas no Google sobre transtornos mentais batem recorde na pandemia

  • Redação
  • 21 Set 2020
  • 10:18h

A expressão "como lidar" esteve presente entre as três perguntas mais buscadas em 2020 | Depressão (Foto: Igreja Plus)

Durante a pandemia da Covid-19 no Brasil, o número de buscas na internet por termos relacionados a transtornos mentais bateu recorde de 98%, em relação a média verificada nos anos anteriores, conforme dados obtidos com o Google pelo jornal O Estado de São Paulo. Recorde de interesse da última década, a pergunta “como lidar com a ansiedade?” obteve crescimento de 33% em relação a 2019. A expressão “como lidar” esteve presente entre as três perguntas mais buscadas em 2020, duas delas estão relacionadas a ansiedade e depressão. Outro questionamento dos brasileiros durante a pandemia que teve alta nas buscas foi sobre o significado de felicidade. Somente no mês de junho, a pergunta teve o maior volume de buscas dos últimos oito anos.

Foragido de 'extrema periculosidade' é preso na BR-101

  • Redação
  • 21 Set 2020
  • 09:27h

Foto: Divulgação / PRF-BA

Um foragido da Justiça foi preso em flagrante em um trecho da BR-101 de Conceição do Jacuípe, no Portal do Sertão. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF-BA), o homem, de 33 anos, tinha mandado de prisão em aberto por roubo qualificado e associação criminosa. Considerado como foragido “de extrema periculosidade”, ele é acusado de ter cometido vários assaltos a fazendas do interior de Sergipe. O fato foi informado neste domingo (20), mas ocorreu no sábado (19). Ainda conforme a PRF-BA, uma equipe fiscalizava no Km 160 da BR 101 quando abordou um veículo VW/Novo Gol, com placas de Aracaju (SE). Após conferir os documentos do veículo, do motorista e dos passageiros, os agentes constataram que um dos passageiros era foragido da Justiça.  O passageiro foi encaminhado a uma delegacia de Polícia Civil de Feira de Santana, na mesma região. Em 2020, a PRF na Bahia já prendeu mais de 30 pessoas com mandado de prisão em aberto.

Conquista: Protesto, queima de pneus e bloqueio de pista nesta segunda-feira

  • BRF
  • 21 Set 2020
  • 08:32h

(Foto: Reprodução)

Um protesto está sendo realizado desde as primeiras horas da manhã de hoje (segunda-feira) na região da Limeira, zona rural de Vitória da Conquista. Manifestantes queimaram pneus e bloquearam a pista que dá acesso a localidade, uma das mais populosas da zona rural conquistense. Segundo internautas do Blog do Rodrigo Ferraz, o protesto é contra uma empresa que opera no transporte do trecho.

Fumaça das queimadas no Pantanal e Amazônia atinge países vizinhos

  • Informações do G1
  • 21 Set 2020
  • 07:39h

(Foto: Reprodução G1)

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgou neste sábado (19) a trajetória da fumaça das queimadas na Amazônia e no Pantanal. O estrago já se estende por mais de 4 mil quilômetros da América Latina e chega a cobrir parte dos países vizinhos. A floresta amazônica teve 26.656 focos de calor detectados pelo Inpe em setembro (entre os dias 1º e 19). Em menos de 20 dias, o número já é 34% superior ao que foi registrado no mês inteiro do ano passado: 19.925. A média para esse período do ano é de 32.812 pontos de queimadas. O Pantanal também tem recorde de queimadas. Em apenas 19 dias de setembro, o bioma já tem bem mais focos de queimadas do que a média histórica total para o mês: foram detectados 5.815 pontos de calor, sendo que o valor médio histórico é de 1.944 para os 30 dias. A

CPMF: líder do governo diz que negocia vigência de 6 anos como transição

  • Redação
  • 21 Set 2020
  • 07:36h

Plano, revelado por Ricardo Barros (PP-PR), não está no mapa do Ministério da Economia | Foto: Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados

Líder do governo na Câmara, o deputado Ricardo Barros (PP-PR) apontou um dos caminhos que deve impulsionar a negociação da CPMF com o presidente da casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ). A estratégia consiste em fixar um período de seis anos de vigência como transição da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (ou imposto digital, como chama o governo). A ideia foi revelada por Barros em live da Genial Investimentos, na última quinta (17). Contudo, não estava no mapa da Economia, segundo a coluna Painel, da Folha de S.Paulo.

Morre o cantor Tarcísio Freitas, vítima de uma tragédia

  • Redação
  • 20 Set 2020
  • 11:48h

(Foto: Reprodução Redes Sociais)

O cantor da banda baiana Chicana, Tarcísio Freitas de Oliveira, de 36 anos, morreu em um acidente de carro, na tarde deste sábado (19), na BR-116, trecho entre as cidades de Tanquinho e Feira de Santana, a cerca de 100 km de Salvador. A morte de Tay, como era conhecido no meio artístico, foi confirmada ao G1 pela família.

De acordo com Edilson Freitas, irmão mais velho do cantor, Tay voltava da cidade de Candeal, que fica a cerca de 60 km de Feira de Santana, onde o artista morava. O cantor tinha se apresentado no município e retornava para casa quando o acidente aconteceu, por volta das 17h.

Ainda segundo Edilson, Tay tentou desviar de um carro que fazia uma ultrapassagem e o veículo que ele dirigia acabou capotando e saindo da pista. Ele viajava sozinho e morreu no local do acidente.

Não há informações sobre o condutor do veículo que teria feito a ultrapassagem. O G1 tentou contato com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) para saber mais informações sobre o acidente, mas, até a publicação desta reportagem, não conseguiu.

Uma equipe da Polícia Civil esteve no local do acidente para acompanhar a perícia e o levantamento cadavérico. O corpo de Tay foi levado para Instituto Médico Legal (IML) de Feira de Santana, e foi liberado na noite deste sábado. O local e horário do sepultamento ainda não foram definidos pela família.

Momentos antes do acidente, o cantor Tay postou uma selfie nas redes sociais com a legenda “Vou ali e volto já”. Em seguida, ele postou outra foto dele com parte da letra da música “O que é, o que é”, de Gonzaguinha. O trecho usado pelo cantor diz: “E a vida, e a vida o que é, diga lá meu irmão”. Depois, o artista ainda chegou a postar um vídeo em que mostra a estrada, durante a viagem de volta para casa, e no qual ele deseja bom final de semana aos seguidores.

 

TCU suspende contrato da PF com empresa de imagens de satélites

  • Bahia Notícias
  • 20 Set 2020
  • 11:02h

Foto: Reprodução / Agência Brasil

A ministra Ana Arraes, do TCU (Tribunal de Contas da União), mandou suspender o contrato recém-assinado pela Polícia Federal com a empresa Planet por imagens de satélite.
O acordo custou R$ 49 milhões aos cofres públicos, conforme mostrou o jornal Folha de S.Paulo no fim de agosto.
A PF diz que a paralisação do contrato vai prejudicar uma série de operações ambientais em andamento, entre elas a do Pantanal, que investiga o início das queimadas.

Na decisão, a ministra afirma que análise preliminar de técnicos do tribunal mostra que "a aquisição das imagens contratadas, em tese, não agregaria vantagem alguma que já não fosse oferecida pelo monitoramento desenvolvido Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, ou mesmo gratuitamente por outras entidades, podendo, eventualmente, configurar prejuízo ao erário federal".
Arraes pediu informações para a PF, para o Ministério da Justiça, que financiou o contrato, e também quer ouvir o Inpe.